Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 minutos atrás, aphawk disse:

Não espere nada desse tipo nas próximas versões.

O tamanho do troço está crescendo muito, está ficando pesado usar a linguagem do Arduíno para isso.

Seria melhor fazer um compilador Basic em vez de manter o interpretador...

Paulo

Então Aphawk deixa-me interpretar melhor, consegui usar o thingspeak de boa, mas na hora de linkar ele a acionamento de botões ele trava, não sei por que, ele funciona uns 2 minutos e depois trava x_x

Postado
40 minutos atrás, aphawk disse:

Não espere nada desse tipo nas próximas versões.

O tamanho do troço está crescendo muito, está ficando pesado usar a linguagem do Arduíno para isso.

Seria melhor fazer um compilador Basic em vez de manter o interpretador...

Paulo

O ESPbasic é um interpretador que usa a linguagem arduino?? Então quando escrevemos na aba edit em basic ele converte pra C do arduino??

Postado

@rodrigocirilo ,

KKKK sim e não ....

Ele é inteiro escrito na linguagem do Arduino, experimente baixar o GitHub e veja o código fonte... é tudo biblioteca do Arduino e código do Arduino ...

Mas ele não converte direto para o C do Arduino, ele apenas converte os comandos do ESPBasic para serem executados  utilizando a linguagem do Arduino, em tempo real de execução.

Sabe o que me passou pela cabeça ontem ?

Em vez de um Nodemcu, eu poderia fazer uma plaquinha usando um Atmega328P e um ESP-01, conversaria com o ESP-01 através dos comandos AT dele, e todo o resto do programa seria executado em Basic do Bascom... teria muito mais versatilidade, poderia usar um monte de código pronto do Bascom, poderia usar todos os modos de Sleep, o único trabalho seria escrever algumas rotinas básicas para fazer a parte de comunicação Wirelees usando tudo comando AT .....

Vou propor algo desse tipo lá no Fórum do Bascom e ver a opinião do pessoal .

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@rodrigocirilo

Obrigado por responder.

Fiz tudo o que recomendou, mas ao digitar o IP dá falha no carregamento.

Já estou perdendo meus últimos fios de cabelo...kkk

E este aviso de LIMITADO?

O IP é mesmo final 02. Tenho outro que veio com final 01 ainda não gravado, mas acho que isto não é problema... será?

ip.jpg

Postado
30 minutos atrás, aphawk disse:

@rodrigocirilo ,

KKKK sim e não ....

Ele é inteiro escrito na linguagem do Arduino, experimente baixar o GitHub e veja o código fonte... é tudo biblioteca do Arduino e código do Arduino ...

Mas ele não converte direto para o C do Arduino, ele apenas converte os comandos do ESPBasic para serem executados  utilizando a linguagem do Arduino, em tempo real de execução.

Sabe o que me passou pela cabeça ontem ?

Em vez de um Nodemcu, eu poderia fazer uma plaquinha usando um Atmega328P e um ESP-01, conversaria com o ESP-01 através dos comandos AT dele, e todo o resto do programa seria executado em Basic do Bascom... teria muito mais versatilidade, poderia usar um monte de código pronto do Bascom, poderia usar todos os modos de Sleep, o único trabalho seria escrever algumas rotinas básicas para fazer a parte de comunicação Wirelees usando tudo comando AT .....

Vou propor algo desse tipo lá no Fórum do Bascom e ver a opinião do pessoal .

Paulo

Mas como ficaria a GUI, pois do modo que o interpretador espbasic faz hj.. ele ja gera os botões de forma simples .. isso para mim é bom, pois nao manjo nada de nada de html.. huahua e nem quero manjar kkkkk

adicionado 2 minutos depois

@aphawk Paulo fui olhar o fonte no GitHub e ele upou lá o mode websockets setings.. terei que atualizar meu nodemcu.. gravar novamente a flash? igual no começo?

Edit:

deu certo:

t5hs0x.png

• Curtir 1
Postado

@_xyko_ aproveitando, quando eu acessei pelo primeira vez, quando clicava na aba settings nao abria nada, nem a file manager... precisei salvar um codigo tipo um print "hello world" e salvar, depois abrir.. e depois run.. só então tive acesso a aba settings... Aproveita e atualiza o bin lá no github dele tem, ai você ja pega esse settings onde poderá configurar a porta WEbsockets com o numero que quiser.. salvo alguns que ja estão em uso.

• Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, rodrigocirilo disse:

@_xyko_ aproveitando, quando eu acessei pelo primeira vez, quando clicava na aba settings nao abria nada, nem a file manager... precisei salvar um codigo tipo um print "hello world" e salvar, depois abrir.. e depois run.. só então tive acesso a aba settings... Aproveita e atualiza o bin lá no github dele tem, ai você ja pega esse settings onde poderá configurar a porta WEbsockets com o numero que quiser.. salvo alguns que ja estão em uso.

Nem precisei. Apenas redefini IP e senhas e fui direto no Blink e já funcionou.

Vou gravar as atualizações nos ESP-12E que chegam hoje.

Tenho muitos planos pra estes "brinquedinhos"... hehehe. Basic é minha praia.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, _xyko_ disse:

Nem precisei. Apenas redefini IP e senhas e fui direto no Blink e já funcionou.

Vou gravar as atualizações nos ESP-12E que chegam hoje.

Tenho muitos planos pra estes "brinquedinhos"... hehehe. Basic é minha praia.

Não esquece de compartilhar seus planos aqui com a gente rsrsrsrs 

Postado

@Intrudera6  E a quem mais interessar...

Fiz um sistema aqui pra testar as funções do Javascript, Ajax e CSS, vou deixar registrado para quem quiser testar.

Resumo:

Tem duas funções javascript/Ajax onde a primeira (refreshDiv()) fica  pedindo ao ESP8266 informação sobre o estado do relé a cada segundo, se o botão (on board: int btn_Rl1 = 16;) for pressionado o relé muda de estado e esta informação é passada para o javascript que atualiza no texto do botão sem mexer com o restante da página.

A segunda função (rl_1()), interpreta o clique sobre o botão e envia para o ESP8266 e após executá-lo retorna o status atual para o javascript que atualiza somente o texto do botão sem atualizar toda a página.

Todas as duas funções enviam os comandos através do método POST(os dados vão escondidos sem serem apresentados na URL).

Os IPs nas funções estão como 192.168.0.35, caso o ESP tenha inicializado como Access Point, este endereço deve ser alterado para o IP correto.

Precisa ver também os pinos do relé e do botão, se for o caso, muda no código passando para os pinos corretos.

É somente um exemplo simples, que vai ajudar a entender como fazer na prática, é apenas um Hello world, fiquem à vontade para melhorar e postarem as melhorias.

Segue  arquivo com o código (IDE do Arduíno) e umas imagens das telas em funcionamento.

esp8266JavascriptAjaxCss.txt

espjs.png

• Curtir 3
Postado

Interessante, vou estudar o seu código para entender e utilizar.

Ainda estou dando muitas (dolorosas) cabeçadas em C, e muitas coisas que tento fazer não funcionam como eu gostaria, ainda tenho muita coisa para aprender, muita mesmo. E estou evoluindo devagar na minha página de calibração automática para o DS3231, mas em breve terei alguma coisa de útil. Vou devagar, mas em algum momento ela vai funcionar (com a interface meio tosca inicialmente).

• Curtir 1
Postado

Pessoal to com uma duvida. Façam a comparação.No ethernet shield do arduino a gente acionava leds com o comando readString.indexOF("valordastring").

Pois bem, configurando no esp8266basic, precisava saber qual é a string escondida nos botões

button "exemplo", [rotina1]

Sei que tem uma string embutida ahe que se, acionada ela faz a programação da rotina, so que tentei colocar rotina1 e nada? X_X

Postado

@ViniciusKruz

Misteriosamente a minha rotina testada para pegar a hora na Internet em Servidor NTP não está retornando nada e eu não sei o porque ? Quem sabe se pode ser interferência da rotina que abre uma seção com o Browser, será que ela pode estar atrapalhando ? Como eu fecho esta conexão ?

• Curtir 1
Postado

@lucianolcoa,

Que string ??????

Quando você clicar nesse botão, vai transferir o controle do programa para uma trecho de programa que inicia no label [rotina1] !!!

Claro que você precisa escrever esse trecho de programa....

Olhe os programas que eu postei !

adicionado 0 minutos depois

@Intrudera6 ,

Não tive problema com isso...  estranho !

Paulo

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

@lucianolcoa,

Que string ??????

Quando você clicar nesse botão, vai transferir o controle do programa para uma trecho de programa que inicia no label [rotina1] !!!

Claro que você precisa escrever esse trecho de programa....

Olhe os programas que eu postei !

adicionado 0 minutos depois

@Intrudera6 ,

Não tive problema com isso...  estranho !

Paulo

Aphawk, depois que postei estudei um pouco mais. Do jeito que quero fazer era IMPOSSIVEL, parece que o site não usa String, sendo assim não consigo "pescar" com o app inventor, uma pena -_-'

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, lucianolcoa disse:

Aphawk, depois que postei estudei um pouco mais. Do jeito que quero fazer era IMPOSSIVEL, parece que o site não usa String, sendo assim não consigo "pescar" com o app inventor, uma pena -_-'

Não sei se peguei o fio da meada, mas...

Será que o site não usa POST e você está tentando GET?

Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Não sei se peguei o fio da meada, mas...

Será que o site não usa POST e você está tentando GET?

Pode ser, mas de qualquer modo nao consigo mandar a requisição pelo app inventor. Vi varios tutoriais e os mesmos usasm paginas responsivas... o jeito e voltar a programar na ide do arduino mesmo. Pois fora o serviço de envio de emails, ainda não vejo vantagem programando pelo espbasic

• Membro VIP
Postado
Em 10/10/2016 às 23:44, alexandre.mbm disse:

Meu pai usará rastreamento de íris em tablet ou notebook. Pretendo, a partir disso, implementar controle IR para TV e receptor.

Em 11/10/2016 às 00:07, aphawk disse:

Agora, no quesito de controle IR, o ESP8266Basic tem uma função prontinha para transmitir sinais via IR para controles remotos ! Claro que antes você tem de saber que código transmitir, e para isso a melhor coisa é decodificar todas as teclas de seu controle remoto, assim saberá como emular cada uma delas. Mas acho que é viável para coisas menores apenas.

Ví no Fórum do Bascom um programinha simples que permitia decodificar todos os tipos de controle remotos ( padrão Sony, Nec, etc ) , assim você conseguiria saber todas as teclas de qualquer um de seus controles remotos.

Creio que é mais fácil fazer um programa para um Arduíno Uno, que possa gerar qualquer uma das teclas em qualquer tipo de protocolo, assim você envia um código para essa plaquinha via ESP, por exemplo "N,101,133" indicaria para essa plaquinha transmitir no padrão NEC a sequência 101 e 103 , que seriam equivalentes a uma das teclas do controle remoto da televisão.

Em 11/10/2016 às 00:19, alexandre.mbm disse:

Com certeza, até porque provavelmente, no caso de uso do meu pai, seria mais tranquilo aproveitar o robusto protocolo serial que possibilita conhecer estados do aparelho. O televisor tem. Ainda não vi o receptor. Isso poderia dispensar o contato visual para conhecimento dos estados, ficando tudo "mais direto" na tela de controle. Já há interface de programação implementada, para o televisor LG.

Eu estava olhando para IR porque estava parecendo mais simples. No entanto, alguns estados complicariam para a autonomia do meu pai. E sem isso a coisa perde o propósito.

Testei a usabilidade dos controles IR com mais atenção. Descobri que Entrada (INPUT) pode funcionar de maneira rotativa, dispensando direcionais e Enter.

Sendo assim, animei-me muito! Fiz compra na quinta-feira feira. Recebi o material na sexta. Encontrei tempo de ontem pra hoje. Estou prototipando no seguinte sentido:

ENE, Alberto.png

Postado

@aphawk

Eu não sei o que está ocorrendo, no programa que eu usei para testar o meu programa que pega hora do Servidor NTP funciona perfeitamente (sem conexão com o browser), mas no que estou usando junto com acesso por browser não está lendo nada do Servidor NTP, vou colocar em anexo o programa para ver se alguém consegue matar a charada.

Teste.zip

• Curtir 1
Postado

Alexandre, se eu postar um código de acionar booes pelo esp8266 basic, voce conseguiria fazer ele funcionar com o inventor?

Pessoa.uma duvida, alguem sabe se da pra usar os modulos reles do arduino com o nodemcu? pois os modulos sao 5 volts e o node retorna 3,3?

Postado
22 horas atrás, Intrudera6 disse:

Misteriosamente a minha rotina testada para pegar a hora na Internet em Servidor NTP não está retornando nada e eu não sei o porque ?

Posta sua rotina pra ser analisada. De início posso te dizer que o ESP tem que estar como cliente e não como servidor.

Eu fiz outro dia uma rotina para pegar meu IP externo, basicamente funciona assim: o ESP fica sempre como servidor fornecendo páginas e dados para os clientes, mas quando ele precisa pegar os dados do site que me informa meu IP externo, ele muda para cliente, faz a requisição, recebe os dados, filtra-os e guarda em uma String. Creio que seu caso deve ser algo bem simples como este que fiz. Segue a minha rotina para pegar o IP externo:

#include <ESP8266HTTPClient.h>

char *ipExterno(){//função para pegar o ip externo
  HTTPClient http;
  http.begin("http://checkip.dyndns.org/"); //HTTP
  http.GET();
  String payload = http.getString();
  int inicioIp=payload.indexOf(':')+2;
  char strFiltro[18];
  for(int h=0;h<18;h++){
    strFiltro[h]='\0';
  }
  char c;
  int t=0;
  while(t<18 && c!='<'){
    c=payload[inicioIp+t];
    if(c != '<'){
      strFiltro[t]=c;
    }
    t++;
  }
  http.end();
  return strFiltro;
}

adicionado 10 minutos depois
10 horas atrás, lucianolcoa disse:

Pessoa.uma duvida, alguem sabe se da pra usar os modulos reles do arduino com o nodemcu? pois os modulos sao 5 volts e o node retorna 3,3?

Não conheço estes módulos de relé, mas acredito que eles só tenham uma de duas formas de conexão com o Microcontrolador(ESP, Arduíno, Pic...).

A primeira delas seria assim, o Microcontrolador enviaria um sinal para o módulo de relé que o receberia por meio de um resistor e um transistor(base) e o transistor atraca o relé.

A segunda opção seria o Microcontrolador envia o sinal e o módulo de relé o recebe por meio de um resistor e um acoplador óptico que por sua vez, aciona um transistor que atraca o relé.

Em ambos os casos provavelmente funcionará com praticamente qualquer tensão(3v, 5v...) e é bem possível que até mesmo 1v ou menos deve acionar o relé.

adicionado 12 minutos depois
10 horas atrás, Intrudera6 disse:

vou colocar em anexo o programa para ver se alguém consegue matar a charada.

Agora que vi seu código, vou analisar.

adicionado 24 minutos depois

@Intrudera6

Verificando seu código, verifiquei que você está usando o endereço: 2.br.pool.ntp.org, eu acessei este endereço e ele não me forneceu uma informação de data e hora ou comente hora certa, mas abriu um site com um monte arquivos, ainda não verifiquei todo o código, mas se estiver usando este endereço para pegar a hora no NTP, está errado.

• Curtir 1
Postado

@ViniciusKruz

Descobri o erro, eu simplesmente tinha feito uma cópia mal feita das rotinas de captura da hora por Servidor NTP da Internet, não estava configurando a conexão UDP corretamente e assim ela não iria funcionar nunca. Agora que encontrei o que estava faltando já consigo pegar a hora da Internet, e ela não sofre nenhuma interferência da conexão aberta com um Browser. Mas tenho que diminuir os atrasos e corrigir os desvios provocados pelo tempo de execução das minhas rotinas e das interferências entre elas.

Perdi muito tempo nisso, já poderia ter concluído todas as minhas rotinas de sincronismo, mas acho que isto vai ficar para o próximo fim de semana.

adicionado 13 minutos depois
54 minutos atrás, ViniciusKruz disse:

@Intrudera6

Verificando seu código, verifiquei que você está usando o endereço: 2.br.pool.ntp.org, eu acessei este endereço e ele não me forneceu uma informação de data e hora ou comente hora certa, mas abriu um site com um monte arquivos, ainda não verifiquei todo o código, mas se estiver usando este endereço para pegar a hora no NTP, está errado.

O endereço 2.br.pool.ntp.org está correto, mas ele não funciona com alguns programas (não sei porque ?), eu tenho um programa Dimension  4 (antigo), que não é capaz de trazer nada deste servidor, é como se este servidor não existisse, mas pela minha rotina (não é minha, eu peguei da Internet e aperfeiçoei incluindo uns recursos a mais) funciona corretamente e tem um lag baixíssimo. O endereço IP muda deste servidor cada vez que eu aciono (não é exatamente um servidor é um endereço coringa que redireciona para um servidor NTP próximo).

O meu programa de teste está funcionando, mas ainda está faltando muita coisa para ser realmente útil, e nele dá para ver as rotinas de captura e conversão funcionando (com este servidor), vou colocar em anexo para vocês verem.

Teste.zip

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!