Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, seguinte, minha placa de vídeo (GTX 770 Evga SC 2gb) tá com temperaturas incomuns, vou fazer uma limpeza nela, e queria saber se tem algum problema usar pasta térmica implastec nela, pois é a única que tenho aqui no momento e de quanto em quanto tempo é recomendado trocar a mesma? Obrigado! 

Postado
13 minutos atrás, E. Soares disse:

nem a thermalsilver?

Acho que o @Contiusa até testou essa pasta no tópico dele.. Não lembro..

Não lembro se o CdH fez teste dela, mas não arriscaria coisa meia-boca, especialmente em VGA.. Ainda mais na 770, que tem mais TDP acima de 200 Watts..

------------------------------

EDIT - Sim, ele fez teste mesmo.. Inclusive, em uma 770

• Curtir 2
Postado

@Jeffren de Andrade a tendência é piorar com a implastec, especialmente com o tempo. As pastas OEM de fábrica são melhores do que a Implastec, a menos que a sua tenha ressecado muito. Trocar de pasta toda hora também não é recomendado. Você está desalojando os adesivos térmicos e mexendo em hardware, coisa que só é para ser feita quando preciso ou quando você já não se importa com ele e está só de onda.

Junte uma grana e compre uma pasta decente. No ML tem a Xigmatek 3606 que está barata. Se quiser uma pasta melhor, tem a MX-4. Não compre Arctic Silver 5 (pasta antiga, com tempo de cura, pior do que as pastas modernas e cheio de falsificação no mercado).

Se a reaplicação ficou legal, troque a cada um ou dois anos, não menos do que isso.

• Curtir 1
Postado

@Contiusa caraca, comprei a thermalsilver ... e a que está no proc agora é implastec branca simples ... uma pena ter gastado a grana ... 

apesar de que não vi diferença, pois mesmo em 100% de uso da CPU a temperatura não excede 60ºc

Postado

@E. Soares engana muito se você não fizer uma metodologia. Outro dia eu fiz um teste sobre se os water coolers demoram para estabilizar a temperatura. Durante os testes, a temperatura começou a subir e eu fiquei achando que ia dar uma diferença de 2ºC (bastante coisa). Só que na conta final, subtraindo pela temperatura intake (eu uso sonda), deu 0.4ºC. Mesmo sem contar a temperatura intake eu já estou fazendo com metodologia - posição do gabinete, temperatura ambiente, rotação dos fans, etc.

Então quando alguém diz "não mudou nada" entram vários fatores. Deve ter mudado e você não percebeu.

Qual é a sua CPU?

Postado

@Contiusa Não sei se era só isso para eu responder mas as configs são as seguintes;

PROC: Phenon x4 II 820 com cooler padrão.

MOBO: Ga-78lmt-usb3

ViDEO: Rx460

MEMO: 2x8gb kingston 

FONTE: Evga 430w

3x hd 7200rpm

3r system espresso

atualmente esta usando implastec branca faz uns 4 meses que troquei a pasta. (na próxima troca coloco thermalthek).

41 minutos atrás, Contiusa disse:

Então quando alguém diz "não mudou nada" entram vários fatores. Deve ter mudado e você não percebeu.

Não quis dizer que realmente não mudou nada, apenas que não foi algo muito significativo. 

Uma diferença de temperatura de 5ºc é realmente tão importante assim, para eu precisar comprar uma pasta termina muito mais cara de melhor qualidade? 

Não quero ser desrespeitoso nem nada, gostaria de saber mesmo.

1.jpg

EDIT: esquece minha pergunta, terminei de ler seu posta lá e vi a sua conclusão, era isso que eu pensava, minha maquina não faz OC e creio que não precise de pastas tão boas pois ela mesmo em 100% de uso não vai esquentar tanto.....

Postado

@E. Soares bom, os testes foram feitos logo após a aplicação da pasta, então 5ºC podem se transformar em 10ºC em alguns meses, pois a implastec é uma espécie de pasta de dente com água (eu não usaria nem em cortador de grama). E ficar trocando de pasta o tempo todo incorre no risco de danificar a CPU ou as peças do micro. Especialmente quem não monta micro toda hora e tem mais risco de resvalar uma chave de fenda, de deixar cair a CPU, de fazer alguma besteira.

Mesmo que possa valer a pena em CPUs fracas, tipo Celeron, Pentium, ou de baixo TDP, mesmo 5ºC vai fazer a diferença no verão. E você pode comprar uma pasta simples como a Ceramique 2 que está por 15 reais na Pichau. 

Então abrir o micro a cada quatro, seis meses para trocar a pasta de dente do processador é um péssimo negócio que não vale os 10 pilas que você quer economizar, entende? Gaste logo 20-30 reais e acabe com esse drama. Se você utiliza uma pasta decente, pelo menos por 2 anos você não vai ter que pensar em trocar de pasta.

Então eu acho que implastec é mais uma pasta de emergência ou para os desavisados. 

• Curtir 1
Postado

@Contiusa por ter descoberto como a implastac branca não era tão boa, resolvi comprar a thermaltek. Essa tambem seria uma pasta térmica que eu não deveria usar?

*OBS: só não tirei a branca ainda pois estou com uma baita preguiça de abrir o pc rsrs..

Postado

@Contiusa, @RS Faria ,@E. Soares Seguinte, acabei de fazer uma limpeza geral no pc, e a pasta que já tava antes era implastec, que troquei pela silver de fabrica e me arrependi totalmente, eu coloquei implastec de novo, por que tinha que trocar, quando abri, a pasta já havia sumido, e só tinha tipo um óleo, vou aguentando sem forçar muito a gpu até que eu compre alguma pasta silver da quais me indicaram. As temperaturas anormais eram: 96°C no the witcher 3, quando eu jogava com a silver, chegava no maximo 76°C com graficos no alto/médio. E cá me surgiu outra dúvida, sempre coloquei implastec no processador, acham que devo comprar uma silver e usar para placa de vídeo e processador também? E qual periodicidade de troca para cada um ? Obrigado!

Postado
11 minutos atrás, Jeffren de Andrade disse:

acham que devo comprar uma silver e usar para placa de vídeo e processador também?

Só precisa ter cuidado com esta denominação "silver". Isso é mais ou menos a mesma coisa que chegar na seção de fontes e dizer que tem uma fonte 350W "real". A maioria das pastas vagabundas do mercado, Implastec Silver incluído, tem "silver", "prata", "gold", "diamante" no nome. Arctic Silver incluída (apesar de ser uma pasta decente, só que antiga e muito falsificada).

Como eu mencionei das fontes, compre pela marca, não se ela é "silver", "prata", "gold" ou o que for.

Sim, vale a pena trocar a implastec do processador.

Se você comprar uma pasta térmica de qualidade, troque a cada dois, três anos. Se bater muita vontade, pode trocar de ano em ano, mas é desnecessário. Se comprar uma MX-4, pode esquecer no processador. A minha eu troquei depois de mais de 3 anos e ela estava nova. Eu poderia ter raspado e reaplicado. A fábrica dá uma validade de 8 anos.

Pastas bem baratas:

Ceramique 2, DeepCool Z5 e Z3 (Pichau) Cooler Master E2 IC Essential (Guerra Digital)

Pastas medianas:

Xigmatek 3606 (Guerra Digital, ML)

Pastas de qualidade:

MasterGel Nano (Kabum - ótimo preço), MX-4 e GC-Extreme (ML).

A MasterGel está por 32 reais no Kabum (ótimo preço).

• Curtir 2
Postado

@Contiusa Chegou minha MX-4, e é embalagem azul escura, na embalagem diz que é fábricada em 2017. 

@Jeffren de Andrade não recomendo implastec nessa GPU, como GPU tende a dissipar muito calor, e já trabalha em altas temps normalmente, botar uma pasta conhecida como ruim, é quase suicídio. Melhor presar em pastas não condutivas eletricamente, e de uma qualidade boa, e disso o amigo Contiusa entende bem!!

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Contiusa Chegou minha MX-4, e é embalagem azul escura, na embalagem diz que é fábricada em 2017. 

Sim, eu escrevi para eles e recebi a resposta no dia seguinte. Eles disseram que a de embalagem azul escura é a mais recente (no site ainda está a foto da branca, por isso que eu escrevi para eles). Muito boa essa pasta, especialmente pela longevidade dela.

• 2 semanas depois...
Postado

@Jeffren de Andrade se for limpar o cooler da CPU, não precisa trocar a pasta porque você vai ter que desmontar. Elas duram sem problemas. Se quiser trocar depois de um ano só para ver como é a durabilidade dessa pasta, troque só para ver.

Se for desmontar a placa de vídeo para limpar os fans e o dissipador, pode trocar a pasta. Mas a questão de desparafusar o dissipador são os adesivos térmicos. Se mexer demais eles pegam poeira, perdem a elasticidade e pode começar a esquentar o VRM. 

Eu trocava a pasta da CPU depois de um ano para ver o estado da pasta térmica. Se ela estiver legal, sem estar seca, não precisa mexer na placa de vídeo.

Vê aí. Use o bom senso. Só não troque antes de um ano porque isso cria um desgaste desnecessário no hardware e corre o risco de você deixar alguma coisa cair, riscar o die, danificar os adesivos térmicos, etc.

Postado
2 horas atrás, Jeffren de Andrade disse:

@Contiusa  A implastec q eu havia colocado tá com temperatura maxima de 68 no the witcher 3, tá tão baixa pra um jogo pesado, será q devo colocar a mastergel mesmo ? kkk

Você que sabe, mas eu não usaria implastec nem em cortador de grama. Ainda mais em uma placa de vídeo? :D

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...