Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, sou novo na eletrônica e me surgiu uma dúvida em relação a ponteira do ferro de solda, comprei um Fame 30w, onde veio uma ponteira achatada, eu gostaria de trocar por uma de bico fino, andei pesquisando e sempre vejo algo como, ponteira para ferro de solda tal marca, minha dúvida é, não daria para colocar tipo uma ponteira de bico fino da Hikari no Fame e vice-versa?

Que tipo de ponteira seria melhor, achatada ou fina?

valeu

Postado

Infelizmente não estou achando em lugar nenhum ponteira do bico fino da Fame, acho que vou comprar outro ferro com bico fino e ficar com os dois, Hikari percebi que tem ponteira em todos os lugares, não sei se é falta de pratica, mas essa ponteira achatada não me caiu muito bem

Postado

usei uma lima comum, porém pode ser no esmeril (mais rápido), lime ate ficar no cobre puro, coloque fluxo de solda na ponta fria e ligue o ferro, asim que esquentar estanhe bem rápido para nao oxidar, pois se nao cobrir bem a superficie nao ficara bom.

apos estanhado deixe o ferro esfriar com a ponta estanhada

o problema desta gambiarra é que sempre tera que limpar a ponta apos o uso e estanhar bem antes de guardar, se não oxida e sera necessário repetir o processo

Postado

ja fiz esse esquema de limar a ponta, depois de algum tempo percebi que ela foi diminuindo como se houvesse um desgaste, acho que ficou mais frágil quando limei ela no esmeril.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, carlos987 disse:

ja fiz esse esquema de limar a ponta, depois de algum tempo percebi que ela foi diminuindo como se houvesse um desgaste, acho que ficou mais frágil quando limei ela no esmeril.

Comigo aconteceu o mesmo, a ponta foi abrindo um buraco. Penso que o que corroeu foi o fluxo da solda. 

• Membro VIP
Postado

No mercado livre vende uns kits com 3 pontas, acho que a ponta da hikari serve sim no da fame e vice versa, mas o que dá pra fazer (se não tiver dinheiro) é compra aqueles ferro de solda de 5 conto na 1,99 e só pegar a ponta (kkk, meu 1º ferro de solda custo 5 reais e não duro nada). Ou comprar um fio rígido mais ou menos da espessura da ponta do ferro de solda e fazer milhares de pontas.

Postado
6 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Ou comprar um fio rígido mais ou menos da espessura da ponta do ferro de solda e fazer milhares de pontas.

Já usei muito isso nos ferros de 5 conto. Arranjei uns metros de fio rígido 8AWG, era só cortar um pedaço de 5cm, fazer a ponta no esmeril e colocar no ferro.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!