Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de fonte caseira


Posts recomendados

Olá boa tarde, curso engenharia elétrica estou no 2 semestre meu professor passou um trabalho que estou com bastante dificuldade pelo fato dele não, ter explicado muito bem essa matéria ainda, o projeto se constitui basicamente em criar uma fonte retificadora em pontes, vou descrever a baixo quais os passos a passos que ele exigiu e gostaria que me ajudassem na criação do circuito no software EAGLE, pois depois preciso imprimir o circuito e passar para uma placa etc. 

 

*  EXIGÊNCIAS * 

 

Criar uma fonte RETIFICADORA EM PONTES, que deve conter:

- Filtro Capacitivo

- Regulador de tensão (2 saídas, a escolha)

- LED indicador de ON/OFF e qual saída esta ativada

- Circuito de Proteção ( Fusível)

 

Estou com duvidas na parte de montar o circuito no software em geral, queria pedir se alguém puder me ajudar nesse projeto, como dar dicas etc, ou ate mesmo me ajudar na montagem do circuito! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poste o que você conseguiu fazer que nós podemos apontar os erros e indicar material para leitura caso fique aparente que você não tem domínio de alguma parte da teoria necessária.

 

Você diz ter dificuldade com o software, mas com papel e lápis você conseguiria fazer pelo menos o esquemático da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Bulla ,

 

Que raio de professor fajuto é esse que pede trabalhos sem ter ensinado a matéria ??????

 

Denuncie a faculdade ao MEC !!

 

Melhor ainda, saia desse curso porque voce não vai aprender nada. Qualquer um que tenha mais de 16 anos e goste de Eletrônica saberia fazer esse trabalho só pesquisando 5 minutos no Google ... 

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Consegui montar o circuito e testar em pratica e funcionou, porém preciso de uma ajuda de vocês agora pessoal, antes vou explicar o circuito

 

1- Chave On/Off para o circuito ( Que alem de ligar a fonte aciona o led ON/OFF)

2- Fio com tensão 12v após passar pelo capacitor

3- Chave seletora de Tensão 5v ou 12v

4- Diodo Zener que faz a queda de tensão de 12v para 5 v

 

E agora, o item 5, que vem minha duvida, esses 2 outros led's queria que cada um acendesse de acordo com a respectiva ação por exemplo, quando a chave (3) estiver em 5 v acende o led indicando 5v e o mesmo vale para o led que representa 12v, porém acredito que somente com circuito básico isso não e possível, conversando com um pessoal me recomendaram o uso de CI porém não sei usar Ci e nem qual usar, podem me recomendar? e dar sugestões de outros métodos?

 

(FOTO DO CIRCUITO EM ANEXO) 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria mais interessante utilizar reguladores de tensão. Utilizando um resistor de 1K com zener vai limitar muito a corrente que pode fornecer. Melhor usar um regulador LM7805, a menos que isso seja só para os LEDs mesmo.

 

Para os LEDs penso que você pode usar um transistor para ajudar a desligar um LED e ligar o outro quando mudar a tensão.

 

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, New Nerd disse:

Seria mais interessante utilizar reguladores de tensão. Utilizando um resistor de 1K com zener vai limitar muito a corrente que pode fornecer. Melhor usar um regulador LM7805, a menos que isso seja só para os LEDs mesmo.

 

Para os LEDs penso que você pode usar um transistor PNP para ajudar a desligar um LED e ligar o outro quando mudar a tensão.

 

Boa Sorte.

 

A parte do Regulador de Tensão eu adaptei e gostei a perca ficou bem menor, porém ainda não estudei transistor teria como fazer um esboço de como eu deveria fazer a ligação ?

 

Para que no caso, quando a chave seletora estiver em 12v acende o led X e quando a chave seletora estiver no 5v acende o led Y e apague o X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um modo simples de se fazer essa operação é usar essa chave como seletora de saída:

http://www.soldafria.com.br/chave-alavanca-mts202-6t-ligaliga-p-744.html

 

Em um dos polos use ela para selecionar 12 Volts ou 5 Volts

Em outro dos polos use a mesma para acender o led de 12 Volts ou o de 5 Volts

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, New Nerd disse:

Montei um exemplo simples usando o regulador e com controle sobre os LEDs:

 

 

Simples.PNG

Provavelmente vais queimar o CI7805 ao jogares 12 Volts na saída dele..  O D3 não vai ajudar em nada a não ser provocar uma queda indesejada na tensão de 12 Volts (ficando 11,3 Volts na saída)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@New Nerd Montei o circuito que você me recomendou, porém esta dando um erro, esse erro só acontece algumas vezes não é sempre, sabe me dizer se é algum bug do proteus, ou se é algum erro do circuito ?

 

oBS: o erro só acontece quando a chave seletora esta para baixo no caso liberando os 12V

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, New Nerd disse:

Não entendo muito sobre erros do Proteus, mas ocorrem menos frequentemente quando se evita simular transformador...

Assim acho que fica melhor mas não vai entregar 5V perfeito, acho que não deve ser um problema. Se for nos diga.

 

Exemplo.PNG

Para acertar de vez, coloque mais um diodo diretamente polarizado na linha do GND do CI LM7805 para compensar a perda de tensão em D3. Caso contrário terás somente 4,3 Volts na saída de 5 Volts..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela ajuda de ambos, porém estou com mais um problema kkk

 

Na hora de passar para o Ares, alguns componentes não possuem PCB então alguns estou usando os conectores os led consegui achar PCB para eles, porém as chaves não sei como adaptar, poderiam me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Vinicius Bulla disse:

Muito obrigado pela ajuda de ambos, porém estou com mais um problema kkk

 

Na hora de passar para o Ares, alguns componentes não possuem PCB então alguns estou usando os conectores os led consegui achar PCB para eles, porém as chaves não sei como adaptar, poderiam me ajudar?

Esse tipo de chave não tem na biblioteca dele, uma solução fácil é procurar um componente chamando PIN, ele é um pino de ligação pode utilizar ele no ares, ai fura a placa e solda os fios no lugar e depois liga na chave. a não ser que você queira criar a chave, ai no youtube tem vários tutoriais de como criar componentes, tanto no isis quanto no ares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus Achei muitos videos na internet que ensinam a fazer etc, porém não consigo encontrar em algum lugar as propriedades de 1 chave, sou meio leigo nessa parte, você tem alguma imagem que mostre a posição e distancia dos pinos e tambem o desenho que devo fazer no ares, das seguintes chaves?

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vinicius Bulla disse:

@Matthwus Achei muitos videos na internet que ensinam a fazer etc, porém não consigo encontrar em algum lugar as propriedades de 1 chave, sou meio leigo nessa parte, você tem alguma imagem que mostre a posição e distancia dos pinos e tambem o desenho que devo fazer no ares, das seguintes chaves?

Sem título.png

Essas propriedades não está no programa, é do próprio componente físico que está ai com você no caso a chave escolhida por você, essa chave deve ter um fabricante e um modelo, com isso consegue acessar todas as informações dela (datasheet como postado a cima) lá você vai entrar todas as especificações dela, ai só inserir no programa que ele vai gerar o componente no tamanho certo, eu particularmente ainda prefiro utilizar o PIN que falei a cima e conectar a chave na placa por meio de fio, assim até facilita para colocar a chave presa em algum gabinete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matthwus disse:

Essas propriedades não está no programa, é do próprio componente físico que está ai com você no caso a chave escolhida por você, essa chave deve ter um fabricante e um modelo, com isso consegue acessar todas as informações dela (datasheet como postado a cima) lá você vai entrar todas as especificações dela, ai só inserir no programa que ele vai gerar o componente no tamanho certo, eu particularmente ainda prefiro utilizar o PIN que falei a cima e conectar a chave na placa por meio de fio, assim até facilita para colocar a chave presa em algum gabinete.

Não consigo entender o que é esse pin, poderia me mostrar uma ilustração ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...