Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boma dia, 

alguém pode me dar uma ajuda em um projeto meu.... a ideia é um sistema de fim de curso com chave switch que, ao acionado inverta a polaridade do motor, fazendo o sistema voltar.

Coisa pequena, motor em 5v e baixa amp... ele vai girar um eixo roscado que leva uma porca, quando essa porca chegar ao final de um lado do eixo, o motor inverte o sentido e faz com que a porca volte, quando chegar do outro lado, mais um switch que faz ele voltar dnv,, ou seja fica em um looping vai e vem.

Estou usando a ideia de um vídeo do youtube (com 2 relés e os 2 switchs) mas o cidadão não deixou o esquema e não tive sucesso no projeto!

 

 

Alguém pode me dar uma força? montei os 2 relés de 5v (5pinos) com o motor, mas os switch é temporário então, ele inverte mas logo que desativa a chave ele volta e fica nisso, acredito que esteja faltando algum componente para o meu exito..

Valeuu!

Postado

Está faltando você conectar corretamente os contatos NA/NF entre os relés a partir da chave fim-de-curso para ficar no looping. Mande fotos do que já tem e como está montado, por favor.

Postado

O fio branco ta indo p/ o motor, fios da esquerda são do comum. depois posso fazer o esquema caso não de para ver.... eu estava tentando os switch na protoboard então não estão na foto!

12939354_2011241805766764_1753114957_n.jpg

Postado

Identifica os contatos do relé, por favor. Está faltando um fio que vai para o motor, já que ele deve girar para os 2 lados, são 3 fios (comum, direita e esquerda).

Postado

Opa, vamos la... eu uni os 3 fios que iriam para o motor em 2 no próprio relé, para evitar enrolação de fios. da na mesma que ligar os 3 no motor. alimentação dos relés está em paralelo. os switch vão na alimentação do relé? estava fazendo assim, talvez por isso não consegui!12910891_2011264875764457_126741834_n.jpg

aqui acho q da pra ver melhor

12939167_2011267619097516_1989544143_n.jpg

Postado

Não é a mesma coisa com 2 fios. Vai faltar o comum para um dos enrolamentos do motor. Como ele gira para os 2 lados, são 2 enrolamentos. Grotesca e rapidamente, faria assim..

Comando reversao 5V.pdf

 

EDIT:

No desenho ficou errado o comum do switch. Pega do positivo e não do negativo.

Postado

hmm,, vou testar... mas meu motor só tem 2 fios, onde ligo o 3º? PS: assim como fiz, acionando e desacionando os relés ele gira para os 2 lados!

 

Vou testar no teu esquema aqui! Valeuu

Postado

Posta o  modelo do motor. Com 2 fios o que desenhei não serve. Deve girar invertendo polaridade, provavelmente. Vou redesenhar então.

Postado

Amigo imagine uma chave H que você conseguirá fazer esse esquema

Pois a única diferença e que o reed irá vira a chave e não só mão 

 

Outra coisa inverta o esquema de trás pra frente

Postado

 

Tente isso e veja se dá certo!

Partida: Acione momentaneamente uma das chaves (Ch1 ou Ch2).

Se o (carrinho) motor for para o sentido errado, inverta a polaridade do motor.

Não testei. Nos diga se funciona.

 

MOR_AL

Motor.jpg

  • Curtir 2
  • 2 anos depois...
Postado

Talvez tenha passado algum tempo mas fica a sugestão para os que estão vendo a partir de agora.
 

Me deparei com o mesmo vídeo e tentando descobrir o circuito.
O vídeo deve ter usado um rele duplo, mas como eu tinha um monte de reles simples adaptei para o que eu tinha.
Usei alguns diodos para evitar descargas dos relés e do motor, e um outro diodo para polarizar o circuito.
Atenção nos switches, um é "conectado em repouso" e outro é "desconectado em repouso".

Irei utilizar o circuito numa bobinadeira de transformadores, para acionar um guia que move o fio de um lado para o outro enquanto enrola o carretel da bobina. No meu projeto irei ainda inserir um regulador de velocidade PWM na saída terra do motor, para controlar o motor sem interferir no circuito do rele. 

Qualquer dúvida ou sugestão comentem.

 

 

 

estudo esquema reverso.jpg

  • Curtir 2
  • Amei 1
Postado

@tiago valente , parabéns! Fizeste um comando simples e funcional.

Algumas observações para melhorar o que já está bom:

- O primeiro diodo logo após o fim de curso azul, tá sobrando.

- Os relés devem ficar em paralelo, não em série, a não ser que esteja utilizando relés de 5V numa linha de 12V, o que até explicaria o diodo acima citado. Caso esteja associando em série para acomodar as tensões, verifique se a resistências das bobinas são razoavelmente iguais para não ter surpresas desagradáveis.

- Sobre o diodo roda livre em paralelo as bobinas de relé: tenha em mente que isso retarda o desligamento dos relés. Se a intenção é evitar o faiscamento nos contatos de fim de curso, ao menos coloque um resistor em série ao diodo que tenha pelo menos 5X a resistência das bobinas. Isso acelerará o desligamento, o pico de tensão nos contatos será de 5X 12V = 60V = não há abertura de arco nos contatos com 60V.

- O faiscamento do motor sobre os contatos durante as manobras: se fica difícil fazer com diodo roda livre fica fácil de se fazer com:

  1 - diodo TVS costa a costa ou bidirecional

  2 - Varistor de baixa tensão

  3 - RC série em paralelo ao motor. Por exemplo: 22R com 220nF de filme.

  • Curtir 2
Postado
Em 24/05/2018 às 05:51, Sérgio Lembo disse:

@tiago valente , parabéns! Fizeste um comando simples e funcional.

Algumas observações para melhorar o que já está bom:

- O primeiro diodo logo após o fim de curso azul, tá sobrando.

- Os relés devem ficar em paralelo, não em série, a não ser que esteja utilizando relés de 5V numa linha de 12V, o que até explicaria o diodo acima citado. Caso esteja associando em série para acomodar as tensões, verifique se a resistências das bobinas são razoavelmente iguais para não ter surpresas desagradáveis.

- Sobre o diodo roda livre em paralelo as bobinas de relé: tenha em mente que isso retarda o desligamento dos relés. Se a intenção é evitar o faiscamento nos contatos de fim de curso, ao menos coloque um resistor em série ao diodo que tenha pelo menos 5X a resistência das bobinas. Isso acelerará o desligamento, o pico de tensão nos contatos será de 5X 12V = 60V = não há abertura de arco nos contatos com 60V.

- O faiscamento do motor sobre os contatos durante as manobras: se fica difícil fazer com diodo roda livre fica fácil de se fazer com:

  1 - diodo TVS costa a costa ou bidirecional

  2 - Varistor de baixa tensão

  3 - RC série em paralelo ao motor. Por exemplo: 22R com 220nF de filme.

 

Obrigado Sérgio.

Não sou muito experiente em eletrônica mas resolvi me dedicar um pouco para resolver uma necessidade pessoal.

O estudo deu muito certo, o ponto diferencial é garantir o movimento do motor em baixíssima velocidade sem perder o torque, e em alta ter um efeito mais uniforme.

 

Segui suas dicas:

Sim o diodo estava sobrando. Fiz alguns upgrades e vou repostá-lo abaixo.
Alterei os reles em paralelo conforme você indicou.
Mantive os diodos roda livre para evitar o faiscamento. Tomei choque nos testes, realmente a corrente aparece ali.

Retifiquei a corrente do motor para 5 volts para não sobrecarregá-lo, obter melhor funcionamento do mesmo e evitar que a corrente que passa no motor (reles em repouso) ativem os relês (12v).
Mesmo assim esse vazamento para os reles atrapalhou o controle de velocidade do motor em baixas rotações, fazendo com que o retorno (reles em repouso) aumentasse consideravelmente a velocidade do motor. Preparei então o BC547 para garantir o terra desconectado até o final do percurso, com um resistência maior no coletor, garantindo que ele não ative com sinal fraco. Eu tentei montar esse circuito do transistor na posição do diodo acima dos relês mas não obtive sucesso.

 

Incrementei o circuito com um sistema de controle por pulso. Pequei as referências na web, sobretudo as velhas dicas do maestro Newton Braga, mesclei algumas propostas e deixei o oscilador com pulsos somente de crista com intervalos, com isso o motor gira com micropulsos visíveis e não perde torque. Foi essencial para que o meu projeto funcionasse com sucesso.
O pulso em alta frequência não conseguia ativar o motor com eficiência em baixa rotação.

 

Esse projeto foi utilizado para um sistema de avanço de fio em bobinadeiras / enroladeiras de transformador e bobinas. Utilizei a mecânica de um leitor de CD para a parte mecânica. Coloquei também um vídeo com uma breve apresentação. Espero que ajude outros a desenvolverem seus projetos.

 

 

estudo esquema reverso PWM.jpg

  • Curtir 2
Postado

@tiago valente , tem uma inconsistência no seu desenho quando representa os fins de curso: no superior (azul) foi desenhado um contato normalmente aberto. Colocando-se co mo foi desenhado funciona. Se colocar um normal fechado (normal closed) não funciona e na legenda está escrito NC. Vale o mesmo para o fim de curso vermelho. Necessita ser normal fechado como está representado no desenho. Se colocar um normal aberto (normal open) não funciona e na legenda está NO.

Vamos falar do desenho: o uso do diodo que está entre o comum do primeiro relé e sua própria bobina é um truque de baixo custo para se evitar a compra de mais um relé ou o uso de um relé com 2 contatos. Para que o relé tenha um comportamento estável é necessário que a alimentação seja estável e que o motor não descarregue corrente no relé.

De forma didática, vamos primeiro ver o controle do vai e vem. É um controle típico de liga-desliga nos relés que, na configuração dos contatos faz com que o motor alterne o sentido de rotação, apenas isso. As chaves de fim de curso podem ser colocadas na parte superior ou inferior do circuito, juntas ou separadas, tanto faz. A única regra é que o contato de selo fique sempre paralelo ao NA. Para se economizar um contato de relé estava sendo utilizado um diodo mas se as correntes de retorno do motor estão ocasionando instabilidades o melhor é gastar um pouco a mais e fazer com contato como fiz no desenho.

O circuito:

- Temos o típico comando elétrico de liga-desliga usando os contatos para fazer a reversão do motor.

- A alimentação dos relés e do motor, embora tendam a ser a mesma deixei em separado para eventuais adaptações de tensão de trabalho do motor e tensão nominal das bobinas dos relés.

- Nos GNDs fiz a diferenciação dos GNDs de potência e controle.

- A polarização do 555 usado no PWM foi omitida e o restart está sendo utilizado no controle de ativação do PWM.

- O primeiro 555 fou usado como um controle de liga-desliga do PWM. Quando se iniciar o bobinamento o transistor Q2 força o primeiro 555 a ter 1 na saida e o 555 do PWM começa a oscilar, movimentando o motor. Quando o bobinamento termina, Q2 llibera a linha de comando e a tensão fica a 1/2Vcc. Assim que o carro guia retornar a esquerda ele para o PWM ficando o carro guia na posição inicial de novo bobinamento.

Sem título.png

 

  • Curtir 2
Postado

Não entendo de eletrônica mas apenas um fato me chamou a atenção porque li falarem em 3 fios para inverter rotação, mas esses pequenos carros tipo de autorama utilizam motor de corrente contínua e tem apenas dois fios, e a inversão de rotação se dá pela mudança de polaridade ou seja invertendo a ligação.

 

14ec04d4-9eb0-4bb4-9231-8e3f1c4788ec_aut

  • Confuso 1
Postado

@misterjohn , depende se está falando de motor AC ou DC.

Se DC, basta inverter 2 fios.

Se AC trifásico, basta inverter 2 dos 3 fios.

Se AC monofase com 2 fios, pode inverter a vontade que a rotação não altera. É necessário um 3º fio que alguns desses motores tem para inversão da rotação.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Postado

Eu estou me referindo ao que foi dito no post # 4, eu sei que para inverter a rotação do motor DC basta inverter o sentido da corrente, sou eletricista, trabalhei com motores, não entendo de eletrônica, citei apenas como um alerta para quem se equivocou, mas agora que reparei na data, é de 2016 se tivesse reparado nem teria dado o pitaco....kkkk

Quanto aos ACs monofásico que citastes, só os que tem a saida com 2 fios é que não inverte mudando as fases, para isso é necessário que ele tenha condição de fazer o fechamento...um motor trifásico de 12 pontas dá para ligar ele em tres voltagens diferentes como 220, 380 e 440 Vac deixando ele bem versátil quanto a aplicação

  • Curtir 2
Postado
20 horas atrás, tiago valente disse:

 

 

 

estudo esquema reverso PWM.jpg

Poderia ter colocado um único 7805 na entrada dos relés. 

Isso evita a queda de tensão dos diodos e diminui o circuito economizando componentes. No lugar do diodo coloca outro transitor pra fazer o selo. 

O resistor de 62k é muito alto, pode colocar valores entre 2 e 10k que fica melhor. 

  • Curtir 2
Postado
Em 28/05/2018 às 21:10, Sérgio Lembo disse:

@tiago valente , tem uma inconsistência no seu desenho quando representa os fins de curso: no superior (azul) foi desenhado um contato normalmente aberto. Colocando-se co mo foi desenhado funciona. Se colocar um normal fechado (normal closed) não funciona e na legenda está escrito NC. Vale o mesmo para o fim de curso vermelho. Necessita ser normal fechado como está representado no desenho. Se colocar um normal aberto (normal open) não funciona e na legenda está NO.

Vamos falar do desenho: o uso do diodo que está entre o comum do primeiro relé e sua própria bobina é um truque de baixo custo para se evitar a compra de mais um relé ou o uso de um relé com 2 contatos. Para que o relé tenha um comportamento estável é necessário que a alimentação seja estável e que o motor não descarregue corrente no relé.

De forma didática, vamos primeiro ver o controle do vai e vem. É um controle típico de liga-desliga nos relés que, na configuração dos contatos faz com que o motor alterne o sentido de rotação, apenas isso. As chaves de fim de curso podem ser colocadas na parte superior ou inferior do circuito, juntas ou separadas, tanto faz. A única regra é que o contato de selo fique sempre paralelo ao NA. Para se economizar um contato de relé estava sendo utilizado um diodo mas se as correntes de retorno do motor estão ocasionando instabilidades o melhor é gastar um pouco a mais e fazer com contato como fiz no desenho.

O circuito:

- Temos o típico comando elétrico de liga-desliga usando os contatos para fazer a reversão do motor.

- A alimentação dos relés e do motor, embora tendam a ser a mesma deixei em separado para eventuais adaptações de tensão de trabalho do motor e tensão nominal das bobinas dos relés.

- Nos GNDs fiz a diferenciação dos GNDs de potência e controle.

- A polarização do 555 usado no PWM foi omitida e o restart está sendo utilizado no controle de ativação do PWM.

- O primeiro 555 fou usado como um controle de liga-desliga do PWM. Quando se iniciar o bobinamento o transistor Q2 força o primeiro 555 a ter 1 na saida e o 555 do PWM começa a oscilar, movimentando o motor. Quando o bobinamento termina, Q2 llibera a linha de comando e a tensão fica a 1/2Vcc. Assim que o carro guia retornar a esquerda ele para o PWM ficando o carro guia na posição inicial de novo bobinamento.

Sem título.png

 

Uaw Sérgio, incrível, obrigado pela dedicação em me orientar. Realmente entendi outro caminho muito mais interessante. Valeu, sem palavras!!

Postado

@misterjohn , na época, não sabia que era um motor DC. O assunto não evoluiu muito e parei de acompanhar. Também sou eletricista e domino bem a área. Mas não vou entrar no mérito da eletrônica. Não é minha praia.

  • mês depois...
Postado
Em 29/05/2018 às 22:12, tiago valente disse:

Uaw Sérgio, incrível, obrigado pela dedicação em me orientar. Realmente entendi outro caminho muito mais interessante. Valeu, sem palavras!!

Sr Sergio,como no seu projeto nao tem um potenciometro,como se regula a velocidade do moto?

Postado

@Carlos Zito de Carvalho , se prestar atenção nos integrados, no primeiro uso a função flip-flop. No segundo (U2) é que se localiza o oscilador. Para não tornar o desenho muito carregado foi omitida a parte dos capacitores e resistores que regulam a frequência, mas é um astável comum, sem nada de especial. Se quiser copiar a polarização de PWM que tem por aí na net vai funcionar. Dica: em motores não use frequência muito alta ou não terá torque.

Note tb que o pino 4 (reset) do U2 que normalmente é ligado ao Vcc está sendo comandado por U1. Nisso não deve mexer.

Q1 tanto pode ser bipolar como mosfet, vai do bolso e da corrente desse motor.

  • Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@Carlos Zito de Carvalho , se prestar atenção nos integrados, no primeiro uso a função flip-flop. No segundo (U2) é que se localiza o oscilador. Para não tornar o desenho muito carregado foi omitida a parte dos capacitores e resistores que regulam a frequência, mas é um astável comum, sem nada de especial. Se quiser copiar a polarização de PWM que tem por aí na net vai funcionar. Dica: em motores não use frequência muito alta ou não terá torque.

Note tb que o pino 4 (reset) do U2 que normalmente é ligado ao Vcc está sendo comandado por U1. Nisso não deve mexer.

Q1 tanto pode ser bipolar como mosfet, vai do bolso e da corrente desse motor.

Obrigado Sergio. Agora entendi.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!