Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gradiente as-m550 sem som


Posts recomendados

 Radio chegou com o fusível do 127V queimado (cliente ligou na rede 220V sem mudar a chave), troquei, funcionou por um dia e, após isso, ficou sem som e sem ligar o cooler que refrigera os TDA's, sendo que de resto, tudo aparentemente funciona.
 Verifiquei os TDA's e vi que vários pinos recebiam 33V, inclusive T603 (2SB1370) recebe 33V em todos os pinos, como se estivesse em curto, sendo que ao medir com o multímetro o mesmo está normal (notei que ele aquece rápido ao ligar). Já revirei esta placa, testei todos os zener's, diodos e transistores e nada! Não sei mais o que fazer. A única coisa ''estranha'' é que um dos caps de 2200uF/50V carregam bastante, enquanto o outro não (não é defeito deles, pois já testei com o capamiter e também coloquei outros de um monitor de tubo velho, e o sintoma é o mesmo, além de um zener 4v7 que escureceu a placa, mas não aparenta estar esquentando, o que pode indicar que já foi trocado alguma vez.
 Alguém já passou por isso?? Não acho que esse caso se aplique à defeito na tensão do mute/stdby, pois está mais pra um defeito na fonte mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refiz todas as soldas da placa e agora as tensões estão aparentemente normais, mas está com 5V no mute (isso indicaria que a função mute do TDA está ativada, não?) como proceder? Testei todas as demais tensões, inclusive Stdby, e está tudo ok agora, o TDA aquece um pouco quando ligo as caixas, as tensões nele estão normais, porém nada de som. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso eu dispenso, já que uso uma caixa de 8ohms e um autofalante 16ohms para testes aqui. Apenas achei estranho este defeito aparecer "do nada", sendo que tensões da fonte estão ok, inclusive do mute e stdby. Pensei em trocar o T603 (2SB1370), mas o mesmo está medindo normal no multimetro, apenas esquentando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o esquema aqui e estou dando uma olhada, esse T603 é responsável por regular a tensão de 12V.

Então deveria ter 33V no emissor e 12V no coletor, na base deve ter uma tensão baixa. Se você diz que tem 33V em tudo tem coisa errada aí.

Esse zener de 4V7 que você diz que escureceu a placa regula a tensão do filamento do Display.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está certo!

Só que tem algo com defeito, que não deixa chegar a 12V. Por isso esquenta tanto.

De uma olhada nessa linha de 12V, esses 33V que estava antes de você ressoldar deve ter queimado alguma coisa.

Um detalhe, é que esse transistor só deve liberar os 12V com o aparelho ligado, já que tem o pino "STBY" do micro ligado a base de T602, esse mesmo pino está ligado aos TDAs para fazer o corte do áudio quando o aparelho é desligado.

Para que a saída funcione deve ter tensão nos pinos do mute e do standy by.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Bom, atualizando aqui: nada de sucesso até agora! Vou começar os testes com um seguidor de sinais e um dissipador no T603, pois estou com receio do mesmo vir a queimar conforme o tempo que ele ficar ligado. Enfim, sim o som funciona, testei nos fones de ouvido e está funcionando tudo, inclusive o micro ''responde'' informando no display quando ligo ou desligo o fone de ouvido, porém nada de som!
 o Stdby está funcionando perfeitamente! Tanto que, quando desligo a placa principal da fonte, o mesmo cai para 0V porém, ao religá-la, volta para 12V de novo. Só não troquei os TDA's ainda pois não achei curto entre os terminais, além do que o cooler também não liga, está com 0V no transistor que o aciona. 
 Recapitulando: 5V no mute, chega em 1,6~1,7V nos TDA's. 12V no Stby. Vou testar com um seguidor de sinais, ver se o audio chega no amplificador ou não.
 Outra coisa que pensei foi em desativar toda a linha do stby e do mute, e ligar direto no 12v usando resistores, assim como no esquema de testes do datasheet, seria uma ultima tentativa antes de condená-los, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bcpetronzio disse:

@Johnny Bravoo Se chega som nos TDA's  e os controle de Mute funcionam, o problema será nos CIs mesmo....

Exatamente o que eu ia postar agora, esses CIs são os primeiros que queimam quando o aparelho recebe tensão a mais (no caso foi ligado em 220V, ao invés de 110V). Já que recebem tensão direto da Fonte.

Tenho um outro modelo da Gradiente aqui (DS800) que queimou com raio, o defeito era o micro, o transistor do standy by e o saída de áudio (STK4132).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Infelizmente o micro também deu problema! Notei que, após um tempo ligado, ele parava de mandar o sinal Stby e Mute, ou seja, desligava os CI's e agora também não estou recebendo qualquer tipo de sinal dele, o que praticamente desliga a fonte 12V.

 Não vou trocar e também recomendo quem tem esse som também não trocar o CI!! Tem muito smd ali perto que pode ter ido pro saco também, achei uma placa funcionando de sucata aqui e vou testar o som. De resto, vou trocar os dois TDA's e o T603 que está esquentando bastante, mesmo que esteja bom provavelmente vai falhar em breve.
 Agora é passar o orçamento pro cliente e ver no que dá! Se ele aprovar o orçamento, volto aqui e conto tudo que troquei, as medições e o resultado, esse rádio é bem enjoado mesmo!

17 horas atrás, Mestre88 disse:

Exatamente o que eu ia postar agora, esses CIs são os primeiros que queimam quando o aparelho recebe tensão a mais (no caso foi ligado em 220V, ao invés de 110V). Já que recebem tensão direto da Fonte.

Tenho um outro modelo da Gradiente aqui (DS800) que queimou com raio, o defeito era o micro, o transistor do standy by e o saída de áudio (STK4132).

Na verdade apenas um deles queimou! Tirei e testei com base no circuito de prova do datasheet, onde em um deles o som saiu normal, mas esquentou bastante, já o outro estava com o pino do mute e stby sem resistência alguma e, claro, não funcionava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!