Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,tudo bem? eu tenho uma dúvida pra tirar e acho que nesse tópico eu consigo.

Estou estudando a Quarta geração de computadores,vou falar sobre circuitos integrados,semicondutores e microprocessadores.

Eu queria entender melhor como as válvulas tornavam o computador mais rápido na primeira geração de computadores.E consequentemente os transistores que aparecem na segunda geração,substituindo as válvulas . Porque os computadores com milhares de transistores se tornam mais rápidos e confiáveis? Nenhum texto explica isso,eles apenas falam que o computador se torna mais rápido e realizam mais cálculos.

Queria entender melhor como o transistor trabalha no computador,o que ele realiza dentro do computador...

Fico muito grato se alguém puder me ajudar,agradeço desde já..... ^^

Postado

@Luciano Brandão ,

Quanto a confiabilidade, basta lembrar que o primeiro computador com válvulas raramente funcionava por mais de 1 minuto, pois como tinha milhares de válvulas e os filamentos não duravam muito tempo, sempre queimavam válvulas em minutos !

Já os transistores possuem MBTF bilhões de vezes maiores do que as válvulas, então é muito raro a queima de uma CPU modernas.

Quando surgiram os primeiros computadores com transistores, eles práticamente mantiveram o funcionamento dos modelos anteriores à válvula. Mas podiam funcionar bem mais rápido sem queimar !

Com o advento dos circuitos integrados, tornou-se possível manter o coração do computador ( a CPU ) dentro de um único circuito integrado.

Conforme a tecnologia progredia, o espaço ocupado por um transistor tornou-se cada vez menor, e então tornou-se possível aumentar o numero de transistores de uma maneira rápida, que seguia a famosa Lei de Moore.

Então, começaram a surgir novas tecnologias : o numero de bits de processamento passou de 4 para 8, e depois 16,32 e 64 bits .