Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

De quanto em quanto tempo é recomendado trocar a pasta térmica?


Posts recomendados

Queria saber quanto tempo dura uma pasta térmica, e de quanto em quanto tempo é recomendado trocar do processador e da placa de vídeo. E se eu colocar uma pasta térmica de melhor qualidade, a temperatura dos componentes irá diminuir um pouco em relação a uma pasta genérica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Ailton Power na verdade a função da pasta térmica é conduzir o calor do processador para o dissipador de maneira rápida, a fim de reduzir a temperatura. Trocar a pasta de 10 em 10 anos? WTF, 99,99% dos usuários não ficam com a mesma máquina por todo esse tempo, não é a toa que quase não vemos pessoas por aí usando um PC de 2006 atualmente.

 

@Gustavo Totti Xará, depende muito da pasta que você tem em uso atualmente. Alguma ressecam mais rápido, outras menos. No geral eu recomendaria trocar a cada 1 ano/1 ano e meio. E sim, uma pasta térmica de melhor qualidade vai deixar seu componente mais "fresco" em relação a uma de qualidade inferior, você pode conferir isto nos dois reviews que irei deixar abaixo.

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/vale-a-pena-pagar-mais-por-uma-pasta-termica-cara/3217

http://www.tomshardware.com/reviews/thermal-paste-performance-benchmark,3616.html

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa trocar a pasta de mês em mês - vai arrebentar com a placa-mãe e o cooler rapidinho e é completamente desnecessário. Também multiplica por mil a chance de acidentes, deixar uma chave cair na placa-mãe, entortar alguma coisa, dar zika. Micro não é hambúrguer, não precisa virar na chapa a cada cinco minutos.

 

Se for trocar de dez em dez anos, você vai vender ou jogar fora o micro antes.

 

Se a pasta for decente, de uma Z5 para cima, troque de dois em dois anos que está maaaaais do que bom. A minha MX-4 eu troquei depois de três anos e meio e estava como nova, com viscosidade perfeita. 

 

Limpeza - faça de acordo com a sua casa. O meu quarto tem poeira, então eu costumo limpar de seis em seis meses, mas sem desmontar o micro - eu costumo tirar a placa de vídeo. Eu só desmonto parcialmente o micro a cada dois ou três anos ou quando eu faço uma troca de hardware e aproveito para fazer uma limpeza geral.

 

Meu outro micro fica em um quarto sem poeira e eu faço uma limpeza a cada ano ou dois.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

@gustavodbg Primeiramente, computadores seja ele com pentium até um core i7 da ultima geração eles vão dura ate seus 20,30,40 anos se for bem usados de forma correta, tem pentium antigos que funcionam até hoje, a pasta terminca ela dura no maximo 12 anos se for um computador limpo e sem sujeiras por causa da sujeira a tendencia e fazer o calor subir, o processador esquentar mais e fazer com que a pasta térmica fique de fato mais vulnerável a menos durabilidade ok? 
sua afirmação foi essa...
99,99% dos usuários não ficam com a mesma máquina por todo esse tempo, não é a toa que quase não vemos pessoas por aí usando um PC de 2006 atualmente. 

99,99% como você mesmo disse está errado ok, primeiro que computadores antigos ainda funcionam com a mesma pasta térmica e outros ja foram substituidos por normas de empresa ou por causa de casos especificos ok? Agora os usuários desses computadores eles trocam de computador a cada 1 ano ou menos ou mais porque não sabem utilizar uma maquina de forma corretam, porque esses processadores por tras de tudo isso tem uma tecnologia muito mais avançada que os antigos pentium que duravam anos, e tem pentium ate hoje que funcionam que nunca deram problemas.

Pasta terminca ela deve ser substituida porque uma limpeza de computador limpeza de telas/filtros de poeira como os novos gabinetes gamers fazem, no momento que você abre o pc pra movimentar alguma fiação ou troca de placa de video ou limpeza do computador em geral, A tendencia e modificar ou trocar a pasta terminca para ter um novo fluxo de refrigeração limpa dentro do computador ou um novo fluxo de vendo por limpeza dos filtros! Hoje o foco dos computadores no planeta em geral e os games, e exigem muito mais de limpeza e de um fluxo de vento de menor Grau para manter a estabilidade do computador funcionar tranquilo! Eu recomendo a troca da pasta terminca de 8 meses cada, ou menos caso abra o computador para fazer limpeza junto da troca da pasta terminca da placa de video juntos para terem o mesmo fluxo e tempo de uso.

Lembrando o processador pode durar vários anos sem ser danificado se for utilizado de forma correta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa quanta besteira lida aqui, com todo respeito e sem desmerecer ninguem viu....

 

Mas troca de pasta termica em meses? 3 em 3 meses? de 8 em 8 meses? Gente, pasta boa se troca em anos, pasta boa se poe lá e esquece, é só ir monitorando sempre a temperatura do processador, se do nada começar a esquentar um pouco mais, aí é hora de trocar.

 

Trocar toda hora é até ruim, porque pode até danificar a placa-mãe e/ou processador....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

Em 25/11/2019 às 08:31, rickrj disse:

Nossa quanta besteira lida aqui, com todo respeito e sem desmerecer ninguem viu....

 

Mas troca de pasta termica em meses? 3 em 3 meses? de 8 em 8 meses? Gente, pasta boa se troca em anos, pasta boa se poe lá e esquece, é só ir monitorando sempre a temperatura do processador, se do nada começar a esquentar um pouco mais, aí é hora de trocar.

 

Trocar toda hora é até ruim, porque pode até danificar a placa-mãe e/ou processador....

Eu não troco a minha desde que instalei novo cooler no meu processador há 6 anos e queria renovar justamente para ter meus 20 graus de resfriamento de volta hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Thiago Suzuki disse:

 

Eu não troco a minha desde que instalei novo cooler no meu processador há 6 anos e queria renovar justamente para ter meus 20 graus de resfriamento de volta hahahaha

Bem, como eu já tinha dito lá em cima, está na hora de trocar então, simples....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2019 às 21:13, Bruno Valerio Machado disse:

eles vão dura ate seus 20,30,40 anos se for bem usados de forma correta, tem pentium antigos que funcionam até hoje

Computadores de 20, 30, 40 anos?? 🤨
Os PCs viram sucata muito, mas muito antes disso. Os processadores de 

20 anos atrás: Pentium 4, 1.4 GHz
30: Intel 386, 25 MHz
40: Intel 8088, 8 MHz

Tem que forçar muuuuuuito a barra pra dizer que esses processadores ainda são usáveis pra qualquer coisa que não aplicações bem específicas (tipo rodar jogos em DOS, programas antigos e coisas do tipo).

 

Em 25/11/2019 às 08:31, rickrj disse:

Gente, pasta boa se troca em anos, pasta boa se poe lá e esquece, é só ir monitorando sempre a temperatura do processador, se do nada começar a esquentar um pouco mais, aí é hora de trocar.

De acordo, uma pasta boa dura no mínimo 1~2 anos antes de começar a perder desempenho e mais vários outros até perder desempenho a ponto de ser necessária a troca.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...