Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
privado

Como ligar mini motor DC

Recommended Posts

Em 20/11/2017 às 15:45, Mestre88 disse:

Ou esse motor não funciona ou está montando errado, não tem outra explicação.

Eu não estava ligando direito.

Em 20/11/2017 às 17:44, Mestre88 disse:

mas como já testou com pilha e não funcionou deixei pra lá.

Refiz o teste com a pilha pequena e ele girou.     Neste teste, eu pressionei bem as pontas dos fios nos dois terminais da pilha pequena, prendi o motor entre as pernas e encostei as outras duas pontas dos fios no comutador.    O motor começou a girar sem parar.     você viu que coisa!

Acho que não estou ligando direito também com a fonte e deve estar dando mau-contato.

Em 20/11/2017 às 17:22, Isadora Ferraz disse:

Pra testar a fonte coloque uma outra carga qualquer.  o ideal eh resistor com resistencia conhecida mas se nao tiver, ... p.ex. alguma lampada 12v duns 5....20W. Ou até mesmo led 12V. Remeca e informe o resultado

Seria uma ponta do resistor ligada no (-) da fonte e a outra no (-) do LED e a ponta + do LED ligada no + da fonte?

uma outra pergunta: o que fazer pra saber as correntes máximas de uma pilha e uma fonte?

grato pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só resistor (ou lâmpada) e voltímetro bastam.

Sobre pilhas, teorizo mentalmente  (sem consulta na net) que a V não deve cair mais que 5% quando em carga máxima

Sobre fonte com saída regulada: no terminal/borne de saída  a V não cai "nada" caso a corrente drenada não ultrapasse a máxima dela

10 horas atrás, privado disse:

Acho que não estou ligando direito também com a fonte e deve estar dando mau-contato.

tmj

Compartilhar este post

Link para o post

sei q o tópico já é velho, mas não vi ninguém comentando sobre isso aqui...

provavelmente o que acontece com seu motor é simples,   a fonte que você está usando tem uma proteção contra curto circuito que é bem comum nessas fontes,  esses motores demandam um pico de energia muito grande da fonte quando acionados e essa proteção interpreta esse pico como um curto circuito desligando a fonte, por isso ele fica dando SOQUINHOS, ou GIRA UM POUQUINHO E PARA e por isso também que ao colocar pilhas ele gira corretamente.  A solução mais simples é você usar uma fonte sem proteção.

Editado por Jorge_almeida
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais