Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Johnny Bravoo

Tda ou stk? qual o melhor para 12v?

Recommended Posts

Queria fazer um pequeno amplificador usando TDA7295V ou STK4162-II. Qual seria melhor (ou menos pior) para se usar no carro com a corrente 12V (bateria = 12V, então...)? Ambos tem um som muito bom e uma potência boa para tocar meus subs de 150W. Então, o que acham? E como ficaria a tensão inversa (-xV) do STK? Da pra fazer com um 7912?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ambos os amplificadores precisam de fonte simétrica, de uns  ± 35~40V, uma fonte simétrica é uma fonte que tem uma saída positiva (+40V) , um terra (0 V)  e uma saída negativa, (-40V)  no caso teria que ter algum circuito conversor DC/DC para transformar os 12~14V da bateria em ±40V simétricos...

Compartilhar este post

Link para o post

Não importa ser stk ou tda o que importa é a potência envolvida. 

Em 12V a potência para um amplificador fica limitada. 

Se quiser usar um ci desses em 12V, só funciona da maneira que o amigo citou acima. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O TDA eu sei que funciona em 12V! Na verdade, de 10 à 45V, algo assim (segundo o datasheet). O STK que não tinha certeza. Quanto à fonte simétrica, não daria para usar um 7912 para fazer a linha -12 dele? 

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Johnny Bravoo disse:

O TDA eu sei que funciona em 12V! Na verdade, de 10 à 45V, algo assim (segundo o datasheet). O STK que não tinha certeza. Quanto à fonte simétrica, não daria para usar um 7912 para fazer a linha -12 dele? 

Em uma bateria de carro você tem apenas o +12V, não tem como tirar menos de onde só tem mais. O 7912 só regula a tensão negativa, não cria.

E o TDA7295 não é possível ligar com apenas uma bateria de 12V, seria necessário duas (pois uma delas vai ligada invertida para fornecer o -12V). Já que a tensão mínima é de +/-10V o que dá um total de 20V.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais