Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Travando na bios(tela da placa-mãe) após trocar placa de video.


Posts recomendados

Bom dia, tudo bem pessoal?.

 

A um tempo minha placa de video (hd 5770), depois de 5 anos, começou a falhar. Fiquei um tempo sem usar o computador até ter disponibilidade e tempo
para comprar outra.

 

Semana retrasada consegui comprar uma GTX 750TI na Pichau(Primeira vez que compro lá e já está me dando dor de cabeça) juntamente com uma memória de 8GB e semana passada chegou.

 

Instalei os componentes e funcionou maravilhosamente até ontem à noite, quando tentei ligar o computador e parou na tela da BIOS(A Splash screen da placa-mãe).

Simplesmente trava na tela da placa-mãe de uma forma que nem o teclado e mouse funcionam, ou seja, não consigo nem entrar no setup, nem se quer ligar e desligar o capslock/nunlock.

 

Tentei várias coisas diferentes:

1) Tentei resetar a BIOS mas ao resetar(Jumper ou recolocar bateria) e ligar o computador não consigo usar o teclado para aceitar a pergunta da placa-mãe "Você deseja resetar a bios?"

2)Usar minhas antigas memórias RAM e trocar o slot.

3)Limpar slot pci-e 16x e de memória.

4) Retirar o cabo do hd da placa-mãe(Mesmo assim o teclado fica travado na tela da BIOS)

5) Retirar todos dispositivos USB ligados(Teclado e mouse)

6)Trocar entrada de video(HDMI para VGA)

 

E finalmente tentei usar minha antiga placa de vídeo que estava falhando e o computador ligou que foi uma beleza. Passou a tela da BIOS, consegui entrar no Setup e até mesmo entrar no Windows.Aproveitei que conseguia mexer no Setup e no SO Windows e :

 

1) Dei update na BIOS da placa-mãe

2) Mudei na aba BIOS features do setup o PCI-E para Legacy (Uma dica que peguei pela internet)

3)Desinstalei todos drivers da Nvidia e da antiga HD 5770(Que estava atuando no momento)

 

E mesmo depois de todo o esforço e minha noite de descanso tudo que consegui foi uma dor de cabeça e pesadelos no qual eu perseguia a Pichau pedindo para trocar a placa e ela correndo e rindo da minha cara.

 

Alguém tem mais alguma dica para tentar? Vou entrar em contato com a Pichau para pedir a troca da placa pois ela funcionou normalmente durante uma semana e de repente deu problema mas gostaria de tentar outras coisas neste final de semana.

 

placa-mãe :GA-970A-DS3P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gustavo.Loggin disse:

@RenanCGR A fonte está OK? Você verificou certinho se ela fornece a quantidade de energia necessária para alimentar a sua placa de vídeo? Se sim, depois de tantos testes que você fez, creio eu que realmente a melhor opção é pedir a troca do produto.

Minha fonte é uma evga 500w e nova. Imagino que esteja Ok pois a gtx750ti nem tem power suply 6 pin e a 5770,que tem power suply, não tem o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso podem ser pequenos detalhes a serem ajustados na bios.

Acesse a bios pelo vídeo on-board e verifique se tem as seguintes opções:

 

1 - Prioridade de inicialização da VGA (Init Display First ou algo do tipo):

Geralmente há 2 ou 3 opções: (PEG / IGD / PCI, IGFX, etc.). Escolha PEG

 

2 - Desativar o vídeo on-board (seja o do processador ou o da mobo).

 

3 - Se tiver essa opção abaixo, ajuste de acordo com a sua VGA:

PEG Generation (Gen1 / Gen2 / Gen3) - refere-se à geração do slot PCIExpress 16x (1 / 2 / 3).

 

Enfim, dependendo da bios há diversos detalhes que dão um pouco de trabalho para ajustar, na hora de trocar de VGA.

Acesse a sua bios e dê uma investigada nisso.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RenanCGR Ahhh sim, sua fonte está perfeitamente nos conformes então. Mas uma observação é que mesmo que não possuam power s. na placa, ainda sim a fonte precisa fornecer a energia necessária, digo, muitas placas não possuem conector de energia próprio mas mesmo assim precisam de uma fonte de 400W, 500W... Enfim, é melhor exigir os seus direitos e pedir a troca mesmo. falou!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. Caso tudo que você tenha feito não dê certo, considere a incompatibilidade da sua mobo com a sua placa de vídeo. Não estou dizendo que é o seu caso, mas existe a possibilidade porque já vi vários casos semelhantes aos seu. Caso você possa testar a sua placa de vídeo em outro PC seria uma boa, caso contrário, troque a placa. Se os problemas persistirem, o melhor será comprar uma mobo compatível com a sua placa de vídeo. Espero ter ajudado.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wal SJC disse:

Isso podem ser pequenos detalhes a serem ajustados na bios.

Acesse a bios pelo vídeo on-board e verifique se tem as seguintes opções:

 

1 - Prioridade de inicialização da VGA (Init Display First ou algo do tipo):

Geralmente há 2 ou 3 opções: (PEG / IGD / PCI, IGFX, etc.). Escolha PEG

 

2 - Desativar o vídeo on-board (seja o do processador ou o da mobo).

 

3 - Se tiver essa opção abaixo, ajuste de acordo com a sua VGA:

PEG Generation (Gen1 / Gen2 / Gen3) - refere-se à geração do slot PCIExpress 16x (1 / 2 / 3).

 

Enfim, dependendo da bios há diversos detalhes que dão um pouco de trabalho para ajustar, na hora de trocar de VGA.

Acesse a sua bios e dê uma investigada nisso.

 

O pior é que a mobo não tem onboard . Preciso colocar outra VGA para testar.

 

Muito obrigado pelas dicas! Vou verificar na bios se acho algo. Ouvi algo do tipo que o ultimo driver da nvidia ferrou muita gente e estão cogitando a ideia de ela ter mexido com a bios...Meio doidera o pensamento mas vai saber. Estou torcendo para que o driver tenha atualizado sozinho na ultima vez que desliguei por que se não for isso é dor de cabeça com a Pichau para trocar a placa. Ou pior! ter que trocar a Mobo mesmo

 

@Viajante Spock Acho que é a saida mesmo, testar em outro PC. Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC  @Viajante Spock @Gustavo.Loggin

Fiz o teste em outro computador e o pc não chegou nem na tela da placa-mãe, simplesmente não ligou e bipou. Ele deu 1 bip longo e 4 curtos de inicio mas depois que atualizei a bios ele deu 1 bip longo e 3 bips curtos.

 

Depois tentei pegar a placa de vídeo do outro Pc e o meu ligou normalmente.

 

Essa é a prova cabal que a placa de vídeo deixou de funcionar depois do quinto dia de utilização.

 

Vou ligar para a Pichau e pedir a trocar. Tudo que me resta agora é torcer para que a Pichau seja uma empresa decente e não tente me dar dor de cabeça. É uma pena isso acontecer na minha primeira compra com ela sendo que na kabum já foram 4 e nunca tive problemas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, RenanCGR disse:

@Wal SJC  @Viajante Spock @Gustavo.Loggin

Fiz o teste em outro computador e o pc não chegou nem na tela da placa-mãe, simplesmente não ligou e bipou. Ele deu 1 bip longo e 4 curtos de inicio mas depois que atualizei a bios ele deu 1 bip longo e 3 bips curtos.

 

Depois tentei pegar a placa de vídeo do outro Pc e o meu ligou normalmente.

 

Essa é a prova cabal que a placa de vídeo deixou de funcionar depois do quinto dia de utilização.

 

Vou ligar para a Pichau e pedir a trocar. Tudo que me resta agora é torcer para que a Pichau seja uma empresa decente e não tente me dar dor de cabeça. É uma pena isso acontecer na minha primeira compra com ela sendo que na kabum já foram 4 e nunca tive problemas.

Se você testou e tem certeza do defeito, não vejo como uma loja decente poderia se negar a atendê-lo.

Só tente ser rápido e comunicar o problema à loja o mais rápido possível, pois há um prazo legal de 7 dias para isso, nos casos de compra on-line, se não me falha a memória. 

Após esse prazo seria caso de assistência técnica, o que é bem mais demorado do que uma troca.

Comunique o problema à loja e solicite o número de protocolo da sua reclamação, além de anotar a data e o horário em que ela foi protocolada.

Muitas vezes a loja não tem nenhuma culpa direta, pois ela simplesmente está te enviando um produto novo, que comprou de um terceiro (fabricante ou distribuidor).

Dê um voto de confiança à loja e, no final, volte aqui e nos conte como foi a sua experiência!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2016 às 13:44, Wal SJC disse:

Se você testou e tem certeza do defeito, não vejo como uma loja decente poderia se negar a atendê-lo.

Só tente ser rápido e comunicar o problema à loja o mais rápido possível, pois há um prazo legal de 7 dias para isso, nos casos de compra on-line, se não me falha a memória. 

Após esse prazo seria caso de assistência técnica, o que é bem mais demorado do que uma troca.

Comunique o problema à loja e solicite o número de protocolo da sua reclamação, além de anotar a data e o horário em que ela foi protocolada.

Muitas vezes a loja não tem nenhuma culpa direta, pois ela simplesmente está te enviando um produto novo, que comprou de um terceiro (fabricante ou distribuidor).

Dê um voto de confiança à loja e, no final, volte aqui e nos conte como foi a sua experiência!

 

Esta pode ser uma grande oportunidade para loja de conseguir um cliente fiel. Se eles forem rápido na analise e envio de uma outra placa com certeza voltarei a comprar com eles com muito gosto pois o que mais vale é a rapidez e eficiência na troca dos produtos defeituosos que eles compram de terceiros. Só espero que no final eles não ganhem um inimigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Bom dia, a minha placa está com o mesmo problema, mas é uma gtx 1050. testei varias placas e todas com o mesmo problema, troquei memória e fonte pra testar. Tentei atualizar a BIOS e nada também. Acredito que não seja incompatibilidade pois testei varias placas e não deu certo, mas com a minha antiga (gtx650TI) funciona... Não sei mais o que fazer... voce conseguiu resolver o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!