Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar mini motor DC


Posts recomendados

Em 20/11/2017 às 15:45, Mestre88 disse:

Ou esse motor não funciona ou está montando errado, não tem outra explicação.

Eu não estava ligando direito.

 

Em 20/11/2017 às 17:44, Mestre88 disse:

mas como já testou com pilha e não funcionou deixei pra lá.

Refiz o teste com a pilha pequena e ele girou.     Neste teste, eu pressionei bem as pontas dos fios nos dois terminais da pilha pequena, prendi o motor entre as pernas e encostei as outras duas pontas dos fios no comutador.    O motor começou a girar sem parar.     você viu que coisa!

 

Acho que não estou ligando direito também com a fonte e deve estar dando mau-contato.

 

Em 20/11/2017 às 17:22, Isadora Ferraz disse:

Pra testar a fonte coloque uma outra carga qualquer.  o ideal eh resistor com resistencia conhecida mas se nao tiver, ... p.ex. alguma lampada 12v duns 5....20W. Ou até mesmo led 12V. Remeca e informe o resultado

Seria uma ponta do resistor ligada no (-) da fonte e a outra no (-) do LED e a ponta + do LED ligada no + da fonte?

uma outra pergunta: o que fazer pra saber as correntes máximas de uma pilha e uma fonte?

 

grato pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só resistor (ou lâmpada) e voltímetro bastam.

Sobre pilhas, teorizo mentalmente  (sem consulta na net) que a V não deve cair mais que 5% quando em carga máxima

Sobre fonte com saída regulada: no terminal/borne de saída  a V não cai "nada" caso a corrente drenada não ultrapasse a máxima dela

 

10 horas atrás, privado disse:

Acho que não estou ligando direito também com a fonte e deve estar dando mau-contato.

tmj

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

sei q o tópico já é velho, mas não vi ninguém comentando sobre isso aqui...

provavelmente o que acontece com seu motor é simples,   a fonte que você está usando tem uma proteção contra curto circuito que é bem comum nessas fontes,  esses motores demandam um pico de energia muito grande da fonte quando acionados e essa proteção interpreta esse pico como um curto circuito desligando a fonte, por isso ele fica dando SOQUINHOS, ou GIRA UM POUQUINHO E PARA e por isso também que ao colocar pilhas ele gira corretamente.  A solução mais simples é você usar uma fonte sem proteção.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Não é uma resposta, mas não tava achando-nos onde perguntar. Enfim, eu não sei nada sobre mecânica nem motores e essas coisas, mas eu tenho que fazer uma projeto de Sistema Solar Giratório, por motor. Bom, eu já tenho o mini motor, e ele tá funcionando, só que a bateria que eu estou usando é de 9v, e eu preciso diminuir a velocidade, só que eu não sei como eu coloco uma bateria de menos potência para funcionar no motor.

por favor, me ajudem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você pode usar pilha comum. P.ex. ligue uma,duas,3 ou 4 em série (+de uma no - da outra). Bem.. é melhor você ter um suporte de pilhas

 

ventilador5-450x300.jpg

 

De fato um motorredutor

micromotor_1_1_1.jpg

lhe cai bem. Mas com um pouco de criatividade, pode aproveitar de algum brinquedo.

 

O preço: publique fotos do planetário depois de pronto. Sem se acanhar! tmj!

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa tarde a todos pessoal . Gostaria de tirar uma dúvida com vcs fiz um pequeno projeto de ar condicionado caseiro. E tenho um motor de 12v DC 

Consigo ligar ele na bateria do carro e ele gira na sua potência máxima .

Porém eu gostaria de ligar ele em uma fonte 12 vdc comprei uma com as seguintes especificações 60w 5 A ela e bivolt posso ligar 220ac ou 127v.

Porém o motor fica ciclando e não gira 

E a luz na fonte fica piscando tipo liga e desliga. Teria alguma fonte com capacidade pra poder fazer funcionar o motor. Tenho as seguintes informações do motor que Ele e 12dc 150w e uma pequena turbina. Caso queira fotos posso postar desde já agradeço a todos.muito obrigado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De cara seu motor consome mais do que a fonte consegue fornecer. Isso em si já é uma explicação: a fonte desarma. O que talvez você não saiba é que mesmo que sua fonte fosse 151W talvez o efeito seria o mesmo. O motivo: no momento zero e mais um pouco, o motor é quase um curto portanto a corrente ia lá pra cima e atuaria a proteção da fonte.  A princípio sua fonte teria que ser duns 30A e olhe lá.

 

Mas você tem a alternativa de elaborar uma partida lenta desde que seu motor não precise de muito torque inicial, algo como um controle por pwm alargueando gradativamente o sinal. Ou ligar uma bateria 12V duns 40Ah só pra partida. É o que a imaginação me mandou postar... Aguarde outras...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu (eu) fico na fonte de transformador mesmo. 

Mas já que hoje é só fonte chaveada, pensei no seguinte:

Um temporizador simples com relé e um resistor em paralelo. 

De início o motor é ligado em série com o resistor, depois de um tempo o motor vai direto. 

 

Isso me fez lembrar a velha partida estrela-triângulo. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em 21/08/2018 às 14:15, Jorge_almeida disse:

sei q o tópico já é velho, mas não vi ninguém comentando sobre isso aqui...

provavelmente o que acontece com seu motor é simples,   a fonte que você está usando tem uma proteção contra curto circuito que é bem comum nessas fontes,  esses motores demandam um pico de energia muito grande da fonte quando acionados e essa proteção interpreta esse pico como um curto circuito desligando a fonte, por isso ele fica dando SOQUINHOS, ou GIRA UM POUQUINHO E PARA e por isso também que ao colocar pilhas ele gira corretamente.  A solução mais simples é você usar uma fonte sem proteção.

Olá,

Obrigado pela resposta, mas como eu consigo ver essa proteção e, se possível, tirá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Caros membros,

 

Antes de tudo, desejo a todos pelo menos uma páscoa feliz.

 

Mais recentemente, comprei alguns compartimentos para pilha pequena.   Coloquei uma pilha de 1,5 V pra ligar o mini-motor e nada de giro.   Depois, com o motorzinho ainda ligado pela pilha, fiz um teste com o multímetro nos terminais do motorzinho tomando como referência as polaridades da pilha e o aparelho deu uma tensão de 0,6 - 0,74 V.

Detalhes: troquei os fios do suporte de pilha por um mais grosso e fiz a ligação entre a pilha e os terminais do motor por garrinhas de jacaré.

 

Qual foi o motivo da tensão ter caído pra baixo de 1 volt?   Não esperava por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puts, que motorzinho enjoado esse que fui comprar.   O próximo vai ser com todas as especificações.

Em 11/04/2020 às 09:27, Isadora Ferraz disse:

Uma 3ª e não muito rara:

malcontato/oxidações nos terminais do compartimento.

Em 10/04/2020 às 23:50, Renato.88 disse:

Duas alternativas:

Sua pilha não tem corrente suficiente ;

Ou o motor está com problema. 

 

Se tem certeza que o motor funciona, tente ligar 2 ou mais pilhas em paralelo. 

Vou entrar em contacto com a Elgin pra saber de quanto é a corrente dessas pilhas.   Mas eu achei estranho porque com uma pilha palito eu encostei na parte dele onde as escovinhas encostam e ele começou a girar.    As pilhas têm correntes diferentes?

 

Em relação à pilha, acho que foi por isso que quando fiz ligações mistas (série/paralelo) com as recarregáveis, a tensão caiu na hora.   Achei que o problema estava nas pilhas.  Se bem que algumas devem estar com problemas.


 

Em 11/04/2020 às 09:27, Isadora Ferraz disse:

Uma 3ª e não muito rara:

malcontato/oxidações nos terminais do compartimento.

Isadora, sem querer ser chato, até porque vcs estão ajudando demais, o certo é mau-contato. Lembre-se:

mal é o contrário de bem e por isso é um adv.

mau é o contrário de bom e é adj.    O contato está bom/ruim, não existe “contato está bem”.

Mas os contatos dos compartimentos estão bons, até porque são novos.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kk.. de fato amigo. Também prezo pela correta escrita em nosso idioma. Mas desta vez... herrar é umano...

 

6 horas atrás, privado disse:

entrar em contacto com a Elgin pra saber de quanto é a corrente dessas pilhas

As recarregáveis têm impresso em Ah. As não, não tenho certeza...

Ah e após contatar, por gentileza queira retornar com as informações obtidas...É uma boa soma de conteúdo ao forum, entende?

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não sei se o motor girará com esta tensão, pode ser que seja insuficiente (tente mover com a mão conectado a pilha para ver se ele "arranca" ,se arrancar significa que com 1 pilha ele não terá energia suficiente para quebrar a inercia de partida, se estiver com carga será pior ainda...

 

o motivo para a a tensão estar tão baixa é que o motor parado funciona como uma bobina quando ligado em CC, tendo apenas a resistência natural do fio como impedância resistiva, desta forma com rotor bloqueado considera-se que a fonte (pilha) está em curto e a tensão medida é somente a queda de tensão devido a resistência do fio da bobina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Eder Neumann disse:

----- corrigido -----🙃

Fala sério... foi de propósito né?😠 Se não, pelo menos deixe ligado o corretor ortográfico....😁

 

inutos atrás, Eder Neumann disse:

perdão, foi pressa mesmo....

ok... herrar é umano...kk

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2020 às 07:22, Isadora Ferraz disse:

Ah e após contatar, por gentileza queira retornar com as informações obtidas...É uma boa soma de conteúdo ao forum, entende?

abç

Está aqui a informação:

Pilhas AA zinco-carvão – Capacidade 460mAh.

 

As pilhas são nas cores alaranjado no topo e amarelado embaixo.    Se quiser, posso colocar uma foto.    Consegui a informação pelo departamento FISCAL (*****), o serviço de suporte é sem vergonha.

 

Pelo visto, a corrente é tão baixa que nem se eu ligasse as 4 em paralelo, como o Renato.88 disse, ia dar certo.    E olha lá se dobrando iria funcionar.

 

Bom, eu acabei pegando uma fonte ATX e testando ele ligando pelo fio laranja, tensão de 3,3 V.    A corrente eu não lembro exatamente, mas é maior do que 10 A.    E aleluia!!!, o “pequeno motor” girou normalmente ligando os fios nos terminais dele.

 

Obs.: depois de FISCAL, eu coloquei uma sigla de um palavreado mas foi convertido em asteríscos... kkkk

adicionado 11 minutos depois
Em 14/04/2020 às 13:37, Eder Neumann disse:

não sei se o motor girará com esta tensão, 

Ele funciona porque liguei ele com uma pilha palito e o mesmo girou (não pelos terminais, mas pelo comutador).   Eu tive que apertar os fios nos pólos da pilha e encostá-los no comutador com outra mão para fazer o giro.

 

Mas, no anúncio, deu a informação que o motorzinho funciona de 1,5 até 8 V.   O problema é a corrente que, ao menos quando comprei, não constou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, privado disse:

Pilhas AA zinco-carvão – Capacidade 460mAh

Duvido que seja verdade. 

A corrente desse tipo de pilha para o tipo AA costuma ser baixa na casa dos 100 ou 200mAh.

 

300 pra cima são as pilhas tamanho C e acima de 500 são as pilhas D. 

 

Claro que as pilhas de mesmo tamanho, mas feita com outros materiais como o níquel por exemplo fornece corrente maior. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, privado disse:

Pilhas AA zinco-carvão – Capacidade 460mAh.

 

29 minutos atrás, Renato.88 disse:

Duvido que seja verdade. 

Pra não chinesa, talvez sim.

Pilhas não têm limite de tensão mínima. Enquanto o dispositivo funcionar com ela, tá tudo certo. P.ex. certa feita vi um projetinho de uma lanterninha com uma pilha que funcionava até com menos de 0.8V. Claro é muito empírico e dificilmente mensurável pela teoria onde há outra prática...

Se achar que deve, não sem antes medir seu consumo, dê um carrinho de ct. rem. pra uma criança (preferencialmente pobre) com pilhas novas e meça quantas horas ela brinca feliz com ele... taí seus mAH medidos da melhor maneira possível .

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Renato.88 disse:

uma pilha xing ling que tinha 1,3V fora dele

Esta era uma boa oportunidade pra testar uma teoria minúscula que carrego há anos. Teoricamente sua pilha não tinha corrente - ou sua  R interna estava alta - pra disparar o mecanismo do relógio - ou gerar o campo magnético pro rotor. Assim o sendo, imagine um capacitor em paralelo com a pilha. Entre um segundo e outro, ele armazena lentamente a energia que vem da pilha. No momento disparo, ele meio que descarrega sua carga na bobina. Talvez (talvez) isso faça a pilha operar mais alguns preciosos dias.

Me fez lembrar...

Também pode colocar a pilha dentro de uma mini pirâmide pra recarregar ela ou

Colocá-la no congelador ... (isto funciona... reduz sua resistência enquanto está gelada)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!