Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Pessoal, infelizmente tenho pouco conhecimento sobre fonte, quero tirar duvida sobre tensões sobre fonte, pois muitas as vezes achamos que o problema está sistema operacional, ou no hd e até mesmo na memoria ram, o problema pode estar na fonte, quero tirar duvidas sobre as tensão 5 v, 3.3 v, e 12 v e -12 v  e qual é taxa mínima para - 12volts, pois comprei cincos fontes aqui para a empresa e umas 4 estavam entre -10.47, -11.02 e -11.40 pelo multímetro Digital  isso pode dar algum problema no pc?

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, girelli1985 disse:

Bom dia Pessoal, infelizmente tenho pouco conhecimento sobre fonte, quero tirar duvida sobre tensões sobre fonte, pois muitas as vezes achamos que o problema está sistema operacional, ou no hd e até mesmo na memoria ram, o problema pode estar na fonte, quero tirar duvidas sobre as tensão 5 v, 3.3 v, e 12 v e -12 v  e qual é taxa mínima para - 12volts, pois comprei cincos fontes aqui para a empresa e umas 4 estavam entre -10.47, -11.02 e -11.40 pelo multímetro Digital  isso pode dar algum problema no pc?

Se não me engano, segundo os padrões ATX, a toletância máxima de variação é de 5% para mais ou para menos.

Qualquer valor além disso está incorreto e pode provocar funcionamento errático nos equipamentos.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, braconius disse:
4 minutos atrás, braconius disse:

Se não me engano, segundo os padrões ATX, a toletância máxima de variação é de 5% para mais ou para menos.

Qualquer valor além disso está incorreto e pode provocar funcionamento errático nos equipamentos.

então por exemplo  tensão de -12v deveria ser -11.95 ou 12.5?

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, girelli1985 disse:

então por exemplo  tensão de -12v deveria ser -11.95 ou 12.5?

Nas aulas que tive de matemática, 5% de 12 equivale à 0,6, resultando numa tolerância de 11,4v até 12,6v! =P

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, braconius disse:

Nas aulas que tive de matemática, 5% de 12 equivale à 0,6, resultando numa tolerância de 11,4v até 12,6v! =P

obrigado amigo, mas essa tensão de -12volts qual é o papel dela?

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, girelli1985 disse:

obrigado amigo, mas essa tensão de -12volts qual é o papel dela?

Boa pergunta!!!

@faller @Jorno, podem nos ajudar? No google, quando se pesquisa sobre isso, não volta muita coisa sobre o assunto correto.

• Curtir 1
Postado
37 minutos atrás, braconius disse:

Boa pergunta!!!

@faller @Jorno, podem nos ajudar? No google, quando se pesquisa sobre isso, não volta muita coisa sobre o assunto correto.

olá amigo sou novo neste fórum, mas cliquei no @faller e postei nossas dúvidas, concernente essa tensão negativa -12 volts da fonte de alimentação atx

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A tolerância prevista pelos padrões ATX para as linhas de -5 e de -12 Volts é de +-10%. As demais tensões tem tolerância de +-5%.

Não sei porque tamanha preocupação com a linha de -12 Volts responsável por tarefas secundárias em um PC como por exemplo comunicação série e representa algo como 2% da potência entregue por essa fonte, em média..

Consulte esse bom material do Gabriel Torres:  forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1157804-duvida-sobre-fonte-atx/

• Curtir 2
Postado
35 minutos atrás, faller disse:

A tolerância prevista pelos padrões ATX para as linhas de -5 e de -12 Volts é de +-10%. As demais tensões tem tolerância de +-5%.

Não sei porque tamanha preocupação com a linha de -12 Volts responsável por tarefas secundárias em um PC como por exemplo comunicação série e representa algo como 2% da potência entregue por essa fonte, em média..

Consulte esse bom material do Gabriel Torres:  forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1157804-duvida-sobre-fonte-atx/

Boa tarde amigo, obrigado pelo esclarecimento, é porque eu trabalho numa empresa de contabilidade de 8 as 18hs e de segunda a sexta, e os computadores ficam ligados direto, visto que os computadores tem que apresentar um bom desempenho, para aguentar o trampo diário, atualmente estamos usando fontes de 200 watts e 230 watts real, poderia me dá alguma sugestão @faller ?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não sei se teu trabalho é ligado a TI ou somente trabalhas na empresa, em outra área..

Sua aplicação típica se dá na comunicação serial...

Por acaso usas ai ??

pc_rearview.jpg

Ademais, se queres garantia de fonte boa, eficaz, que lhe garanta desempenho, adote fontes de boa qualidade e não porcarias genéricas ao invés de ficar preocupado com a saída de -12 Volts

• Curtir 2
Postado
4 horas atrás, faller disse:

Não sei se teu trabalho é ligado a TI ou somente trabalhas na empresa, em outra área..

Sua aplicação típica se dá na comunicação serial...

Por acaso usas ai ??

pc_rearview.jpg

Ademais, se queres garantia de fonte boa, eficaz, que lhe garanta desempenho, adote fontes de boa qualidade e não porcarias genéricas ao invés de ficar preocupado com a saída de -12 Volts

obrigado bastante esclarecedor

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@girelli1985 Vocês usam fontes de "200W ou 230W reais"? Você quis dizer porcarias genéricas então, correto? Daquelas que queimam computador? As chinesinhas de R$30,00 que dá pra comprar na lojinha da esquina logo ali? 

Diga os modelos de todas as fontes que vocês usam. Mas é certo que não prestam.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Foxwalt disse:

@girelli1985 Vocês usam fontes de "200W ou 230W reais"? Você quis dizer porcarias genéricas então, correto? Daquelas que queimam computador? As chinesinhas de R$30,00 que dá pra comprar na lojinha da esquina logo ali? 

Diga os modelos de todas as fontes que vocês usam. Mas é certo que não prestam.

wise 200w e 220w, bluecase 200w, power supply 200w e pc top 200w

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
agora, girelli1985 disse:

qual você poderia me indicar?

Os computadores são usados apenas para fins empresariais, correto? Imagino que sejam computadores mais simples, portanto. De qualquer forma, você poderia descrever a configuração deles?

Ah, mais uma coisa: você usa estabilizador ou algo do tipo? Não use.

• Curtir 2
Postado
12 minutos atrás, Foxwalt disse:

Os computadores são usados apenas para fins empresariais, correto? Imagino que sejam computadores mais simples, portanto. De qualquer forma, você poderia descrever a configuração deles?

Ah, mais uma coisa: você usa estabilizador ou algo do tipo? Não use.

@Foxwalt  apenas um 1 HD, entre 80gb a 500gb, para usuarios, processadores intel celeron e intel pentium, e a maioria e com 2gb de memoria ram, utlizamos nobreaks 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
1 minuto atrás, girelli1985 disse:

apenas um 1 HD, entre 80gb a 500gb, para usuarios, processadores intel celeron e intel pentium, e a maioria e com 2gb de memoria ram

A fonte mínima confiável que você vai encontrar e que é barata é a Seasonic 350W. Você só vai encontrar pela Internet e usada, mas é uma fonte segura e de excelente qualidade. Como essas fontes são menores, será necessário usar adaptadores para fixá-las corretamente nos gabinetes. 

Das fontes novas e com qualidade comprovada por testes, fica a recomendação da PCYes!, Corsair ou EVGA de 430W. Essas fontes são muito exageradas para os computadores? Sim, são, mas são produtos de excelente qualidade, muito bem conhecidos e recomendados. Outras fontes a citar seriam a XFX XT de 400W, que não tem testes comprovando sua qualidade mas fica pela fama impecável da marca, e a Sharkoon SFX-350W, bem recomendada aqui no Fórum (também sem testes para confirmar sua qualidade e ainda com a necessidade de usar adaptador).

11 minutos atrás, girelli1985 disse:

utlizamos nobreaks 

Qual modelo?

• Curtir 2
Postado
4 minutos atrás, Foxwalt disse:

A fonte mínima confiável que você vai encontrar e que é barata é a Seasonic 350W. Você só vai encontrar pela Internet e usada, mas é uma fonte segura e de excelente qualidade. Como essas fontes são menores, será necessário usar adaptadores para fixá-las corretamente nos gabinetes. 

Das fontes novas e com qualidade comprovada por testes, fica a recomendação da PCYes!, Corsair ou EVGA de 430W. Essas fontes são muito exageradas para os computadores? Sim, são, mas são produtos de excelente qualidade, muito bem conhecidos e recomendados. Outras fontes a citar seriam a XFX XT de 400W, que não tem testes comprovando sua qualidade mas fica pela fama impecável da marca, e a Sharkoon SFX-350W, bem recomendada aqui no Fórum (também sem testes para confirmar sua qualidade e ainda com a necessidade de usar adaptador).

Qual modelo?

sms, nhs, ragtec, mas a maioria é sms @Foxwalt

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
1 minuto atrás, girelli1985 disse:

sms, nhs, ragtec, mas a maioria é sms @Foxwalt

Quero saber o modelo, não a marca.

Se não for senoidal, você tem mais um problema que afeta a segurança dos seus computadores.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Foxwalt disse:

Quero saber o modelo, não a marca.

Se não for senoidal, você tem mais um problema que afeta a segurança dos seus computadores.

@Foxwalt para essas maquinas esse tipo de fonte não presta, né e a maioria das fontes aqui é entre 200w e 230w 

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
53 minutos atrás, girelli1985 disse:

@Foxwalt para essas maquinas esse tipo de fonte não presta, né e a maioria das fontes aqui é entre 200w e 230w 

Sim, nenhuma das fontes que você citou presta, isso para qualquer computador. Para as configurações que você citou, 200W já seriam mais que suficientes. O problema não é a potência e sim a qualidade da energia. Entenda: fontes ruins possuem baixa eficiência, apresentam tensões desreguladas, altos níveis de oscilação e ruídos, e por aí vai... Vão matando seu computador aos poucos. Quando elas queimam, podem levar alguns componentes ou tudo junto.

O que preciso saber agora é o modelo do seu nobreak, porque acredito que vai ser outro problema... Provavelmente não é senoidal.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Foxwalt disse:

Qual modelo?

@Foxwalt  SMS 1400 VA , A MAIORIA

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!