Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Pretendo utilizar optoacopladores  4n35 para proteger as entradas do arduino, gostaria de saber como posso fazer um circuito usando Diodo Zener ou  Diodo Supressor de Tensão para proteger o optoacoplador contra ESD, surtos de tensão, curto circuitos entre outros coisas que podem vir a acontecer.

Postado

Não precisa, visto que os optoisoladores já são fabricados para isso. Na Eletrônica, eles quase que já completamente substituíram os transformadores de isolação.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Olá pessoal,

Pretendo utilizar optoacopladores  4n35 para proteger as entradas do arduino, gostaria de saber como posso fazer um circuito usando Diodo Zener ou  Diodo Supressor de Tensão para proteger o optoacoplador contra ESD, surtos de tensão, curto circuitos entre outros coisas que podem vir a acontecer.

Tenho todos os tipos de arduinos e jamais tive problemas deste tipo, ma se quiser, diodo em série com a fonte ou em oposição contra inversão de polaridade, resolve.

... nenhum especial, pode ser 1N40xx.

post-387879-0-73165700-1444301338.jpg

Mais:

https://www.google.com.br/search?q=prote%C3%A7%C3%A3o+com+diodo&espv=2&biw=1024&bih=649&também=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CCMQsARqFQoTCKKJ99fYssgCFYGOkAodNh0JFA

• Curtir 1
Postado

Desculpe, falhei em interpretar o seu problema. Porém, bem, é difícil projetar qualquer circuito de proteção sem conhecer as possíveis condições anormais da aplicação.

Para a proteção contra tensões indejesáveis no transmissor ou no receptor, como disse o _xyko_, é suficiente o uso de diodos como ceifadores F5Rua4D.gif.

Por exemplo, a tensão VCE máxima para o fototransistor do 4N35 é igual a 30V, mas isso não pode ser dito para a tensão reversa VEC. Assim, a proteção contra sobretensões VEC poderia ser feita com um diodo em paralelo conectado com catodo no coletor e com anodo no emissor do fototransistor.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
Postado

A minha ideia é proteger a entrada do optoacoplador onde o limite máximo é de 1,7v contra ESD e EMI.

Os diodos ceifadores são suficientes para fazer está proteção?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Geralmente um diodo em antiparalelo com o do acoplador já é de grande ajuda. Calcular o resitor que polariza o led o maior possível, colocar varistores e/ou centelhadores em posições estratégicas, técnicas de layout (centelhador por ar) e etc.. Isso ajuda a proteger seu "precioso". Pra este caso,zener & fusível=num tem muito a ver (pra alimentação=tudo a ver)

Bom .. não sei em qual nível evolutivo tu estás, mas como disse o amigo @rjjj talvez no momento não precise se preocupar paranoicamente com isso...

• Curtir 1
  • 5 anos depois...
Postado

@DCK gostaria de saber sua evolução nesse assunto pois estou com a mesma demanda, quero utilizar os optoacopladpres para identificar polos de pistas de autorama com ligação positiva e negativa, de forma que os optoacopladores estarão  sujeitos a tensão invertidas maximas constantes de até 17v.

Agradeço se puder compartilhar sua solução. Obrigado 

Postado
7 horas atrás, Vitor Facciolli Pinto disse:

de forma que os optoacopladores estarão  sujeitos a tensão invertidas maximas constantes de até 17v.

Só colocar um resistor (no mínimo 1k e 1/4W) e um diodo retificador comum desses 1N4007 em série com o led do optoacoplador.

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...