Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor substituto para um estabilizador? (no-break, filtro de linha, nenhum)


Posts recomendados

Bom pessoal, dei um upgrade no meu pc e as peças já estão prestes a chegar, porém desde que eu uso PC, sempre usei estabilizadores, entretanto eu não sabia sobre os seus "podres" e agora que eu estou um pouco mais informado, quero me livrar dele e saber o que devo (E se devo) usar algo no lugar (No-break, filtro de linha) ou se devo simplesmente ligar o PC na tomada (Fonte do PC: CX600 Corsair).

 

Desde já agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha como o nome já diz, serve para filtrar a linha (Rede Elétrica) de possíveis ruídos. Não sei se já ocorreu contigo, você liga algum motor (liquidificador) e sua tv ficar com chiados. Pronto! É para isso que basicamente serve o filtro de linha.
O No-Break é indicado para não ocorrer a parada brusca do equipamento. Os No-break que eu indico são os Senoidal On-line, pois seu PC ficará sempre alimentado pela bateria, logo seu computador nunca sentirá uma possível queda ou falta de energia elétrica (porém o investimento é maior), mesmo o no-break convencional, este ainda tem um tempo entre perceber a falta de energia e acionar as baterias.

Te aconselho como eletricista, verifique se tua tomada segue o padrão NBR 14136, também verifique se o aterramento existe e se está correto. Caso não esteja, faça o aterramento. Na tomada podes utilizar um DPS (dispositivo de proteção contra surto) de tipo 3, aí sim pode ligar o no-break e depois o seu pc.

 

Sobre o filtro de linha, a depender do no-break o mesmo já pode vir incluso, porém o ideal é puxar um circuito independente do quadro de distribuição para que o PC não possa sofrer interferências de outros equipamentos.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Streme disse:

Filtro de linha como o nome já diz, serve para filtrar a linha (Rede Elétrica) de possíveis ruídos. Não sei se já ocorreu contigo, você liga algum motor (liquidificador) e sua tv ficar com chiados. Pronto! É para isso que basicamente serve o filtro de linha.
O No-Break é indicado para não ocorrer a parada brusca do equipamento. Os No-break que eu indico são os Senoidal On-line, pois seu PC ficará sempre alimentado pela bateria, logo seu computador nunca sentirá uma possível queda ou falta de energia elétrica (porém o investimento é maior), mesmo o no-break convencional, este ainda tem um tempo entre perceber a falta de energia e acionar as baterias.

Te aconselho como eletricista, verifique se tua tomada segue o padrão NBR 14136, também verifique se o aterramento existe e se está correto. Caso não esteja, faça o aterramento. Na tomada podes utilizar um DPS (dispositivo de proteção contra surto) de tipo 3, aí sim pode ligar o no-break e depois o seu pc.

 

Sobre o filtro de linha, a depender do no-break o mesmo já pode vir incluso, porém o ideal é puxar um circuito independente do quadro de distribuição para que o PC não possa sofrer interferências de outros equipamentos.

 

Obrigado pela informação e pelas dicas, verifiquei aqui e sim, minha tomada segue o padrão NBR 14136 (Só não sei se é aterrada, vou verificar isso mais tarde com o pessoal aqui de casa), acabei de ver e infelizmente por agora não terei como adquirir um no-break, então vou verificar a possibilidade de fazer o que você falou e puxar um circuito só para o PC, então posso por enquanto simplesmente usar um filtro de linha? Além disso, gostaria de saber se você poderia me tirar outra dúvida, quando alguém acende a lampada da sala aqui de casa (cujo interruptor fica na mesma parede da tomada do PC, só que de lado oposto), meu PC reage desconectando boa parte dos dispositivos conectados (mouse, teclado, joystick) e então rapidamente os reconecta, gostaria de saber se esse é um problema comum e que poderia ser facilmente resolvido com o uso de um filtro de linha, DPS ou outro equipamento do gênero. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuri194 @Xbalanque Nunca use estabilizador, independentemente da fonte do computador. Estabilizador = lixo destrutivo. Também nunca use nobreak vagabundo, "shortbreak", pois pode danificar sua máquina do mesmo jeito (nobreak tem que ser senoidal). Opte por um bom filtro de linha. Recomendo Clamper.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Xbalanque disse:

Obrigado pela informação e pelas dicas, verifiquei aqui e sim, minha tomada segue o padrão NBR 14136 (Só não sei se é aterrada, vou verificar isso mais tarde com o pessoal aqui de casa), acabei de ver e infelizmente por agora não terei como adquirir um no-break, então vou verificar a possibilidade de fazer o que você falou e puxar um circuito só para o PC, então posso por enquanto simplesmente usar um filtro de linha? Além disso, gostaria de saber se você poderia me tirar outra dúvida, quando alguém acende a lampada da sala aqui de casa (cujo interruptor fica na mesma parede da tomada do PC, só que de lado oposto), meu PC reage desconectando boa parte dos dispositivos conectados (mouse, teclado, joystick) e então rapidamente os reconecta, gostaria de saber se esse é um problema comum e que poderia ser facilmente resolvido com o uso de um filtro de linha, DPS ou outro equipamento do gênero. 

 

Se ao ligar o interruptor de lâmpadas a tomada do PC sofre influência, sua instalação elétrica tem problemas, amigo. O que posso garantir é que usando um circuito independente para o PC, esse problema acabará. Caso constate que sua rede elétrica não tem aterramento, você poderá optar por fazer aterramento independente de tomada com haste para aterramento de 1metro e 20cm de 5/8 (cinco oitavos) ou aterrar o quadro de distribuição com uma haste de 2metros e 40cm de 5/8 (cinco oitavos)

 

O DPS que citei serve para surtos (seja por raio ou sobrecarga), se sua rede trabalha em 110v, ela tem um pico máximo suportado, caso o pico seja ultrapassado o DPS atua liberando o restante da tensão no aterramento, impedindo que o seu PC receba essa tensão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, hugocalife disse:

filtro de linha profissional clone f8 é bom? tenho usado ele por 3 anos e minha peça do computador esta chegando pois pretendo usar este filtro de linha que este comingo ou devo trocar?

Vários dos "filtros de linha" da Clone são simples extensões, sem nenhum tipo de proteção.

 

Veja neste tópico se o modelo que vocÊ tem já foi avaliado pelo @faller:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, braconius disse:

Vários dos "filtros de linha" da Clone são simples extensões, sem nenhum tipo de proteção.

 

Veja neste tópico se o modelo que vocÊ tem já foi avaliado pelo @faller:

 

dei alguma lida, vou querer compra um novo, dizem que é bom e mais atualizado http://www.waz.com.br/dps-5-tomadas-clamper-iclamper-energia-5-branco-10871-110298.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, hugocalife disse:

dei alguma lida, vou querer compra um novo, dizem que é bom e mais atualizado http://www.waz.com.br/dps-5-tomadas-clamper-iclamper-energia-5-branco-10871-110298.html

Sim, este é um excelente produto, porém, não tem proteção para telefonia e cabo coaxial, o que é imprescindível caso sua internet seja ADSL ou via TV à cabo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, braconius disse:

Sim, este é um excelente produto, porém, não tem proteção para telefonia e cabo coaxial, o que é imprescindível caso sua internet seja ADSL ou via TV à cabo.

minha internet é via tv a cabo, mas acho que tem problema não, se queima modem ele me da outro novo rsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, hugocalife disse:

minha internet é via tv a cabo, mas acho que tem problema não, se queima modem ele me da outro novo rsrs

Enquanto você continua achando que não tem problema nenhum pois se queimar, seu modem da internet a operadora vai lhe dar um novo, vamos apenas por curiosidade analisar o que acontece ai. Esse pensamento seu não é privilégio seu. A maioria absoluta dos compradores de filtro de linha /proteções assim pensam e desistem de adotar filtros com proteção para a linha telefônica ou TV a cabo justo por que acham que não vale a pena investir ai pois o que está em risco é o modem da operadora, ou o velho aparelho telefônico, a disco, vermelho, que era de sua avó!!!

 

Vamos ver o que costuma acontecer ai. Dispositivos ai ligados costumam dar problema não pela diferença de potencial entre as linhas, como o é na rede elétrica onde na maioria das vezes a tensão entre esses fios sobe até mesmo a mais de 1000 Volts e desse modo rompe a isolação elétrica das fontes em geral..

 

O problema ai se dá pela indução ou contato direto de algum dos fios envolvidos (Tv a cabo ou linha telefônica) com a energia de uma descarga elétrica, de um raio que desce da nuvem e vem a terra... (repare que tanto a linha telefônica quanto a TV a cabo são verdadeiras antenas coletivas espalhadas pela sua cidade, num raio às vezes de cerca de 5 km a coletar até raios infelizmente)

Ora. A única coisa que tens de fazer é tutoriar o raio, ensinar ao mesmo que ele deve ser restringir ao modem da operadora. Mesmo que ele tenha vindo, andado, se deslocado desde a nuvem por dezenas de quilometros de um absoluto nada, sem caminho algum, ele não deve passar, pular sobre o modem, para alcançar seu PC. Ensine a ele que isso é proibido. Ameace-o com uma suspensão, que vais falar com o juiz da lava-a-jato se ele se negar a entender que ele não pode passar naqueles 10 cm que é seu modem. Dê um castigo a ele se ele tentar.. Acho que não vai ser difícil, afinal, quando ele for passar por cima do modem que o separa do PC ele já vai estar cansado... Será fácil você convencê-lo...

 

Está publicado ai há algum tempo, só não leste por não querer:

Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo? 

 

Como escolher adequado filtro de linha para proteger seus equipamentos    

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!