Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CX 500W consome muita luz?

Posts recomendados

Galera eu sou um ignorante para eletricidade e etc.... Espero que não fiquem de cara comigo haha

Mas a minha dúvida é o seguinte:

- Se eu tenho uma fonte de 500W (Exp: CX500) o meu consumo de luz é de 500W constante? ou a fonte possui um tipo de "controlador" que faz com que o computador consuma somente aquilo que ele está usando? (Exp: meu PC usa 300W então ele vai consumir na luz 300W?)

kkkkk até fiquei com vergonha de mim mesmo, mais eu não manjo nada =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP

@Sr. Coxinha

Existe um consumo diferente de pc para pc, dependendo da sua configuração.

E existe a eficiência da fonte.

Imagine uma fonte perfeita, com 100% de eficiência (acredito que não exista), de 500W. Sua configuração consome 200W.

O que vai ser puxado da sua tomada é 200W pois não há perda.

Uma fonte de boa eficiência, acima dos 80% em seus piores casos, irá usar 80% do que é puxado da tomada, jogando 20% fora. 

Em fontes genéricas, você pode desperdiçar de 30% a 40% de energia em calor.

Aqueles selos 80 Plus certificam a fonte de acordo com sua eficiência. Modelos de alta eficiência ( Platinum, Titanium) costumam ser mais caras pois são feitas com componentes de alta qualidade.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/624935-eficiencia-da-fonte-tornando-claro-seu-entendimento/

http://www.peperaiohardware.com.br/fontes-de-alimentacao-eficiencia-80-plus-pfc-fonte-generica/

Obs: Esqueci de informar que existem fontes com selo 80 Plus falso. Por isso consulte a fonte no site Plug Load Solutions: http://www.plugloadsolutions.com/80pluspowersupplies.aspx

Obs2: Algumas fontes mesmo com certificação podem possuir eficiência abaixo do esperado. A fabricante pode enviar uma remessa para testes, sendo aprovado, e com o passar do tempo mudar componentes, deixando ela inferior ao modelo testado. O selo elimina boa parte de fontes lixo, mas não todas.

• Curtir 4
Link para o comentário

• Moderador

Ótima explicação @Math.Pi.

@Sr. Coxinha sua configuração em full load vai consumir cerca de 270w. Isso é 54% da potência rotulada da sua fonte, e segundo a Corsair, quando a CX-500 está em funcionamento com essa porcentagem de uso, a eficiência dela é de 87%.

CX500-EFFICIENCY.png

Ou seja, 87% da energia que a sua fonte puxar da tomada vai ser entregue para o seu PC, e os demais 13% vão ser desperdiçados em forma de calor. Fazendo o calculo 270 (watts que a sua configuração vai consumir) X 1.13 (os 13% que a fonte desperdiça), chegamos ao resultado de 305w. Isto significa que sua fonte vai puxar 305w da tomada, mas vai entregar apenas 270w ao seu PC, gerando um desperdício de 35w.

• Curtir 4
Link para o comentário

Perfeito! @gustavodbg obrigado pela explicação.

O motivo da pergunta é porque eu comprei o PC mês passado (eu uso umas 4 hrs por dia) e este mês veio na conta de luz R$ 50 a mais (ciente do aumento do valor da luz), ai imaginei que este valor seria o meu PC que estava puxando muita luz, como eu fiz o calculo no site da COPEL e vi que se eu consumisse 500W todo dia por 4 hrs ia da o valor bem próximo, assim cheguei a conclusão que era meu PC hehe, mas com as explicações de vocês, entendi como funciona a fonte do PC e vou verificar na minha casa se tem algo puxando a energia mais que o normal.

Novamente obrigado!

Link para o comentário

@Sr. Coxinha sua configuração em full load vai consumir cerca de 270w. Isso é 54% da potência rotulada da sua fonte, e segundo a Corsair, quando a CX-500 está em funcionamento com essa porcentagem de uso, a eficiência dela é de 87%.

CX500-EFFICIENCY.png

Ou seja, 87% da energia que a sua fonte puxar da tomada vai ser entregue para o seu PC, e os demais 13% vão ser desperdiçados em forma de calor. Fazendo o calculo 270 (watts que a sua configuração vai consumir) X 1.13 (os 13% que a fonte desperdiça), chegamos ao resultado de 305w. Isto significa que sua fonte vai puxar 305w da tomada, mas vai entregar apenas 270w ao seu PC, gerando um desperdício de 35w.

Uma curiosidade: usando este exemplo, ela vai consumir da tomada 305w pelo que? Por dia? Hora? Segundo?

Link para o comentário

• Moderador

Uma curiosidade: usando este exemplo, ela vai consumir da tomada 305w pelo que? Por dia? Hora? Segundo?

Hora.

No caso do @Sr. Coxinha que usa o PC 4 horas por dia, se a máquina ficasse em full load todo esse tempo o consumo durante 30 dias seria de 36,6 kWh (305.4.30/1000).

@braconius correto?

• Curtir 2
Link para o comentário

Hora.

No caso do @Sr. Coxinha que usa o PC 4 horas por dia, se a máquina ficasse em full load todo esse tempo o consumo durante 30 dias seria de 36,6 kWh (305.4.30/1000).

@braconius correto?

Show! Não sabia que o cálculo era por hora.

Obrigado pelos esclarecimentos!

• Curtir 1
Link para o comentário

• Membro VIP

Eu acho que é por hora. Não tenho certeza, são meus conhecimentos de principiante  :P

Que eu saiba é por hora.

Eu só me enrolo no cálculo, quando devo calcular a eficiência dentro da demanda dos componentes ou na energia puxada da tomada. Mas o tópico do faller explica isso.

Potência demandada da tomada = Potência solicitada pelo PC / Eficiência da fonte

Link para o comentário

• Membro VIP

CX500-EFFICIENCY.png

Ao pé da letra esse seu cálculo está errado...

Se a fonte tem eficiência de 87% e se estiver entregando ao PC um total de 270 Watts ela estará demandando de quem a alimenta um total de 270/0,87 = 310,35 Watts dos quais entrega 270 ao PC e dissipa 310,35-270 = 40,35 Watts sob a forma de calor em sua maioria..

O erro de cálculo advém de pensares que o que vai fora seriam 13% dos 270 Watts, o que está errado, pois é 13% dos 310,35. Faça ai 0,13 x 310,35 = 40,35, certo???

Só para manter o nível técnico do cálculo...

• Curtir 4
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...