Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como utilizar decodificadores


locoxhun

Posts recomendados

Galera, me deem uma ajuda por favor! To com um projeto da faculdade, eu curso eng eletronica, e já sou formado em técnico em eletroeletronica, então podem usar um pouco de linguagem técnica se precisarem!! Eu to com um projeto na facul, de fazer um carrinho de controle remoto, eu selecionei os respectivos circuitos abaixo pra montagem, um é o receptor, e o outro o emissor, o emissor e receptor já vem prontos, cabendo a mim fazer o circuito para "criar o sinal" de cada função do carrinho. Mas o circuito, como podem ver ai, só possuem 4 funções, no caso D0, D1, D2, D3, que vão ser 4 funções para o carrinho, mas eu preciso de mais "funções", ou seja, de mais entradas, para que o carrinho tenha mais funções, então, tem como eu adicionar mais um codificador no emissor, e mais um decodificador no recepor, assim adicionando mais 4 entradas e saídas? Se sim, como? Se não, qual outro circuito eu posso utilizar para obter o numero de funções que eu preciso? (umas 6 ou 8 já são o suficiente) Eu já pesquisei sobre outros circuitos, e encontrei alguns com PIC, que possuem 8 "entradas", mas eu to sem muito tempo, e não tenho a placa pra programar o PIC e nem sei exatamente programar os PICs.Espero ter sido o mais claro possível, e me ajudem o quanto antes galera, tempo é dinheiro, e minha nota do semestre também hahaha!! Obrigado :D  

rf interface example.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR Observei que nesse link, o circuito que ele fez utiliza uma porta paralela, que deve ser conectada ao computador, certo? Realmente muito útil, consigo fazer nessa configuração, mas seria ainda mais interessante se eu pudesse controlar o meu carrinho, com um controle independente, como por exemplo, um controle portátil, como aqueles de um carrinho de controle remoto, ou então um controle que eu mesmo crie, para que o projeto fique o mais "portatil" e sem fio possível! Com este mesmo circuito, existe alguma maneira de remover a necessidade do uso do computador e da porta paralela, e no lugar de usar o pc como o "controle" usar um controle portátil, adaptando-o ao circuito emissor? O que eu tenho em mente é o seguinte: Usar no lugar do pc, um controle similar ao de carrinhos de controle remoto, para controlar o meu carrinho. É possivel com esse circuito? Se sim, como? Se não, existe algum outro circuito que eu possa utilizar? E quanto ao circuito receptor, para mim não resta dúvidas, consegui interpreta-lo sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Bem vinda ao nosso tópico :D Isso mesmo que você disse, e no cado, os botões para utilização dos canais (as funções na qual eu menciono) devem ser ligados nas dentradas D0 Até a D3, igualmente no emissor e no receptor! Mas nesse caso só possuem 4 funções, com esses CIs, e eu preciso de 8 :o Alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah... como não conheço 100% do ci achei que as linhas de endereço eram pinos. Sorry

 

Neste caso basta um codificador na entrada...

ABAAAfMTUAJ-2.jpg

 

e um decodificador na saída

Decodificador-BCD-Natural-Decimal.jpg

 

Com + dois controles de lambuja

 

Há vários ci´s com estas funções mas no momento não consigo pensar em + nada além de tomar uma.

Aguarde o môr...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz utilizando esse codificador que você disse, no meu emissor eu vou conseguir obter 10 funções para o meu carrinho?? Eu tenho que utilizar o codificador juntamente com o HTL2D ou somente o codificador? Então, como ficaria o circuito para eu montar, para tal configuração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@locoxhun ,

 

Se voce reparar bem no link que o @MOR postou, vai ver que tem um exemplo onde são usados 2 transmissores e 2 receptores, assim você tem até 8 controles independentes. Se quiser pode usar 3, e terá 12 controles. Não precisa usar nada de porta paralela, basta apenas você definir os endereços de cada transmissor e cada receptor.

 

Repare que voe terá apenas controles do tipo liga / desliga, e não terá nenhum controle com valores intermediários, que seriam muito úteis para pode controlar a velocidade e a direção exata.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

de fato, o codec que propus vai lhe permitir acionar 1 coisa por vez. Confirme isso numa simulação qualquer, pense 1 pouco e ache alguma alternativa. Afinal você é bem 'crescidinho' pois é "formado em técnico em eletroeletronica" (sic)

kk

Pra refletir... com mc fica mais versátil quiçá + barato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @aphawk Entendi! Mas então, no link que o  @Moyano me passou, eu não vou poder acionar mais de um dispositivo ao mesmo tempo? Pressionar dois botões simultaneamente e receber o acionamento na saída não vai ser possível? Por exemplo, não vou poder fazer o meu carrinho andar para frente e virar a direita ao mesmo tempo? E o exemplo do  @MOR consigo controlar simultaneamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk E o circuito que o @Moyano nos mostrou, também consigo controlar simultaneamente as funções? Uma outra duvida: se eu fizer como você disse, eu utilizar 2 HT12E no emissor e 2 HT12D no receptor, e fizer um endereçamento diferente para cada par (HT12E-HT12D), e ligar a saída dos HT12E em paralelo no emissor de RF, eu vou conseguir realmente obter 8 saídas para o meu carrinho? Funciona mesmo? E vou conseguir controlar mais de uma função simultaneamente?

E desculpem a minha empolgação, quero muito dar o meu melhor nesse projeto, tem premiação e tudo mais hahaha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Entendi! Cara, eu encontrei mais um outro, que me parece promissor também, e creio que vá funcionar como eu quero, vou colocar em imagem pra você dar sua opinião sobre. Consegui esse circuito, ele consiste em um codificador no emissor, mas com oito botões, posicionados de uma tal maneira, que quando eu venha a pressiona-los, eles irão aderir um endereçamento ao codificador, (repare no "set" de botões conectados ao A7, e também ao A0) fazendo com que o A7 ou o A0, receba o GND, juntamente com a função, fazendo com que o HT12E do emissor, "troque" o endereçamento momentaneamente, somente quando eu apertar o respectivo botão. Fazendo com que ele se adapte aos dois decodificadores no receptor, um com o enderaçamento sómente em A0, e o outro em A7, prontos para receber o comando devidamente endereçado. Você acha que esse meu circuito funciona pra minha necessidade?

post-657549-1388495417481.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk A unica condição então seria eu não apertar uma chave do conjunto de cima juntamente com o conjunto de baixo então, certo? E se eu usar 2 HT12E no emissor e 2 HT12D no receptor, cada um com um endereçamento próprio, funciona com as 8 funções que eu preciso e eu posso apertar ao mesmo tempo qualquer chave?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!