Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

8 horas atrás, Bruno Custodio disse:

 

Não receberá atualizações, mas ainda será possível utilizar win7 com esse processador :)

 

Agora vai receber na marra rsrsrs.....

 

http://adrenaline.uol.com.br/2017/04/20/49323/patch-de-usuario-permite-atualizar-windows-7-e-8-1-em-pcs-com-cpus-amd-ryzen-e-intel-kaby-lake/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, zopek disse:

Um vídeo interessante:

 

parece ter uma diferença interessante do 1400 pro 1600.. já do 1600 pro 1800 a diferença não é tão significativa. Isso na maioria dos jogos.

adicionado 24 minutos depois

Sobre as memórias ram, eu tenho visto em alguns tópicos e em outros locais que existe tipo um problema de compatibilidade... isso é real? Ou qualquer memória que eu pegar ddr4 vai funcionar tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ryzens interesssar-me-ão somente quando as ddr5 estiverem no mercado,ou mesmo a Intel se até lá não tiver criado mais 5 soquetes e o ganho de desempenho for ao menos 30 a 40% sobre a geração anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal! Eu sumi por uns anos, especialmente porque o mercado de informática estava bastante chato na parte dos processadores, com o monopólio da Intel e o fracasso da AMD na linha FX. Eu ainda acompanho alguma coisa, mas não da mesma forma que antes. Fico feliz em ver ainda alguns antigos conhecidos por aqui, como o Evandro "Xita" e o Contiusa, por exemplo. Inclusive o próprio fórum mudou bastante.

 

Enfim... A questão é uma dúvida minha referente aos Ryzen. Pelo que estou vendo ele tem uma boa performance em jogos, mas ainda inferior à dos concorrentes de mesmo preço da Intel, mas tem se destacado em benchmarks e em produtividade. Bem, eu mudei bastante e hoje meu foco hoje não são mais os jogos. Eu gosto de fotografar e de editar os arquivos RAW da minha câmera nos programas da Adobe, o Photoshop (com o Camera RAW) e o Lightroom. Fora que utilizo muito internet e multitarefa, logo os Ryzen me pareceram uma plataforma promissora, reativando meu interesse nesse mercado que estava tão sem graça até então. Eu me segurei para não aderir à uma dessas plataformas da Intel onde o soquete mudava e a performance subia só 5% ou 10%. Se duvidar a diferença de um Core i7-2600K para um Core i7-7700K nem é tão grande assim, pois o último grande salto da Intel foi no Sandy Bridge de 2011. O resto foi só incremento.

 

Porém, vendo vários desses testes (confesso que não olhei todos, apenas alguns aleatórios) vejo muito o foco em alguns benchmarks e em jogos, logo estou com algumas dúvidas. Com isso eu gostaria de saber a performance do Ryzen comparativamente com os Intel atuais nesses programas, que no meu caso é um fator decisivo de compra. Estou até hoje com o Phenom II X6, que é um processador bastante guerreiro, mas é fato que ele já apresenta sinais de cansaço e obsolescência. Para amenizar isso utilizo programas antigos (Windows 7 Ultimate, Photoshop CS6 com Camera RAW 9.1.1 e Lightroom 5.3), mas há programas que eu não posso parar de atualizar, como browsers e antivírus. E como minhas fotos em RAW são muito grandes o processador sofre.

 

Eu ainda não vou trocar de PC. Penso em fazer isso no ano que vem, pois não gosto de ser "early adopter" em tecnologia, fora que quero ver a reação da Intel a essa novidade. Talvez aguardar os processadores de 10nm de ambas as marcas para ter ainda mais diferença para minha plataforma atual, afinal eu sou do tipo que compra PC para durar. Não fico trocando tudo toda hora.

 

Desde já agradeço a atenção dos presentes e fico feliz de rever alguns antigos conhecidos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Heart Bem, ainda estou nas DDR3 de 1600MHz (setadas em 1333MHz por questões de estabilidade), então uma DDR4 de alta performance pode ser interessante. Vi que os Ryzen aproveitam bem isso em algumas tarefas (possivelmente incluindo as que me interessam), mas que ainda há muito problema de incompatibilidade com modelos de clock muito alto (vi isso nos vídeos do Adrenaline). Minha ideia é realmente esperar um ano para ver tudo isso "amadurecendo". As placas AM4 com BIOS mais estáveis e modelos menos bugados, melhor compatibilidade com memórias, preços caindo, talvez sair uma segunda geração desses processadores ou mesmo aderir ao que a Intel lançar em reação a tudo isso. Meu sonho seria pegar um 8C/16T, mas a Intel ainda cobra demais por isso. Infelizmente eu ainda não ganhei na Mega Sena. Rrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Black Heart Sim. Eu estava "de molho" porque o mercado de informática estava "morno" demais para o meu gosto. A Intel cobrando os preços que ela queria, lançando coisas novas pouco relevantes (exceto no mercado de alta performance, onde o preço é fora da minha realidade) e meu PC das antigas rodando simplesmente tudo, mesmo que com alguns engasgos. Se não fosse essa questão do Photoshop/Camera RAW/Lightroom sofrendo com os arquivos RAW gigantescos da minha câmera eu francamente acho que ia segurar um upgrade até 2020. Tem horas que penso em notebook também. Cheguei a cogitar Macbook, até mesmo porque tenho curiosidade de experimentar a plataforma Mac OS, mas os preços me fizeram desistir. Vi um Dell Inspiron muito interessante com Core i7, 16GB de RAM e preço abaixo dos cinco mil golpistas, mas depois vi que aquele Core i7 era dual core, então broxei. É por isso que quero ver um mercado competitivo! A Intel lançando Core i7 dual core em pleno 2016/2017 é simplesmente revoltante! Alguém tem informações sobre a linha Ryzen para notebooks? Ainda não li nada à respeito. Será que só vai sair junto das APUs para desktops?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pistigrilo em jogos ele é ok, IPC parecido com os Intel, em aplicativos "heavy multithreading" ele tem desempenho daqueles Xeons muito caros.

 

Isso falando dos R7, os R5 de seis núcleos estão bem mais próximos dos i5 de preço equivalente, e ainda com um baita desempenho em MT.

 

Se seu uso é trabalho (multithreading) com um pé nos jogos, o Ryzen é uma compra bem interessante pra você.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Na verdade nem ligo mais para jogos. Eu ainda acho legal e tal, mas não sinto mais vontade de jogar. Quem ainda joga no meu PC são meus primos crianças. Rsrsrs... Meu negócio agora é Photoshop, internet (muitas abas abertas), ouvir música e assistir vídeos (de preferência sem nenhum engasgo). Inclusive questiono a minha necessidade de upgrade em placa de vídeo. Se não houver grandes ganhos para as tarefas que eu executo talvez a minha Radeon HD 7870 de 2012 ainda vai reinar por mais alguns anos por aqui, afinal dinheiro não nasce em árvore, mas eu quero um processador forte (que não custe o preço de um Core i7-6950X), muita memória RAM com boa velocidade e muito armazenamento. Fora que quero me atualizar também, pois confesso que estou um pouco enferrujado. De 2013 para cá eu não parei de acompanhar o mercado de informática, mas acompanhei bem por alto. Do final do ano passado para cá que estou me atualizando aos poucos. Eu realmente enxergo potencial nos Ryzen. Apesar de usar AMD desde 1999 (K6-II de 350MHz) eu não sou fanboy e cogito Intel também. Meu sonho de consumo é ver um 8C/16T no mercado intermediário da Intel, mesmo que tenha que aguardar os 10nm para isso. Valeu pelo toque!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brunno Márcio Obrigado por compartilhar esses vídeos. Achei links interessantes aqui. Parece que para Photoshop e Lightroom o Core i7-7700K ainda é a melhor opção, por ainda não aproveitarem bem alta quantidades de núcleos, de acordo com os links abaixo:

 

Adobe Photoshop CC 2017 AMD Ryzen 7 1700X & 1800X Performance

 

Adobe Lightroom CC 2015.8 AMD Ryzen 7 1700X & 1800X Performance

 

Contudo, para quem mexe com vídeo (o que não é o meu caso, pelo menos por enquanto), o Ryzen é uma excelente opção, exatamente por aproveitar mais uma quantidade alta de núcleos, de acordo com o link abaixo:

 

Premiere Pro CC 2017 AMD Ryzen 7 1700X & 1800X Performance

 

Bom para eu me situar. Eu realmente estava inseguro com relação à performance do Ryzen em aplicações de edição de fotos e minhas suspeitas infelizmente se confirmaram. Eu estava torcendo para o Ryzen se destacar aqui, mas pelo visto pelo menos por enquanto a Intel seria a melhor plataforma para mim. Ironicamente o Core i7-7700K se saiu melhor que os modelos mais caros Core i7-6850K e Core i7-6900K nessas tarefas. Um upgrade nessa linha de alta performance da Intel se faz urgente, pelo visto. Suspeito que o alto clock do Core i7-7700K aliado à arquitetura eficiente do Kaby Lake tenha pesado nas aplicações de meu interesse. Entretanto, na questão do multitarefa é capaz do Ryzen se dar melhor. Vamos ver.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto Ryzen vs Intel, o melhor processador para jogos no geral é i7 7700k ganha dos Intel entusiastas e Ryzen, já em produtividade o  melhor é o R7 1800x pelo preço que se paga só perde em desempenho para o i7 6950x que é deca-core. 

 

Qualquer software que não é otimizado para hexa, octa, deca-core(jogos e alguns programas e edição de imagem e vídeo da adobe) vai rodar melhor em i7 7700k, i7 6700k que os Intel Entusiastas, Ryzen 7.


Este artigo mostra isto:

http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2016-what-is-the-fastest-gaming-cpu

 

Mas no contexto geral em produtividade os Ryzen são melhores que Intel:

 

3D Particle Movement v2.1

85866.png

 

 

Corona 1.3

85875.png

 

 

POV-Ray 3.7

85879.png

 

 

Cinebench R11.5(baseado no cinema 4D um software muito utilizado no mundo todo para renderização de imagem e vídeo)

85900.png

 

 

Cinebench R15(versão atualizada baseado no cinema 4D)

85881.png

 

 

7-Zip

85882.png

 

 

AES Encoding

85884.png

 

MySQL:

mysql.png

 

 

Blender:

blender.png

 

 

Cinema 4D(Cinebench R15)

cinebench_multi.png

 

 

Euler 3D:

euler3d.png

 

 

H.264 e H.265 Video Encoding

x264.png

 

 

x265.png

 

 

TrueCrypt / VeraCrypt

veracrypt.png

 

 

 

wPrime

wprime.png

 

 

7-Zip

7zip_pack.png

 

 


 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pistigrilo Se você vai trocar de PC só no ano que vem então para agora só resta olhar os discos, caso eles sejam dos HDs antigos anteriores aos SSDs.

 

Um possível "problema" da plataforma Ryzen até o momento para alguns usuários mais exigentes é a relativa falta de raias PCI-E 3.0 para os periféricos (SLI/Crossfire só é possível a x8/x8 em vez de x16/x16, por exemplo). Então na minha opinião é melhor mesmo esperar mais um tempo e ver os novos CPUs de 16 núcleos da AMD (com mais raias PCI-E) e a reação da Intel com provável redução generalizada dos preços.

 

O bom mesmo seria a volta dos grandes aumentos de desempenho single-thread, mas isso é coisa do passado ao menos no caso dos CPUs x86, razão pela qual quase todos os benchmarks modernos são escolhidos cuidadosamente para mostrar um quadro de evolução (multi-thread) em vez da realidade de estagnação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pistigrilo mas faz diferença o bicho ser mais rápido no Photoshop?

 

Do pouco que eu uso o genérico (GIMP) e do que vejo nos testes, é como usar o Excel pra fazer benchmark e clamar a conquista do território, a diferença é de segundos (em segundos), a meu ver, irrelevante.

 

É diferente de minutos num programa de produtividade de longo prazo.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro No meu caso é sim, especialmente no Camera RAW, que é o que mais uso. Os arquivos demoram a abrir e principalmente demoram a serem salvos após o tratamento. E em algumas ferramentas como dar zoom nas fotos e usar o "Spot" (o responsável por tirar sujeirinhas ou espinhas nas fotos) no Camera RAW, por exemplo, o PC simplesmente dá umas travadas legais e precisa "pensar" antes de processar. É um teste de paciência mesmo, mas ainda funciona aqui. A minha câmera é uma Nikon D7200, que produz arquivos de 24MP (arquivos com extensão ".nef" de aproximadamente 25MB), e mexer nesses arquivos coloca meu processador no limite. Outra tarefa que tenho tido belos engasgos é quando abro muitas abas no Mozilla Firefox. Fora que a rede social de fotografia Flickr também engasga bastante quando rolo o feed dos canais que eu sigo. Enfim, processador forte melhoraria bastante a minha vida (uma conexão com internet melhor também, mas isso é outra história rsrsrs).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pistigrilo

 

No Adobe Photoshop CC 2017 o camera raw no 1800x e 1700x é praticamente o mesmo tempo que leva um i7 7700k e i7 6900k:

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/Adobe-Photoshop-CC-2017-AMD-Ryzen-7-1700X-1800X-Performance-907/

 

Já no Stained Glass onde a tarefa dele demora bem mais tempo que o camera raw o 1800x foi mais rápido uns 25~30 segundos do que i7 7700k e i7 6900k.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começa a queda de preços:

https://www.techpowerup.com/232745/amd-ryzen-7-1800x-gets-a-small-price-cut

Tem um comentário lá que é interessante: como o corte de preços não chegou aos outros modelos, ouu não está vendendo bem ou estão abrindo espaço para o que vai ser lançado na Computex. Será que a linha X399?

Tem até uma especulação de que o 1800X com o cooler Wraith Max a US$499.

adicionado 10 minutos depois

A ID software falando em otimização para Ryzen:

https://www.techpowerup.com/232739/id-software-talks-amd-ryzen-hints-at-heavily-optimized-new-game-engine

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!