Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falta algum componente nessa fonte?


Posts recomendados

Estou construindo minha primeira fonte (15v) e gostaria de saber se eu deveria colocar mais algum componente para a fonte ficar mais "estável" ou algo do tipo

 

 

Um senhor me falou que eu deveria colocar um capacitor cerâmico na saída do 7815, mas não sei exatamente o porquê.. Alguém sabe me dizer?

fdsfa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Wilson Esser disse:

Um senhor me falou que eu deveria colocar um capacitor cerâmico na saída do 7815

Tão importante quanto o da entrada!

Você deve colocar um capacitor cerâmico de 10nf, 100nf ou 330nf na entrada e um na saida, o motivo já te foi explicado.

Mas o que te falta mesmo e você não pode deixar de colocar é um dissipador de calor no 7815 ou ele entrará em proteção térmica e desligará quando você for usar.

Outra coisa, que inclusive é a primeira coisa que aprendemos no nível básico é colocar um fusível pelo menos na saída.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, os capacitores e o dissipador estão devidamente colocados! :D

 

Agora só tenho um probleminha:

 

Preciso que a carga tenha 1A circulando, com 1 led apenas não dá.

 

Como I=V/R então se eu colocasse uma resistência de 15 ohms eu teria uma corrente de 1A, mas com esses resistores de 1/4W não tem como, pois excederia a potência, certo? (Não consigo encontrar resistores cerâmicos para vender, e são muito caros)

 

Preciso de sugestões de coisas que eu possa colocar na carga para ter 1A. Dicas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar lâmpadas incandescentes, dessas usadas em automóveis.

Para que tenha 1A, precisa de uma lâmpada de 15W (eu acho que não tem). Se não encontrar pode ligar três de 5 ou uma de 10 e outra de 5, tanto faz.

Essas lâmpadas são para 14V (tensão do alternador), se ligar com 15V não faz mal algum.

Em auto peças tem delas pra vender:



Lampada%206724-500x500.jpg

2000000198538-500x500.jpg

Essa última é a mais comum, é de 21W. A corrente irá passar de 1A:

lampada-1-polo-12v-21w-philips.jpg?14450

 

 

Não aconselho ligar motores, pois são indutivos. E como você está fazendo um experimento, se precisar medir com um amperímetro fica um pouco complicado, já que os ruídos causados pelo motor fazem confusão na medição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Wilson Esser disse:

@Mestre88 Só encontrei de 12v, se eu ligar diretamente funciona? Ou melhor colocar uma resistência?

Sim, funcionam. Como eu disse anteriormente, quando os carros estão ligados se tem uma tensão de 14V (ou até mais) no positivo da bateria.

adicionado 2 minutos depois

Se ligar uma resistência em série vai esquentar mais que a própria lâmpada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88, por conta do seu comentário é que não abro mão do meu mutiteste analógico. Tb tenho o digital, mas ficar sem meu sanyo com galvanômetro de 50k / volt eu não fico.

2 horas atrás, Mestre88 disse:

Não aconselho ligar motores, pois são indutivos. E como você está fazendo um experimento, se precisar medir com um amperímetro fica um pouco complicado, já que os ruídos causados pelo motor fazem confusão na medição.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sérgio Lembo disse:

@Mestre88, por conta do seu comentário é que não abro mão do meu mutiteste analógico. Tb tenho o digital, mas ficar sem meu sanyo com galvanômetro de 50k / volt eu não fico.

 

Eu também não abro mão do Hioki 3007 analógico que herdei do meu pai. As escalas de resistência nem funcionam mais, mas pra medir tensão não tem igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você já tem a fonte de 15V que fornece até 1A, então:

1 - Descubra qual é a corrente que o led pode receber SEM que ele queime. Procure no manual ou algo parecido.

2 - Verifique se o led vai precisar de dissipador. Normalmente precisa para correntes maiores que uns 25mA. O manual do led costuma mostrar o dissipador ou um seu valor (em ºC/W).

3 - Com o valor da corrente, no manual fornece o valor da ddp (tensão no led para aquela corrente). Use estes dois valores para poder calcular o valor do resistor.

4 - Se a ddp do led for menor que a metade da tensão da fonte, então você pode colocar mais de um led em série com o resistor. O resistor agradece por consumir menos potência, que é jogada fora como calor, e você terá mais leds aproveitando melhor a energia da fonte.

 

Obtenha as respostas dos itens 1, 2 e 3. Com isso é possível otimizar a relação "potência ótica fornecida pelo led / potência elétrica fornecida pela fonte.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Wilson Esser disse:

@MOR Eu queria algo mais simples, pois precisaria de muitos LEDs para suprir os 1A. Ia acabar poluindo o projeto.

Puts!

Essa minha resposta é de um outro tópico. Desculpe, falha minha.

Mas respondendo a sua pergunta inicial.

Para estabilidade do regulador, que deve ser o 7815.

No manual destes reguladores da série 78xx, o fabricante recomenda incluir um capacitor de 220nF (ou dois de 100nF em paralelo) com tensão de isolamento superior à maior tensão retificada na entrada do chip. Recomenda também colocar um de 100nF na saída do chip.

Estes três capacitores mantém a estabilidade do chip em todas as condições normais de uso. Observe que são capacitores a serem adicionados aos eletrolíticos e não os substituem.

Estes capacitores tem que serem incluídos junto ao regulador e não afastados, ok?

MOR_AL

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!