Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos. A fiação que alimenta a lâmpada de um dos cômodos de minha casa está com problema, apresentando leitura de apenas 7v pelo voltímetro, não acendendo a lâmpada. O disjuntor referente a essa parte da fiação bem como os outros estão todos acionados funcionando normalmente. Mais duas outras lampadas não estão acendendo, sendo que as mesmas estão em bom estado de funcionamento. Alguém tem alguma ideia do que poderia ser o problema. Grato desde já.

Postado

Então o problema está entre o interruptor e o soquete? Testa a energia antes de chegar no soquete, talvez ele esteja ruim. Aliás, a fiação funcionava normalmente antes?

Postado

Se não for os bocais, então é problema com a fiação como emendas frouxas ou fio derretido ou partido.

Teria que isolar a instalação parte por parte para saber se o defeito é entre fase, neutro ou retorno.

Por exemplo:

Veja se no interruptor tem 127V, mas não basta usar o multímetro tem que acender a lâmpada. 

Postado

Disjuntores não foram feitos para proteger lâmpadas e sim circuitos, se for problema de disjuntor, terá que afetar todo o circuito que ele alimenta, em uma casa por exemplo costumas ser um para sala e corredor, outro para os quartos, grandes cargas como ar condicionado e chuveiros possuem um disjuntor e um circuito exclusivo para si...então verifique no ambiente dessas lâmpadas se outro ponto de energia como tomada funciona, provavelmente é alguma emenda frouxa dai os 7 V apenas.

Postado

Eu já retirei o soquete pensando que ele poderia ser o problema, não era. Estou medindo diretamente na fiação da lampada. Já agradeço a ajuda de todos.

adicionado 1 minuto depois

Realizei nova medição e percebi que o multímetro está medindo 7v mesmo sem nenhuma conexão, então o mais provável é que não tenha tensão alguma chegando até a fiação da lâmpada.

adicionado 2 minutos depois

Verificarei os interruptores amanhã de manhã, bem como os fios de retorno, neutro e da fase. Agradeço a todos que se prontificaram a me ajudar. Amanhã retornarei com os resultados.

Postado
49 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

O que está interrompido é o neutro e não o fase.

Eu ia dar esse pitaco...hehehe

@matheus ronconi figueredo Meça lá no bocal da lâmpada com uma chave de teste e veja se chega fase.

Se não tiver chave de teste coloque uma ponta do multímetro no bocal e a outra segure firme entre os dedos da outra mão, sua mão será um terra fraquinho, mas deve dar alguma leitura, se conseguir uma leitura tipo 30, 50 ou 80V, ligue e desligue o interruptor para comprovar.

Se comprovado,l seu defeito é mesmo no neutro como o Ricardo disse.

O Ricardo é o DJ mais mais eletricista que eu já vi...hahaha

• Curtir 1
Postado

Na próxima vez voce explica no post que é um circuito de 110 V que utiliza faze e neutro, já o 220 V utiliza duas fazes, então os defeitos são diferentes bem como a solução.

Postado

Na região onde moro, neutro é só para quem recebe sistema trifásico, casas recebem apenas 220 V ou 2 fases, pelo menos era assim antigamente...na cidade vizinha era apenas 110 V ai fase neutro...quis me referir por exemplo que tem gente que instala disjuntor, interruptor no neutro, que é indevido.

Postado

Aqui entre fases são 380V.

Eu já residi em diversas cidades, e tive sorte que em todas a tensão nominal entre fase e neutro eram 220V.

Lembro que todas as vezes que precisávamos ir à Porto Alegre, na época não havia fontes chaveadas, precisavamos mudar a chave para 110V. Houve ocasião que meu pai, ao voltar para a cidade em que residiamos, esqueceu de passar para 220V. Foi-se o barbeador Philips.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Aqui entre fases são 380V.

Eu já residi em diversas cidades, e tive sorte que em todas a tensão nominal entre fase e neutro eram 220V.

Lembro que todas as vezes que precisávamos ir à Porto Alegre, na época não havia fontes chaveadas, precisavamos mudar a chave para 110V. Houve ocasião que meu pai, ao voltar para a cidade em que residiamos, esqueceu de passar para 220V. Foi-se o barbeador Philips.

Só uma lembrança para que não continues falando baboseira...

Fonte chaveada = Fonte digital, nada a ver com o fato dela ter uma chavezinha de trocar a tensão 110/220 Volts..

Lá em casa, no seu raciocínio, temos fontes chaveadas, portas chaveadas, televisor chaveado, cadeados chaveados, caixa de ferramenta chaveada (tem chave de fenda).. Tem monte de coisa chaveada...

Uma fonte é denominada "chaveada" quando ela se baseia no chaveamento de um elemento, geralmente semicondutor, para gerar tensão alternada para que um transformador possa adaptar tensões. Recebe tensão CA 220 Volts por exemplo, retifica obtendo CC, chaveia e aplica em um transformador (que não opera em CC) para obter a tensão adequada a alimentação a que se destina..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!