Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Pré-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

@Contiusa

Cara depois do soquete lga 775(durou 4 anos compatível com Pentium 4 e Core 2 = arquiteturas diferentes e porque não usar o mesmo soquete nos Core i o motivo é falta de concorrência e ser mais rentável para a Intel) foram lançados os Nehalem e até hoje usa nomenclatura core i e arquiteturas melhoradas mas em sumo baseados nos Nehalem; incluindo os lga 1156; sinceramente mesmo... eu acho que podemos considerar todos os CPUs desktop após os( lga 775) Nehalem em diante como soquetes sucessivos, independente de estarem concorrendo entre si, até porque o lga 775 tinha linha extreme também, já nos Core i foram feitas essa subdivisão de soquetes entre a linha extreme e o restante.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT não conheço a época do 775, mas o que eu estou dizendo é que o argumento de que a Intel troca de soquete toda hora e que o usuário fica na mão não tem sentido na prática. Eles só tiveram uma produção maior no tick-tock. Eles lançaram vários modelos enquanto a AMD só lançou o Bulldozer e o Vishera.

 

O único problema que eu vejo é os processadores sairem de linha, só isso. Se eu comprei um i3 hoje e quero fazer um upgrade para um i5 daqui a 3 anos, eu vou ter que comprar usado. O que também não prejudica tanto assim, porque o mercado anda e os processadores são uma peça robusta. O que incomoda é brasileiro vendendo CPU usada pelo preço de nova no ML :P A AMD deu uma atrasada talvez por causa do FX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@OCCT falando no 775, mesmo soquete por 4 anos e uma cacetada e linhas e chipsets que não permitiam certas compatibilidades.

 

Na real, isso faz diferença pra meia dúzia de gatos pingados como nós, a esmagadora maioria do público não faz upgrade parcial.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os CPUs no soquete LGA 775 tiveram "trocentos" chipsets, desde os feitos como base os P4 95nm até os Core 2 Extreme 45nm, o melhor deles e um dos últimos se não me falha a memória era o P45, com suporte USB 3.0, 16GB DDR3 2133 mhz dual-channel, 8 portas Satas II em esquemas RAID etc.

 

O que a Intel faz hoje é trocar muito os soquetes seguindo toda a estrutura dos Nehalem com melhorias, mudar a litografia, aumentar os clocks, adicionar algumas instruções e fazer marketing na melhoria do desempenho não só no ipc mas no aumento dos clocks padrões e turbos aliados à melhoria do ipc; ela deixa defasados produtos excelentes em desempenho, mas que são "antigos" pela mudança de soquete e troca de plataforma, a culpa era da AMD e só agora com os Ryzen a Intel tá lançado CPUs acima de 12 núcleos fora do planejado devido os Threadripper anunciados pela AMD.

 

Este vídeo feito pelo @Gabriel Torres reflete boa parte deste meu raciocínio:

 

O mais importante de tudo é que teremos nos próximos anos lançamentos como:

 

Skylake X, Kaby Lake X, Cooffe Lake, Cannon Lake, Ice Lake, Tiger Lake, onde ela vai trazer CPUs mais fortes do que nunca duvido muito se os Ryzen tivessem sido mais fracos ela faria isto, manteria o mesmo roadmap e não lançaria nada além de 12 núcleos e 24 Threads viva a concorrência!

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.guru3d.com/news-story/intel-announces-cannon-lake-on-track-ice-lake-has-taped-in.html

 

Coffee Lake deu Tape In, ou seja, o charuto tá no beiço! :D

 

Eu acho que o tio se confundiu ali sobre o chip set em 10 nm, ele fala em Coffee Lake mas depois fala em Ice Lake, que vão começar a fazer as primeiras fornadas agora pra lançar ano que vem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Custodio
É possível! Aliás, há rumor que o café pode ser "colhido" em Agosto:
Coffee Lake: Expectativa da data de lançamento!
Possível confirmação.

Sugiro você esperar alguma confirmação da Intel sobre o lançamento e as características dos modelos que serão lançados, pois se lançarem mesmo  i7 com 12 threads, investir no i7-7700K pode ser um péssimo negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Custodio
Tudo que é novo sai caro. Se vier com o mesmo preço de lançamento do Kaby, ainda é aceitável, mas se considerarem os threads a mais como motivo de suba, aí que complica.
Placa-mãe não costuma demorar a aparecer, sendo que na média, 2 semanas. Infelizmente também tem a questão da importação. É complicado! :huh:
Pretendo dar um upgrade de CPU + MOBO no final do ano, mas a princípio vou esperar sair o Coffee e quem sabe os Ryzen revisados para fazer uma média melhor de quais peças pegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
3 minutos atrás, zopek disse:

@Evandro  Apesar de parecer (deve ser) um protótipo, 3.1Ghz para 4.2Ghz Boost??!! Eu nunca vi um turbo de +1.1Ghz...

i7 4790T e 4770T, +1.2Ghz the turbo.

 

Tudo bem que é um negócio raro, eu concordo com você... mas pelo menos não é algo sem precedentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek @Imakuni @Evandro

Esses CPUs devem usar turbo boost 3.0 onde além do turbo normal tem o turbo max, um i7 6950x por exemplo tem o clock padrão 3ghz, turbo 3.5 ghz e turbo max 4ghz:

https://ark.intel.com/pt-br/products/94456/Intel-Core-i7-6950X-Processor-Extreme-Edition-25M-Cache-up-to-3_50-GHz

 

Pelo menos até onde eu vi na prática, o turbo boost 2.0 da Intel escalona o multiplicador conforme a demanda de uso dos núcleos, quanto mais núcleos forem exigidos pelo software o multiplicador máximo é reduzido, tem uma mobos que permitem ativar o clock turbo em todos os núcleos se não me falha a memória; agora não sei como funciona o turbo boost 3.0.

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Rumores de que os fabricantes de placa-mãe só vão lançar as Z300 no Q4. Então pode não ser em agosto / setembro. É até bom porque a AMD come mais um pedaço do mercado (o i5 foi literalmente cremado) e força a Intel a mexer nos preços - ou não mexer e fazer up da linha toda: i7 (hexacore), i5 (quad core HT), etc.

 

http://digiworthy.com/2017/07/04/intel-coffee-lake-z370-motherboards-q4/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Pelos leaks anteriores vão fazer o i5 6c 6t :/

(Eu pelo menos acharia melhor um 4c\8t do que um 6c\6t :x)

 

Quero ver como vai ficar o preço, levando em consideração que acabaram de lançar os i5 4c\4t para X299 no mesmo preço dos LGA1151, e mesma performance, vão ou sacanear quem comprou(ou vai comprar) X299 ou subir o preço dos i7 mainstream para ficar na margem dos 6c\12t X299, ou, o que seria o certo a se fazer (até por causa dos Ryzen disponíveis) baixar o preço dos X299 para ficar na faixa dos LGA115X xD

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador ah, é, tem essa. Mas o desempenho do thread não é o mesmo do core. Acredito que um 6/6 seja mais forte do que um 4/8. Dá para ver isso pelos benchs (não dobra do i5 para o i7).

 

Mas quem está comprando X299 precisa se atentar. Sei que muita gente compra sem pesquisar, mas aí não tem saída. O mercado deu uma sacudida e o pessoal tem que acompanhar para não comprar o kit errado.

 

Eu imagino o Intel hexacore um pouco mais caro do que o 1600X - pelo vídeo integrado, por ser Intel, overclock e tal (estão batendo nos 5Ghz com os X299). Eles só não podem entrar na onda de praticar os preços da linha X para os hexacore. Não sei como vai ser, mas o mercado inteiro espera preços de LGA 115X padrão. Acho que eles não vão conseguir emplacar preços maiores. 

 

A AMD começou a comer a fatia da Intel. O Passmark tem a tabela, mas é do Q1. Acredito que no Q2 vai estar bem mais alta. Outro dia o Linus esculhambou com o X299 (vídeo com 2.3 milhões de visualizações). Ou seja, acho que eles vão brincar até o Q4, aí eles começam a entrar na real. Porque inverteu a situação. Agora está todo mundo esperando ver se a Intel consegue igualar a oferta da AMD (coisa que a AMD tentou fazer por anos).

 

57339_12_amd-takes-cpu-market-share-inte

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Não dobra, mas ajuda bastante na media e o mais importante, ajuda muito nos frametimes, sem contar a margem para multitarefa.

 

Pelo que estava vendo dos os X299 com delid que estavam chegando perto dos 5Ghz eram os 7740\7640X que são literalmente a mesma coisa que os Kabylake, e com os problemas térmicos e consumo, e VRM (e isso só que só temos 10c\20t, imagina os 12\14\16\18.... vão precisar de um reator nuclear dedicado para ligar), X299 esta com uma cara péssima, espero que Coffee lake realmente traga algo legal e competitivo a mesa, não só em performance mas no preço, afinal não importa se um i7-7820X bate um R7 1700 por 10% se ele custa 2\3x mais.

 

 

Versão atualizada dessa imagem :D

AMD-Intel-Q3-2017-CPU-Market-Share.png.d7ccd4b8e81ce21b2ef923afc2df3867.png

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador ah, legal, subiu bastante (o gráfico). Mas estavam falando do i7-7800X a 5Ghz. Tinha decacore da geração passada (ou octacore, não lembro) chegando aos 4.8Ghz, então não vai ser muito problema de bater nos 5Ghz com um hexacore nativo, porque eu acho que o i7-7800K deve ter núcleos desabilitados. 

 

Obviamente que quem faz over não se importa com vídeo integrado, mas um hexacore 115X chegando nos 5Ghz (os premiados até passando, já que é um hexacore nativo) tem um valor altíssimo de venda. Na verdade, é o que o mercado vem pedindo desde o Haswell. 

 

Se vier por um preço legal (na faixa do i7-7700K), vai vender igual água.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa O 7800K é um Skylake-X, que tem pior performance por Hz que a geração anterior e cuja plataforma LGA2066 tem pior custo/benefício que a plataforma dos Ryzen Threadripper. Eu acho que o maior problema para a AMD será os CPUs Coffee-Lake, que tem plataforma mais barata, maior performance por Hz e devem alcançar clocks mais altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!