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Teste water coolers vs air coolers - resultado


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@Contiusa Bom dia!

Dei uma lida no seu tópico e estou bastantes dúvidas a cerca do sistema a escolher.

 

Estou em dúvida entre esses dois WC, por estarem em um bom preço:

 

Masterliquid lite 120

240v

 

Irei usar no meu R7 1700, assim esses dois é a melhor escolha por conta do suporte nativo ao AM4, mas estou em dúvida se um Air Cooler valeria mais a pena pelo mesmo valor, pois a durabilidade dos heatsinks é excelente.

 

Vi também que a diferença de um radiador de 240 para 120 se dá essencialmente quando o calor é alto demais, e li indicações para um sistema onde irá resfriar apenas CPU, o de 120 da e sobra. Cogito um Air cooler pela durabilidade, já que pode cair e que n tem problema, nem com bomba etc, porém vendo um vídeo do TecLab onde o Ronaldo analisou os cooler Torre, fico meio receoso, e por ser engenheiro civil, ele tem até um embasamento bom no que fala quando especifica tensões diferentes por conta do momento etc. (eu até poderia fazer uma análise "estrutural" simples que ele informou, e calcular esses pontos, vai para um projeto futuro).

 

 

adicionado 1 minuto depois

Em relação a qualidade dos fans, possuo dois Coolermaster AP de 120mm muito bons, 2 AF 120 da Corsair e 1 Akasa Piranha. Ou seja, independente do sistema, posso trocar os coolers pelos que possuo.

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@Contiusa Eu coloquei ele com a placa dentro do gabinete, terrível... 

 

Em 2017-5-29 às 08:29, Contiusa disse:

Mas fica solto mesmo. Toda presilha de cooler fica solta na hora de instalar, mas elas não são complicadas como essa do 212X. Mas tem que estar encaixado no pino.

 

Essa era a minha duvida se ela ficava solta, pois em alguns videos de instalação que eu vi ele  abriam o X todo e depois fechavam ele com o pino encaixado no buraquinho lá do dissipador, eu imaginei que isso travava o X, tipo um sistema de click. O meu ficou solto então fiquei preocupada kkk

 

Em 2017-5-29 às 08:29, Contiusa disse:

O lance é apertar um pouco dois parafusos (que estiverem opostos diagonalmente) e conferir se está encaixado direito. Se estiver legal, colocar os outros e apertar tudo.

 

Eu fiz assim, só que quando ia apertando um parafuso o outro ia ficando alto e eu tive que forçar ele pra baixo pra prender na placa lol. Não tenho costume de ficar mexendo no meu PC então fiquei com medo de ta forçando alguma coisa errada e sei lá.. Entortar a minha placa ou esmagar meu processador KKKKKKK  Isso é possível? Não né... Meu Deus?! É?!  :o

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@Beatriz.V imagino o sufoco :P Mas quando você fala "eu imaginei que isso travava o X", isso no dissipador, não? Porque no dissipador ele fica solto mesmo. Mas com o X na mão, fora do cooler, ele tem algumas posições de abertura que deixam ele meio travado. Mas quando você encaixa o pino do X no disspador ele fica pendurado mesmo.

 

Também penei muito para aparafusar os dois diagonais. Acontece a mesma coisa. Você aperta de um lado e fica muito ruim de apertar o outro. O último para mim foi o pior. Tive que tirar e reinstalar umas três vezes (fora as outras). 

 

Mas não se preocupe de afundar a CPU. Se o primeiro parafuso estiver no buraco, apertado umas duas voltas só para segurar. Aí coloque do outro e aperte duas, três voltas também que não tem problema nenhum. Aí vê se o X está alinhado legal e faça nos outros. Se os 4 parafusos encaixarem com duas, três voltas e estiver tudo direito, pode aparafusar todos eles até o final.

 

Se bater a dúvida, aí é melhor tirar a placa-mãe do gabinete e fazer isso em cima de uma mesa. A única coisa chata disso é ter que recolocar aqueles fios coloridos do gabinete no conector da placa-mãe. Tem que ler o manual, ficar separando cor de fio... Acho muito chato. Fora isso, os fios da fonte, etc, é só desplugar e plugar de novo. 

adicionado 9 minutos depois

 

@Flávio Santana Lima eu ainda não dei uma estudada nos Ryzen, mas parece que eles são mais frios do que os Intel (o IHS é soldado e o chip não tem placa gráfica). Teoricamente daria para usar um air cooler, até porque eles não passam de 3.8Ghz ou 3.9Ghz de qualquer maneira. Acho que o 1700 é mais difícil de chegar aos 4Ghz. 

 

Esses dois da Cooler Master são legais. O air cooler já fica mais limitado, pois ele precisa ser de presilha. E os air coolers de presilha são mais básicos. Acho que o melhor deles é o Gammaxx S40, que deve ser uma espécie de Hyper 212X. Air coolers mais fortes como o Lucifer V2, 9900 MAX, NiC 32 vão precisar de kit adaptador. 

 

Se você não for fazer overclock, acho que o Gammaxx S40 segura tranquilo. Mas o seu não vem com o Wraith? Como eu disse, estou meio por fora dos Ryzen.

 

Melhor abrir um tópico separado na seção de refrigeração que o pessoal ajuda. Tem alguns usuários de Ryzen e alguns entusiastas da AMD que estão mais por dentro. Eu posso passar lá tambem para ajudar. Pode colocar algo do tipo "Ryzen R7 1700, air cooler ou water cooler".

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@Contiusa

28 minutos atrás, Contiusa disse:

parece que eles são mais frios do que os Intel (o IHS é soldado e o chip não tem placa gráfica)

Sim, mas são 8 núcleos. 

Eu planejo um over sim, e minha dúvida agora, não é nem o modelo de Air cooler, pois tenho esse em mente RIING SILENT PRO, a minha dúvida agora se remete ao assunto do seu tópico e você vai saber dizer bem mais que eu kkk. 

 

Pelo que pesquisei, vários WC tem uma diferença de 4 graus em relação a um bom air cooler como esse, e assim, meu gabinete tem espaço para ele, acha que realmente, em relação a esse Air cooler, com os WC citados anteriormente, qual valeria mais a pena? 

 

O que ta pesando muito para eu comprar esse Air cooler são os não problemas do sistema do WC fechado, ou seja, um cooler com vida útil MUITO maior que WC e não quero nem pensar de WC vazando, bomba parando etc e depois que se der problema, se tiver acabado a garantia já era.

 

Como não posso ir para um sistema custom, vale arriscar realmente em um WC fechado, ou no Air cooler?

 

adicionado 2 minutos depois

@Beatriz.V Continue com esse medo, ele que faz você agir com prudência e cuidado. Tem um monte de sabichão por aí que se diz especialista e acaba queimando placas, entortando pinos do socket etc... 

 

E passei um sufoco danado com meu Hyper T4, sinto muito fraco a fixação dele, e de tão simples, se torna chata de instalar.

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4 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Como não posso ir para um sistema custom, vale arriscar realmente em um WC fechado, ou no Air cooler?

 

Depende. Se você quiser chegar ao máximo do over no Ryzen, acho que um water cooler. Mas como eu disse, não estou por dentro dos Ryzen. Se você está na dúvida, eu acho melhor abrir um tópico separado. Porque 3.9Ghz não é muita coisa, nem para um octacore. Mas não posso te afirmar.

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@Contiusa percebo que realmente estás por fora dos ryzen, haha. Eles chegam no Max em 4ghz e isso é fato, mas tem um porém, certamente ainda é problema de driver x projeto novo. Os ryzen ainda tem muita lenha pra queimar até presenciarmos sua potência máxima. É questão de tempo pra vinda de um driver "definitivo" e que fará os ryzen serem excelentes gpra overclock. Porém, talvez ainda é indicado um Air parudo Flávio, pois se é pra pegar 120, vá de Air.  

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@Flávio Santana Lima vi o vídeo e sou cético quanto a essas coisas, pois a esta altura todo mundo já estaria comentando isso. Corre o risco de cair no rol do TechLab (sensacionalismo). Mas eu posso estar errado. Estou sem water cooler no momento, mas estava para testar um Water 3.0 da Thermaltake (para tirar uma dúvida das bombas da Asetek). Se eu comprar, vou fazer um teste, mas como nota, dos testes que eu fiz, a temperatura já está estabilizada no final, correndo alguns minutos sem alteração. Em alguns casos ela abaixa de meio grau a um quarto de grau. Então eu não acredito que a temperatura vá continuar a subir por 45min-1h.

 

Não estou encontrando, mas um desses sites grandes fez testes com pastas térmicas rodando 24h (acho que era isso), e a diferença de temperatura do início do teste, acho que 15 minutos, para o final, foi de 1ºC. Acho que era um water cooler. Vou ver se acho isso. Não sei se era AnandTech ou Tom's Hardware.

 

Também acho esquisito ele falar que depois de jogar a temperatura continua alta. Em geral, cai logo. Ele pode ter feito testes com o water cooler no teto depois de jogar algumas horas e o gabinete e as peças estão quentes depois do jogo e estão alimentando o radiador com calor.

 

Duvido que ele tenha feito o teste com o water cooler fora do gabinete, que seria a metodologia correta para testar jogando. Muita gente usa water cooler na frente ou atrás puxando o ar de fora. O que invalidaria o argumento dele.

 

Como eu disse, desconfio desse tipo de alegação. No próximo water cooler que eu pegar eu testo isso e posto aqui depois.

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@Bruno Custodio sim, é um bom water cooler, mas você precisa confirmar com o Kabum, pois o código (MLX-D24M-A20PW-R1) é do MasterLiquid 240, que é o que eu acho legal. O 240V também é bom. Enfim, qualquer dos dois que vier é bom. Mas o 240V está mais caro no Kabum, então eles devem ter errado.

 

Confirme, porque se está errado, pode vir qualquer coisa. Melhor saber antes para não se surpreender.

 

Se puder, instale na frente, pois se o gabinete for mal ventilado, no teto vai esquentar mais. Se preocupe também com o core voltage, porque tem gente com ele chegando aos 1.4V. Aí nem um water cooler de 240 dá conta. Em outras palavras, não compre uma placa-mãe muito simples porque você não vai poder ajustar o core voltage.

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@Bruno Custodio estou dando uma olhada e o Kabum está com as fotos todas erradas.

 

O MasterLiquid é o MLX-D24M-A20PW-R1. O Seidon 240V é o RL-S24V-24PK-R1. O Seidon 240V tem fans mais fortes e provavelmente mais silenciosos.

 

O kabum está anunciando o Seidon 240V com foto do Nepton 240M. E o CoolerMaster 240V está com código do MasterLiquid. 

 

Você precisa ver o código do produto que eles estão vendendo e confirmar o modelo no site da CM. Como eu disse, o Seidon 240V tem fans melhores, mas nada de absurdo. O MasterLiquid também é um bom produto.

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  • 4 semanas depois...

Teste de Capacidade de Aquecimento Específica dos Water Coolers:

 

Então, pessoal, depois que o colega Flávio postou um vídeo do canal Science Studio (YouTube), eu resolvi fazer uns testes, já que eu desconfio desse tipo de alegação. Vídeo abaixo:

 

 

---------------------

O cara do vídeo (acho que é Salazar) diz que os water coolers são embuste, pois, de acordo com as alegações dele, eles levam quase uma hora para que a temperatura pare de subir e estabilize, enquanto um air cooler estabiliza em poucos minutos. Isso devido ao fato de o cobre / alumínio do air cooler aquecer muito mais rapidamente do que a água. Na prática isso daria uma vantagem ilusória aos water coolers nos testes realizados em sites de reviews, que costumam ser curtos, de 10-20 minutos. Então, por exemplo, se após 15 minutos de teste o site diz que tal water cooler deixa um processador específico a tal temperatura, segundo o Salazar essa temperatura seria bem maior após 45 minutos e os air coolers estariam sendo trapaceados. Ou seja, ele tentou chover no desfile de quase todos os sites de testes.

 

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Eu fiquei curioso e aproveitei para testar o MasterLiquid 240 da Cooler Master. Radiador de 240mm, bomba de 2800-3000rpm, bons fans, compatível com AM4 e coisa e tal. Barato para um water cooler de 240, por volta de R$ 330-350 reais. Ligeiramente mais caro do que o Maelstrom 240T. Bem embalado, bloco bem pesado (gosto disso, pois é sinal de um material resistente) e um led bonito da marca Cooler Master. Mas ele tem um detalhe semelhante ao H45 que eu vou comentar no final do post.

 

teste_de_capacidade_de_aquecimento_específica_02.jpg

 

A metodologia foi simples. Primeiro eu rodei o air cooler Assassin II durante 20 minutos a 4.4Ghz, e a temperatura foi a mesma dos 5min até os 20min. Ou seja, já tinha estabilizado aos 5min. Não quis estender o teste por 50 minutos porque achei desnecessário. Então eu fui para o que realmente interessa. O water cooler de 240.

 

Metodologia do teste:

 

O water cooler foi pousado na lateral do gabinete (vide foto) com os fans soprando para dentro e pegando o ar frio de fora do gabinete. Por que isso? Para isolar o desempenho do water cooler e não deixar que o gabinete interfira. Faço isso nos testes porque muita gente monta o water cooler do lado de fora (para isso tem os grommets atrás) ou então na frente ou atrás como intake. O ar de dentro do gabinete não vai influenciar os testes e os resultados vão ser os mais imparciais possíveis. Todos nós sabemos que cada um vai ter o gabinete refrigerado de forma diferente. O importante neste caso é o desempenho do water cooler, não do gabinete.

 

Abaixo o water cooler MasterLiquid 240 e como ele foi instalado para os testes.

 

teste_de_capacidade_de_aquecimento_específica_01.jpg

 

 

Abaixo a aplicação da pasta térmica (GC-Extreme).

 

teste_de_capacidade_de_aquecimento_específica_00.jpg

 

O teste de estresse foi feito com o AIDA64 com CPU e FPU marcado, que é um meio termo entre o Prime95 (por volta de 3ºC mais quente) e o OCCT (por volta de 3ºC mais frio). Como eu não quero esmerilhar o meu i7 velho de guerra durante 50min no Prime95, me contento com 3ºC a menos no AIDA64, um software de estresse recomendado pela Intel pelo fato de não correr o risco de danificar a CPU. Coincidentemente, é o mesmo AIDA64 que o Salazar usou para fazer o teste dele.

 

Sistema e programas utilizados:

I7-3770K com overclock de 4.4Ghz e core voltage de 1.212V. De certa forma simulando um i7-7770K em stock, que roda nos testes de estresse a 4.4Ghz.
Memórias a 1333Mhz para não influenciar na temperatura. Outro dia eu fiz um teste gaiato e ela sobe por volta de 3ºC com as memórias a 2400Mhz.
Water cooler MasterLiquid 240 - PWM (fans por volta dos 1800rpm no AIDA64. Como referência, 1600rpm no OCCT).
Teste de estresse no AIDA64 - CPU/FPU durante 50 minutos.
Sonda de temperatura no intake do radiador do MasterLiquid.
Medição de temperatura a cada 5 minutos.
Programas usados:
Real Temp e HWMonitor (média máxima) e HWiNFO64 (média em tempo real).

 

Os resultados foram os seguintes:

 

 NOTA: vídeo do teste no YouTube. A conversão do vídeo não ficou legal, então eu coloquei na descrição do vídeo alguns minutos onde dá para ver os valores. Depois eu preciso encontrar a resolução ideal para converter. Estou usando o Nero, que é bem fraquinho e perde qualidade de vídeo, que já não está ideal. Talvez em um ou dois dias eu faça o upload de uma versão melhor.

 

A temperatura indicada nos testes é a "temperatura delta" - a temperatura dos núcleos menos a temperatura ambiente.

 

teste_de_capacidade_de_aquecimento_específica_tabela.jpg

 

 

Gráfico abaixo das temperaturas medidas a partir dos 5 minutos até 50 minutos.

 

teste_de_capacidade_de_aquecimento_específica.jpg

 

 

---------------------

Considerações:

Como podem ver, dos 5 minutos de teste até os 50 minutos, a elevação de temperatura foi de 0.4ºC em média (menos de meio grau). Em outras palavras, irrelevante. Não dá nem para dizer que subiu, pois menos de meio grau pode estar relacionado a vários fatores. O que demonstra que o Salazar do Science Studio deve ter feito o teste dele com o gabinete fechado. Aí começa a esquentar a placa de vídeo, as memórias, a fonte, e o water cooler dele deve estar no teto, sendo alimentado por todo esse calor, e passam os minutos e a chapa começa a esquentar. O Salazar, por pura inocência, acha que é alguma equação física de Einstein inerente ao water cooler em si. Tudo indica que ele cometeu um erro grave de metodologia ou errou por falta de metodologia.

 

Não sou físico, mas também acho esquisito ele dizer que o water cooler demora quase uma hora para assentar a temperatura. O ar quente é resfriado logo depois pelo radiador e volta pelo loop. O ciclo é tão rápido que a água não teria como continuar esquentando. Ela vai sempre bater em um patamar de temperatura e esfriar segundos depois no radiador. De onde ele tirou a ideia dos 45 minutos?

 

Bom, parece que o Salazar se enganou, e sim, os water coolers estabilizam a temperatura tão rápido quanto os air coolers. Pelos 20 minutos de teste que eu fiz com o Assassin II, aparentemente dá para dizer que a temperatura do air cooler não tem micro oscilações, mas, de qualquer forma, a diferença entre os dois meios (air cooler e water cooler) é irrelevante.

 

Sobre o MasterLiquid 240, vou ver se testo o bichinho com mais calma. Ele ficou no mesmo nível do Assassin II (um teco acima) e do H45 (um teco abaixo), mas acho pouco. Eu imaginava pelo menos uns 2ºC abaixo do Assassin e do H45. Como o Maelstrom 120 é igual ao H60 e só está 1-1.5ºC acima, pode ser que o Maelstrom 240T seja melhor. O detalhe é que a bomba do MasterLiquid 240 chega a ser mais barulhenta do que a do H45... Não é um barulho tão fino, mas de qualquer forma ela é mais audível no sistema. Vou abrir um tópico na Cooler Master para ver isso, porque destoa mesmo. Eu estava ouvindo a bomba no sistema já às 8h, quando já tem barulho indireto da rua com tráfego. Mas a rotação está dentro do esperado, por volta de 2800rpm. No fórum eu acho que dizem que fica por volta de 3000rpm, então está na margem de 10%. Outro usuário no YouTube também tem o dele a 2800rpm (ele disse que é silencioso, mas isso pode ser subjetivo). Enfim, se o barulho for esse mesmo, pode ser outro abacaxi no mercado. Já não me surpreendo com esses water coolers closed loop. O fabrico é muito precário. O que não deveria, pois eles são caros e não são tantas peças assim. Vendo vídeos na internet, o bloco / bomba é bem simples. Se eu tiver que fazer RMA, vai ser o 5º RMA de 7 water coolers testados (70% de margem de defeito ou anomalia).

 

Bom, mas isso é outra história... Espero que tenham gostado!

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@Contiusa Então, quando compartilhei o video, meio que fez sentido a principio, porém basta analisar o sistema e ver que isso não é. 

Básicamente, ele fala sobre a quantidade de calor que os sistema pode absorver antes de aumentar em 1 grau a temperatura, e no vídeo ele cita os dados do cobre 0,4 J/Kg*K e da água 4,2J/Kg*K, ou seja, a água absorve muito mais calor que o cobre, e isso é um fato, o problema que vi no vídeo, é que ele fala como se um WC AIO seja pior que um Air cooler, pois no fim, depois de horas, ambos teram temps parecidas, o que é errado, ele esquece que o radiador é o mecanismo de remoção dessa temperatura elevada da água, e se o radiador for mal projetado, esses resultados ocorrem, seja porque o liquido não passa pelos fins, ou que a bomba não consegue manter a quantidade desejada de L/s para que a água passe pelo sistema, e se resfrie.  Acontece sim o que ele falou, teoricamente, o sistema "enche" de energia, até um ponto X onde a quantidade dissipada vai ser igual a gerada e vai ficar estável o sistema e a temperatura, porém, quando é isso? O ponto em WC é realmente alto, a água tem um limite  em que ela vai aquecendo, porém tendo uma bomba, lançando a água em um radiador, e este, com X fan, consegue dissipar esse excesso, a temperatura se mantem, mais estável. Depende bastante da qualidade do produto em si do que ao dizer que um WC vai ser igual/um pouco melhor que um Air cooler descente. 

adicionado 2 minutos depois

Eu não sei a quantidade de fluído, vazão da bomba, e nem a densidade de fins do MasterLiquid 240, pois com isso da para calcular e saber até quantos W, esse WC mantem em X tempertura, e é isso que temos que analisar a fundo, e não como ele, jogando um dado X e pronto.

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@Flávio Santana Lima não vejo a menor diferença de um custom para um closed loop. O princípio dele é o mesmo. E ele fez o vídeo com um water cooler da DeepCool. O cara está viajando na batatinha pura e simplesmente.

 

Você também tem que levar em conta que a água quente vai passar pelo radiador segundos depois e vai ser resfriada. Então o que ele fala é meio absurdo, porque o ciclo é muito pequeno. Não é um loop sem radiador. Se não tivesse radiador, aí a água poderia levar um tempo para aquecer e assentar. Mas com radiador o argumento dele não se sustenta. Ela aquece no bloco e resfria no radiador. O ciclo termina na primeira volta. Não é contínuo. Mas eu fiz o teste só pela curiosidade, porque sempre tem alguém que vai querer encontrar uma maneira de defender o argumento.

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Nota importante: 30 de junho de 2017 - o photobucket parou de compartilhar fotos em outros sites (está querendo me cobrar $400 dólares por ano (haha). Então várias fotos não aparecem mais (fica só o logo do Photobucket). aos poucos eu vou repor as fotos, mas pode demorar um pouco, pois são várias. vou ver se reponho alguns posts por dia. 

 

Desculpem o transtorno.

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Bom, pessoal, já terminei de atualizar todas as fotos do tópico (o Photobucket virou particular e as fotos tinham sido bloqueadas). Usei o próprio engine do CDH para fazer o upload, que é mais seguro. Acho que estão todas na ordem, mas se por acaso vocês virem alguma foto fora do lugar, por favor me avisem que eu concerto. 

 

Abraço!

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7 horas atrás, jowocom disse:

Façam testes com o Maelstron 120t da Deepcool; Obtive um resultado incrível com o fx-8300

 

Eu até pensei, mas ele vai ser muito parecido com o Maelstrom 120, que eu já testei. A bomba é a mesma, só muda o fan e o radiador mais fino, então eu imagino que deva ser por volta de 1-2ºC mais quente do que o 120.

 

Mais interessante seria testar o 240T, que está barato. Eu estou com o MasterLiquid 240, mas até agora eu não estou gostando. A bomba é muito barulhenta (mas pode ter vindo com defeito) e um desempenho bem apagado para um radiador de 240mm.

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2 minutos atrás, Contiusa disse:

A bomba é muito barulhenta

Então, o meu estava com ruído na bomba, mas não veio assim. Quando instalei, era completamente silenciosa, o único barulho que tinha era dos fans. Depois de um tempo começou o tal barulho da bomba, e como ele veio silencioso e começou esse ruído, mandei para o RMA, se provavelmente tivesse vindo já com o ruido acharia normal, mas não é.

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@Flávio Santana Lima eu vou mandar um vídeo para o fórum da CM, porque eu não acho que é barulho de defeito, é um barulho pulsante de bomba. Realmente pode ter vindo com defeito, mas a primeira impressão é de que ela é barulhenta mesmo. O som é bem mais grave do que o do H45, então não incomoda tanto, mas chega a ser mais alto do que o do H45.

 

Preciso ver isso antes de fazer um review. Mas estou com a pulga atrás da orelha :P

adicionado 7 minutos depois

 

@Flávio Santana Lima mas o seu não era um MasterLiquid Pro? Porque a bomba é diferente da do MasterLiquid. Pode até ser o mesmo hardware (deve ser tudo um modelo só), mas o casing é diferente.

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15 horas atrás, Contiusa disse:

mas o seu não era um MasterLiquid Pro?

Não, o meu é do mesmo que você testou.

 

adicionado 6 minutos depois

Para contribuir com seu acervo de coolers, eu desmontei o meu Wrath Spire ontem, pois fui rodar o fan para ele ficar com o simbolo AMD para cima. Tirei duas fotos do interior dele.

 

Ou seja, ele possui uma câmara de vapor ao invés do núcleo Sólido de cobre como eu achava.

P_20170706_230141_vHDR_Auto.thumb.jpg.457ad8a6113c78d242cd3bd50ecc3ee2.jpgP_20170706_230131_vHDR_Auto.thumb.jpg.5cf957d22b56d7efe7bfdce5d130c17a.jpg

 

Achei baca a estrutura dele, me surpreendi.

adicionado 6 minutos depois

OBS: Não sei se colocar aqui pode ser o lugar certo, visto que é um tópico de testes.

 

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