Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida processadores e peças com uso de fonte genericas?


Posts recomendados

isso é mito cara ela funciona como todas as do mercado... o que pode ocorrer é ela não pode manter uma corrente instável de corrente e isso sim pode estragar os componentes do seu pc, por isso uma confiável sempre ira manter a corrente instável e não prejudica os componentes do seu pc... é mais caro, mas vale a pena ela aumenta a vida util do pc e não tem essa incerteza. e se houver uma queda grande de corrente com a fonte generica a placa trabalhará reduzida e o primeiro a sofre pane será seu HD senão o procssador, depois se insistir o resto de acaba. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, metroidfan disse:

Processadores intel e hds de notebook western digital e memorias ram ambos tem sua vida util encurtada pelo uso de fontes genericas ou a fonte generica destroi primeiro a placa-mãe não chegando a danificar essas peças?

 

Do que eu sei, dependendo da qualidade da fonte e da energia da sua casa, as peças mais sujeitas a queimar são primeiro a placa de vídeo (as pistas PCI recebem força direto - além dos conectores de 6-8 pinos) e os HDs corromperem, que são alimentados direto pela fonte. Aí vem as memórias e a CPU, que são alimentadas secundáriamente pelo VRM.

 

A fonte é uma das peças mais importantes do PC, se não for a mais importante. Sem contar que algumas fontes xing-ling correm o risco de explodirem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, metroidfan disse:

a energigia q a fonte envia quando é instavel já queima as peças na hora ou encurta a vida util delas?

 

Não, acontece com o tempo, mas você pode instalar uma fonte genérica hoje, horas depois ter um pico de luz e ela explodir ou queimar / danificar uma peça. 

 

Você já tem uma fonte genérica e está com medo de queimar as peças ou quer comprar uma?

 

Se você já tem a fonte, eu trocaria a fonte assim que possível mesmo. Se estiver curto de grana, tem uns modelos de fonte baratos e bons que o pessoal indica para quem está montando PCs de lan house, etc. Pergunte na seção de fontes.

 

Se você quer comprar uma fonte genérica, eu não faria isso nem a pau. Você gasta dinheiro para montar um micro de depois começa a perder as peças. Sem contar que quando queima ou danifica uma peça e o micro começa a dar tela azul, iniciar, não ligar, é um terror para descobrir o que foi que queimou. Literalmente inferno astral informático.

 

E não use o estabilizador (danifica o computador), mas um bom filtro de linha. Veja na seção de fontes e energia se quiser um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar CrystalDiskInfo para o HD e Memtes64 para as memórias. Obviamente não vai dizer quanto tempo de uso você ainda tem com essas peças, mas vai indicar alguma seção corrompida ou ruim do HD ou das memórias. No HD ainda dá para conviver com seções corrompidas, mas se a memória apresentar erros, muito provavelmente você vai conviver com travamentos e telas azuis durante a operação do micro, já que a memória RAM carrega os programas que você está utilizando no momento. Aí eu recomendo trocar as memórias.

 

O CrystalDisk é fácil de usar. O Memtest você tem que gravar o arquivo em um CD ou pendrive para fazer o boot por ele para iniciar o teste. Se tiver dois pentes de memória, faça um de cada vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ja usei o CrystalDisk mas nao sabia q ele mostrava algum erro proveniente da fonte q ocasionou

o memtest mostra se a memoria teve também algum erro decorrente da eletroestatica? e para o processador o q devo usar para saber se ele teve algum erro ocasionado pela fonte? eu uso um intel core i3 2120

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Memtest é para saber se está com erros em geral. Não existe software para descobrir se a fonte afetou o seu hardware e quanto tempo de vida ele ainda tem :) Existe software para descobrir se o hardware está com problemas, entende?

 

Para a CPU não tem software de análise, mas você pode fazer um stress test nele com o AIDA64. Só tome cuidado com as temperaturas se estiver usando um cooler box. Não deixe passar de 70-75ºC. Se passar, desligue o programa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiz uma analise no meu hd com o crystal e apareceu: current pending sector count, tem reparo isso?

dizem q o memtest estressa muito as memorias a ponto de danifica-las, é verdade?

eu nao pretendo fazer esse teste de estresse do ainda64 porque pode danificar a cpu, queria apenas algum programa q nostre se tem algum erro no cpu

 

 

hd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qto as outras perguntas:

dizem q o memtest estressa muito as memorias a ponto de danifica-las, é verdade?

eu nao pretendo fazer esse teste de estresse do ainda64 porque pode danificar a cpu, queria apenas algum programa q mostre se tem algum erro no cpu

 

o memtest mostra se tem algum erro ocasionado por eletroestatica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, metroidfan disse:

Processadores intel e hds de notebook western digital e memorias ram ambos tem sua vida util encurtada pelo uso de fontes genericas ou a fonte generica destroi primeiro a placa-mãe não chegando a danificar essas peças?

 

Depende, se você olhar um teste de uma fonte genérica típica, vera que muitas delas meio que se "comportam" razoavelmente bem quando se exige pouco delas, tipo ate uns 150~200W... mas basta o PC puxar um pouco mais que as tensões caem e o nível de ruído vai nas alturas, e se puxar um pouco mais a fonte ate explode...

 

Em muitas fontes genéricas, o fabricante não instala os filtros de saída pra economizar uns trocados, nesses casos, o regulador de tensão da placa-mãe que terá que se virar pra se livrar dos ruídos, ate onde ele for capaz de aguentar, dai ser meio comum pegar placas mãe com capacitores estufados ou com capacitância reduzida, que queimam um pente de memória a cada 6 meses ou menos.

 

No caso de HDs, a principal causa de desgaste vem do numero de partidas/paradas dos discos, notebooks geralmente tem um gerenciamento de energia mais agressivo, com o HD sendo desligado mais vezes, o que encurta a vida deles.

 

Ja a principal causa de badblocks em HDs são impactos das cabeças de leitura contra os discos, dai dependem do cuidado do usuário em não bater no PC, e no caso de notebooks, não movimenta-lo bruscamente enquanto o mesmo estiver ligado...

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo eu tive fontes genericas da goldentec e leadership, meu pc tinha intel core i3 2120 e 4gb de ram ddr3 hd 500 gb sem placa vga usando o hd graphics no maximo para rodar pes 2015, qto isso puxa? é o suficiente para a fonte ficar instavel e fornecer energia acima do correto danificando as peças do PC? nessas fontes o regular de tensão tem problemas e acarreta erros  placas mãe com capacitores estufados ou com capacitância reduzida, que queimam um pente de memória a cada 6 meses ou menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@metroidfan

 

Fonte genérica é uma Roleta Russa.. Cedo ou tarde, acontece a mer**..

 

Tem fontes genéricas que se comportam bem até certo ponto.. Tem outras que dão problemas só de ligar.. 

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-leadership-4740-de-400-w/2482/7

 

Você precisaria de testes, como o CdH fazia, pra saber o comportamento dela, em relação a carga aplicada.. E sim, o uso de uma fonte dessas pode resultar em todo tipo de problema imaginável, em médio ou até curto prazo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dizem q o memtest estressa muito as memorias a ponto de danifica-las, é verdade?

eu nao pretendo fazer esse teste de estresse do ainda64 porque pode danificar a cpu, queria apenas algum programa q mostre se tem algum erro no cpu

 

o memtest mostra se tem algum erro ocasionado por eletroestatica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo q eu entendi a estatica danifica a memoria a curto ou longo prazo prazo, tipo: com a estatica a peça durará menos q sem ela

 

ja q o memtest nao danifica e encurta a vida dos pentes então eu vou usar ele mas só funciona se gravar em CD? para saber se o HD vai apresentar defeito vou usar o Crystal Discinfo, ele é o recomendado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@metroidfan

 

Se você agora já está utilizando uma fonte boa e não está tendo problemas no seu PC como por exemplo congelamento de tela, tela azul, processador trabalhando em uma velocidade menor do que deveria, coisas parando de responder do nada, suas peças estão ok em um certo nível.

 

Eu gostaria de ver o resto da barrinha dessa Screenshot do CrystalDisk aí pra ver se é bad block.

 

Se for bad block já aconselharia fazer um backup do HD, não quer dizer que ele vai dar problema, mas quer dizer que a vida útil dele já está mais curta.

 

Rodar testes como esses é bom pra se prevenir mas não adianta ficar nesse sofrimento por antecipação achando que todas as peças do seu PC estejam danificadas. Mesmo que com uma fonte explodindo isso seja possível, é bem raro ainda.

 

Seu HD já rodou + de 3 anos, isso em tempo total de uso, é comum HD's apresentarem falhas ou bad blocks com esse tempo de uso, nem sempre quer dizer que seu HD está morrendo ou que foi a fonte que ocasionou isso.

 

No mais nunca vi relatos que MemTest encurta vida util de memorias então não sei te dizer. O Crystaldisc é um programa muito bom pra ver defeitos no HD mas ainda tem o HD Tune que você pode inclusive rodar um Error Scan.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!