Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows reconhece 16GB apenas 3GB utilizavel


Posts recomendados

Galera, to com problemão para conseguir fazer meu pc reconhecer meus 16GB e não sei se é incompatibilidade.

Tinha ja 8GB e resolvi comprar mais 8GB da mesma marca com mesmos especificações.

Problema não tinha consultado essa lista antes da minha placa-mãe: http://dlcdnet.asus.com/pub/ASUS/mb/SocketAM3+/SABERTOOTH_990FX/Sabertooth_990FX_DRAM_QVL.zip?_ga=2.64545903.1367646248.1500630674-1971563197.1475809971

 

Ja tentei mudar slots de varias formas, uma única vez consegui fazer pegar 12GB e com muito trabalho e depois pc  não queria ligar com tela preta eu removi um pente e não consegui fazer pegar novamente os 12GB.

 

Montei uma imagem de acordo com sequencia que esta meus slots de memoria na placa-mãe.

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/memoria_slots_1234-jpg

 

Windows reconhecendo apenas 3GB.

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/memoria_slots_parte_2-jpg

 

Na bios eu deixei config padrão do XMP da memoria de acordo com latência dos 4 slots sem alterar nada, não sei se falta ligar mais alguma coisa em alguma menu.

Se precisa posto fotos de como esta configurado na Bios, se alguém puder ajudar e edito o tópico com as outra imagens.

 

 

Alguém pode ajudar eu fico agradecido.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato de a memória não estar na lista de compatíveis não significa necessariamente que não irá funcionar. Simplesmente o fabricante não a testou. 

 

Abra o msconfig, vá em Inicialização do sistema >> Opções avançadas e desmarque a opção Memória Máxima, caso esteja ativa.

 

No gerenciador de tarefas, acesse o Monitor de recursos e lá vai indicar o que está ocupando a memória, inclusive essa oculta.

É possível também que parte da memória esteja reservada para algum hardware, possui placa de video ou é só onboard?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Azarack disse:

O fato de a memória não estar na lista de compatíveis não significa necessariamente que não irá funcionar. Simplesmente o fabricante não a testou. 

 

Abra o msconfig, vá em Inicialização do sistema >> Opções avançadas e desmarque a opção Memória Máxima, caso esteja ativa.

 

No gerenciador de tarefas, acesse o Monitor de recursos e lá vai indicar o que está ocupando a memória, inclusive essa oculta.

É possível também que parte da memória esteja reservada para algum hardware, possui placa de video ou é só onboard?

 

 

Tenho uma RX 480 8GB, ta marcando memoria reservada , essa opção MSCONFIG esta desmarcada.

 

Pelo gerenciado recursos esta escrito "memoria reservada para hardware" tem algum outro lugar para desativar isso?

 

Versão da minha BIOs é a mais recent , tipo ela veio de fabrica com ReV 2.0 e todas versões disponível no site tem data anterior a essa que estou na Bios que é 2013, no site ultima disponível é de 2011.

 

Será alguma opção no setup da bios esta fazendo essa reserva?

 

 

-------------------------

Cabei testar aqui , parece que era memoria virtual do windows.

Estava reservando 6400MB desmarquei a opção, so que eu tirei deixei 12GB, depois vou testar com os 16GB novamente. 

 

Me parece que é isso na config memoria virtual do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Azarack disse:

Mas tinha quanto reservado para hardware?

 

Procura na bios por algo como "video memory size", ou "Graphics memory size" e seta um valor menor, caso esteja muito alto.

 

33 minutos atrás, Azarack disse:

 

 

Procurei algo desse tipo e não encontrei nada, sistema fica reservando memoria.

Mesmo colocando manualmente ele fica puxando 4GB dos 12GB, ante estava puxando 6GB agora estva puxando 4GB.

 

Ja alterei la opções memoria virtual deixei 500/1500 e mesmo assim deu tela azul e volta  quando reinicia sistema a reservar memoria.

Não sei o que fazer mais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa foi minha ultima tentativa.

-Atualizei a BIOS e mudei sequencia dos slots.

 

"nova ordem que esta memorias encaixadas"

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/memorisequencia-jpg

 

"Windows reconheceu mais aparece ainda memoria reservada Hardware"

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/bios_att-jpg

 

Rapaz , ja tentei todos métodos, ja desmarquei opção pelo MS config, fiz update Bios, tentei alterar entrei MHz diferentes, mudei varias vezes sequencias dos slots e  limpei as memorias.

 

Será incompatibilidade? porque se for vai ser um baita azar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo que achei estranho na primeira imagem, e que não pude constatar na última imagem (aba MEMORY do CPU-Z), é que a placa está trabalhando em single channel e não em dual channel como era para ser esperado! Outro detalhe é que aparentemente as memórias são as mesmas (frequência, latência e modelo), porém há pentes single rank e também dual rank. Notei que esta placa tem slots da cor beje e da cor marrom para o dual channel. Tente colocar os single rank na mesma cor, a mesma coisa com os dual ranks.

 

Vê se ativa pelo menos o dual channel da placa-mãe. Outra coisa se tu colocares apenas os pentes single ranks, ou apenas dual ranks (em slots da mesma cor, ativando o dual channel) acontece esse mesmo problema, do Windows 10 deixar pouca memória utilizável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Analisador disse:

Algo que achei estranho na primeira imagem, e que não pude constatar na última imagem (aba MEMORY do CPU-Z), é que a placa está trabalhando em single channel e não em dual channel como era para ser esperado! Outro detalhe é que aparentemente as memórias são as mesmas (frequência, latência e modelo), porém há pentes single rank e também dual rank. Notei que esta placa tem slots da cor beje e da cor marrom para o dual channel. Tente colocar os single rank na mesma cor, a mesma coisa com os dual ranks.

 

Vê se ativa pelo menos o dual channel da placa-mãe. Outra coisa se tu colocares apenas os pentes single ranks, ou apenas dual ranks (em slots da mesma cor, ativando o dual channel) acontece esse mesmo problema, do Windows 10 deixar pouca memória utilizável?

 

Consegui resolver o problema, depois ler vários post de quem possui essa placa-mãe e teve problema iguais eu cheguei a seguinte conclusão que como minha memoria não foi testada pela empresa tinha descobri frequência, tensão correta para que ela reconhecida pela bios e no sistema, já que opções que tinha feito acima não resolveu o meu problema eu fui fundo cabei descobrindo.

 

Problema é que essa memoria veio de fabrica 9-10-9-28 com essa latência e frequência a 1866Mhz funcionando perfeitamente em dual channel com apenas 2 pentes.

Quando eu coloquei mais 2 pentes a Bios não reconheceu, então fiz procedimentos acima nada dava certo.

 

Solução foi usar programa CPU-Z descobri qual estava em rank single channel e coloquei nos slots bege que é 2 e 4, as Dual channel coloquei nos slots marrom que é 1-3, fiquei insistindo até PC ligar normalmente com essa sequencia.

 

Outra coisa que mudei foi frequência alterei para 1600Mhz e tensão em modo otimizado a 1.4 Volts.

Antes estava sempre tentando colocar mais e não menos e nunca dava certo.

 

 

 

Após essas mudanças a Bios reconheceu meus 4 pentes a  11-11-11-28 em 1600Mhz, nem quis tentar melhorar esse numero pelo trabalho que deu para chegar a reconhecer, mas deve da para melhorar.

 

Essas empresa manda coisas configurado a 9-10-9-28  a 1866Mhz ae se vai compra espeta na placa e não funciona, se fosse pessoa crua não entende nada mexer porque essa coisas é até complicado a pessoa tem paga sempre um técnico para tentar busca uma solução além do custo da memoria.

 

Enfim consegui resolver, valeu toda ajuda que disponibilizaram.

 

Ta ae imagem mostrando agora windows reconhecendo toda memoria.

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/resolvido-jpg--3

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!