Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
caolne

Como usar lm 741 para acionar relé

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

Há um tempo atrás, montei esse circuito para ligar e desligar minha bomba que fica em um poço,

porém, os reed swich´s são ativados por um ímã que fica flutuando em cima de um pedaço de isopor, e esse isopor com o tempo encharca e para de flutuar.

Esquema sensor.jpg

 

 

 

Decidi melhorar e adicionar também um indicativo do nível da água e montei esse outro circuito:

 

Sem título.jpg

 

 

Cujo funcionamento era pra ser a seguinte:

Os pontos A, B, C, D, E, ficam submersos de baixo pra cima nessa ordem e positivo fica no fundo da caixa d´água. Testei e todos os led´s acendem e apagam conforme a agua sobe e desce. Quando o nível da água estivesse abaixo do ponto A o transistor para de conduzir e o coletor fica positivo e o transistor BC 558 ligado no coletor dele para de conduzir e a saída LM741 vai para o estado alto e ativa o relé que liga a bomba, quando a água atinge o ponto E o transistor conduz e aterra a base do BC 547 ligado no seu coletor que para de conduzir e muda a saída do LM 741 e desativa a bomba.

 

Porém, a parte de acionar o relé não está funcionando como previsto, suponho que seja na entrada do LM741 que fiz alguma errada.

 

O que tenho que mudar pra que funcione normalmente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2012-01-17-Chapolin-Crop.jpg

tá.. num foi muito engraçado..

 

Amigo @caolne use o 741 como comparador. É + simples

foto-celula.jpg

Onde está o ldr, aplique o seu sinal. Um capacitor e/ou histerese vai bem pra evitar que alguma ondulação na água faça ficar abrindo/fechando relé

 

De fato, nem precisa do 741. basta um mosfet canal n. A resistência da água pode aplicar a tensão no gate pra ele conduzir. Penso que também pode ser seu bc547 mesmo. Ou 2x 547. Algo como aplicar o sinal do último 547 na base do que está no relé. Prefira relé no coletor

sorry, no pictures

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz, agradeço a ajuda, porém tentei o usar o LM741 como flip-flop para quando ele ligar esperar outro pulso para desligar, gostei da sua ideia mas não entendi como fazer para usar os dois sinais um de ligar e um de desligar.

me dá uma luz (não pode ser verde).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 741 não funciona como flip flop. A maneira mais comum é essa que a @Isadora Ferraz sugeriu. 

Se quer que receba um pulso para ligar e outro para desligar, use o 555. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se montar o circuito desta maneira, vai funcionar da maneira que você quer e ainda não vai ter o problema do relé ficar ligando e desligando quando a água balançar, já que o 555 tem um flip-flop e comuta a saída a cada pulso em suas entradas:

imagem787.GIF

E outra coisa, eu mesmo já montei um circuito parecido e tive problemas com os fios dentro da água, pois com o tempo eles criam "zinabre" e param de conduzir corrente elétrica. Resolvi o problema usando uns pedaços de alumínio como sensores, parafusei o fio de cobre neles e cobri com massa plástica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@caolne

estou com dificuldade mental em conectar um flip flop neste seu medidor

O tal do 'zinabre' que o amigo @Mestre88 menciona é a tal calcificação. Uma camada isolante que forma em torno dos sensores. Há também uma mini eletrólise que contribui pro efeito acima. Um contorno: aplicar Vac nas varetas sensores. Mas deixa isso prá lá por hora.

Tente o circuito por ele proposto. Grande chance de sucesso. Mas (sempre tem um) como a impedância (algo como resistência mesmo) da água é relativamente grande, podes tentar aumentar os valores dos R´s em pelo menos 10x ou + pra ficar mais 'coerente' . Lembra que te falei dum mosfet? poizé... alta impedância do gate e tal....

 

Bom... me lembro vagamente que nosso amigo moris (vulgo @MOR) escreveu uma enciclopédia sobre este assunto boia para caixa dágua lá no forum coirmão asm51.com.br . Se ele achar que deve, pode linkar-te lá.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse inclusive foi o circuito que montei, tive a mesma ideia praticamente, só que como o painel da bomba d'agua fica um pouco longe da caixa d'água fiz um circuito mais complexo devido a resistência dos fios compridos. Onde aquela placa menor do lado esquerdo fica bem próxima a caixa d'agua e a maior fica no painel junto com o contator e os disjuntores.

imagem7870.GIF

Editado por Mestre88

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço sinceramente aos amigos que me ajudaram, assim que montado e instalado posto o resultado!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×