Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como o cabo de rede pode dar descarga elétrica no pc?


Posts recomendados

como o cabo de rede pode dar descarga elétrica no pc?

 

pc pode queimar por descarga elétrica mesmo desligado, isso nunca aconteceu comigo, mas algumas vezes minhas placas mães e peças queimam desligadas.

 

como uma placa-mãe pode ser queimada mesmo desligada, mesmo desconectada no fio elétrico do cabo de força. mas esta conectado pelo cabo de rede. e ele acabar passando uma descarga elétrica capaz de queimar todo o pc ou só a placa-mãe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um surto no cabo de rede também pode queimar a placa-mãe. É mais comum queimar só a placa de rede, mas também existe a possibilidade de queimar outros itens.

 

Por isso existem proteções para parte elétrica e para o modem, como Clamper Multi Proteção. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para quem tem http://www.waz.com.br/dps-8-tomadas-clamper-multi-protecao-transparente.html

esse clamper multi proteção é caro, as vezes não é preciso excesso de proteção, só queria uma proteção como um filtro de linha normal mesmo. nada de tão caro.

 

quero proteção contra o pc esta desligado, é realmente uma pergunta para uma resposta diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente cabos ethernet não são utilizados em instalação externas. Caso sejam, devem ser de boa qualidade e utilizar uma boa blindagem, ainda assim dificilmente serão protegidos contra um raio.

Geralmente a internet chega na sua casa através de fios de telefone (ADSL), cabo coaxial ou fibra óptica. Por isso você vê nos filtros de linha proteção para linha de telefone e para cabo coaxial, pois estes são os meios pelo qual a carga chega até seu pc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha. O liga/desliga do filtro é um interruptor comum, que secciona a fase ou o neutro, dependendo do sentido do plug.

 

Se você estudar um pouco de eletrônica, verás que não existe material isolante, existem apenas cargas que não conseguem romper a resistência dielétrica do material. E claro, cada material tem uma resistência diferente.

O raio por exemplo, é uma carga forte o suficiente para romper a resistência dielétrica do ar. Não há como se proteger de uma descarga proveniente de um raio, há apenas como evitar que ele caia em você (com para-raios).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

internet de cabo normal da net. cabo coaxial que entra no modem e sai para cabo de rede e outro cabo de telefone.

tem como botar um aterramento no cabo de rede ou tem que botar um aterramento no filtro de linha que alimenta o modem.

estava pensando em puxar uma emenda T e fazer um fio de aterramento, sei que isso é estranho, mas talvez ajude a fazer um aterramento para o cabo coaxial.

e uma ideia.

 

surto eletrico, vale a pena soltar um varistor no filtro de linha de 127v?

só botar alguma coisa no filtro de linha e direcionar a energia para o aterramento...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se sua rede de internet compartilha da linha telefônica ai está o furo. Uma rede telefônica bem pode se distribuir por um raio de cerca de 5 km a partir da central de onde ela sai..

 Isso é mais que suficiente para captar raios e/ou energia induzida a partir de um deles. Ai ele chega em seu modem e facilmente pula por cima, pega o cabo lan e adentra direto sua placa-mãe, na procura de um aterramento. Placas mãe danificadas por ai são normais e note, o filtro de linha pode estar desligado ou ligado, não muda nada..

 

Sobre o raio pular por cima de seu modem de internet, isso é barbada. Imagine que esse raio viajou dezenas de km de um absoluto nada, desde a nuvem até acabar na rede telefônica. Ele pula por cima de um caminhão de modems em série, se duvidar.

Sua visão de proteção contra surtos é que tem de mudar.. Está curta. Curtíssima eu diria.

Mas não foi por falta de aviso, veja ai já há um bom tempo postado..

Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo? 

 

Como escolher adequado filtro de linha para proteger seus equipamentos    

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Pode sim, isso aconteceu comigo há alguns anos atrás, caiu um raio bem perto de onde eu morava e a descarga elétrica veio pelo cabo de rede, queimou telefone, interfone, identificador de chamadas, modem e foi pra placa-mãe, foi pro saco ela e o processador, na época aconteceu isso com todo mundo da região, a partir dali só passei a usar wifi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Caro colega 000, aconteceu o meus comigo recentemente, um raio caiu perto de casa e a descarga veio pelo cabo de rede  o que acabou queimando as portas do roteador e o Xbox, você lembra como foi resolvido o seu problema ?? você teve q pagar por tudo q queimou? Ou a sua fornecedora de internet arcou com os custos ?? 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que tem que ser notada é o seguinte:

já sabemos que pode queimar via cabo de rede.

Mas quando o autor fala "as vezes as peças queimam com o PC desligado",

aqui onde moro (litoral) se deixar o pc desligado muito tempo ele não liga mais.

As peças queimam desligadas... na verdade não queimam, e sim oxidam/umedecem ao ponto de ficar inutilizadas...

então tem que ver se o autor do tópico sabe a diferença de queimar através de raio, ou se simplesmente estragou por outro motivo e ele acha que foi pela rede por ser este o único cabo conectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia quando vejo que vem tempestade por ai sempre desconecto o cabo ethernet (além de arrancar o PC, roteador e tudo mais da tomada ao desligar nesses casos), já me aconteceu de perder a rede onboard em um PC antigo aqui por causa disso. Não sei onde o raio caiu, só sei que no mesmo instante ouvi um estalo elétrico e só descobri o que aconteceu depois que a tempestade passou e liguei o PC.

 

No fim das contas, a rede onboard queimou, a placa-mãe e todo o resto ficou ileso, mas também não entendi como isso não estourou o cabo e tampouco como o roteador saiu ileso.

 

E pra minha sorte eu tinha uma Realtek 10/100 PCI sobrando por aqui, como na época eu só usava ADSL 2 Mbps mesmo, não tive maiores problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!