Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
caolne

Como usar lm 741 para acionar relé

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Há um tempo atrás, montei esse circuito para ligar e desligar minha bomba que fica em um poço,

porém, os reed swich´s são ativados por um ímã que fica flutuando em cima de um pedaço de isopor, e esse isopor com o tempo encharca e para de flutuar.

Esquema sensor.jpg

Decidi melhorar e adicionar também um indicativo do nível da água e montei esse outro circuito:

Sem título.jpg

Cujo funcionamento era pra ser a seguinte:

Os pontos A, B, C, D, E, ficam submersos de baixo pra cima nessa ordem e positivo fica no fundo da caixa d´água. Testei e todos os led´s acendem e apagam conforme a agua sobe e desce. Quando o nível da água estivesse abaixo do ponto A o transistor para de conduzir e o coletor fica positivo e o transistor BC 558 ligado no coletor dele para de conduzir e a saída LM741 vai para o estado alto e ativa o relé que liga a bomba, quando a água atinge o ponto E o transistor conduz e aterra a base do BC 547 ligado no seu coletor que para de conduzir e muda a saída do LM 741 e desativa a bomba.

Porém, a parte de acionar o relé não está funcionando como previsto, suponho que seja na entrada do LM741 que fiz alguma errada.

O que tenho que mudar pra que funcione normalmente?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

2012-01-17-Chapolin-Crop.jpg

tá.. num foi muito engraçado..

Amigo @caolne use o 741 como comparador. É + simples

foto-celula.jpg

Onde está o ldr, aplique o seu sinal. Um capacitor e/ou histerese vai bem pra evitar que alguma ondulação na água faça ficar abrindo/fechando relé

De fato, nem precisa do 741. basta um mosfet canal n. A resistência da água pode aplicar a tensão no gate pra ele conduzir. Penso que também pode ser seu bc547 mesmo. Ou 2x 547. Algo como aplicar o sinal do último 547 na base do que está no relé. Prefira relé no coletor

sorry, no pictures

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz, agradeço a ajuda, porém tentei o usar o LM741 como flip-flop para quando ele ligar esperar outro pulso para desligar, gostei da sua ideia mas não entendi como fazer para usar os dois sinais um de ligar e um de desligar.

me dá uma luz (não pode ser verde).

Compartilhar este post

Link para o post

O 741 não funciona como flip flop. A maneira mais comum é essa que a @Isadora Ferraz sugeriu. 

Se quer que receba um pulso para ligar e outro para desligar, use o 555. 

Compartilhar este post

Link para o post

Se montar o circuito desta maneira, vai funcionar da maneira que você quer e ainda não vai ter o problema do relé ficar ligando e desligando quando a água balançar, já que o 555 tem um flip-flop e comuta a saída a cada pulso em suas entradas:

imagem787.GIF

E outra coisa, eu mesmo já montei um circuito parecido e tive problemas com os fios dentro da água, pois com o tempo eles criam "zinabre" e param de conduzir corrente elétrica. Resolvi o problema usando uns pedaços de alumínio como sensores, parafusei o fio de cobre neles e cobri com massa plástica.

Compartilhar este post

Link para o post

@caolne

estou com dificuldade mental em conectar um flip flop neste seu medidor

O tal do 'zinabre' que o amigo @Mestre88 menciona é a tal calcificação. Uma camada isolante que forma em torno dos sensores. Há também uma mini eletrólise que contribui pro efeito acima. Um contorno: aplicar Vac nas varetas sensores. Mas deixa isso prá lá por hora.

Tente o circuito por ele proposto. Grande chance de sucesso. Mas (sempre tem um) como a impedância (algo como resistência mesmo) da água é relativamente grande, podes tentar aumentar os valores dos R´s em pelo menos 10x ou + pra ficar mais 'coerente' . Lembra que te falei dum mosfet? poizé... alta impedância do gate e tal....

Bom... me lembro vagamente que nosso amigo moris (vulgo @MOR) escreveu uma enciclopédia sobre este assunto boia para caixa dágua lá no forum coirmão asm51.com.br . Se ele achar que deve, pode linkar-te lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse inclusive foi o circuito que montei, tive a mesma ideia praticamente, só que como o painel da bomba d'agua fica um pouco longe da caixa d'água fiz um circuito mais complexo devido a resistência dos fios compridos. Onde aquela placa menor do lado esquerdo fica bem próxima a caixa d'agua e a maior fica no painel junto com o contator e os disjuntores.

imagem7870.GIF

Editado por Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço sinceramente aos amigos que me ajudaram, assim que montado e instalado posto o resultado!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais