Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada regulavel


Posts recomendados

Ola pessoas,

Alguem sabe me dizer porque um regulador de tensão nao funciona com fonte chaveada? eu testei com uma fonte retificada normal e funcionou mas na hora que eu coloco o mesmo circuito regulador  na fonte chaveada nao funciona >.<  

O circuito é esse ai da imagem 

Ja testei potenciometro de 20K 50K 100K 1M  virei no saci agora quero saber porque >.<

 

 

Robert

 

LM 317.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a fonte ja era utilizada direto  eu apenas queria colocar um regulador de tensão nela pra poder ficar apenas com uma fonte aqui na bancada e nao 3 kkk    mas fonte atx  é diferente ela ja tem 3 voltagens nem precisa de regulador =-P e mesmo ela suportaria essa variação na linha de 12V o problema é você pegar uma fonte apenas 13,5V e tentar fazer isso com ela.

 

até coloquei 2 caps  de 1000uf 16V cada pra ficar d boa e ela nao chorar mas so funcionou 1 vez e depois nao mais =P o potenciometro gira e fica no minimo em 11V menos q isso ela nao fica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha ATX é antiga pra caramba fuçando acabei conseguindo modificar e fazer ela entregar 26 volts onde era 12, ai coloquei o regulador e consegui fazer uma fonte que vai de 1,25V até 24 volts e pouco, eu não tinha fonte pra bancada e agora acho que essa vai quebrar meu galho. Faça como eu tenta mexer com fonte de computador que é mais prático, eu acho...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@New Nerd eu n tenho nenhuma aqui e n vou compra pra faze minhas gambiarra kkk vou ver se arrumo uma mais pra frente kkk

 agora o negocio é descobrir porque essa fia da mae nao quis funcionar =( na fonte retificada de 14.8V que eu tenho aqui ela funciona d boa mas ela ta no amplificador nao queria tirar =( acho q é o jeito memo ja q n rola com a outra mas queria saber porque...

o maior problema é q eu nao entendo porque ela nao funciona =P  so falta o LM ja ter queimado,,, ai eu mato o cara da loja ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mateus7 qual deles? o.o se for o do regulador eles sao novos também >.< so a fonte q eu sucateei kkkk mas ela ta em perfeito estado =P  ate tinha feito um topico troquei a ponte retificadora dela e o fusivel ta filé sai os 13,5V 4A dela d boa o problema é na hora de regular o potenciometro mexe e nao acontece nada acho q o regulador foi pro pal vou amanha la xinga o cara e pega outro pra testar

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva

OI,

Tô só de passagem...

 

nesse circuito, Vin = 14, enquanto que Vout= 6,9V

E dissipa quase 6,8W. Cuidado com a temperatura aí!

A corrente máxima já está próxima de 1A.

Considere usar um bom dissipador aí. ;)

 

Na entrada, dispense esse tanto de capacitor.

se não, daqui a pouco, você estará usando um capacitor ruim.

 

Sua fonte já é estabilizada. Use apenas um capacitor de 0,1uf/25V na entrada e outro de 1uf/25V na saída.

 

Bye.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro a então eu arrando aqueles capacitores eletroliticos da entrada tendi  =) agora ate me animou kkkk

por isso q eu amo esse mineiro kkkkkk 

 

@mateus7 potenciometro ta otimo é novo também =P  testado no multimetro antes de colocar =P  vou seguir esse esquema de vocês valeu amigos <3 

mais tarde posto resultados

 

 

Robert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Classificados Mineiro a então eu arrando aqueles capacitores eletroliticos da entrada tendi  =) agora ate me animou kkkk

por isso q eu amo esse mineiro kkkkkk 

 

@mateus7 potenciometro ta otimo é novo também =P  testado no multimetro antes de colocar =P  vou seguir esse esquema de vocês valeu amigos <3 

mais tarde posto resultados

 

 

Robert

Falou dps fla pra nois ...ae

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classificados Mineiro kkkk so to de passagem kkkkkkk   beleza vou testar e retorno pra vocês abraço

adicionado 7 minutos depois

@mateus7 mano esse 0.1Uf 25v é ceramico ne?

adicionado 16 minutos depois

@Classificados Mineiro nao funciono kkkk

adicionado 22 minutos depois

caraca coloquei 2 resistor de 100R em série pra dar 200R na saida mas elas esquentam pra caramba mds...

acho q o CI foi pro saco =P 

adicionado 25 minutos depois

o CI queimou mesmo vou trocar amanha valeu ai galera <3

 

adicionado 29 minutos depois

testei com uma bateria e nao funcionou amanha vou la trocar essa porcariazinha... q inferno isso q ele tava num dissipador 4vezes maior q ele ¬¬ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk ja foi chegou tarde kkkkkkk descobri q o CI foi pro inferno kkkkk  ele so funcionou uma vez e queimou mesmo estando em um dissipador kkkk  amanha eu arrumo outro, acho q foi porque tinha muito capacitor ali perto e ele nao aguento o tranco kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

Ja testei potenciometro de 20K 50K 100K 1M  virei no saci agora quero saber porque >.<

Com nenhum desses potenciômetros o LM317 vai funcionar.

Pode ser:

Resistor 220 ohm e POT de 5K (ideal)

Ou resistor de 470 ohm e POT de 10K (funciona, mas é meia boca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 a então por isso deu ruim pow kkkk potenciometro errado vou trocar amanha =)

 

mas explica pra mim qual a relação entre a resistencia do potenciometro e o LM317?  preciso entender como funciona essa resistencia gerada pelo potenciometro que o deixa incompativel com o CI PFV =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Robert Gabriel Da Silva disse:

@Mestre88 a então por isso deu ruim pow kkkk potenciometro errado vou trocar amanha =)

 

mas explica pra mim qual a relação entre a resistencia do potenciometro e o LM317?  preciso entender como funciona essa resistencia gerada pelo potenciometro que o deixa incompativel com o CI PFV =)

O importante é você saber que no resistor R1 do seu esquema, deve ter 1,25V que é a tensão mínima fornecida pelo CI (no caso é a referência dele).

Se você aumenta o valor do potenciômetro e mantém R1, a tensão também aumenta e aí o integrado não funciona direito.

Se abaixa o potenciômetro e mantém R1, a tensão da fonte não vai até o final, por exemplo: tá entrando 15V e no máximo chega a apenas 5V.

Se abaixar os dois, a corrente aumenta e aí queima tudo. Se aumentar os dois a corrente abaixa e também não funciona.

 

Tem que haver um equilíbrio entre R1 e P1, no datasheet do LM317 tem uma fórmula para calcular isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 a entendi, por isso 220R e 5K fica no limite de funcionalidade do LM317 tendi. Obrigado mais uma vez amigo amanha vou comprar outro potenciometro. e um resistor de 220R, porque eu tava utilizando 2 de 100R em série e estava dando 210R talvez seja por isso q nao funcionou também =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva

Compre logo uns 3 unidades do 317.

 

Mantenha o R1=220R

R2 = POT de 2,2K

+ um resistor em série com este potenciômetro para conseguir ajustar uma tensão de 1V a 14V na saída.

 

Na teoria pode funcionar, mas tecnicamente eu vejo uma certa dificuldade de conseguir isso sem outro comparador.

 

Como tá comprando um a mais dá pra testar.

 

Considerem isso aí. se eu estiver errado, peço que me corrija.

 

Abraços pessoal . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Robert Gabriel Da Silva

Ele não é manhoso.

 

Alguma coisa aconteceu.

Ele funciona muito bem.

 

Outra coisa, você está montando uma configuração típica de um circuito, cuja aplicação foi desenvolvida pelo fabricante do CI.

 

Apenas reveja trilhas. Disposição correta do CI e siga os valores de resistores informados.

 

Com relação ao calor, você deve considerar um dissipador grande mesmo e usar pasta térmica boa.

 

Este circuito não é complicado, tem apenas 4 ou 5 componentes discretos de fácil montagem.

 

Não siga muito as ligações do simulador.  pegue o esquema e monte o circuito. Assim não vai ter confusão.

 

Bye.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!