Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal estou para instalar 10 computadores em casa, cada computador tem 4 amper + 1,16 amper do monitor que dá um total de 5,6 amper cada pc.

Observações:

1-      Disjuntores de 25 amper

2-      Fil de 2,5

3-      Tomada de 10 amper

Como quero colocar todos em um só ambiente gostaria de saber se posso ligar 03 pcs em cada tomada, seguindo minha teoria de leigo:

1-      Fil 2,5 aguenta até 21 amper

2-      A tomada posso trocar por uma de 20 amper

3-      Cada pc de 5,6 amp X 03= 16,8 amp no total em cada tomada de 20 amp em

um fil de 2,5=21 amp

4-      em um filtro de linha ou em um estabilizador de mais ou igual a 20 amperes

obs: gostaria de saber se meu calculo está coerente?

Postado

Se vai colocar fio 2,5mm², use disjuntores de 20A.

Então nesse caso seria necessário fazer no mínimo 3 circuitos de 20A

Para usar disjuntores de 25A, o correto é o fio de 4mm²

12 horas atrás, Dom fux disse:

2-      A tomada posso trocar por uma de 20 amper

Desnecessário, já que cada PC consome no máximo 5A (de acordo com seu cálculo). A não ser que você ligue 3 PCs em uma mesma tomada.

Que tipo de monitor é esse?

Minha TV de tubo 29" que consome isso em 110V.

• Curtir 3
Postado
14 horas atrás, Dom fux disse:

Olá pessoal estou para instalar 10 computadores em casa, cada computador tem 4 amper + 1,16 amper do monitor que dá um total de 5,6 amper cada pc.

Esse consumo de 4 ampères para um computador está meio estranho. São computadores comuns? De onde veio essa informação?

4-      em um filtro de linha ou em um estabilizador de mais ou igual a 20 amperes

obs: gostaria de saber se meu calculo está coerente?

Não se deve usar estabilizadores, prejudicam as fontes. É uma lenda urbana:

O filtro de linha pode ser usado, desde que seja um filtro de boa qualidade, tal como os da Clamper. Os filtros comuns são de fato extensões metidas a besta e não protegem nada.

Postado
2 horas atrás, Mestre88 disse:

Se vai colocar fio 2,5mm², use disjuntores de 20A.

Então nesse caso seria necessário fazer no mínimo 3 circuitos de 20A

Para usar disjuntores de 25A, o correto é o fio de 4mm²

Desnecessário, já que cada PC consome no máximo 5A (de acordo com seu cálculo). A não ser que você ligue 3 PCs em uma mesma tomada.

Que tipo de monitor é esse?

Minha TV de tubo 29" que consome isso em 110V.

1- a questão é que o fil e os disjuntores já se encontra colocado, quando cheguei já estava

2- já o fil buscando em alguns sites ví que a corrente maxima do fil 2,5 é de 21 amperes; isso confere?

3- a corrente do monitor é essa mesmo está na etiqueta do monitor, é a outra corrente peguei direto da fonte do pc

4- a tomada que irei comprar é a 20 A; modular com três entradas no espelho

5- o monitor é da dell bivolt e o pc é o vostro 230 slim

obs: gostaria de saber se com disjuntor de 25 A, com fil de 2,5=21A (máxima), com tomada modular de 20- A; sendo com 03 entradas, conseguiria ligar três computadores de 4A á cpu +1,6A monitor+ 5,6A sendo cada um dos pc com estabilizado (no caso três também). É possível essa conta bater sem nenhum risco de curto ou super-aquecimento?

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Ricardov disse:

Esse consumo de 4 ampères para um computador está meio estranho. São computadores comuns? De onde veio essa informação?

Não se deve usar estabilizadores, prejudicam as fontes. É uma lenda urbana:

O filtro de linha pode ser usado, desde que seja um filtro de boa qualidade, tal como os da Clamper. Os filtros comuns são de fato extensões metidas a besta e não protegem nada.

a corrente do monitor é essa mesmo está na etiqueta do monitor, é a outra corrente peguei direto da fonte do pc

• Curtir 2
Postado

@Dom fux O disjuntor, ao contrario do que muitos pensam, é instalado para proteger a fiação e não o equipamento nela ligado.

Sendo assim o disjuntor para fio 2,5mm² tem que ser 20A, se for aqueles disjuntores branquinhos (DIN) pode ser 25A, pois o fio tem uma tolerância.

Pode ligar quantos forem desde que não ultrapasse 20A, se vai dividir entre 3 tomadas, pode usar tomadas de 10A, mesmo por que se usar plugues de 10A em tomadas de 20A, eles ficam folgados e pode ocasionar mau contatos.

Essas medidas de corrente dos PCs estão estranhas.

Como já disse o Ricardo: não use estabilizadores!

• Curtir 2
Postado

A compatibilidade de condução de corrente dos condutores com os dispositivos de proteção é importante e obrigatória.

O monitor de 31.5" da Dell, 4k, que custa R$7.000,00 tem consumo de 70W típico e máx de 94,3W.

A questão da diferença de corrente para as bitolas de cabos se referem ao modo de instalação. Então, existe uma pequena diferença na corrente. Como bom senso se utiliza para cabos 2,5mm2 a capacidade de 20A. Justo e sensato.

Levando em conta que quem fez a instalação não tinha tanto conhecimento quanto deveria pulamos para a questão da qualidade/marca de cabos e disjuntores. Sempre fui fã da antiga Pirelli - hoje Prysmian - e da Nexans. Disjuntores existem muitas marcas boas mas Siemens é minha preferida.

Existem cabos no mercado que realmente deixam muito a desejar em quesitos de isolação e cobre. Se a corrente ultrapassar a nominal do cabo - e se este for de uma qualidade razoável - ele esquentará e você pagará pela energia perdida em forma de calor.

Dez computadores em um local só pode ser uma sala de aula ou uma lan house. No pior dos casos - lan house - os 10 ficarão ligados full time no horário comercial.

O aumento da capacidade do disjuntor é um erro clássico em instalações.

Dividindo em vários circuitos a possibilidade de danos é menor ou inexistente e, mesmo que algum circuito apresente problemas por conta da instalação, terá outros circuitos em funcionamento.

5410a.JPG

5410b.JPG

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Dom fux disse:

1- a questão é que o fil e os disjuntores já se encontra colocado, quando cheguei já estava

2- já o fil buscando em alguns sites ví que a corrente maxima do fil 2,5 é de 21 amperes; isso confere?

3- a corrente do monitor é essa mesmo está na etiqueta do monitor, é a outra corrente peguei direto da fonte do pc

4- a tomada que irei comprar é a 20 A; modular com três entradas no espelho

obs: gostaria de saber se com disjuntor de 25 A, com fil de 2,5=21A (máxima), com tomada modular de 20- A; sendo com 03 entradas, conseguiria ligar três computadores de 4A á cpu +1,6A monitor+ 5,6A sendo cada um dos pc com estabilizado (no caso três também). É possível essa conta bater sem nenhum risco de curto ou super-aquecimento?

adicionado 2 minutos depois

a corrente do monitor é essa mesmo está na etiqueta do monitor, é a outra corrente peguei direto da fonte do pc

1-Pode manter o condutor (é fio, não fil) caso seja classe 450/750 V, mas vai ter que trocar os disjuntores para 16 A ou essa instalação não estará protegida. Essa informação de 450/750 V está marcada na capa isolante do condutor.

2-Detalhando: para três circuitos monofásicos no mesmo eletroduto ou canaleta a corrente do condutor 2,5 mm² é 16,8 ampères e o disjuntor indicado é IEC/DIN 16A Curva C ou  NEMA 15A.

5- No site da Dell diz que a fonte do vostro 230s (não sei se é o mesmo modelo) é de 250W, a corrente seria de uns 2,5 ampères em 127 volts e 1,4 ampères em 220 volts.

Use tomadas normais de 10 ampères, uma tomada para cada aparelho. Pode usar extensões de boa qualidade, que prendam bem os pinos dos plugues. Dispense o estabilizador, é dinheiro jogado fora.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!