Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, conseguem me orientar?

Seguinte, tenho esse gabinete Cooler Master CM690. Uso dois HDs que me parecem um pouco quentes (próximo a 40 ou mais), mais quente que a CPU! Não parece grave, mas queria melhorar isso. Também tenho uma VGA grande, uma Radeon HD5870 que, problematicamente, joga ar quente pra frente do gabinete, bagunçando tudo. Pra piorar, os cabos não estão com boa organização.

Bem, eu troquei o ventilador frontal original do gabinete por um Spire Blue Star, que tem controlador de velocidade e me pareceu mais forte (embora muito barulhento se você aumentar muito). Porém, mesmo assim, não sinto um fluxo de ar consistente entrando no gabinete; tá mais pra uma brisa ridícula que dá impressão de não estar sendo eficiente.

Pergunto: devo ir atrás de um outro ventilador frontal pra, pelo menos, ter um fluxo de ar entrando no gabinete? O que sugerem, nesse caso?

Destaco que o fluxo de ar na saída (em cima) parece muito boa, principalmente porque o cooler do processador é muito bom. A questão é realmente a entrada frontal.

Características fan frontal 12cm:
Marca: Spire
Modelo: SP12025S3H3/4

Rolamento de luva
Nível de Ruído 19 ~ 34
99.6CFM fluxo de ar em 2,4000rpm
Velocidade entre 100 ~ 2400 RPM / -10%
Certificações de segurança CE / RoHS
Potência máxima 4.8W
30.000 horas de vida
Consumo 0.40A MAX
Connector: Big 4Pin + 2510-3P
Dimensão Aproximada: 12 X 12 X 2,5cm

Postado

hd esquenta mesmo, tem modelos que é até difícil segurar quando está ligado, não é bom, mas Tb não é um defeito.

os coolers que ficam em cima devem jogar o ar para fora e os que ficam em baixo devem jogar para dentro, já fiz os testes com todas as configurações e essa é a melhor, já consegui reduzira temperatura de um pc em 10 graus somente mudando a orientação dos coolers.

você poderia instalar um cooler na tampa lateral do gabinete jogando ar pra dentro e/ou instalar cooler de hd, aquele que parafusa em baixo dele.

em relação ao hd esquentar mais que o processador é normal, se não tiver overclock, os processadores atuais esquentam pouco, já vi amd derreter o cabo da fonte que estava encostando no cooler, mas isso foi a muito tempo, em uma era antiga e esquecida, anterior ao tempo do YouTube e redes sociais.

Postado

Eu tenho um gabinete igual ao seu, ele é todo furadinho, então só por isso já ajuda bem a ventilação; agora o ideal é ter no mínimo um ventilador aspirando e outro expirando; não existe sensação de não ventilar, isso se constata abrindo o gabinete e colocando a mão na frente do fluxo de ar se for aspirando para o interior se for expirando, do lado de fora do gabinete.

OBS: Vou fazer uma analogia sobre esse tema, se voce tiver uma casa térrea, com uma caixa d'agua no telhado, ainda que coloque um tubo de grande diâmetro, voce terá volumede agua mas não terá pressão, assim voce consegue bloquear o fluxo de agua tampando o tudo com a mão; agora tente fazer isso em um prédio de 11 andares estando voce no térreo, por mais fino que seja o tubo, voce não consegue bloquear a água com a mão de jeito nenhum.

Transportando a situação para seu caso, seu ventilador, pode ter um bom fluxo de ar mas não tem pressão suficiente para vencer os obstáculos (frontal do gabinete, filtros, etc)

Postado

@wagner2029

Legal, Wagner. Bom reforço. Eu entendo o básico sobre esse esquema. Aqui mesmo já fiz por conta vários testes de posicionamentos e tal, medindo as temperaturas. Então, só esclarecendo, é isso mesmo: um frontal (baixo) entrando, outro atrás (cima) saindo. Não quis por outros ventiladores também por não achar crítico. Embaixo complica porque tenho muitos cabos sobrando da fonte (não modular). Na lateral eu tenho um ventilador instalado, mas só conecto o cabo em épocas muito quentes, pra auxiliar um pouco, mas ele mais ajuda na placa-mãe (também entra bem mais pó!). Então, por tudo isso, eu queria investir em melhorar a frontal, que deveria ser a mais importante pra ajudar tudo: os HDs e todo o resto com ar fresco. Sabe o que eu faço quando tô muito pilhado com calor? Abro a tampa lateral do gabinete; não sei se é psicológico, pode ser tecnicamente incorreto, mas parece ajudar a refrescar tudo (os HDs pelo menos esfriam mais!), principalmente por não ter esse "duto" de ar frente-trás funcionando muito bem.

@misterjohn

John, sabe que experimentei colocar via gambiarra (só pra testar mesmo) um 2º ventilador na frente do gabinete, na parte de cima dele. Colei com durex (rs) mesmo e observei. Sabe que piorou a temperatura da VGA? Porque, como disse, a engenharia dela tem esse problema grave de jogar ar quente pra frente (!). Ela tem uma abertura frontal, que seria para entrar o ar, mas acaba virando exaustor quando ventila muito. Você sente o ar quente saindo na frente do gabinete, por fora, pensa! Quando coloquei o ventilador experimental na frente (jogando ar novo pra dentro), houve esse conflito: o ar quente se embolava de volta dentro da VGA e ela esquentou mais! Doidera! (Vocês tem também esse problema? Fico de cara...)

Entendi sua analogia, mesmo assim ainda parece muito fraco. Até conversando com um amigo, ele me relatou que na máquina dele ele sente bastante pressão de ar passando. Se eu faço isso, tentar sentir o ar passando por dentro, apenas vou sentir, como disse uma "brisa" quando estou com a mão entre os 2 HDs, bem na frente. Eu sei que essa "brisa" ajuda muito, mas comigo eu acho que poderia ser muito mais eficiente e ainda ajudar o resto do sistema, daí minha questão.

• Curtir 1
Postado

tira a tampa frontal do seu gabinete e manda uma foto.

Postado

Alexo voce matou a questão, eu já disse isso outras vezes, o fluxo de ar que entra tem que ser igual ao que sai, isso se consegue colocando os fans idênticos, um para expirar e outro para aspirar...outra coisa importante é a posição deles, para mim o ideal é colocar um no frontal aspirando e outro na traseira expirando, assim o ar percorre todo o gabinete.

Postado

@wagner2029 Sei sei sei o que vai dizer! kkkk Tá sujo mesmo! Tirei umas fotos e to resolvendo. Pior é que mesmo limpinho a melhora é muito sutil! Culpa pode ser o layout do gabinete. Vai ver na foto depois, a estrutura que sustenta o HD é muito bloqueadora! Outro efeito engraçado que percebo, não sei se só desse ventilador é que o vento parece que sai com mais pressão nas laterais, na diagonal dele! Curioso. Mando as fotos depois.

@misterjohn Então ,mas isso tá certo, você entendeu né? O sentido é esse mesmo. Eu só to tentando equilibrar melhor esses dois pesos pra injetar mais pressão de ar vindo da frente pra dentro. Questão é que o cooler do CPU é muito potente, ele acaba gerando mais saída, não tem jeito. Como a frontal é furadinha, você bem sabe, o ar novo pode vir dali. Não tenho muito o que fazer.

Postado

@Alexo não estava pensando na sujeira, pensei que dependendo do modelo do gabinete e dos seus periféricos, dava pra serrar algumas partes dispensáveis.

Em gabinetes que possuem vários furos no lugar do cooler, eu passo a micro retifica com um disco de corte e arranco fora, dá mais ventilação.

Em relação ao cooler soprar mais para os lados do que para a frente, é assim mesmo.

Teve uma época em que eu não tava afim de gastar com gabinete e tb queria dificultar a vida do ladrão.

Foto-0006.jpg

Foto-0013.jpg

Foto-0003.jpg

Postado

hahah! Boa! Mas não tenho essas habilidades, não! Como o problema não é crítico, não vou destruir o gabinete. Acho que até seria complicado abrir essa estrutura dos HDs, mas realmente, é uma barreira de vento à lá Trump esse suporte :(

Fiz a limpeza; acho que melhorou uns dois graus os HDs, mas realmente não flui ar consistente pra dentro do gabinete. Quero ver se pesquiso ventiladores novos por aí e ver se dá muita diferença de pressão neles pra tentar trocar.

1.jpg

2.jpg

Postado

Nossa esse primeiro CM 690 é realmente complicado em relação ao mais novo.

O que eu tentaria ai se fosse você, é passar aquele segundo HD mais pra baixo. Colocando um na última gaveta e o outro na primeira. Isso abriria um espaço maior pro ar passar.

Outra coisa que faria é tentar colocar outra fan na horizontal, lá no fundo do gabinete (ao lado da fonte), uma boa fan de 120mm. Porque o ar quente sobe naturalmente, e essa fan ajudaria nesse sentido. E de quebra também auxiliaria o tal quente que sai de sua GPU a subir. Talvez fosse interessante, posteriormente, até colocar uma outra no topo da case pra jogar esse ar quente que sobe pra fora.

Outra coisa é passar os cabos por trás ou tentar arrumar pra desobstruir. Além disso também me certificaria de que essa sua fan está realmente sendo funcional, já que é uma fan muito barata. É muito possível você consiga um resultado melhor com uma fan de uma marca mais conceituada e boas especificações.

Postado

Deixar tudo do lado de fora, chumbado na parede é uma boa opção, principalmente se tiver ar condicionado, para mim não seria uma boa, moro perto do mar, iria potencializar a oxidação por maresia, isso porque vejo esse negocio de gabinete cheio de "luzinhas" como uma grande besteira, só serve para os caras ganharem mais grana.

Tem locais onde acumula um pó de forma inacreditável, se for o seu caso, Alexo, tens que fazer limpesa interna mais vezes, inclusive usando um aspirador de pó e um pano úmido para limpar as hélices das ventoinhas.

Na minha opinião, procure colocar coolers sempre em números pares, por exemplo dois para aspirar e dois para inspirar, e todos de caracteristicas idênticas para proporcionar o equilibrio da pressão.

Postado

@Ryudo Pois é, na época não tinha disponível ainda. Hoje pegaria com certeza! Já havia pensado em mudar de andar os HDs pra testar. O meu receio é exatamente perder o resfriamento deles, que é bem importante. Mas é uma ideia, sim. Na lateral, já comentei em resposta anterior; só ligo eventualmente porque acumula muito pó e esfria mais a MB mesmo. Em cima, é uma ideia pra ajudar, mas realmente não cheguei a testar na prática. Quanto aos cabos, sim, é uma coisa que quero fazer, mas como não tenho muita habilidade, tenho receio de fazer sozinho desmontar tudo. Assim, preciso de ajuda técnica. Preciso aproveitar um dia pra trocar a pasta do CPU e tudo mais, aí já peço pra rever tudo. Cabeamento tá bem feio e você nem viu o restante (vergonha até de mandar! rs). De fato, quero procurar um ventilador melhor; vou nas lojas com as specs do meu pra comparar.

@misterjohn Verdade! Sempre limpo, mas como dá trabalho, talvez menos do que deveria. Um aspirador (ou um soprador) miniatura seria excelente pra ajudar; nunca fui atrás disso. Ontem tava quente e hoje esfriou pra caramba aqui (Curitiba), então perdi um pouco a referência. Mas eles já estão abaixo da CPU, o que é um parâmetro. Legal, boa dica. Eu só acho que o meu sistema tá bem irregular quanto a isso, porque como te falei, o cooler do CPU joga muito, muuito por cima, então ele desbalanceia essa métrica (é um Cooler Master Hyper N520!).

Valeu, gente, pelos comentários. É sempre bom vir aqui conversar. Abraços

• Curtir 1
Postado

Compre um aspirador automotivo, é pequeno e potente o suficiente para tal...agora quanto a ventoinha influenciar no equilibrio eu creio que não porque ela utiliza o ar que está dentro do gabinete, ou seja aspira o ar sobre o dissipador, sendo que o ar continua no gabinete...penso eu que seja assim.

Postado

@Ryudo  Ah, sim. Tinha entendido errado. De qualquer forma, falei dessa posição também, creio eu! Meu problema são os cabos, que estão muito bagunçados. Foi montado assim pelo técnico e não tenho coragem de desmontar tudo pra refazer sozinho. Até porque a fonte não é modular, piora. Quando conseguir ajeitar isso, libero a área inferior e experimento inserir um ventilador ali com certeza (na verdade, é no meio embaixo do gabinete). Será um bom teste! No momento, a dúvida era a pouca pressão de ar entrando pela frente do gabinete, que tem relação com os HDs mas também com o resto do sistema. Valeu!

Tá, não chore; sei que está horrível, mas uma hora quero tentar melhorar isso! rss

cabos (des)organizados.jpg

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...