Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS M5A78L-M LX/BR não reconhece 8gb de ram


Visitante

Posts recomendados

Olá. Tenho a seguinte configuração placa mãe ASUS M5A78L-M LX/BR, processador AMD FX 6300 3.5GHz Black Edition e dois pentes de 4GB de memória ram Dynet 1600MHz. Tenho o Windows 10 64 bits. E aí que vem o problema. Ele reconhece os 8 GB mas só utiliza 3,98 GB. Já tentei trocar as memórias de slot, resetar o bios tirando a bateria, inverter as memórias de lugar, mexer no msconfig, limpar e até atualizei o bios mas nada resolveu. No fim, as duas memórias estão funcionando e os dois slots mas nada de eu ter os 8GB. Alguém sabe ajudar? Agradeço desde já. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Daniel Olsen disse:

onde que mostra que tem apenas 3,98?

na bios

no gerenciador de trabalho

no sitema

Então, no Windows indo em propriedade do meu computador está lá: 8.00 (Utilizável 3,98). Agora no BIOS ele mostra que só tem 4gb, outro pende não reconhece e eu fiz teste com outros pentes de RAM, mesma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a latencia das memória deve estar diferentes exemplo

eu tinha 12gb 1x8gb 1600mhz e 1x4gb 1600mhz só que a de 8 tem latencia 10-10-10-27 e a de 4 tinha 9-9-9-24 então o Windows deixava a de 4 gb em segundo plano tipo exceder os 8 gb então usava a de 4

pode estar acontecendo o mesmo com você

use o programa everest ultimate para conferir as latências e as frequências se são as mesmo

 

latencia.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Daniel Olsen disse:

Cara a latencia das memória deve estar diferentes exemplo

eu tinha 12gb 1x8gb 1600mhz e 1x4gb 1600mhz só que a de 8 tem latencia 10-10-10-27 e a de 4 tinha 9-9-9-24 então o Windows deixava a de 4 gb em segundo plano tipo exceder os 8 gb então usava a de 4

pode estar acontecendo o mesmo com você

use o programa everest ultimate para conferir as latências e as frequências se são as mesmo

 

latencia.png

 

Bom ai eu já não entendo muito desta parte mas conheço Everest mas uso outra versão a do AIDA x64, acho que serve, está ai, elas são iguais aparentemente. O que me leva achar que é alguma configuração na Placa mãe, porém todos que tem essa Placa Mãe não tem esse problema, apenas eu que fui o sortudo. hahahah

Memoria.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Daniel Olsen disse:

cara ai já complico são praticamente idênticas, na bios representa quantos gb

5676edea8b3a6_20151220_0014481.thumb.jpg

 

Ai está a questão cara, to ficando louco,  todo mundo usa 8 RAM e 16 ;-; ela reconhece apenas 4gb

1450573563010.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, RS Faria disse:

@DragonSoldierGamer

 

Já experimentou limpar os contatos da memória? Use uma borracha branca.. Limpe os slots de RAM também.. Se isso não resolver, faça um reset na BIOS..

 

Um tempo atrás, um cara teve prolema semelhante.. Vou tentar achar o tópico dele...

Amigo PC não tem nem 2 dias que comprei e sim ej já abri, limpeiz testei slot por slot, testei outras rams mesma coisa, limita 4gb, resetei o BIOS, tirei bateria da mobo e coloquei de volta, nada, update no BIOS também e nada ;-; PC levou quase um mês para chegar, não tenho como enviar de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Dharos disse:

@DragonSoldierGamer Faz assim : Coloque somente um dos pentes e inicie seu computador , se funcionar normalmente coloque o outro pente e inicie novamente se der algum problema na inicialização você precisará de um novo pente.

Eu já fiz isso ambos slot fuciona mas quando liga com os dois pentes é mesma coisa, Windows lê 8gb e fica utilizável 3,98. No BIOS só reconhece 4gb assim como falei ali em cima

@RS Faria como se limpa slot de RAM? E também PC não tem como eu disse nem 2 dias uso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe @DragonSoldierGamer achei que expliquei errado : coloque um pente e inicie seu PC se não teve nenhum problema na inicialização tire o pente atual e coloque outro no mesmo slot e inicie o PC mais uma vez se não ouve nenhum problema faça o mesmo processo em outro slot :D

Outra coisa na imagem abaixo que você enviou :1450573563010.thumb.jpg.bcb3aa8413480268 

Está escrito :

 

Sistem Memory

Installed size : 4096MB

Unable size : 4096MB

 

Um dos pentes está quimado :P !!!

Porque só está instalado 4096MB (4GB) de memória RAM :P !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Dharos disse:

Desculpe @DragonSoldierGamer achei que expliquei errado : coloque um pente e inicie seu PC se não teve nenhum problema na inicialização tire o pente atual e coloque outro no mesmo slot e inicie o PC mais uma vez se não ouve nenhum problema faça o mesmo processo em outro slot :D

Outra coisa na imagem abaixo que você enviou :1450573563010.thumb.jpg.bcb3aa8413480268 

Está escrito :

 

Sistem Memory

Installed size : 4096MB

Unable size : 4096MB

 

Um dos pentes está quimado :P !!!

Porque só está instalado 4096MB (4GB) de memória RAM :P !!!

Amigo como assim queimado?? Eu testei ambos e em ambos slots e estão funcionando XD, fiz isso de testar cada pente e eu também tentei outros pentes que eu tenho em outra maquina e ficou a mesmo coisa e na minha maquina ambos pentes funcionando normal :P não é pentes, mal comprei o PC, testei eles no meu outro PC como eu disse e está funcionando... Minha teoria é que Placa Mãe está limitando a RAM por que no Windows mostra lá 8GB (utilizavel 3,98) e no BIOS só mostra 4gb UHSAUASUHASUHS 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/12/2015 at 11:40, RS Faria disse:

@DragonSoldierGamer

 

Seria testar cada pente de RAM, em cada slot de RAM, individualmente..

Pois é amigo, eu testei e assim, primeiro Slot o PC reconhece 4gb de boa e liga, somente no segundo Slot o PC liga mas não mostra imagem, fiz ambas RAM mesma coisa, Slot 1 PC liga, slot 2 PC liga e não aprece imagem na tela, coloquei 2 pentes novamente mesma coisa, 8GB, Utilizavel 3,98, a solução foi trocar 2 pentes de 4gb 1600mhz por 1 de 8gb 1600mhz, não vou ter um desempenho tão bom quanto 2 pentes mas pelo menos agora estou com 8 gb de ram, pelo visto segundo slot está com defeito ou é alguma configuração no BIOS que eu não achei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, DragonSoldierGamer disse:

Pois é amigo, eu testei e assim, primeiro Slot o PC reconhece 4gb de boa e liga, somente no segundo Slot o PC liga mas não mostra imagem, fiz ambas RAM mesma coisa, Slot 1 PC liga, slot 2 PC liga e não aprece imagem na tela, coloquei 2 pentes novamente mesma coisa, 8GB, Utilizavel 3,98, a solução foi trocar 2 pentes de 4gb 1600mhz por 1 de 8gb 1600mhz, não vou ter um desempenho tão bom quanto 2 pentes mas pelo menos agora estou com 8 gb de ram, pelo visto segundo slot está com defeito ou é alguma configuração no BIOS que eu não achei.

Pode muito bem ser defeito na placa-mãe. É bem provável que seja. Se você tem faz só alguns dias, então está na garantia. Recomendaria trocar a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Cara o mesmo problema aconteceu comigo ontem !

Eu costumo deixar meu computador no modo de economia e se ficar por alguns minutos sem uso ele entra em modo de espera.

Como tava trabalhando muito e também tive vários problemas com a faculdade não usei o computador por dois dias e ele estava em modo de suspensão. Quando liguei ele o mesmo já estava com esse problema. Só vi isso ontem a noite, sou formado em tecnologia e estou cursando ciência da computação. hoje eu irei verificar o que houve e te trago a resposta amanhã !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá peço desculpas pela demora.

Como havia dito estava com o mesmo problema porém, já resolvi.

O que você deve fazer é o seguinte... Retire os pentes de memória da placa-mãe,(os dois pentes) e ligue a placa sem elas. com a placa ligada inverta o jumping Clear CMOS (localizado ao lado da bateria da placa-mãe) e deixe por 30 segundos. assim que inverter o jumping sua placa deve desligar,(mas é provavel que não desligue pois a minha não desligou) se não desligar, aguarde os 30 segundos com ela ligada e então desligue. Após isso coloque as memorias novamente e ligue o computador. Isso irá resolver o problema.

Desculpe pela demora :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

Cara eu to com mesmo problema, teve uma vez que o pc nao quis mais ligar fiquei chateado.

Em fim tenho 8 memoria no sistema mas so utiliza 3,98, ja fez todos os teste possiveis, fui na bios ativei mexi na ponte norte, msconfig e nada, ja está me desanimando pois gastei uma grana preta nesse pc. quase 4 mil, Alguem ai conseguiu solucionar ?   pf nao quero ficar no prejuizo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!