Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Jornada eletrônica em ATX


Posts recomendados

  • Membro VIP

Depois de anos enchendo o saco dos hobistas de eletrônica desse fórum, eu criei vergonha na cara e estou começando uma "jornada prática" para consertar uma fonte ATX real que tenho aqui. Preciso admitir que a empolgação veio erroneamente: assisti vídeos Youtube que ensinavam testes "na placa" e mais uma vez me iludi pensando que iria diagnosticar o problema da fonte com essa moleza.

 

Confiando naqueles testes, acabei de retirar os transistores retificadores e reguladores de tensão do secundário e constatei que a coisa é diferente! ahuahau

 

Testes efetuados no primário

 

1) Chave de tensão OK

2) Os dois capacitores maiores arregam-se com aproximadamente 150 volts

3) As duas pontes retificadoras estão OK

 

Sintomática

 

1) Curto no "power on" não liga a fonte

2) Apenas há 5 V nele e no "power good" (cinza)

3) Fonte não liga, a ventoinha faz apenas um tremor

 

Próximos passos

 

Vou terminar de avaliar todos os transistores do secundário.

 

O que mais posso testar agora?

O foto-acoplador? Mas não consegui identificá-lo entre tantos chips.

 

Vi no Youtube que posso sair testando resistores e diodos...

 

Nota

 

Essa fonte já foi para um técnico que disse-me ter consertado ela. Mas chegou aqui sem funcionar. Talvez minha CPU tenha zoneado ela instantaneamente, na primeira tentativa de boot. Até porque o mesmo técnico depois disse que o problema era de "junta":

 

Citação

Junta tudo e joga fora! ahuahau

 

Update 1: sugestão de testes

O link acima é origem das duas citações a seguir, da lavra de @cleimar.ard:

Citação

2.- Continuamos dessoldando e medindo os transistores de comutação de entrada de linha.

A maioria são do tipo NPN, ao medi-los devemos recordar que as junções base-coletor e base-emissor devem conduzir em 1 só sentido, se indicarem resistência baixa devem ser substituídos.