Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

I7 7700k temperatura


Posts recomendados

@Lu Roxinol Aplicou a gota de pasta ou está espalhando a pasta? Tem muita pasta. Tem alguma coisa errada aí. Também não estou vendo o vinco da CPU na pasta que fica no dissipador. Tem certeza de que você instalou esse cooler direito? Não parece estar fazendo pressão suficiente.  

 

Por mais que o i7-7700K tenha boost de 4.5Ghz, em load ele deve manter 4.2Ghz nos quatro núcleos, talvez 4.3Ghz. O Vcore pode tranquilamente se manter nos 1.15v.

 

1 - A CPU fica em qual clock no teste do AIDA? Marque apenas CPU e FPU. Você precisa ver pelo CPU-Z. 

1 - A CPU fica em qual Vcore no teste do AIDA? Marque apenas CPU e FPU. Você precisa ver pelo CPU-Z. 

 

Não use outros aplicativos para ver temperatura, apenas o HWmonitor, Real Temp e HWiNFO64.

 

Qual é a temperatura ambiente da sua casa? Tem algum relógio com termômetro? Algum termómetro de jardim?

 

Estão dizendo que esses Kaby Lake vieram com pasta TIM de pior qualidade do que os Skylake. Outra coisa, as temperaturas dos núcleos estão 87-86-85-87. Isso indica um sério problema na sua pasta TIM. Nunca, jamais, os núcleos externos podem estar mais quentes do que os internos, especialmente depois de algumas partidas. Estranho que está bem igual, com números correspondentes. Variação de apenas 1ºC nos dois internos. Pode ser porque você aplicou pasta demais, mas eu não acredito. A não ser que o cooler esteja instalado errado e não esteja fazendo pressão. Aí os núcleos externos podem estar sem contato com o cooler. Esse cooler é bem chato de instalar.

 

Mesmo que esteja fazendo 30ºC aí, não era para passar de 70ºC jogando, quiçá chegar em 87ºC.

 

Qual a marca dos coolers que estão no teto?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Contiusa disse:

@Lu Roxinol Aplicou a gota de pasta ou está espalhando a pasta? Tem muita pasta. Tem alguma coisa errada aí. Também não estou vendo o vinco da CPU na pasta que fica no dissipador. Tem certeza de que você instalou esse cooler direito? Não parece estar fazendo pressão suficiente.  

 

Por mais que o i7-7700K tenha boost de 4.5Ghz, em load ele deve manter 4.2Ghz nos quatro núcleos, talvez 4.3Ghz. O Vcore pode tranquilamente se manter nos 1.15v.

 

1 - A CPU fica em qual clock no teste do AIDA? Marque apenas CPU e FPU. Você precisa ver pelo CPU-Z. 

1 - A CPU fica em qual Vcore no teste do AIDA? Marque apenas CPU e FPU. Você precisa ver pelo CPU-Z. 

 

Não use outros aplicativos para ver temperatura, apenas o HWmonitor, Real Temp e HWiNFO64.

 

Qual é a temperatura ambiente da sua casa? Tem algum relógio com termômetro? Algum termómetro de jardim?

 

Estão dizendo que esses Kaby Lake vieram com pasta TIM de pior qualidade do que os Skylake. Outra coisa, as temperaturas dos núcleos estão 87-86-85-87. Isso indica um sério problema na sua pasta TIM. Nunca, jamais, os núcleos externos podem estar mais quentes do que os internos, especialmente depois de algumas partidas. Estranho que está bem igual, com números correspondentes. Variação de apenas 1ºC nos dois internos. Pode ser porque você aplicou pasta demais, mas eu não acredito. A não ser que o cooler esteja instalado errado e não esteja fazendo pressão. Aí os núcleos externos podem estar sem contato com o cooler. Esse cooler é bem chato de instalar.

 

Mesmo que esteja fazendo 30ºC aí, não era para passar de 70ºC jogando, quiçá chegar em 87ºC.

 

Qual a marca dos coolers que estão no teto?

estou aplicando a pasta em gota no meio do processador, porém devo ter colocado um pouco mais que o recomendado pois na foto la acima da pra ver uma leve sobra.

Vinco da CPU ?
eu vi uns vídeos de instalação do cooler depois da prmeira vez que você me alertou sobre a instalação, mas deduzi que não fiz nada errado, apertei os parafusos no limite, ele ficou bem firme no processador.
 


imagem do teste

Screenshot_4.png.d5bbee009b4df6354341b27207cc2be7.png

os coolers do teto são da multilaser, eram do meu antigo gabinete.

não tenho como medir temperatura ambiente, mas acredito que esteja em 30 ou próximo.
 

adicionado 16 minutos depois
1 hora atrás, Contiusa disse:

@Lu Roxinol Aplicou a gota de pasta ou está espalhando a pasta? Tem muita pasta. Tem alguma coisa errada aí. Também não estou vendo o vinco da CPU na pasta que fica no dissipador. Tem certeza de que você instalou esse cooler direito? Não parece estar fazendo pressão suficiente.  

 

Por mais que o i7-7700K tenha boost de 4.5Ghz, em load ele deve manter 4.2Ghz nos quatro núcleos, talvez 4.3Ghz. O Vcore pode tranquilamente se manter nos 1.15v.

 

1 - A CPU fica em qual clock no teste do AIDA? Marque apenas CPU e FPU. Você precisa ver pelo CPU-Z. 

1 - A CPU fica em qual Vcore no teste do AIDA? Marque apenas CPU e FPU. Você precisa ver pelo CPU-Z. 

 

Não use outros aplicativos para ver temperatura, apenas o HWmonitor, Real Temp e HWiNFO64.

 

Qual é a temperatura ambiente da sua casa? Tem algum relógio com termômetro? Algum termómetro de jardim?

 

Estão dizendo que esses Kaby Lake vieram com pasta TIM de pior qualidade do que os Skylake. Outra coisa, as temperaturas dos núcleos estão 87-86-85-87. Isso indica um sério problema na sua pasta TIM. Nunca, jamais, os núcleos externos podem estar mais quentes do que os internos, especialmente depois de algumas partidas. Estranho que está bem igual, com números correspondentes. Variação de apenas 1ºC nos dois internos. Pode ser porque você aplicou pasta demais, mas eu não acredito. A não ser que o cooler esteja instalado errado e não esteja fazendo pressão. Aí os núcleos externos podem estar sem contato com o cooler. Esse cooler é bem chato de instalar.

 

Mesmo que esteja fazendo 30ºC aí, não era para passar de 70ºC jogando, quiçá chegar em 87ºC.

 

Qual a marca dos coolers que estão no teto?


Teste Novo

parece está piorando

Screenshot_10.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Lu Roxinol disse:

desabilitei o xmp
e segurei ele em 4.2
essa máxima ai foi só um pico

 

Não entendi. Rode o teste normalmente (CPU e FPU) e veja o core e o Vcore que a CPU fica no CPU-Z.

 

E a temperatura dos núcleos está estranhíssima no teste que dá 90-84-87-88. Tem algo de muito errado nessa história. Pode ser a pasta TIM, mas pode ser erro de instalação também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Não entendi. Rode o teste normalmente (CPU e FPU) e veja o core e o Vcore que a CPU fica no CPU-Z.

 

E a temperatura dos núcleos está estranhíssima no teste que dá 90-84-87-88. Tem algo de muito errado nessa história. Pode ser a pasta TIM, mas pode ser erro de instalação também.

CERTO VOU FAZER AQUI

adicionado 31 minutos depois
33 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Não entendi. Rode o teste normalmente (CPU e FPU) e veja o core e o Vcore que a CPU fica no CPU-Z.

 

E a temperatura dos núcleos está estranhíssima no teste que dá 90-84-87-88. Tem algo de muito errado nessa história. Pode ser a pasta TIM, mas pode ser erro de instalação também.


é Assim ?

Screenshot_7.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol a sua CPU está fazendo throttling com  FPU ligado (fica bem mais forte). Eu diria que o Hyper 212X está mal instalado. Mas só vendo aí. E a questão dos núcleos externos mais quentes também é um sério problema. Se não for por causa da má instalação, pode ser o chip mesmo.

 

O ideal é chamar uma pessoa que entende, não "técnico", para dar uma geral, instalar o cooler de novo e saber se o chip está com a pasta TIM mal aplicada. Porque aí você abria um RMA com a Intel e trocava de processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol só para reforçar - e os colegas já mencionaram - que você precisa ver o Vcore da sua CPU. Não entendi quando você falou "segurei ele em 4.2". Você precisa deixar o BIOS como veio de fábrica. Carregue o "load Optimized Defaults". 

 

Rode o AIDA64 por dez minutos e preste atenção em como fica o Vcore - anote em um papel o valor máximo e preste atenção se ele varia. Se variar, anote os valores mais frequêntes. E também preste atenção no clock. Anote o valor.

 

Poste aqui para a gente. Muito provavelmente dá para baixar bastante. Mas se fosse eu e o chip estivesse com os núcleos todos fora de ordem na temperatura, eu acionava o RMA. É bananada da Intel, eles são obrigados a trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara temperatura é problema de qualquer processador acima de 3.5ghz  nem intel , nem amd consegue resolver isso, por isso coolers tem que ser bom e pasta thermica tambem. coisa de oc na maioria das vezes pra oc diario nao pode passar de 70 graus em uso full diario. se a pessoa nao consegue full menos que 70 graus na velocidade stock quem dira com overclock.  por isso tem que ser monitorada certinho a temp por que o intel tem proteçao passou de 70 ele baixa a velocidade do processador ocasionando travamentos e cpu funcionando 50% da capacidade.

 

 

pasta thermica se coloca esse tanto.

 

5problemas_pasta-360px.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, paulo__sp disse:

mas o ideal é nunca deixar no limite.. ideal para cpu é maximo 70.. e nunca atingir o thottling.. falei pela margem de segurança...

 

O consenso é não deixar passar de 75-80ºC. Eu indico 75ºC para dar uma margem. 70ºC está fora da realidade, especialmente para throttling.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Contiusa disse:

 

O consenso é não deixar passar de 75-80ºC. Eu indico 75ºC para dar uma margem. 70ºC está fora da realidade, especialmente para throttling.

 

aqui temp ambiente esta nos 25 graus, sem ar cond mas hoje esta fresco em sp, dias que aumentam 30 a coisa muda de figura,  ta certo que nenhum game  consegue fazer uso de 100% do meu dual xeon  no bf1 uso fica 10% maxima media 5 a 7% de uso. temp maxima 45 a 50graus..

 

mas aqui no teste estabilidade do aida media 60graus chegando picos 65graus uso 100% cpu

 

16403247_584624645068226_231730202021662

 

 

adicionado 39 minutos depois

cara pelo que vi nos seus relatos acho que o problema ai nao esta sendo cooler ou pasta thermica e sim uma ma otimizaçao no cs go, aqui nao fica dessa maneira nao, voce colocou que nivel de video no cs go a config ?? esta alta, ultra, media ??

 

por que dependendo da config do jogo, o uso game vai usar mais da cpu do que da placa de video, ja uma conf video vai usar mais da vga e deixar o cpu mais tranquilo.

 

esse seu cooler sim é pra dar conta do recado da sua cpu sim.. sem overclock.

 

 

tem uns retardados que colocaram na net  prender cooler ou wathercooler com aquela parafusadeira eletrica..( isso nao se usa jamais), nao recomendo de forma alguma

 

p_parafusadeira-eletrica-12.jpg

 

 

teve um nego que comprou kit ddr4 comigo e ficou 1 ano enfrentando problema de instabilidade de sistema e acusando ser as ddr4 que vendi a ele..

 

nao dizendo que ele usou essa parafusadeira ai mas ele tinha um wathercooler e prendia muito apertado fazendo a placa-mãe dele entortar e ocasionava que as memorias se desencaixavam com o tempo do slot causando erro, instabilidade e dos 16gb aparecia 8gb, 4gb, 12gb  de ram kkkk

 

 

ideal é prender com calma com a chave philips sempre invertendo os lados para  ter uma pressao uniforme dos 4 lados cpu.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre aplicações de pasta térmica condutividade (um longo video)... Se todos os os plugs do dissipador foram encaixados esse e` o desempenho que o fabricante recomenda... quanto a orientação do fan do dissipador também não tem certo e errado... tem que testar para ver onde e` a menor temperatura.

 

 

adicionado 2 minutos depois

Cara... overclock nao tem dissipador básico que segure... e` WC ou um dissipador bem grande... Se tivesse muito mal encaixado o pc do cara iria desligar ou estar em 80 graus sem uso de nada nem jogando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Sobre aplicações de pasta térmica condutividade (um longo video)... Se todos os os plugs do dissipador foram encaixados esse e` o desempenho que o fabricante recomenda... quanto a orientação do fan do dissipador também não tem certo e errado... tem que testar para ver onde e` a menor temperatura.

 

 

adicionado 2 minutos depois

Cara... overclock nao tem dissipador básico que segure... e` WC ou um dissipador bem grande... Se tivesse muito mal encaixado o pc do cara iria desligar ou estar em 80 graus sem uso de nada nem jogando.

@Contiusa

eu busquei informação em um outro fórum e tem gente com o mesmo problema lá, um deles aconselhou a fazer undervolt 1.18 com multiplicador 45 sem perfil xmp
 

ele está com o mesmo problema. Já estou extremamente desanimado com esse problema, como sou muito impaciente a vontade e de meter o pc no chão e sair martelando tudo e concretizar o prejuízo de quase 7 mil reais, e mandar o vídeo pra vocês mostrando como resolvi o problema.
Fiz todas a modificações sugeridas, reinstalei o cooler 4x troquei a pasta 3x desta vez tenho certeza que não há erro na instalação, certeza absoluta, o problema não é a instalação do cooler nem da pasta térmica.
Quando eu disse que segurei em 4.2 eu quis dizer que diminui o multiplicado pra 42x, e desabilitei o xmp, foi quando apresentou os melhores resultados. Resumindo, eu não sei mais o que fazer, se dou 600 conto em um water cooler, se quebro a ***** toda ou sei lá o que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uhauhahuauhauha Doe para o pc para uma instituição de caridade huahuauhahua

 

Cara, deixa stock (sem overclock)  e mete bala jogando... Se o bagulho não ta travando desligando não compra nada se você não quiser*... quando* ver que o pc estiver gargalando no futuro mete over nele com um WC... Simples e você não vai se matar e nem matar o pc huahuahuahu

adicionado 4 minutos depois

Faz overclock na placa de video X) já que ta fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

uhauhahuauhauha Doe para o pc para uma instituição de caridade huahuauhahua

 

Cara, deixa stock (sem overclock)  e mete bala jogando... Se o bagulho nao ta travando desligando nao compra nada se você nao queira... quado ver que o pc estiver gargalando no futuro mete over nele com um WC... SImples e você nao vai se matar e nem matar o pc huahuahuahu


certo, mas deixar em stock como ?
preciso mudar alguma configuração na bios ?
eu não mexi em nada, so mudei o perfil para load Optimized como o camarada sugeriu la acima e coloquei as fans em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem sei que essa opção faz lol.

 

Mas na bios tem perfis provavelmente, escolhe normal... Ou se não tiver procure algum parte de resetar consfiguracoes... isso faz voltar tudo ao normal.

 

Pior que eu tenho que pesquisar sobre essa bios aqui T_T

adicionado 1 minuto depois

Depois disso procure em configurações avancandas os fans e procura no perfil máximo no cooler do processador..

adicionado 5 minutos depois

achei a bios... to estudando aqui...

adicionado 17 minutos depois

manual http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1151/TUF_Z270_MARK_2/E11892_TUF_Z270_MK2_UM_WEB.pdf?_ga=1.188568168.1912173445.1485709702

 

Pagina 55>  O  ``Ez System tuning`` coloca ``Normal`` usando as seta... salva

 

Em baixo na direita em em ``AdvanceMode`` vai abrir outras opções...

Nao mexe em nada em ``Ai Tweaker`` veja se ta tudo em Auto (deixa como esta na pag 56).

 

vai aba QfanControl em cima seleciona o CPU FAN e coloca em ``Turbo`` (indicado na pag 59)

.

@Lu Roxinol modifica isso ai que coloquei ai em cima. Depois fala no que deu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol você precisa chamar uma pessoa que entende de micro para ver isso. Porque assim, verde totalmente em informática, você vai penar para resolver a situação. Ou então não faz nada e compre um H100i, mas water cooler também não é um passeio no parque e você provavelmente vai ter problemas também.

 

Você não tem nenhum amigo que entenda mais de micro? Uma pessoa precisa ver a instalação do cooler (estou achando estranho a CPU não fazer o vinco na pasta), depois se o Vcore do processador está alto, e por último ver se o chip veio de fábrica com a pasta TIM mal aplicada. A partir daí você pode tomar as medidas corretas.

 

Montar micro é assim mesmo. Pior é não aprender sobre hardware e ficar na mão de "técnico". Aí é melhor comprar um Dell com garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Todo mundo que tem pc tem que aprender a procurar conhecer o pc... tem que fazer manutenção (limpar), tem que trocar partes, tem que ver se tem algum problema que possa ser resolvido sem se matar...

 

Se não você vira refém de técnicos por ai que vão fura e` teu bucho de tanto que cobram...

 

Se nao quiser problema de PC... nao compre pc , compre um Console... se quebrar compra outro ou no máximo usa um soprador ou um aspirador para limpar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

Eu nem sei que essa opção faz lol.

 

Mas na bios tem perfis provavelmente, escolhe normal... Ou se não tiver procure algum parte de resetar consfiguracoes... isso faz voltar tudo ao normal.

 

Pior que eu tenho que pesquisar sobre essa bios aqui T_T

adicionado 1 minuto depois

Depois disso procure em configurações avancandas os fans e procura no perfil máximo no cooler do processador..

adicionado 5 minutos depois

achei a bios... to estudando aqui...

adicionado 17 minutos depois

manual http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/LGA1151/TUF_Z270_MARK_2/E11892_TUF_Z270_MK2_UM_WEB.pdf?_ga=1.188568168.1912173445.1485709702

 

Pagina 55>  O  ``Ez System tuning`` coloca ``Normal`` usando as seta... salva

 

Em baixo na direita em em ``AdvanceMode`` vai abrir outras opções...

Nao mexe em nada em ``Ai Tweaker`` veja se ta tudo em Auto (deixa como esta na pag 56).

 

vai aba QfanControl em cima seleciona o CPU FAN e coloca em ``Turbo`` (indicado na pag 59)

.

@Lu Roxinol modifica isso ai que coloquei ai em cima. Depois fala no que deu.

vou fazer aqui e já volto com resultados

 

adicionado 54 minutos depois

@Bommu Perneta

IMG_20170129_163155991.jpg

IMG_20170129_163215449.jpg

IMG_20170129_163243322.jpg

  não ta mostrando todas as opções mas está tudo no auto como você recomendou


IMG_20170129_163344078.jpg

Screenshot_8.png

Screenshot_9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bommu Perneta @Contiusa

Essas seriam as melhores opções pro meu problema ?

http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-corsair-hydro-h100i-v2-cw-9060025-ww

http://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-corsair-hydro-h110i-v2-cw-9060026-ww

qual seria mais indicado ?
isso cabe no sharkoon m25-W ? EU RETIREI ESSAS DUAS GAVETAS NA PARTE SUPERIOR DO MEU PRA MELHORAR CIRCULAÇÃO DE AR. essas duas fans frontais são de 120 sendo assim deduzo que um radiador de 240 entra de boa ne. na parte superior não sei se cabe por conta da placa-mãe, mas pode ser que caiba, se couber e mais recomendado por na frente ou emcima ??
  M25-W_Black.jpg

eu selecionei os modelos mais caros que encontrei na loja acima, ja com medo de comprar e continuar tendo problemas, esses modelos são bons ? recomendaria outro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano para uma configuração normal no auto sem over essa temperatura ta muito alta mesmo! vixe... isso ta parecendo cooler box da intel!

 

E` cara, pega o WC...

 

Teu gabinete não suporta esse WC que você postou ? Estou totalmente desatualizado quanto a WC... se não tiver outro na mesma faixa de preço com dois fans e não tiver reclamações de dele na net em Review, compra.

 

Nao posso nem dizer troca o processador porque acho que isso nao e` considerado defeito de fabricação o mesmo ser quente... pode ser que seja o cooler que nao ta aguentando... Enfim. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa 

busquei informação em outros fóruns e descobri que tem mais gente com o mesmo problema que eu, olha no exemplo a baixo, além desse encontrei outros reclamando do mesmo problema, porém menos especificado. a partir deste raciocínio, supomos que eu precise comprar o water cooler pra resolver o problema, que modelo de water cooler especificamente seria mais indicado pro meu caso ? ( levando em consideração que eu preciso diminuir uns 20 graus ou mais se comparado ao 212x. Por favor me ajuda só mais essa ?

Build:
i7 7700k
z170 pro gaming
2x4gb HyperX 2400MHz
Corsair H80i v2
Room temp 27ºC
Using artic silver thermal paste.
NZXT s340

Então pessoal to achando as temperaturas altas:
IDLE 35~40º (picos de 50º)
prime95 (smallTFT) 70~78º (picos de 90º)
Em jogo 75~85º

Por estar com um H80i achei as temperaturas altas principalmente pra essa temperatura ambiente.
Notei que o o clock do CPU esta em 4.6GHz sem eu ter alterado com Vcore em AUTO.
Então seria um softclock de 4.5 pra 4.6 GHz feito automatico pela placa-mãe.
Alguem sabe como desabilito isso ? Algumas dicas para diminuir a temperatura do PC pois em epocas mais quentes to com medo de atingir 95ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lu Roxinol mas ele está fazendo um over automático de 4.6Ghz. O Vcore dele deve estar passando de 1.4V. Obviamente que as temperaturas estão estratosféricas.

 

É o que eu falei, uma pessoa experiente dava um jeito no seu sistema. Ou determinava se o processador está fora dos padrões de fábrica e acionava o RMA. Pode até comprar o water cooler, mas você precisa ver o Vcore e a temperatura dos núcleos, que está estranha. Eu não dava mole para a Intel. Dizem que eles voltaram a usar pasta TIM de péssima qualidade. Muita gente fazendo o delid em sites internacionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu aqui pensando que se ele comprar um bom WC ainda dava colocar 5.0GHz com a diferenca de temperatura...

Mas se você ta achando que e` caso de RMA... tenta mandar isso para RMA para o povo da intel fazer teste se vocês estão achando isso muito errado. Muito melhor que técnico em se tratando de fazer os teste corretos e com equipamentos.

 

 

Isso vai demorar... mas vai ter o caso resolvido ou continuar...

@Contiusa  @Lu Roxinol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!