Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
5 minutos atrás, aphawk disse:

Esse módulo só transmite via serial normal. Existe um outro módulo que transmite dados em velocidades mais altas ainda, mas tem de conversar via SPI se não me engano. Voz, nem pensar ....

Existe um módulo que eu montei um rádio amador VHF/UHF com ele, comprei o kit completo e um módulo adicional, é muito legal ! Ele permite transmitir voz tanto em VHF como em UHF ... O módulo estou guardando para alguma ideia que apareça .....

Veja aqui :

http://www.svet-el.si/english/index.php/shop/product/69-kit-weekend-project-radio-station-uhf-modul-pcb

Vasculhe o site porque tem como comprar só o módulo, ou tem o kit completo, ok ?

Paulo

E pra ajudar a familia da mulher, sao produtores rurais e eles nao tem sinal de celular, pediram pra eu fazer um "celular" pra eles mas, transmissores pll são o O do borogodo pra fazer, até tentei me arriscar mas, não fumfou. Pode ser impericia minha ou transistores falsos. Acredito mais na 2° opção, pois ja montei amplificadores de 400 watts e nunca deram problema haha.

---------------------

Aphawk, o kit vem com componentes smd?curiosidade?

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, lucianolcoa disse:

Hum, mas o que eu ainda não consigo entender é o cabeçalho das funções, por exemplo:

ler sensores eu ja conseguo fazer

Config ADC= single, prescale =Auto

e no TIMER :

congig timer0= timer, prescale=(aqui pode ser 256, 1024,qualquer valor)

timer0=201, 306( o que seria esse valor?)

e como eu fecho um timer para abrir o outro?

Ummmm bom me parece que você nunca trabalhou com Timer / Counter , certo ?

Um timer trabalha a partir do clock principal. Pode ser dividido por alguns valores, chamados de PRESCALERS . Nem todos os times possuem os mesmos valores de Prescalers.

Assim, se voce usa um clock de 16 Mhz, e usa um prescaler de 32, o seu TIMER/COUNTER vai receber em sua entrada de contagem um clock de 16Mhz / 32= 500 kHZ.

No caso de um timer de 8 bits ( no caso do AVR, o Timer0 e o Timer2 são e 8 bits ) , ele pode contar de 0 até 255 ( ou de 255 até zero ). 

No caso de um timer de 16 bits ( no caso do AVR, o Timer1 é de  16 bits ) , ele pode contar de 0 até 65535 ( ou de 65535 até zero ). 

Porém, voce pode carregar o timer com uma contagem inicial, e ele vai trabalhar a partir desse número.

Quando o Timer estourar a contagem , ele pode ou não gerar uma interrupção, e pode ou não continuar a contagem sozinho.

Você também pode usar a saída do Timer, digo o pino físico do AVR, podendo mandar ele ir para 1 ou ir para 0 no estouro da contagem, ou apenas inverter o nível no estouro. E também pode desconectar esse pino físico da saída do Timer, assim você pode usar eles como I/O normal.

voce não precisa abrir um timer e fechar outro....

voce liga um timer pelo comando START TIMER0 ( ou 1 ou 2 )  , e pára ele com STOP TIMER0 ( ou 1 ou 2 ).

Deu para dar um melhorada na sua ideia ?

Paulo

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, lucianolcoa disse:

Aphawk, o kit vem com componentes smd?curiosidade?

Não, tudo comum, exceto o CI que lembra bem um ESP-12E .

Paulo

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, aphawk disse:

Ummmm bom me parece que você nunca trabalhou com Timer / Counter , certo ?

Um timer trabalha a partir do clock principal. Pode ser dividido por alguns valores, chamados de PRESCALERS . Nem todos os times possuem os mesmos valores de Prescalers.

Assim, se voce usa um clock de 16 Mhz, e usa um precaver de 8, o seu TIMER/COUNTER vai receber em sua entrada de contagem um clock de 16Mhz / 8 = 500 kHZ.

No caso de um timer de 8 bits ( no caso do AVR, o Timer0 e o Timer2 são e 8 bits ) , ele pode contar de 0 até 255 ( ou de 255 até zero ). 

No caso de um timer de 16 bits ( no caso do AVR, o Timer1 é de  16 bits ) , ele pode contar de 0 até 65535 ( ou de 65535 até zero ). 

Porém, voce pode carregar o timer com uma contagem inicial, e ele vai trabalhar a partir desse número.

Quando o Timer estourar a contagem , ele pode ou não gerar uma interrupção, e pode ou não continuar a contagem sozinho.

Você também pode usar a saída do Timer, digo o pino físico do AVR, podendo mandar ele ir para 1 ou ir para 0 no estouro da contagem, ou apenas inverter o nível no estouro. E também pode desconectar esse pino físico da saída do Timer, assim você pode usar eles como I/O normal.

voce não precisa abrir um e fechar outro....

voce liga um timer pelo comando START TIMER0 ( ou 1 ou 2 )  , e pára ele com STOP TIMER0 ( ou 1 ou 2 ).

Deu para dar um melhorada na sua ideia ?

Paulo

Então, qual é a vantagem de usar prescalers? Pelo que eu entendi se voce colocar um prescaler voce define o timer pela formula do clock neah?

tipo se o cristal for 8mhz e voce coloca um prescaler de 8, o timer fica com 1 mhz, mas isso em segundos, quanto daria?

E em alguns exemplos seus eu vi que alem de configurar o prescaler voce ainda definiu o time, por que?

E como faria pra um timer estourando a contagem voltar pro inicio? se o estouro dele é em 1024 ele voltar pra 0?

Postado
4 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

Bem, concluindo, é aquilo mesmo..

uma interrupção por mudança de estado do pino, ai você põe ela pra chamar o que precisar..

E vou continuar explorando o ESP  hehe ...

voce testou?funcionou mesmo?

Postado
5 horas atrás, lucianolcoa disse:

Então, qual é a vantagem de usar prescalers? Pelo que eu entendi se voce colocar um prescaler voce define o timer pela formula do clock neah?

tipo se o cristal for 8mhz e voce coloca um prescaler de 8, o timer fica com 1 mhz, mas isso em segundos, quanto daria?

E em alguns exemplos seus eu vi que alem de configurar o prescaler voce ainda definiu o time, por que?

E como faria pra um timer estourando a contagem voltar pro inicio? se o estouro dele é em 1024 ele voltar pra 0?

Ué... imagine que temos um clock de 20 Mhz. Sem prescaler, o TIMER/COUNTER  de 8 bits estoura em 256 ciclos de clock, que demoraria apenas 12,8 nanosegundos . E esse seria o maior tempo possível !  Concorda que é muito pouco tempo até para uma pequena rotina de interrupção ?

Essa é a finalidade do PRESCALER, assim você pode ajustar para podermos ter tempos de acordo com a nossa necessidade, de forma bem precisa, principalmente usando o Timer1 que é de 16 bits.

Agora, continuando esse meu exemplo.

Suponha que eu precise de que o Timer0 gere uma interrupção em aproximadamente 5 nanosegundos. 

Como eu faria ?

Sem usar nenhuma fórmula, eu posso fazer uma regra de 3 :

256 clocks  está para 12,8 nanosegundos 

X clocks está para       5 nanosegundos

Resolvendo, chegamos que X=100 

Portanto, o Timer deve estourar em apenas 100 ciclos de clock.

Se eu programar o Timer para contagem crescente, então tenho de carregar o Timer com um valor inicial de 256 - 100 = 156.

Assim, faria TIMER0 = 156   Entendeu ?

Sobre o seu exemplo de clock = 8 Mhz e PRESCALER de 8, teria um clock de 1 Mhz para o Timer selecionado.

Ou seja, um timer de 8 bits estouraria em um máximo de 256 clocks : 256/1000000 = 0,256 milissegundos ou 256 nanosegundos.

Existe no Bascom a opção de você mandar o timer parar ou continuar contando mesmo após o estouro. Isso pode ser bem útil em alguns casos. 

Sugiro voce ler o Help do Bascom, no site da MCS . Tem bastante exemplos sobre como usar os Timer.

Paulo

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, lucianolcoa disse:

Segue o link do artigo no blog

Não vi a parte do javascript no código do seu blog rsrs.

Eu havia prometido de fazer testes sobre a adaptação da antena externa do ESP 12 que vem de fábrica apenas com a antena embutida na placa, pois bem, peguei um outro ESP zerado e testei o sinal antes de cortar as trilhas da antena e como eu já esperava, o resultado foi muito bom, com a antena original (que de antena não tem nada), o sinal da minha rede no ESP estava em torno de -90 dBm, com a antena externa (antena de notebook), inadequada, diga-se de passagem, mas mesmo assim o sinal da rede no ESP passou para algo em torno de -70 dBm. Antes nem mesmo pegava as redes dos vizinhos, como acontece no notebook, agora pega pelo menos 3 redes além da minha, no notebook pega 4 redes. Acredito que colocando uma antena externa de maior potência, ainda pode melhorar mais. Segue a imagem de como fazer a adaptação, caso alguém queira fazer uma gambiarrinha no ESP rsrs.

antena.png

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Intrudera6 disse:

Nem dá para imaginar o que seria possível com uma coisa destas.

Roteadores de tomada de parede!

4 horas atrás, aphawk disse:

a única vantagem que vejo é ele permitir acesso à rede wi-fi usando interface serial e comandos "AT"

Portas Ethernet e o triângulo de comunicação.

2 horas atrás, lucianolcoa disse:

sao produtores rurais e eles nao tem sinal de celular, pediram pra eu fazer um "celular" pra eles

Walk talk, não é mais barato? Ou você está falando de distâncias realmente muito grandes?

Eles precisam de mobilidade?

Precisam de voz? Que tipo de comunicação (mensagens)?

30 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

o sinal da minha rede no ESP estava em torno de -90 dBm, com a antena externa (antena de notebook), inadequada, diga-se de passagem, mas mesmo assim o sinal da rede no ESP passou para algo em torno de -70 dBm. Antes nem mesmo pegava as redes dos vizinhos, como acontece no notebook, agora pega pelo menos 3 redes além da minha, no notebook pega 4 redes

Não serve antena de roteador (ponto de acesso)?

Postado
11 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Com esse conector aí dá pra colocar qualquer antena, até eu comprar o adaptador correto, vou usar a que disponho.

Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Roteadores de tomada de parede!

Portas Ethernet e o triângulo de comunicação.

Walk talk, não é mais barato? Ou você está falando de distâncias realmente muito grandes?

Eles precisam de mobilidade?

Precisam de voz? Que tipo de comunicação (mensagens)?

É mais ou menos 1 km o tamanho do sitio, walkioe talkie serviria, mas tava afim de fazer um^^

SIM PRA FALAR MESMO, nada de comandos AT,rsrs

adicionado 5 minutos depois
4 horas atrás, ViniciusKruz disse:

Não vi a parte do javascript no código do seu blog rsrs.

Eu havia prometido de fazer testes sobre a adaptação da antena externa do ESP 12 que vem de fábrica apenas com a antena embutida na placa, pois bem, peguei um outro ESP zerado e testei o sinal antes de cortar as trilhas da antena e como eu já esperava, o resultado foi muito bom, com a antena original (que de antena não tem nada), o sinal da minha rede no ESP estava em torno de -90 dBm, com a antena externa (antena de notebook), inadequada, diga-se de passagem, mas mesmo assim o sinal da rede no ESP passou para algo em torno de -70 dBm. Antes nem mesmo pegava as redes dos vizinhos, como acontece no notebook, agora pega pelo menos 3 redes além da minha, no notebook pega 4 redes. Acredito que colocando uma antena externa de maior potência, ainda pode melhorar mais. Segue a imagem de como fazer a adaptação, caso alguém queira fazer uma gambiarrinha no ESP rsrs.

antena.png

Bem a parte do javascript seria a inserção dos botões para acionar os comandos. Mas ainda não entendi o que voce pretende fazer. Pelo visto não é usar javascript para fazer botões, então o que seria?? Lembre-se naquilo que eu te falei de linkar esse código ao java para "expandi-lo", permitindo assim até mesmo acionamento por comando de voz.

Postado
31 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Pelo visto não é usar javascript para fazer botões, então o que seria??

Na verdade os botões seriam criados dentro de uma classe que chamaria a função javascript. Não tem uma coisa em específico que eu queira fazer de imediato, a princípio só quero fazer o javascript ser executado no site cliente, uma vez que tenha sido gerado no web server do ESP. Assim que eu conseguir fazer ele responder, vou poder fazer coisas como esta do vídeo: (o vídeo é sobre Ajax, mas é mais ou menos a mesma coisa)

https://youtu.be/AXG5bdCkSQo

Postado
3 horas atrás, ViniciusKruz disse:

Na verdade os botões seriam criados dentro de uma classe que chamaria a função javascript. Não tem uma coisa em específico que eu queira fazer de imediato, a princípio só quero fazer o javascript ser executado no site cliente, uma vez que tenha sido gerado no web server do ESP. Assim que eu conseguir fazer ele responder, vou poder fazer coisas como esta do vídeo: (o vídeo é sobre Ajax, mas é mais ou menos a mesma coisa)

https://youtu.be/AXG5bdCkSQo

Isso eu vi um cara fazer com uma variavel tipo boolean num tutorial para arduino. Como programar no node é programar no arduino com ligeiras alterações, acho que da para servir.

Achei o tutorial:

• Curtir 2
Postado
11 minutos atrás, aphawk disse:

Gostei dessa bela gambiarra na antena kkkk !

Kkkkkk arranjo técnico kkkkkk

adicionado 3 minutos depois
7 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Como programar no node é programar no arduino com ligeiras alterações, acho que da para servir.

Então, estou estudando algumas possibilidades com o Nodejs também, só que as opções que encontrei até agora são mais voltadas pra linux. Se você tiver algum material manda aí pra eu testar por favor rsrsrs

Postado

Kkkkkk arranjo técnico kkkkkk

adicionado 3 minutos depois

Então, estou estudando algumas possibilidades com o Nodejs também, só que as opções que encontrei até agora são mais voltadas pra linux. Se você tiver algum material manda aí pra eu testar por favor rsrsrs

haha falei nodemcu, o esp. Mas havia comentado com voce também do nodejs. Pra ser sincero do nodejs só consegui fazer uma coisa, que foi conectar ao site plotly, semelhante ao thingspeak, só que melhor, mais preciso, mais tudo 8-8. Nunca consegui usar aqueles sockets ios malucos, mesmo com os do tutorial tipo controlc +controlv. Pra mim, dado a complexidade do bagio e seu "poder de fogo", não vejo tanta vantagem assim em usar ele. Ja vi nego bom em python e ruby que fazem miséria(ex: gráficos em 3d).

• Curtir 1
Postado

@lucianolcoa  

Obrigado pelo material. 

Então, o que acontece, essa forma como ele fez aí, ainda não é o que estamos buscando, note que ele fez a aplicação que acessa o ESP e altera o status do led, aqui também já funciona desse jeito aí. O que estamos buscando é fazer com que o código javascript rode no cliente, mas não sendo criado no cliente e sim no ESP, entende?

Por exemplo, quando alguém digita o IP do ESP em um navegador, o ESP responde enviando a página completa e com toda a codificação da página (html, scripts...) e é aqui que estamos esbarrando, porque o navegador não está interpretando os scripts como deveria, simplesmente recebe eles como um monte de texto sem sentido, não exibe na página, mas também não executa as funções programadas. Ainda vou chegar lá rsrsrs. 

Postado

@lucianolcoa  

Obrigado pelo material. 

Então, o que acontece, essa forma como ele fez aí, ainda não é o que estamos buscando, note que ele fez a aplicação que acessa o ESP e altera o status do led, aqui também já funciona desse jeito aí. O que estamos buscando é fazer com que o código javascript rode no cliente, mas não sendo criado no cliente e sim no ESP, entende?

Por exemplo, quando alguém digita o IP do ESP em um navegador, o ESP responde enviando a página completa e com toda a codificação da página (html, scripts...) e é aqui que estamos esbarrando, porque o navegador não está interpretando os scripts como deveria, simplesmente recebe eles como um monte de texto sem sentido, não exibe na página, mas também não executa as funções programadas. Ainda vou chegar lá rsrsrs. 

Mano pra ser sincero voce está tentando fazer algo inédito. que é linkar e conciliar 3 linguagens diferentes: A inexplorada do nodemcu, na linguagem da IDE do arduino, os css propios do arduino e mais o javascript. Talvez voce teria mais sucesso conciliando LUA com javascript, ou talvez voce esteja caminhando pelo caminho correto ao persistir na IDE do arduino, de qualquer forma te parabenizo, se as pessoas ao longo das eras não buscassem por inovações, estariamos vivendo como nos "flinstons" kkkkkkkk

Postado
7 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Mano pra ser sincero voce está tentando fazer algo inédito. que é linkar e conciliar 3 linguagens diferentes: A inexplorada do nodemcu, na linguagem da IDE do arduino, os css propios do arduino e mais o javascript.

Na verdade, o ESP exige que a gente pule que nem canguru kkk, tem que se virar nos trinta, mas é que do lado do Arduíno(IDE), só tem a linguagem dele mesmo, já do outro lado (cliente) é que complica pacas, porque depende dos navegadores, aí entra um caminhão de possibilidades, dentre elas, html, javascript, css, tem também as novas tecnologias pra criar os novos Apps que se não aderir ao C# e programar para os 3 gigantes (Wp, IOS e android) pela IDE do Visual Studio, vai ter que aprender mais três linguagens uma de cada plataforma. Ou seja... pode começas a arregaças as manguinhas porque uma coisa leva a outra e nunca pára.

13 minutos atrás, lucianolcoa disse:

Talvez voce teria mais sucesso conciliando LUA com javascript

Já tentei mexer com Lua, a linguagem tem recursos realmente fantásticos, mas aquilo não é pra mim rsrs.

Ainda tem muito cabelo aqui pra ficar branco kkkk.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, ViniciusKruz disse:

Com esse conector aí dá pra colocar qualquer antena, até eu comprar o adaptador correto, vou usar a que disponho.

Mas o projeto da antena depende do tipo de sinal, não é?

13 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

Já tentei mexer com Lua, a linguagem tem recursos realmente fantásticos, mas aquilo não é pra mim rsrs.

Em que sentido?

Postado

@alexandre.mbm ,

Não, nada a ver. Mas ele tem uma coisa fantástica: é um simples link serial, igual aqueles antigos cabos de expansão RS-232. Ou seja, em vez de você usar um cabo enorme para levar os sinais de tx e de rx, você usa um parzinho dessas belezinhas, sem fio, e manda bala nos dados seriais ! É um link half-duplex bidirecional, onde você pode  configurar um canal de comunicação para cada par, sendo que podem ser configurados 100 canais diferentes !!!!! Vem configurado a 9600 bps, mas suporta 115K.

E já vem prontinho para usar a 9600 Bps, não precisa configurar nada !

Segue o link do manual do brinquedo :

http://avrproject.ru/112/rf_hc12/2016-01-14_122335_HC-12_v2.3B.pdf

Paulo

• Curtir 2
Postado

@Intrudera6

Consegui uma resposta do javascript, pelo menos um Alert está dando sinal de vida, veja o código:

content="<script language=\"JavaScript\" type=\"text/javascript\">";
    content+="alert (\"ALERT do JavaScript!\");";
content+="</script>";
server.send(200, "text/html", content);

Se seguir esse padrão creio que vai funcionar. Não sei você, mas até agora nem um simples alert havia funcionado aqui rsrsrs, me me parece que o erro estava em não declarar a language.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!