Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia preciso saber como eu faço para ligar um led usando flip flop  4013,sendo que preciso usar um push button....e quando eu aperto e solto o push butoon o led permaneça acesso e se eu apertar e soltar o push button o led apague...obs: preciso fazer isso com o flip flop 4013 e o 4027 no protoboard e nao tenho nenhum conhecimento sobre flip flop...aguardo

Postado
31 minutos atrás, Luiz Vanderléia disse:

beleza  e o 4027 é o mesmo esquema?

Sim, é parecido. 

Pesquise mais sobre os integrados, tente entender as diferenças  entre flip flop D (4013) e flip flop JK (4027).

Tente entender a tabela verdade de cada um, baixe os datasheets, tem muito material sobre isso na Internet. 

Assim saberá o que fazer com o 4027.

• Curtir 1
Postado

Na prática as coisas mudam um pouco. 

Aí no desenho não mostra, mas você ligou os pinos 7 e 14 do 4013? 

Essa forma de ligar o botão é sujeita a repiques, aí não funciona direito. 

Não alimente com 12V, use 5 ou 9V, é mais seguro. 

Maneira correta de ligar o botão:

1472915554879195512928.jpg

• Curtir 2
Postado

Na protoboard tu podes montar e desmontar várias vezes o teu projeto e, para testar em casa, nem precisas de um push-button.

Aconselho-te a ter em mãos mais de um CI para poder aferir se o queimou ou não e na saída do CI, aonde vai o led, saiba que precisas de um resistor para ajustá-lo à corrente e tensão do circuito e saibas também que um led é um tipo de diodo (que possui polaridade ele só permite que a corrente flua do Anodo para o Catodo. No caso do LED, ele precisa estar diretamente polarizado com sua fonte de corrente, ou seja, catodo no polo negativo. Ah! um ledzinho verde, vermelho ou amarelo acendem com +/- 1,5V e um led branco ou azul com +/- 3V. Para conferir se não queimou, use pilhas)

Se for usar uma fonte de 5V (serve fonte de celular ou daquelas fontes com saída USB), uses um resístor de 470 Ohms, e se for usar uma bateria de 9V (como disse o nosso amigo Mestre88 lá de cima, acho também mais seguro para o teu caso) uses um resístor de 820 Ohms a 1KOhm, aliás. podes usar o resistor de 1KOhm nas duas tensões, pois o que importa é ver o LED acender.

Sobre CIs, normalmente, você vai achar documentos deles com todos os dados necessário para que possas fazê-lo funcionar sem queimar. Para o 4013 é este: https://www.fairchildsemi.com/datasheets/CD/CD4013BC.pdf

Tem também uma página do Newton C. Braga só pra esta peça: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/1002-conheca-o-4013-art144

Para o 4027: http://www.nxp.com/documents/data_sheet/HEF4027B.pdf

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!