Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Estou precisando criar várias pastas e subpastas em um diretório informando/digitando toda a estrutura a ser criada.

Eu tenho uma planilha com uma relação de várias estruturas a serem criadas. Cada estrutura está digitada numa linha da planilha excel.

como exemplo:

Linha 1 da planilha = C:\Pasta1\Subpasta1.1\Subpasta1.1.1\Subpasta1.1.2\Supbasta1.1.3

Linha 2 da planilha = C:\Dados\aquisicao\Fotos\Cidades\Lojas

Eu li vários posts sobre o MkDir, porém, pelo que entendi ele permite criar somente uma pasta por vez. A pasta anterior (separada por "\") já precisa estar criada para conseguir criar a próxima.

As subpastas que eu preciso criar possuem estruturas diversas, por isso, preciso de um comando que leia o caminho na planilha Excel e crie a estrutura no diretório. Se a estrutura já existir no diretório ele sinaliza que já existe e passa para a próxima linha.  Ao finalizar, a criação das pastas e subpastas, informar na própria planilha, quais linhas foram criadas e quais não foram.

Depois de criadas as pastas eu vou mandar copiar arquivos nas pastas. O comando de copiar arquivos eu consegui fazer. Porém, não consegui criar as pastas e subpastas.

Agradeço a ajuda.

• 1 ano depois...
Postado

Olá Cleide Souza, Estou bem atrasado no tempo rrrsss, mas já que até hj ninguém respondeu...
Então, antes tarde do que nunca! (^_^)

Basta utilizar o Shell da seguinte forma:
     Shell ("cmd.exe /c mkdir D:\Pasta-Principal\SubPasta-1\SubPasta-2")

E caso contenha espaços em branco no caminho, faça o seguinte:

Shell ("cmd.exe /c mkdir " & """" & "D:\Pasta Principal\Sub Pasta 1\Sub Pasta 2" & """")

Da mesma forma se quiser utilizar variáveis ao invés do caminho por extenso:
     Shell ("cmd.exe /c mkdir " & """" & LocalImagens & """")

Obs. Ao executar qualquer uma das linhas de comando acima, Abrirá uma janela do Prompt de comandos em segundo plano e fechará rapidamente após concluir o comando de criar os diretórios. (Prevenindo um infarto em pessoas assustadas com janelinhas pretas abrindo na tela!!!) (^_^) rsss 
Caso queira ocultar a aparição do prompt é só utilizar uma aplicação que vou deixar para download, chamado "HidCon.exe". ==>>> (HidCon)
E para utiliza-lo copie o "HidCon.exe" para a pasta System32.
Depois é só adicionar ele na frente do "cmd.exe" de qualquer uma das linhas de comando que passei acima:

Ex.: Shell ("HidCon.exe cmd.exe /c mkdir D:\Pasta-Principal\SubPasta-1\SubPasta-2")

Espero ter ajudado!
Grande Abraço a todos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...