Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente, seguinte, um tempo atrás eu queria fazer uma fonte sem transformador com até 10A, mas me alertaram que não seria interessante fazer este tipo de fonte acima de 600mA.

Agora o seguinte, eu quero fazer uma fonte 127/60Hz ~ 12v-500mA e fiz as seguintes contas:

Z = 127 / .5

Z = 254 ohms

R = 12 / .5

R = 24 ohms

Xc = sqrt(Z² - R²)

Xc = sqrt(254² - 24²)

Xc = sqrt(63940)

Xc = ~252.86

C = 1 / ( 2 * 3.14 * 60 * 252.86 )

C = 1 / 95277.648

C = 0.00001049564

C = 10uF

Então o capacitor deve ser de 10uF até 250v

Capture.PNG.9dbafcf736ccc2c1d4d186c308623b48.PNG

* Esse monte de LED é pra simular uma carga, só exemplo que me chamaram a atenção por ter apenas 1 resistor como carga num outro tópico.

Ai vem minha dúvida... Como a corrente alterada vai entrar em duas vias... hora de um lado... hora do outro, não seria necessário usar um capacitor de cada lado ou somente 1 na chave já resolve? Porque só 1 já resolve?

@edit

Acho que somente 1 já resolve porque o mesmo deve funcionar como resistor de alta potência tanto na entrada como "saída"...

Postado

Fontes sem transformador são perigosas e devem ser evitadas sempre que possível.

O que acontece é que na prática os componentes não são ideais, tem tolerâncias e sempre se deve manter uma margem de segurança:

Nesse seu cálculo aí deve considerar apenas a reatância capacitiva. E se coloca um resistor de valor alto em série com o capacitor para servir de fusível caso o capacitor entre em curto. O valor de pico da corrente alternada é o valor eficaz x √2. Para 220 volts é 310 V e deve usar capacitores de 400 V ou mais.

Quanto a sua dúvida sobre o sentido da corrente, pesquise sobre como funciona a ponte de diodos. Vai ver que a corrente circula sempre na mesma direção. A função do capacitor na saída é filtrar a oscilação, o ripple. E o capacitor na entrada é uma reatância em série, provocando uma queda de tensão, mas com dissipação de potência bem baixa.

• Curtir 2
Postado
10 minutos atrás, Ricardov disse:

Fontes sem transformador são perigosas e devem ser evitadas sempre que possível.

O que acontece é que na prática os componentes não são ideais, tem tolerâncias e sempre se deve manter uma margem de segurança:

Nesse seu cálculo aí deve considerar apenas a reatância capacitiva. E se coloca um resistor de valor alto em série com o capacitor para servir de fusível caso o capacitor entre em curto. O valor de pico da corrente alternada é o valor eficaz x √2. Para 220 volts é 310 V e deve usar capacitores de 400 V ou mais.

Quanto a sua dúvida sobre o sentido da corrente, pesquise sobre como funciona a ponte de diodos. Vai ver que a corrente circula sempre na mesma direção. A função do capacitor na saída é filtrar a oscilação, o ripple. E o capacitor na entrada é uma reatância em série, provocando uma queda de tensão, mas com dissipação de potência bem baixa.

Eu devo colocar um fusível logo após o capacitor de 500mA, também me chamaram a atenção sobre o resistor onde o mesmo iria limitar de mais a corrente...

Devo usar um LM 7812 para regular a tensão também, mas acho que nas pesquisas aqui já entendi como é que vai funcionar no final das contas...

E sobre a ponte, eu já entendi kkk é que me bateu uma confusão mental na hora que estava pensando... obrigado :v

Postado
6 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Eu devo colocar um fusível logo após o capacitor de 500mA, também me chamaram a atenção sobre o resistor onde o mesmo iria limitar de mais a corrente...

Pois é, mas tem que ter o resistor. Sem o resistor e caso o capacitor entre em curto vai ter um curto-circuito franco entre fases ou fase e neutro e isso é muito ruim.

Pra que quer uma fonte sem transformador?

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Ricardov disse:

Pois é, mas tem que ter o resistor. Sem o resistor e caso o capacitor entre em curto vai ter um curto-circuito franco entre fases ou fase e neutro e isso é muito ruim.

Hm... acho que entendi o que você quis dizer :v

9 horas atrás, Ricardov disse:

Pra que quer uma fonte sem transformador?

Pra brincar só, aprender como funciona as coisinhas.

Postado
1 hora atrás, Carlos Zanon disse:

Pra brincar só, aprender como funciona as coisinhas.

O melhor é usar um transformador para alimentar os circuitos de aprendizagem. O transformador isola o primário do secundário e isto é muito importante. Além disso trabalhar com tensões elevadas é perigoso, como citei tensão 220 V retificada pula para 310 V.

• Curtir 1
Postado
agora, Ricardov disse:

O melhor é usar um transformador para alimentar os circuitos de aprendizagem. O transformador isola o primário do secundário e isto é muito importante. Além disso trabalhar com tensões elevadas é perigoso, como citei tensão 220 V retificada pula para 310 V.

Em casa só tem 110v ^~^

Eu vou fazer com transformador mais pra frente, pois, tenho um circuito que consome cerca de 6A dai a necessidade de usar o transformador. Este devo fazer apenas para brincar e talvez queimar umas peças kkk

Postado

Veja, 110 é de fato 127 volts e retificado vai para 180 V. E qualquer tomada fornece facilmente 10 amperes. São correntes e tensões que podem causar queimaduras gravíssimas ou até levar a uma fatalidade. Monte uma fonte com componentes de sucata.

As normas de segurança consideram perigosas tensões acima de 50 volts corrente alternada e 120 volts corrente contínua.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Ricardov disse:

Veja, 110 é de fato 127 volts e retificado vai para 180 V. E qualquer tomada fornece facilmente 10 amperes. São correntes e tensões que podem causar queimaduras gravíssimas ou até levar a uma fatalidade. Monte uma fonte com componentes de sucata.

As normas de segurança consideram perigosas tensões acima de 50 volts corrente alternada e 120 volts corrente contínua.

Acho que não fui muito claro.

Existem duas situações.

1. Fonte 12v 500mA que é o assunto do tópico a qual não irei usar um transformador.

2. Fonte 12v 10A que não tem nada a ver com este tópico e que esta vou usar com um transformador quando eu for fazer.

Não é porque eu vou fazer uma sem transformador que vou fazer a outra. Os riscos eu sei, entendo e compreendo. Estou fazendo isso com total entendimento que pode dar problema.

Mas o caso aqui é que eu vou fazer a fonte. Queimando ou não os componentes. Só me surgiu uma dúvida quanto a um capacitor lá no final (usar 2 capacitores), porém acredito que eu já tenha entendido o porque ele não é necessário (e devo usar apenas 1) e com seu complemento usar um resistor.

Eu agradeço a ajuda sobre o resistor mas não me foi muito útil quanto ao 2º capacitor, pois em questão deste, acabei por entender sozinho o motivo de não fazer o uso.

O Tópico já pode ser fechado.

Postado
6 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Acho que não fui muito claro.

Existem duas situações.

1. Fonte 12v 500mA que é o assunto do tópico a qual não irei usar um transformador.

2. Fonte 12v 10A que não tem nada a ver com este tópico e que esta vou usar com um transformador quando eu for fazer.

Não é porque eu vou fazer uma sem transformador que vou fazer a outra. Os riscos eu sei, entendo e compreendo. Estou fazendo isso com total entendimento que pode dar problema.

Mas o caso aqui é que eu vou fazer a fonte. Queimando ou não os componentes. Só me surgiu uma dúvida quanto a um capacitor lá no final (usar 2 capacitores), porém acredito que eu já tenha entendido o porque ele não é necessário (e devo usar apenas 1) e com seu complemento usar um resistor.

Eu agradeço a ajuda sobre o resistor mas não me foi muito útil quanto ao 2º capacitor, pois em questão deste, acabei por entender sozinho o motivo de não fazer o uso.

O Tópico já pode ser fechado.

Não é necessário dois capacitores, mas um só, lembre-se que esse capacitor deve ser despolarizado, sendo assim você deve ter dois capacitores de 20uF por pelo menos 250V ou mais, junte os terminais negativos que você tem um capacitor despolarizado.

Se você não tiver ainda o esquema da fonte de 12V x 10A eu tenho um esquema muito bom de uma fonte que montei, se quiser eu passo o link.

Postado
5 minutos atrás, Picco disse:

Não é necessário dois capacitores, mas um só, lembre-se que esse capacitor deve ser despolarizado, sendo assim você deve ter dois capacitores de 20uF por pelo menos 250V ou mais, junte os terminais negativos que você tem um capacitor despolarizado.

Se você não tiver ainda o esquema da fonte de 12V x 10A eu tenho um esquema muito bom de uma fonte que montei, se quiser eu passo o link.

Eu aceito sim :v

Se possível, poste aqui no tópico mesmo para todos terem o acesso ^~^

Postado
4 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

Eu aceito sim :v

Se possível, poste aqui no tópico mesmo para todos terem o acesso ^~^

O link para o post da fonte é esse:

https://blogdopicco.blogspot.com.br/2016/04/fonte-de-alimentacao-12v-x-10a_16.html

Eu passo as dicas no segundo vídeo também e mostro o teste da fonte com carga.

Também tenho um vídeo explicando como calcular uma fonte sem transformador:

Postado
34 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Fizeste tantas contas e se esqueceu de 2

1ª - 12V x 500mA = 6W

2ª - 127V x 500mA = 63W

Vai mesmo fazer uma fonte que consome 63W para alimentar 6W de led?

Essa eu não entendi. 

adicionado 1 minuto depois

como vai consumir 63W se o tal capacitor estará em serie com a carga que consome apenas 6W? 

• Curtir 1
Postado

@Mestre88Simples, siga a corrente. Isso é um regulador serial ou linear, se preferir. Não há transformação, charge pump ou outro recurso qualquer que faça com que a corrente na alimentação seja menor que a da carga. Coloque em qualquer simulador e veja a corrente que sai dos 127VAC.

E nem estou levando em conta o fator de potencia dessa bomba. 0,4 se tanto.

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, Mestre88 disse:

Essa eu não entendi. 

como vai consumir 63W se o tal capacitor estará em serie com a carga que consome apenas 6W? 

O cap. nesse caso vai funcionar como resistor que vai reduzir a tensão da rede, por isso o consumo.

• 4 semanas depois...
Postado

@Sérgio Lembo É muito mais fácil e seguro eu comprar um transformador pra isso, mas a curiosidade passa por cima de qualquer coisa.

É mais questão de querer aprender a fazer, fazer e entender o porque não é interessante fazer.

@Picco O Calculo que eu fiz é usando apenas 1 capacitor, você dobrou os valores pois estão em série, correto? Isso se aplica mesmo quando estão com a polaridade invertida, neste caso quando estão despolarizados?

Postado

O uso de capacitores nesse tipo de fonte tem a ver com energia ativa e reativa. O capacitor consome mas não aquece. Pode-se fazer regulagem linear (qualquer coisa que esteja em série é linear) quando a diferença entre a tensão de entrada e a de trabalho é pequena. Vai haver desperdício, mas será mais aceitável. Existem lampadas de led com reguladores lineares, são de baixa potencia, normalmente abaixo de 9W. Detalhe: a string tem aproximadamente 80% da tensão VAC, O resultado é uma eficiencia de aproximadamente 90%. Se quiser fazer uma lampada dessas com capacitor, compre 6 leds de 18v e coloque em série, faça o regulador com o capacitor e terá uma eficiencia aceitável.

• Curtir 1
Postado

Eu sempre faço uso destas fontes com capacitor em circuitos de baixa potência como sensores e temporizadores, também usei em uma ocasião onde eu precisava de um relé com bobina de 220V, mas só tinha de 12 e 24V. 

Na casa dos mA é aceitável, pois é mais barato que um transformador comum e mais fácil de encontrar que uma fonte chaveada. 

O transformador comum consome menos corrente que o capacitor, mas como ele esquenta acaba dando quase na mesma. 

Com cargas maiores a coisa muda, aí o capacitor já não compensa. 

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...