Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou novo aqui no forum mas gostaria de tirar uma duvida.

Acabei de comprar um novo pc para trabalhar com renderização mas ele tem esquentado de mais. Pelo o que eu tenho visto o pessoal da área tem comentado de temperaturas máximas de 45 graus no momento da renderização. Para mim essa é a temperatura com o pc sem rodar nada. rs.

Obs.: Realizei a atualização da placa-mãe e passei a memoria para XMP para reconhecer os 2400Mhz.

Temperatura assim que ligo o PC:

597e117b2bba3_CoreTemp01.JPG.86bce1c4d4942b60d437c9b7d1a9d561.JPG

Temperatura no momento da renderização:

597e11cbc5c9d_Semttulo.png.6c654bc2c2ecbc005dd3c0d4c7626d62.png

Configuração do PC:

Processador AMD Ryzen 7 1800X, Octa Core, Cache 20MB, 3.6Ghz (4.0GHz Max Turbo) AM4 YD180XBCAEWOF

Cooler para Processador CoolerMaster AMD/Intel Hyper T4 RR-T4-18PK-R1 (Esta em push and pull)

SSD Kingston 2.5´ 120GB A400 SATA III Leituras: 500MBs / Gravações: 320MBs - SA400S37/120G (Brinde produto 86136)

Placa-Mãe MSI p/ AMD AM4 ATX X370 KRAIT GAMING DDR4

Fonte Thermaltake 700W TT ATX2.3 80 Plus Bronze TR-700CNBZ

Memória RAM Crucial Ballistix Sport LT 16GB 2400Mhz DDR4 CL16 White - BLS16G4D240FSC

Placa de Vídeo VGA NVIDIA GIGABYTE GEFORCE GTX 1060 WINDFORCE OC 6G - GV-N1060WF2OC-6GD

Gabinete ATX Sharkoon T3-W Green ( nao possui abertura em cima, estou usando ele com a tampa lateral aberta)

Alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

Obrigado.

Postado
2 minutos atrás, Marco Aurelio Caum disse:

Ainda não mas posso instalar sim.

É bom instalar, pois os Ryzen com o "X", tinham uma diferença de leitura de temperaturas, quando foram lançados..

Postado
agora, RS Faria disse:

É bom instalar, pois os Ryzen com o "X", tinham uma diferença de leitura de temperaturas, quando foram lançados..

Eu vi isso também, por isso estava usando o coretemp.

Segue a imagem do Ryzen Master.

597e17b46bd16_RyzenMaster.thumb.JPG.9c9cbc6d2e6078d3515be03619cb351c.JPG

Postado
7 minutos atrás, Marco Aurelio Caum disse:

Somente liguei e rodei o ryzen master. 

Tá meio alto mesmo.. O cooler tá bem instalado? Push-Pull não ajuda muito, nesse tipo de cooler..

Postado
4 minutos atrás, RS Faria disse:

Tá meio alto mesmo.. O cooler tá bem instalado? Push-Pull não ajuda muito, nesse tipo de cooler..

Está sim, tentei usar ate outra pasta térmica da coolermaster Z5  para ver se mudava algo e nada.

Fora que ele tem apresentado umas telas azul de vez em quando. 

597e1dd8d95a0_TelaAzul01.thumb.jpg.c401c5d641249c4d4bfde4b01995ad47.jpg

Quando rodo o MSI comander ele trava o pc!

Estou achando que pode ser algo na placa-mãe.

Postado
1 minuto atrás, RS Faria disse:

@Marco Aurelio Caum

As fans do Hyper T4 não estão viradas uma contra a outra? O Windows tá em "Alto Desempenho", certo? 1.3 de Vcore, com o PC parado, parece excessivo..

O @Atretador e o @Flávio Santana Lima tem sistemas baseados em Ryzen.. Eles podem ter alguma ideia, que eu não tenho como oferecer..

Os fans estão na posição certa, chequei algumas vezes ate para não ter erro. rs.

Sobre o Windows em alto desempenho eu nao faço nem ideia de como ver isso. Eu instalei o win 10 64bits.

Sobre 1.3 de Vcore eu não domino assunto para poder comentar.

Muito obrigado pela ajuda @RS Faria!!

Postado

@Marco Aurelio Caum

Eu não uso o Win 10, então algumas opções vão ser diferentes.. Mas, nas configurações do Windows, "Sistema" > "Opções de Energia".. Deve ser algo assim..

Teria 3 perfis: "Equilibrado", "Alta performance" e "Economia de Energia".. Como o clock tá travado em 3.7GHz (ele deveria diminuir, quando está em IDLE), imagino que esteja em Alta Performance.. Tanto o clock, quanto o Vcore, devem diminuir, deixando em "Equilibrado", se é que não está..

Postado

Tira o cooler, tira uma foto do Ryzen e do dissipador para vermos como esta espalhando a pasta.

Tira uma foto do gabinete tambem para vermos como esta o cooler, e se possivel indicar com setas onde estão as entradas e onde estão as saidas de ar.

Qual a temp ambiente ai mais ou menos?

O cooler esta em que velocidade mais ou menos?

Essa mobo é da MSI né? Baixa o MSI Commander sentar para ver as voltagens\clocks\velocidade do Fan, etc.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Atretador disse:

Tira o cooler, tira uma foto do Ryzen e do dissipador para vermos como esta espalhando a pasta.

Tira uma foto do gabinete tambem para vermos como esta o cooler, e se possivel indicar com setas onde estão as entradas e onde estão as saidas de ar.

Qual a temp ambiente ai mais ou menos?

O cooler esta em que velocidade mais ou menos?

Essa mobo é da MSI né? Baixa o MSI Commander sentar para ver as voltagens\clocks\velocidade do Fan, etc.

beleza. Vou fazer isso agora (mandar as votos)

O problema e que o MSI Commander trava o pc quando abro ele. rs.

A ultima imagem que consegui dele foi essa:

597e28d25692c_MSIComanderCenter.JPG.33a3885b1345537677987ddd66d5e81b.JPG

Outra coisa, se eu retirar o cooler e estiver tudo certo com a pasta, eu preciso limpar e colocar outra nova? Porque essa pasta térmica é a original do processador e ela acabou. kkk

Tenho a Z5 da coolermaster aqui.

Postado
10 minutos atrás, Marco Aurelio Caum disse:

Tenho a Z5 da coolermaster aqui.

Use a Z5 (DeepCool). Ela deve ser melhor do que a que veio no T4. Limpe com papel toalha, papel higiênico e finalize com filtro de café de papel (solta menos fibra). Deixe bem limpo os dois lados e aplique uma gota da Z5 no processador. Ela é bem viscosa e vai espalhar naturalmente quando você colocar o cooler.

Postado
30 minutos atrás, Contiusa disse:

Use a Z5 (DeepCool). Ela deve ser melhor do que a que veio no T4. Limpe com papel toalha, papel higiênico e finalize com filtro de café de papel (solta menos fibra). Deixe bem limpo os dois lados e aplique uma gota da Z5 no processador. Ela é bem viscosa e vai espalhar naturalmente quando você colocar o cooler.

Essa pasta veio com o AMD se nao me engano.

Antes de desmontar eu passei no site da MSI para ver se já havia alguma outra atualização.

Acabei de encontrar uma de 1GB.

Baixei e instalei para ver.

O resultado foi o seguinte:

597e32549dfd1_RyzenMaster02.thumb.JPG.f6833c94b39e2f6e218a53d3df5836da.JPG

Ele baixou as configs do processador.

Isso quer dizer alguma coisa?

Preciso acertar manualmente agora?

Obs.: Esse e o resultado com um programa de renderização rolando.

Postado

@Marco Aurelio Caum Boa tarde, olha, pelo que vejo as temps estão normais. Esse Hyper T4 é fraquinho mesmo, eu usava no meu setup, um R7 1700, em 3,6GHz na época, e ele segurava o prime95 nos 70 graus. Já esse seu, que é o topo de linha, o 1800x, ele em 3.7 acho que está em normal temps viu. 

Se você pegar um Hyper 212x, com os brackets AM4, ou um WC, aí você vai ver cair para os 65 graus, porém, o T4 é o melhor que possa fazer mesmo.

Estou digitando isso agora, e meu R7 em [email protected] no Masterliquid 240, e está em 30 graus.

adicionado 1 minuto depois

O hyper T4 só dissipa uns 125W (não tem especificado, porém é o que umas pessoas chutam pelos fóruns), já o 212 dissipa uns 170W)

adicionado 13 minutos depois

OBS: O R7 1700x e 1800x, são versões do 1700 com OC já, basicamente você compra um processador com OC de fábrica e que consegue alcançar outras frequências com menos tensão. Então creio eu que está normal.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Flávio Santana Lima disse:

Esse Hyper T4 é fraquinho mesmo, eu usava no meu setup, um R7 1700, em 3,6GHz na época, e ele segurava o prime95 nos 70 graus. Já esse seu, que é o topo de linha, o 1800x, ele em 3.7 acho que está em normal temps viu. 

Mas você estava com overclock, não? Porque o dele está em stock. A AMD escalona também? Porque então o dele deve ficar em teste de estresse a 3.4Ghz, no máximo 3.5Ghz. Ele também está fazendo um render, não está rodando Prime95, que é bem mais forte.

1 hora atrás, Marco Aurelio Caum disse:

Essa pasta veio com o AMD se nao me engano.

Ela é assim? Porque a AMD, até onde eu sei, não vende processador com tubo de pasta térmica, especialmente de outro fabricante.

https://ecs7.tokopedia.net/img/product-1/2017/4/23/15605316/15605316_27f04745-c764-402b-b1eb-0dd6fd7c5364_720_720.jpg

Postado

@Contiusa O 1800X seria 3.6Ghz base todos os núcleos, 4.0 1~2 núcleos. Com temps boas 3.7Ghz em todos os núcleos e 4.1Ghz no boost de 1~2 núcleos, via XFR.

Normalmente, da para fazer um under voltage ainda :D

adicionado 0 minutos depois

2 horas atrás, Marco Aurelio Caum disse:
  1. @Flávio Santana Lima Entendi. Eu vi o pessoal que eu trabalho comentando de temperaturas máximas de 65 graus renderizando com esse T4, por isso fiquei meio assim.

Qual a temp ambiente la, qual a temp ambiente ai? setup semelhante na relação gabinete x configuração de coolers?

Postado

@Atretador beleza. O lance é que ele não está usando nenhum teste de estresse. Fica difícil de saber o clock que está rodando.

@Marco Aurelio Caum você está com o último upgrade do BIOS? Não pode ser beta. Porque o micro não pode ficar travando assim. Carregue o Load Optmized Defaults para fazer esses testes com o sistema no padrão de fábrica, memórias inclusive. Depois que você conseguir estabilizar o sistema, aí você começa a setar memória, etc.

Postado

Por exemplo, estou com OC em 3.8, assisti agora Rogue one, e com o setup descrito acima, olha as temps "em idle", não rodei nada pesado, mas chegou a 51 graus. 

Uma coisa que eu não sabia, era que o XFR era ativo mesmo no OC, olha, alcançou os 3.866 mas também um XFR pra baixo, nos 3.766.

@Contiusa Aquela imagem que você postou no tópico Ryzen Overclock mostra que a maior diferença dos 1700, 1700x e 1800x é a qualidade do chip, quem paga 1900 no 1800x, pega um chip que alcança os 4GHz facilmente, e quem pega um 1700 não, pode não alcançar os 4GHz. E sim os 1700x e 1800x são 1700 com OC.

Capturar.JPG

Postado
16 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

não rodei nada pesado, mas chegou a 51 graus. 

Mas o uso da CPU está alto, alguns núcleos acima de 90%. Você estava fazendo o quê? Render? Ou esses valores estão bugados?

Como fica em teste de estresse?

Postado
agora, Contiusa disse:

Mas o uso da CPU está alto, alguns núcleos acima de 90%. Você estava fazendo o quê? Render? Ou esses valores estão bugados?

Como fica em teste de estresse?

Foi durante um filme de 2h, esse pico é de cada núcleo, o windows, como já vi, sempre lança a carga em núcleos e fica "pulando" de um para o outro, por exemplo, no teste cinebench, o load fica em um apenas, porém, fica pulando de núcleo, mas não sei porque.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!