Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Atretador

Análise de frametimes e porque isso importa: introdução aos 0.1% e 1% “lows”

Posts recomendados

@Atretador
Jurava que os porcentos era algo relacionado estritamente com a estabilidade contínua mesmo parado, já que isto explicaria os micro stuttering em cenas simples (então é outra coisa). Então basicamente esses 0,1% e 1% vagabundo é apenas uma média das mínimas quase mínimas? E eu quebrando a cabeça aqui pensando em algo totalmente mais complexo! :o

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

 

Da hora né...mais importante que FPS máximo  ^^

 

É o outro lado da moeda, não adianta a GPU de 180 FPS máximo c/ média de 100 FPS sendo que os lows é de 20 Fps, chega a ser broxante!

 

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico @Atretador!!
Tema de grande importância e totalmente relevante, que deveria ser muito mais discutido e difundido pela comunidade do que é hoje. Ainda mais nesse momento, com tantos lançamentos saindo esse ano.
 

Agora tenho uma fonte em português para fornecer ao pessoal :P

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal, isso lembra daquele smartphone Quantum Fly que alcançou excelentes índices de FPS nos benchmarks, porém tinha algumas inconsistências nos testes "reais".

Se entendi bem: não importa se ele alcança 200 FPS na maioria do tempo se aquele 1% fica abaixo do mínimo jogável. Fica com aquela sensação de que o sistema está engasgando, não está fluindo direito.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

difícil em cara kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se precisar explico por partes ou caso tenha duvidas posso tentar esclarecer elas. :)

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador
Acho que falta uma explicação resumida como "estudo aprofundado dos FPS mínimos obtidos em benchmarks", dizendo que é algum tipo de média dos FPS mínimos mais frequentes ao longo do gameplay. A prática foi bem explicada, porém a teoria falta um pouco de esclarecimento.
Eu mesmo, quando alguém se refere a engasgos/stutterings, eu penso logo naquelas travadinhas irritantes, não exatamente na queda de FPS em situações onde o bicho pega, o que acabei me confundindo lá no início.
Um exemplo teórico/prático poderia ser assim:
"O benchmark de um jogo A obteve o FPS médio 80 e mínimo 20, mas com base no 0.1% e 1% lows, o FPS mínimo (no caso as quedas) em grande parte da gameplay foi em média 45."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
56 minutos atrás, Lost Byte disse:

@Atretador
Acho que falta uma explicação resumida como "estudo aprofundado dos FPS mínimos obtidos em benchmarks", dizendo que é algum tipo de média dos FPS mínimos mais frequentes ao longo do gameplay. A prática foi bem explicada, porém a teoria falta um pouco de esclarecimento.
Eu mesmo, quando alguém se refere a engasgos/stutterings, eu penso logo naquelas travadinhas irritantes, não exatamente na queda de FPS em situações onde o bicho pega, o que acabei me confundindo lá no início.
Um exemplo teórico/prático poderia ser assim:
"O benchmark de um jogo A obteve o FPS médio 80 e mínimo 20, mas com base no 0.1% e 1% lows, o FPS mínimo (no caso as quedas) em grande parte da gameplay foi em média 45."

 

Ai que esta, não é só as travadinhas ou as quedas quando o bixo pega... é o geral, se pega todos os frames, se organiza do menor para o maior e se separa 0.1% do total a partir do frame mais lento, e após 1% do total a partir do ultimo frame separado nos puxados para 0.1%, assim isolando picos de queda ou de máximos tirando a media destes. Mas, vou dar uma melhorada, e aumentada no textão.

adicionado 2 minutos depois

ou melhor...editaria se fosse possível

 

Acho que posso fazer um Part2 ou algo assim, e depois você edita para mim e inclui no texto?

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Atretador disse:

Acho que posso fazer um Part2 ou algo assim, e depois você edita para mim e inclui no texto?


Infelizmente não tenho poder para editar posts de outros usuários. Entre em contato com algum moderador que certamente irá editar para você!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico @Atretador .

 

O pessoal lançou algumas referências que deu pra entender, apesar do texto principal ter muita teoria técnica, mas que não está ruim; também dá pra entender.

 

Dessa forma, só daria pra saber a melhor escolha através de testes de benchmark destas VGAs?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte aaah, confundi a sua tag com a dos mods xD

adicionado 1 minuto depois

@Little_ant Como assim destas VGAs? :v

 

Este tipo de teste serve tanto para Processadores quanto para Placas de video.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador Parabéns Cara. Artigo importante pra mostrar pro pessoal que as travadas na hora H estragam mais sua experiencia de jogo do que 10 fps a menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador

 

Desculpe.. Achei que estivesse atrelado somente às placas de vídeos. Mas tá entendido agora hehe.

 

Sobre o que eu perguntei.... Só é possível saber disso através de testes de benchmark?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Little_ant

Sim somente com Benchmark, como este:Benchmark.png.88b51437c1b9c9462ab064a529eca571.png

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Little_ant De preferência, sim. Mas, se puder simular os mesmos eventos em um jogo da mesma forma ou muito semelhante também serviria.

 

Por exemplo, muitos reviewers fazem alguma missão\trecho repetitiva(o) em algum jogo caso o mesmo não tenha um teste incluso, sendo este uma representação realista da experiência do player e previsível, fazendo o teste diversas vezes e tirando uma media dos valores para remover inconsistências.

 

Eu tenho preferência por pegar os dados de trechos repetitivos já que testes pré-programados podem não ser lá muito representativos da performance já que eles tendem a jogar tudo de uma vez em cima dos componentes e não serem muito representativos do que o player faria, mas, provavelmente são mais confiáveis por todas as rodadas serem exatamente iguais.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador o Ideal então é ter uma caída não muito distante do averages os 0.1%/1% "lows" , Variando sempre no menor valor possível ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Gabriel VasoncelosSim, quanto mais próximo os 0.1% e 1% lows da media, mais estável a performance, isso claro, mantendo a media em um nivel aceitável de +60fps, mas também não adianta ter +80fps na media e ter uma variação enorme de 0.1% e 1% lows pois o gameplay não vai ser tão suave quanto o PC com 60fps de media e pouca variação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador Ótimo post , ajudou bastante agora como posso utilizar esse benchmark, tem algum programa que teste isso nos computadores ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode usar o Fraps para pegar os frametimes,  colocar tudo em uma planilha de excel e organizar e calcular os números.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador Fraps o programa de gravar vídeo para pegar os frametimes ?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, fim de semana eu vou dar uma trabalhada no topico e ja adiciono um tutorial de como fazer em português.

 

http://www.overclock.net/t/1337569/fraps-frametime-similar-to-techreports-methods-viewer-application-released

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador Tranquilo vou dar uma olhada mas quando você fizer post me marca lá. Quero ver, estarei esperando.

adicionado 2 minutos depois

@Atretador o FRAPS que você ta falando é o FRAFS Bench Viewer ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom exemplo de como aplicar estatística na prática. Quem conhece estatística a esse ponto já pode se considerar abençoado dentre tantos que são ignorantes. A propósito, dentre as respostas um colega externou seu desejo de que essa metodologia fosse aplicada no nosso meio... pois é, infelizmente os meios de produção de conteúdo têm de falar a língua de seu público. Mesmo que você conheça, seja capaz e produza um conteúdo de qualidade, se você não se fizer entender todo o seu trabalho terá sido jogado fora. Então a questão é simples e clara: não dê pérolas aos porcos.

 

Espero que o ensino melhore com o tempo e que a gente deixe de aprender temas importantes como esse em fóruns ao longo da vida, que esse conteúdo seja dado em sala de aula.

 

Sei que ficou off topic, mas no fundo a questão de base é essa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Zeca Pagodinho  E porque não tentar "educar" o publico? :)

Não creio que seja muito difícil de explicar, "Mesmo que você corra mais rápido, se ficar passando por cima dos buracos na estrada a viagem não vai ser suave" xD

adicionado 2 minutos depois

@Gabriel Vasoncelos

 

Capturar.JPG.82d4a200ddc2a01afa637d64393a6553.JPG

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!