Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teclado louco após trocar a fonte


Posts recomendados

Recentemente troquei a fonte do meu PC. Pois elenão estava ligando. Pois bem. Agora o teclado não pega direito. Ele até é detectado. Porém ele demora para responder e as vezes nao responde (porém a luz do Num Lock sempre acesa). E o problema é Hardware porque até na BIOS da um delay na resposta ou nao responde.

 

Mas ai vem uuma coisa que nao entendi:

Ele pega perfeitamente se eu encostar o dedo no gabinete.

O que acontecendo gente? Juro que nao sei.

 

Nunca vi algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já teria deixado de usar. Precisa ser testada. Algumas assistências técnica tem um teste rápido.

 

Já testou em outra tomada?

Já testei em outra tomada sim.

Porém continua.

 

Como seria o teste? EU poderia realizar em casa... Se possível.

 

Algumas pessoas me falaram sobre aterramento. Mas nao faco ideia do que isso seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algumas pessoas me falaram sobre aterramento. Mas nao faco ideia do que isso seja.

 

O aterramento descarrega a energia estática da carcaça do equipamento. Acabaria com esse sintoma incomodo; mas não necessariamente com um problema na fonte, caso exista.

 

De que tipo e plugue e tomada? Você usa alguma adaptador para fazer a ligação?

 

Conheça este tópico: Gabinete do PC dando choque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-aterramento-parte-1/457


Basicamente, tera dois aterramento, do neutro e o próprio terra, o aterramento do neutro fica perto do relógio medidor de energia e o terra tu vai ter que fazer ou chamar alguém especializado. Consiste apenas de uma vara revestida de cobre de 2,4m que deve ser batido no chão ate ficar cerca de 4 dedos e nessa vara se fixara o fio terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aterramento é assunto complexo. O dono deve conhecê-lo, para não se enrolado. Mas no final, o aterramento deve ser feito por profissional que realmente entenda. Estude. Caso tenha dúvidas, abra tópicos como este.

 

@Matheus Pegorari, esse aterramento que o @lauro.m.s1379 menciona é no esquema TT. O esquema mais fácil de fazer. Mas coisas indesejadas — e bem relevantes — podem surgir devido. É a opção que se adota quando se está preocupado com um único computador não ligado em rede.

 

O ideal é que o TT comunique-se com aterramento do neutro, constituindo um TN-C-S ou um TN-S. As ligações e distâncias precisarão ser pensadas para tudo fica equipotencializado.

 

Quando você tem simplesmente vários TT desconectados um do outro, nunca há equipotencial. Isso é ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Pegorari, resumindo, com o TT diretamente no computador e sem equipotencializações, você fica preso a não interligar esse equipamento com outros.

 

Por inexperiência e desconhecimento do meu pai, aqui na casa são vários TT. O aterramento do neutro junto ao PADRÃO não é aproveitado para condutor PE. Existe um TT para dois chuveiros elétricos. Existe um TT para o um quarto-escritório. Existe outro TT para outro quarto onde também usávamos computador. É possível que isso tenho influído bastante para a CPU ir pro saco, a partir do momento em que liguei o computador do primeiro TT ao um roteador que comunica-se por cabo com modem a 30 metros. O detalhe é que nem o modem nem o roteador são aterrados, então eu fiquei sem saber até que ponto o TT foi prejudicial.

 

Os chuveiros em TT estão sem DR. Errado! Não dão aqueles choques pequenos mas, no caso de falha de mecanismo ou elétrica, podem dar choque mortal, se o aterramento não escoar a contento — o que provavelmente seria o caso, já que as hastes simplesmente estão em solo não avaliado.

 

TT em computador doméstico serve para o que você quer: eliminar a estática, aqueles pequenos choques.

 

@lauro.m.s1379, até onde me consta, a sinalização dos condutores estava errada, confundindo quem analisasse o diagrama. Então eu editei a imagem para corrigir e simplificar isso.

 

post-435193-0-12929400-1443207168_thumb.

 

@Matheus Pegorari, essa massa só não seria o seu computador porque ele não é trifásico.

 

Sua tomada, da parede, usada para o computador, faz uma ligação FASE-FASE ou FASE-NEUTRO?

 

Perguntas para uma maneira de descobrir isso:

  1. Onde você mora? Ou melhor: sua conta de luz diz "monofásico", "bifásico" ou "trifásico"?
  2. Na tal tomada, tem quantos volts? Ou: a fonte de seu computador está ligada diretamente na tomada numa tensão específica? Algumas fontes tem chave vermelha que informa essa tensão pré-configurada.

89304.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que seja um problema eletrico mesmo. Porque liguei a CPU e estava configurando algumas coisas Quando ele desligou e nao liga mais. Nao sei se é permanente.

Uma outra coisa estranha:

O LED da placa-mãe ta aceso

 

A fonte é nova... N sei o que pode ter ocorrido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ele pega perfeitamente se eu encostar o dedo no gabinete.

 

Toda a conversa sobre a necessidade dos aterramento surgiu a partir dai. Independentemente do que você acha, por favor, responda-me as duas perguntas que fiz em #13. Eu quero completar aquela linha de raciocínio com um diagrama atualizado.

 

Quem trocou a fonte? Será que todas as ligações foram refeitas corretamente? Há placas-mãe que recebem e precisam de mais de uma conexão com a fonte, para funcionar adequadamente.

 

O computador tinha deixado de ligar do nada? E que fonte era? Essas são fontes genéricas?

 

Aliás, é possível que um hardware defeituoso estrague uma fonte...

 

Você fez testes de memória e disco rígido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, quando queimou a fonte, se for de boa qualidade, algum componente pode ter queimado ela. E ele deve estar ai ainda.

Desligue tudo da fonte e só ligue a placa-mãe, memória e processador, e veja se liga.

Não importa se tem ou não video onboard, a placa vai ligar e emitir bips sonoros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o motivo de ter trocado a fonte anterior e qual era a marca e modelo dela?

O motivo foi: Ela estava com o cooler quebrado e superaquecia. Até que um dia aconteceu o que aconteceu com a nova: Ele desligou do nada e nao ligou mais.

 

Qual a marca e o modelo dessa fonte nova?

Seria bom testar com outra fonte.

A fonte é novissima. Comprei há 3 dias!

Não é possivel que tenha dado a mesma coisa que aconteceu com a outra. Vou levar num tecnico pra avaliar!

 

Obrigado, quando queimou a fonte, se for de boa qualidade, algum componente pode ter queimado ela. E ele deve estar ai ainda.

Desligue tudo da fonte e só ligue a placa-mãe, memória e processador, e veja se liga.

Não importa se tem ou não video onboard, a placa vai ligar e emitir bips sonoros.

A fonte nao queimou totalmente, o led de energia da placa-mãe ta aceso.

 

 

Toda a conversa sobre a necessidade dos aterramento surgiu a partir dai. Independentemente do que você acha, por favor, responda-me as duas perguntas que fiz em #13. Eu quero completar aquela linha de raciocínio com um diagrama atualizado.

 

Quem trocou a fonte? Será que todas as ligações foram refeitas corretamente? Há placas-mãe que recebem e precisam de mais de uma conexão com a fonte, para funcionar adequadamente.

 

O computador tinha deixado de ligar do nada? E que fonte era? Essas são fontes genéricas?

 

Aliás, é possível que um hardware defeituoso estrague uma fonte...

 

Você fez testes de memória e disco rígido?

Fiz testes do disco rigido e ele está perfeito.

Sobre as perguntas:

É bifasico

E sim, eu chequei a tensão da casa antes de ligar (110v)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desligue tudo da fonte e só ligue a placa-mãe, memória e processador, e veja se liga.

 

Inicialmente, um técnico testaria primeiramente com lâmpada série, pra tentar ver se não tem curto, e em seguida com um testador rápido específico para fontes ATX. Na falta deste, um multímetro, todas as pinagens.

 

Testes de uma segunda etapa seriam mais especializados, com dessoldas ou durante carga.

 

Mas não vale a pena consertar fonte genérica. E não vale a pena o mero usuário substituir uma fonte por conta própria, sem garantias de funcionamento do resto do PC. O melhor é responsabilizar um técnico por todo o serviço e colocar fonte boa, real. De preferência, fonte recomendada por pessoas entendidas que já testaram o modelo.

 

A fonte é novissima. Comprei há 3 dias!

Não é possivel que tenha dado a mesma coisa que aconteceu com a outra. Vou levar num tecnico pra avaliar!

Sim, é possível!

 

O melhor que você faz é entregar a um técnico experimente.

 

A fonte nao queimou totalmente, o led de energia da placa-mãe ta aceso.

Não importa!

 

É bifasico

Segue o que supostamente seria o seu esquema TT no sistema bifásico:

[diagrama retirado, pois ele era uma "meia-correção" de outro muito genérico]

 

Observe:

post-435193-0-68390900-1443342741_thumb.

Fonte da imagem: Proteção Elétrica por Aterramento e por Interruptor DR - Preparando a Instalação Residencial para os Veículos Elétricos. São ligações de tomada num sistema bifásico com terra presente. Mas tenha em conta que no esquema TT o seu terra (verde e amarelo) não comunicaria tomada. Para simplificar, pense em um terra (uma haste) para cada tomada. Legenda: condutor azul é neutro; condutor vermelho é fase.

 

Não confie totalmente no meu diagrama. A responsabilidade deve estar com o eletrotécnico encarregado do serviço. O objetivo aqui é apenas promover e compartilhar compreensão técnica de base, que seja útil a contratantes de serviços elétricos. Observe que as normas com certeza trazem vários detalhezinhos que deverão ser obedecidos principalmente por motivos de segurança.

 

É uma generica 450w. as duas.

 

Fonte xing-ling pode causar este tipo de comportamento, dependendo de quão lixo for...

 

Os 450 W de uma fonte genérica nada significam. Genéricas tem menos ou nenhuma proteção. O controle de qualidade é menor e um produto novo tem mais chances de vir com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!