Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
1 hora atrás, Phoenyx disse:

Cara, se você já tem o NH-U12S porque tá todo confuso? Instale-o! Ótimo cooler.

É que achei ele Enooooooooooorme, pesado, vai ficar esbarrando nas memórias, na placa de video.  Achei muito grande. 

Eu comprei ele no escuro, quando chegou em casa eu achei gigante.  Queria algo só um pouquinho maior que o cooler box da intel, poderia ser até mesmo um da Intel com a parte de alumínio um pouco maior como os antigos LGA 775, mas esse Noctua achei enoooorme e pesado.

Postado
19 minutos atrás, Edde disse:

É que achei ele Enooooooooooorme, pesado, vai ficar esbarrando nas memórias, na placa de video.  Achei muito grande. 

Eu comprei ele no escuro, quando chegou em casa eu achei gigante.  Queria algo só um pouquinho maior que o cooler box da intel, poderia ser até mesmo um da Intel com a parte de alumínio um pouco maior como os antigos LGA 775, mas esse Noctua achei enoooorme e pesado.

O cooler é de primeira linha e bem mais estreito, mais curto e mais leve do que o meu NH-U14S. Vai sobrar espaço para a VGA e as memórias. Com o tempo você vai começar a achar ele pequeno. É só questão de hábito.

O i7-4790K merece :thumbsup:

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Edde disse:

Então os watercoolers não vasam no período de 5 anos, é isso?   Bem, eu estou com o   NH-U12S  na caixa ( novo) mas achei ele enorme e pesado, queria algo apenas um pouco maior que o cooler da intel, algo que esfriasse apenas UM POUCO a mais que o cooler da intel.  Mas que nao fosse tãaaaaao pesado e enorme.  

Risco de falha existe, mas pode ser considerada baixa.

Já fui menos favorável ao uso de water coolers, mas hoje concordo que a preferência vai mais de cada um.

Pessoalmente, não achei o U12S muito exagerado, suas dimensões são comparáveis ao 212.

Já pude instalar e testar o 212 e o Seidon 120 no I5 3570 e ambos atendem muito bem o processador em stock.
Não tenho dúvidas que o U12S deva atender também.

Como você já tem o U12S, pessoalmente ficaria com esse mesmo.

• Curtir 1
Postado
Em 29/02/2016 às 11:42, Contiusa disse:

Edit: minha dica pessoal. Montar micro é um trabalho totalmente zen. Quando começar a irritar, dê uma parada para relaxar e volte depois de um tempo :)

@Contiusa ,

Ah, isso com toda a certeza; Tem que ser um trabalho zen.

Eu só montei ontem porque queria ter feito as pazes com o computador. :)

A minha úlitma experiência com a horrível mobo Intel DZ68BC foi traumatizante.

Nunca fiquei antes com tantas dúvidas na montagem de um computador como neste.

• Curtir 1
Postado

+1 para instalar o NH-U12S. Eu tenho um aqui em casa e realmente é excelente. Eu fiz um upgrade para refrigeração líquida nas minhas máquinas, mas o NH-U12S vai pra máquina da minha namorada que eu estou montando. :)

Sobre a instalação dele, é bem simples mesmo. Outra coisa, a pasta térmica que vem com ele na caixa, na opinião de muitos é superior a Arctic Silver 5 mencionada na thread aqui. 

http://www.maximumpc.com/geek-tested-17-thermal-pastes-face-off/#page-2

• Curtir 1
Postado
59 minutos atrás, idlebot disse:

Outra coisa, a pasta térmica que vem com ele na caixa, na opinião de muitos é superior a Arctic Silver 5

Realmente, essa Arctic Silver já é ultrapassada e tem tempo de cura. Também não sei se ela mantém a viscosidade com o passar dos anos. Eu usei uma MX-4 por três anos e meio e na hora de trocar ela estava com viscosidade de nova. Não sei se as pastas antigas são assim.

• 3 semanas depois...
Postado

PEssoal, boa tarde.

EU tenho uma dúvida.

QUal um ou os programas de monitoramento de temperatura confiáveis ( sem addware or spyware) para eu monitorar a temperatura de processador sem ser pela BIOS?

Obrigado desde já.

Postado

@Edde eu uso o HWiNFO64, que é o único que eu achei com temperatura média em tempo real. No ícone amarelo "sensors". Você pode resetar a média clicando no ícone do relógio, embaixo.

Eu acho o melhor, pois a Intel pula muito a temperatura e a gente fica sem ter uma ideia (as CPUs da AMD não tem picos). Para ter uma medida correta, é só somar a média dos quatro núcleos (i7) e dividir por 4.

Do que eu vi, ele mantém as mesmas temperaturas do AIDA64 e do HWmonitor, só que esses dois últimos não tem leitura da média.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa Essa dica desse video realmente diminui a temperatura do processador?
Ou é conversa fiada?

Eu sei que o desempenho cai, mas não me importo se cair um pouco.

Queria deixar uma margem de segurança e queria saber se esse procedimento realmente diminiu a temperatura?

• Coordenador
Postado

@Edde Tendo manutenção adequada, estando limpo e com pasta térmica e cooler de qualidade, use seu PC no máximo que ele pode oferecer. Não há receitas milagrosas para isso: basta um bom nível de cuidado e componentes de boa qualidade. :thumbsup:

• Curtir 1
Postado

@Edde qual é o seu CPU cooler?

EDIT: eu dei uma olhada nos vídeos. Esquece isso. Mantenha no "Equilibrado" que é o default do Windows e vai manter o clock e o turbo boost padrão do i7-4790K.

Se a temperatura estiver alta, compre um CPU cooler aftermarket decente. A Intel faz o cooler box provavelmente em um test bench aberto, sem interferência de VGA, de vários HDs, fonte, memórias, etc. Esta semana mesmo tem um tópico aí que o stress test de CPU está 7ºC mais baixo do que o PC em games. Por quê? Porque em games você está exigindo das memórias (que ficam ao lado do CPU cooler), da VGA, que joga ar quente no CPU cooler, etc, etc.

Ou seja, uso real não tem nada a ver com test bench. Sem contar que a Intel não leva em consideração que estamos no Brasil (de brasa). 

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

Esse cooler box da Intel sempre sofre para os processadores Core i5 e Core i7 mais "parrudos". O primeiro ponto é que o cooler box é feito para ser suficiente. Suficiente não significa bom, apenas dentro de certo limite. O segundo ponto é o que o @Contiusa disse: o dimensionamento e os testes desses coolers são feitos considerando temperaturas ambiente mais baixas que as nossas aqui no Brasil. Temos picos de temperatura bem elevados por aqui.

E, cá pra nós: a Intel quer reduzir custos, né?

• Curtir 2
Postado

Sim, percebi que com o tempo a INTEL diminuiu o tamanho da parte de alumínio do cooler.

A temperatura tá em torno dos 45º usando coisas beeeem simples.  Não verifiquei ainda trabalhando com 3D, vou baixar um desses programas.

Eu tinha pensado em baixar o desempenho só por precaução já que estou usando o cooler intel. Eu nem abri o lacre do NOctua LH-L12,  Achei ele enooooooooooorme.  Estou quanse enviando para a WAZ para trocar em outra coisa ou vender mais barato aqui no fórum.

QUEria algo tipo o TX3, que seja pequeno e de fácil instalação.  Esse TX3 esfria mais que o cooler original da intel? Mesmo com o computador ocioso fica mais frio que o cooler intel?

Estou nesse dilema, queria um cooler sem mil parafusos, compacto de fácil instalação e que esfriasse mais que o cooler intel.  Dicas de modelos?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Edde Mesmo o coolerzinho mais básico da linha T, por exemplo, que é o Blizzard T2, já seria consideravelmente melhor que o cooler da Intel. 

Verifique as temperaturas durante aplicativos pesados.

• Curtir 1
Postado

@Edde tenho um TX3 e recentemente troquei meu Pentium G850 por um Xeon E3-1280, que é basicamente um Core i7 2700K bloqueado para over. Durante uso comum, a ventoinha fica em torno de 1200 RPM, praticamente inaudível, mas em situações em que o CPU funciona a 100%, como conversão de vídeos, a ventoinha sobe até cerca de 2300 RPM. Posso afirmar que o TX3 não é um cooler ruim, mas para manter o Xeon a menos de 70º ele faz bastante barulho. Como o gabinete fica relativamente próximo de mim, o som é bastante perceptível e até incômodo se for mantido por longos períodos de tempo.

Imagino que o i7-4790K seja mais frio que o meu Xeon, mas ainda assim penso que para ter temperaturas sob controle e em sem barulho, acho que o ideal seria mesmo um bom cooler "aftermarket". Acho que o único cooler "pequeno" e que possui um desempenho acima da média seria o Cryorig M9i/M9a, mas não o vi disponível nessas terras brasileiras.

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Edde disse:

QUEria algo tipo o TX3, que seja pequeno e de fácil instalação.  Esse TX3 esfria mais que o cooler original da intel? Mesmo com o computador ocioso fica mais frio que o cooler intel?

Estou nesse dilema, queria um cooler sem mil parafusos, compacto de fácil instalação e que esfriasse mais que o cooler intel.  Dicas de modelos?

Antes de optar pelo TX3, recomendo pelo menos fazer um teste com o cooler box com os aplicativos 3D que você mais usa.

O TX3 deve ser melhor do que o Intel, mas no caso dos processadores Haswell já vi usuários recomendando um cooler com desempenho melhor.

Segundo um colega de outro fórum:

O meu 4670k em stock fica na faixa de 35~40ºC em idle e 66º em full jogando (chega a 80ºC em testes de stress), isso com o TX3 Evo.

Veja um tópico de um colega que testou o 4570 e o TX3 aqui.

Pessoalmente acho que o TX3 não vale o custo benefício, a não ser que o gabinete não permita coolers mais altos.

Coolers como o TX3 usam pinos de retenção de plástico tal como o cooler box.
A instalação é geralmente simples e costuma funcionar bem para coolers menores.
No entanto dependendo da prática de cada um, nem todo mundo acaba se dando bem com este tipo de mecanismo de retenção.

• Curtir 1
Postado

@caiokn Olá, agradeço a dica, mas olha, os XEONS normalmente são mais estáveis, ou seja, mais frios que os i7 modelos K. O meu devidamente instalado com cooler na intel, apenas usando o computador para textos, navegação fica em 45º .

Vou olha o Cryorig M9i/M9a .

Olha pessoal, eu só não peguei um water cooler como o corsair 70 por medo de vazamentos.

@EdsonSM Pois é, eu queria um que fosse beeeem compacto.

Estou com um NOCTUA aqui lacrado na caixa, estou pensando seriamente em mandar de volta para a loja e trocar em outra coisa, achei ele E NOR ME !
QEuria muito criar coragem de colocar um water cooler corsair, tenho receio de vazamentos.

Postado

@Edde pois é, pode ser, mas ainda assim o Xeon esquenta bastante, mas costumo ver temperaturas relativamente baixas quando em idle ou tarefas simples, na média de 35º em todos os núcleos. Acho que nesse aspecto os processadores Sandy Bridge tenham um pouco de vantagem, ou talvez seja apenas por ser um Xeon mesmo.

Você estava querendo um Hyper TX3 pelo tamanho (altura) dele ou apenas pela facilidade de montagem? Se for pela altura, talvez valha dar uma olhada em coolers do tipo top down, como o Raijintek Pallas. Não é tão bom quanto os do tipo torre, mas ao menos não é alto :D

• Curtir 1
Postado

Tem que ver se você vai devolver o Noctua só porque achou grande. Se achou grande, é porque abriu, e dependendo de como abriu, a loja vai ter que vender como "open box", mais barato. Eu sempre presto atenção nas peças que eu compro para saber se foi esse tipo de devolução de outra pessoa, mas eu nunca vi nada que indicasse que o produto já tenha sido manuseado por outro comprador.

Veja aí como está o produto para não empurrar o abacaxi para a loja só porque você achou grande. Acho que tem período de devolução também. Mas é só você vender que sai rapidinho - Noctua é famoso.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Este Noctua é um baita cooler. Você já tá com o bicho faz um mês e tá pensando em devolver?! Demorou pra instalar isso sim.

Eu tmb não gosto de watercooler para o dia a dia, PC ligado direto... Cooler se travar, parar, o PC vai desligar ou você vai perceber rapidamente. Water se vazar em cima dos componentes ferrou.

• Curtir 1
Postado

16 horas atrás, Contiusa disse:

@Edde olha o que acontece com quem usa water cooler e precisa do micro todos os dias:

Tópico fresquinho. 

Se não quiser o Noctua, compre um Hyper 212X (é grande também :P)

Xiiii, que problemão, heim?!  POr isso que não confio ainda em water coolers, vamos ver no futuro se lançam algo mais seguro.  E sim, eu uso TODO santo dia no trabalho.

@caiokn Olá, era pelo tamanho, queria algo pequeno que fosse um pouquinho melhor que o cooler in box da intel. E se for de fácil montagem, melhor ainda.

@Contiusa Eu não abri nada. A caixa de papel não tem lacre, dentro é tudo lacrado, encaixes, parafusos, enfim, tudo é em plásticos lacrados ( eu não abri nada)

@Phoenyx UM coisa que eu não gostei do NOCTUA que comprei, é que a base tem quatro encaixes e tal na placa-mãe, até aí tud bem. mas o cooler com o processador são apenas dois parafuros, achei algo tão assim,,, sei lá...  Queria o cooler encaixado com quatro parafusos para eu ter a certeza da aderencia dele com o processador.

Postado
2 horas atrás, Phoenyx disse:

Quer trocar este cooler por um Blizzard T2? Faço rolo pal a pal xD

Desencana e instala ele logo.

[]'s

Hahahahahaha! Ele arruma uma troca em poucos minutos :)

Postado

@Edde seu gabinete não é pequeno, certo? Como já disseram os colegas, acho que é mais negócio instalar o Noctua que você já tem aí, pelos seguintes motivos:

1 - Silêncio - Existem poucos coolers por aí que são tão silenciosos quanto os Noctua.

2 - Desempenho - Esse que você tem aí é melhor do que um Hyper 212 Evo/X, que já é um cooler bastante bom

3 - Poucos coolers "pequenos" são tão bons quanto coolers maiores, mas é provável que eles sejam bem barulhentos quando o CPU estiver em full load. 

Como você já tem o Noctua em mãos, acho que é mais negócio instalá-lo. Tem outros coolers do tipo torre cujo mount tem apenas 2 parafusos, mas funcionam bem. Dada a reputação da Noctua, penso que se fosse um sistema falho eles já teriam substituído.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...