Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de celular DC


Beu777

Posts recomendados

Boa noite pessoal. Tenho um motor DC 24V (Imax = 250 mA) e queria fazer um carregador com ele (numa bicicleta ou manivela mesmo) e queria alguma orientação sobre como fazer isso. Vi alguns videos no youtube que ensinam a fazer com uma bateria de 9V e um CI regulador de tensão 7805. Meu celular só consegue ser carregado com um carregador que consegue fornecer 2A. Não manjo muito de eletrônica, por isso tenho umas dúvidas:

- Esse carregador que vi no youtube traz riscos a bateria (ou o celular)?

- O regulador de tensão poderia ser um Zener?

- Como ficaria o circuito para meu caso?

Se puderem me ajudar com essas dúvidas, ou me indicarem algum livro/site/blog em que eu possa aprender mais sobre isso, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra motor, 250mA é o que ele consome não necessariamente o que fornece. Mas vale a tentativa

 

Pra se aproximar dos 2A vais ter que considerar um regulador chaveado algo como lm2576. No caso basta-lhe retificar e filtrar mesmo se motor for dc: segurança pra rotação invertida.

 

-tentando entrar na sua mente pra ver o que viu no youtube....desisto... mas se der os 5V na saída não traz risco nenhum

-lm2576 é melhor que zener

-vide lm2576

 

01147601.png

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse circuito aí já se compra pronto. 

Mas se quiser montar O fabricante não importa, o importante é ter esses valores aí. 

E os capacitores tem que ter valores de tensão maiores do que as que vão circular por eles. 

Por exemplo o primeiro é importante que tenha uma tensão de 35V ou mais, já que vai alimentar com 24V.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ok. o LM2576 5.0 é fixo em.. 5.0V. Existe o ADJ que podes ajustar com potenciometro sim. Por gentileza consulte o datasheet do bixo. No entanto pra carregar celular penso que convém fixo 5V

De fato já que é didático, pesquise por regulador chaveado no google imagens e perceba as vantagens com relação ao regulador linear

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de falar do conversor que será usado, vamos pensar no celular. Fica mais fácil de entender o funcionamento do conjunto.

Normalmente a bateria ser carregada é de 3,7V. A bateria tem uma programação de tensão máxima e corrente máxima para não estragá-la e um CI microprocessado no celular que controla isso. Esse CI tem tensão máxima de entrada de 5,5V, acima disso vai pro saco, daí o uso de 5V. Nas baterias de íon de lítio recomenda-se corrente máxima de carga em C1, isto é, se for de 2200mAh, Imáx será de 2,2A. Com monitoramento mais inteligente é possível fazer carga rápida em C2, o que no nosso exemplo dará 4,4A até 80% da carga, fazendo a finalização da carga em C1. Se esse monitoramento de carga rápida falhar, a bateria explode. Se o conversor é de 3A e forem colocados 2 celulares muito descarregados em carga isso não irá ter uma influência muito significativa no tempo de carga, tipo 2X mais. Provavelmente 1,4X ou menos (vai depender da descarga dos aparelhos) do tempo que levaria se apenas 1 aparelho estivesse em carga. Isso se deve à curva de carga da bateria. No início, quando muito descarregada consome corrente no limite do carregador, é verdade, mas tb é verdade que nesse estágio da carga o aproveitamento da energia consumida é bem mais elevado. Então, mesmo com a capacidade de entrada limitada pelo fato de termos 2 celulares, esse estágio inicial acaba sendo sempre rápido. No estágio final, que é muito mais demorado, o consumo de corrente é bem menor e os 3A do seu conversor será mais que o suficiente para os 2 celulares. A imagem abaixo ajuda a compreender melhor:

Sem título.png

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Mestre88 @Sérgio Lembo

Pessoal, ja comprei os componentes e testei o circuito. Mas no caso, só tinha o LM2576 ADJ e tive que usar o potenciômetro pra deixar em 5V certinho. Usei um R1 de 1k5 e o R2 pot. 10K. A única diferença do meu circuito pro de baixo foi que o meu CI não é HV, então ele aguenta uns 40 V de entrada e o Diodo que comprei foi o 1N5822 que é pra 3A também. O resto ta igual, mas não consegui carregar meu celular e nem um tablet que tenho aqui (ambos 5V DC). O que acham que pode ser o problema? Os dois aparelhos identificam o "carregador" mas em ambos a porcentagem da bateria só decresce. Vale acrescentar que meu celular não se carrega facilmente. Obrigado.

Ahh, estou usando uma fonte DC de 9V para entrada (que o multímetro lê 14V não sei porque).59d9bc774cd55_Semttulo.png.61be37db96b63d170376e3d52f1156bf.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Beu777 disse:

Ahh, estou usando uma fonte DC de 9V para entrada (que o multímetro lê 14V não sei porque).

9V é a tensão média do transformador, 14V é a tensão de pico. Esta é uma fonte sem regulador. 

 

Que tipo de bobina está usando no lugar de L1? 

Poderia mostrar uma imagem dela? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não carrega porque a fonte não consegue dar corrente suficiente? Dei uma olhada na fonte aqui e ta escrito 9V DC 210mA. Quanto ao indutor, é um idêntico a este da foto. E a fonte parece bem um pouco antiga mesmo, daquelas que você tem que escolher a chave pra colocar na tomada 110 ou 220V.

image.png.ad000b79623e7855495d21b5326d3130.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Beu777 disse:

9V DC 210mA

...é muito pouco mesmo. Tente maior que 15v x 1A

 

3 horas atrás, Beu777 disse:

o indutor, é um idêntico a este da foto

... também ta pequeno. Não tenho como te recomendar outro mas que existe... existe.

 

Apesar de meus princípios minimalistas, te convido a pensar [um pouco mais] grande

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Beu777 disse:

Será que não carrega porque a fonte não consegue dar corrente suficiente? Dei uma olhada na fonte aqui e ta escrito 9V DC 210mA. Quanto ao indutor, é um idêntico a este da foto. E a fonte parece bem um pouco antiga mesmo, daquelas que você tem que escolher a chave pra colocar na tomada 110 ou 220V.

image.png.ad000b79623e7855495d21b5326d3130.png

Isso aí. 

A fonte é fraca mesmo, ela tem que ter corrente igual a do carregador original. 

O Indutor, apesar de ter a indutancia exigida é muito pequeno. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Beu777 disse:

Ahh, estou usando uma fonte DC de 9V para entrada (que o multímetro lê 14V não sei porque).

Já pensou na possibilidade do seu multímetro estar morto? :exorcize: Está lendo 14V onde deveria ter 9V, isto é, lendo 50% a mais. Fazendo regra de 3, seu step-down deve estar com 3,2V na saída. Isso explica o porque nenhum dos aparelhos carrega. Faça ma seguinte experiência: sabemos que uma saida USB tem 5V presentes. São 4 contatos, sendo quie a fonte de 5V estão nas extremidades e os 2 contatos centrais são tráfego de dados. Leia a tensão nesses 2 contatos extremos no seu tablet, PC. Se der 7,8V ao invés de 5V o problema está no multímetro. Se estiver difícil de ler no USB, tb pode usar a fonte do seu modem/roteador para a conferência do multímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Seguindo sua dica, medi a tensão da porta usb do PC e deu 5.07V, o multímetro ta ok mesmo. Usei uma fonte de 12V/1A e comecei a carregar o tablet com o circuito, esperei uns minutos e deu 1% (estava zerado), conferi o CI e tava morno, aí fui querer medir a corrente que o tablet tava puxando e acabei fazendo me*da, me distraí olhando pro multimetro que indicada uns 1.6 A e quando me dei conta do cheiro de queimado o CI e o tablet ja tinham ido pro saco. Menos mal que o tablet mal era usado e estava antigo, mas queria saber se vale a pena continuar com isso, pois o motor que tenho é 24V/0.25A e acho que o valor da corrente me parece muito pequeno e o efeito provavelmente vai ser igual ao da fonte de 9V.

Outra dúvida que queria tirar é sobre o carregador da Samsung que uso no meu celular. Sua tensão de saída é 9V/1.67A ou 5V/2A, mas como isso é possível? O que faz ele dar uma tensão pra um aparelho e outra tensão pra outro aparelho? O fato é que meu celular só carrega com este tal de "fast charging".

@Mestre88 @Isadora Ferraz

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Beu777 Acho melhor deixar isso pra lá, seu motor não vai conseguir carregar um celular desses. Seu carregador tem mais de 10W e o motor tem 6W, funcionando como gerador vai diminuir mais ainda. 

E ainda queimou o Tablet, acho que se queimar seu celular não será um bom negócio. 

Sobre o carregador ele deve ter um cabo com 3 fios e um conector com várias opções de ligação. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 02/10/2017 às 15:05, Beu777 disse:

fazer mais por fins didáticos mesmo

 

6 horas atrás, Beu777 disse:

do cheiro de queimado o CI e o tablet ja tinham ido pro saco

 

Didática cara hein. Então vamos tentar acrescentar algo na didática: nunca ligue o equipamento final em fontes que estás a projetar/testar. Use carga equivalente: resistor, lâmpada ou algo do gênero. Sempre observe seu comportamento elétrico V, I, térmico, mecânico e etc. Só depois com segurança ligue corretamente ao produto final.

Só que pra mim (nós) isso era óbvio d+ e perdoe por não ter te orientado antes.

 

Faça isso, mostre-nos sua montagem, resultados e afins que avalio se deixo você continuar ou não

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ainda não entendo por que o CI queimou, eu liguei o multimetro errado na hora de medir a corrente? Anteontem, deixei o circuito carregando o tablet por um tempão...bom, não deu certo porque a fonte era aquela de 9V/210mA. Ontem deixei ele carregando o tablet por um tempinho também, dessa vez com a fonte de 12V/1A (que o multimetro leu 24V :confused:) e não esquentou, o CI estava morno, a saída estava 5V, e carregou um pouquinho, aparentemente tudo ok. E sim, testei antes com uns resistores e tava tudo certo, a cag*da aconteceu porque quis ler a corrente. Bem depois do episódio, vi num blog (falando sobre o lm2576) a seguinte observação: "**** Don't use the ammeter directly with a power supply source, as it actually shorts out the output leads of the power supply and might be hazardous."

O cara disse que ligando o amperímetro diretamente na fonte, vai curtar os fios...mas não entendo por que isso acontece, abaixo segue o esquema de como liguei o amperímetro. Liguei errado ou o que?

Blog: http://redwanhasan.blogspot.com.br/2014/12/5v-multi-purpose-smps.html

Relaxem, o tablet não vai fazer falta, mal dava pra usar pois travava só de olhar pra ele.

Obrigado a todos pela ajuda.

@Mestre88 @Isadora Ferraz @Sérgio Lembo

rect5331.thumb.png.6af332ffc8b8ffd36d3641346407bc8e.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ligou certo. Apesar que eu (eu) nao gosto de medir corrente com o amperímetro. Uso um R conhecido bem baixo em série e meço V nele. Algum mau contato no pino feedback vai jogar a V de entrada na saída... aí já viu a ***** né. E se falar que montou em protoboard era bomba relógio mesmo. Por isso recomendamos o lm2576 5.0

Também é mais seguro colocar o trimpot pro gnd: caso  ele abra a V cai.

Troque o indutor por um maior por gentileza e reverifique as recomendações eventualmente aguardando outras...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui em várias lojas de eletrônica por aqui e ninguém tinha indutor :mellow:. A única loja que tinha, era essa que eu comprei o azul pequeno da foto lá em cima. Pelo menos achei o LM2576 5.0, vou fazer um teste com ele e bem mais cuidadoso agora. Tenho outros celulares antigos comigo que carregam mais fácil que o meu, então pode dar certo. Além de que achei outra fonte de 12V só que essa consegue liberarv1.5A. Quanto ao indutor, vou pesquisar mais se há lojas outras lojas espalhadas pela cidade, estou procurando o PE 92108 ou equivalentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!