Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Com a idade, a visão piora. Com a tecnologia, os componentes diminuem de tamanho. Essa é uma condição preocupante. Por estes dois motivos e por possuir componentes com encapsulamentos normais, eu evitava usar componentes SMD.

Bom.

Chegou a hora de usar componentes SMD em meus projetos. A decisão teve como base os fatores positivos, com relação a montagens funcionando com frequências mais elevadas, algo como 433MHz.

Comprei resistores e transistores SMD. Eles são do tamanho de ... pulgas ... e até saltam com a mesma capacidade delas. Após abrir a primeira embalagem dos transistores, um deles soltou-se da fita, onde eles ficam dispostos, e caiu sobre um tecido mais encorpado sobre a minha bancada. Visível, porém pequeno, peguei uma pinça com pontas bem finas e ao encostar no transistor, ele deu um pulo, que não pude ver nem a sua direção e nem o alcance do mesmo. Por esse motivo, passei a tomar mais cuidado ao manipular componentes SMD.

Primeiro deixei a bancada sem nenhum pano, já que estes agem como molas para pequenos movimentos. Junta-se a isso o fato do peso do SMD ser menor que pluma.

Era evidente a necessidade de um compartimento que pudesse acondicionar os SMDs em espaço compatível com seus tamanhos e de modo a que não se misturassem.

Moro em uma cidade pequena, sem lojas de eletrônica. Pensei em fazer uma caixinha, que pudesse acondicionar os componentes SMDs.

Depois de algum tempo, surgiu uma ideia, que na prática resolveu o meu problema.

Seguem duas fotos da minha caixinha, para quem quiser copiá-la.... e tiver paciência de montá-la.

Boas montagens.

MOR_AL

Porta_Res_SMD_1e.jpg

Porta_Res_SMD_2e.jpg

• Curtir 4
  • Membro VIP
Postado

Dizem que isopor causa eletricidade estática. Não se se te autorizo você a estocar semicondutores nesta caixinha bacaninha...

Postado
Em 18/03/2017 às 18:23, Isadora Ferraz disse:

Dizem que isopor causa eletricidade estática. Não se se te autorizo você a estocar semicondutores nesta caixinha bacaninha...

Bem pensado, Isa.

Por enquanto tenho apenas estes resistores. Estão chegando outros valores e alguns capacitores. 

Alguns CIs estão nas caixinhas plásticas do tudo por 1,99 e para os fets terei que pensar um pouco mais. Talvez colocando no fundo uma camada resistiva de grafite com cola para isopor. 

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Tem umas caixinhas de pescador que são da hora. kkkkkkkkkkkkk

Na loja do tudo por 1,99 tem muitas opções de caixinhas com compartimentos reduzidos, porém grandes para resistores e capacitores SMD. 

MOR_AL

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!