Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDs morrendo com pouco tempo de uso


Jasiel

Posts recomendados

  • Moderador

Olá, boa noite à todos,

 

Estou com um problema muito estranho ou com muito azar... Possuía um HD Seagate 500GB e ele morreu com um ano e meio de uso, comprei um outro HD WD Blue 1TB e ele morreu com três meses de uso, estou suspeitando que de alguma forma a placa-mãe esta danificando meus discos rígidos, alguém tem alguma outra hipótese?

 

Os dois HD's simplesmente morreram, eles "giram" mas o Windows não inicia e não são reconhecidos na BIOS do sistema, quem puder me ajudar ficarei muito grato.

Estava navegando na internet, computador congelou e o HD começou à fazer um barulho estanho tipo a agulha arrastando no disco, desliguei o computador e depois o HD não era mais reconhecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel  - O culpado é o Estabilizador :D

 

vamos lá., todo mundo fala de filtro de linha.... fonte..... e claro, recentemente temos o boato ( não sei se verdadeiros ou falsos) de que o Windows 10 estaria danificando discos(hds).

 

Mas temos um ponto a se observar - o ideal é ter uma tomada devidamente preparada e destinada apenas para o computador.

 

Aqui em casa por exemplo tem o relógio principal.... e dentro de casa um outro relógio que divide a distribuição ( uma chave só do chuveiro...uma para cozinha e área de tanque.... e assim vai., e claro uma chave exclusiva para o computador) e isso já tem mais de 15 anos. - Nunca tive problemas com meus discos(hds) ...

 

Resumo:  se julgar necessário...chama um bom eletricista.

 

Os discos(hds) danificados não são reconhecidos nem em outros equipamentos ?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então precisas ver as probabilidades, senão irás ficar sempre gastando dinheiro comprando discos(hds)...

 

Aqui:

14 minutos atrás, Black Fox disse:

O culpado é o Estabilizador :D

  foi ironia!!

 

  nesse tempo em que perdeu esses discos(hds) era só Windows ou tinha Linux também ? achas que algum aplicativo poderia está ocasionando essas falhas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Jasiel disse:

Não fiz nenhum download de torrent neste meu último HD, quando o outro chegar irei testar o Windows 7, não sei mexer muito no Linux.

  :thumbsup:

 

  se um dia for se aventurar no linux não se assuste pela facilidade...

 

  Obs. gosto dos 2 ( Windows e Linux) mas a um tempo uso o Linux para fujir da tentação da pirataria :rezando:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Jasiel @Black Fox Já vi esse bug do Windows 10 e, aparentemente, ele força o disco a uso de leitura máximo. Se o disco está com uso muito alto, certamente isso provocará desgaste prematuro quando em comparação com um HD em uso "normal". Mas acho que isso não provocaria a falha em um período tão curto... Pode ser que outra coisa no sistema provoque, mas aí já não faço ideia...

 

@Jasiel Você testou os HDs em outro computador e com outro cabo?

 

Isso pode ser azar... Ou não. Difícil saber assim. Mesmo a fonte sendo confiável, acho bom dar uma verificada nas tensões com um multímetro. Afinal, é um produto eletrônico e, como qualquer outro, pode sofrer defeitos. ;)

 

Dê uma olhada na sua placa-mãe. Veja se não localiza capacitores estufados. Verifique a placa de vídeo visualmente também (não é para desmontar, só observar o que está visível).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Jasiel Qual é a sua placa-mãe mesmo? Deixa ver como são os capacitores dela.

 

Aliás, coloca a configuração completa aí. O plugin do "Meu PC" estava bugado e foi temporariamente desativado.

 

1 minuto atrás, Jasiel disse:

Nunca mexi em multímetros mas aqui em casa meu pai tem um relativamente bom.

É tranquilo de usar. Tente pegar um molex, no mesmo cabo que tenha o conector sata do HD, para fazer as medições. É só encostar no vermelho + preto ao lado e amarelo + preto ao lado.

adicionado 2 minutos depois

Isso vai fornecer as leituras das linhas 5V e 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!