Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou fazendo um campainha usando Arduino. Para isso um botão será apertado e o Arduíno enviará um sinal de um transmissor para o receptor. Assim, é necessário um Arduíno no receptor também? É possível ele acender um led ou acionar um buzzer sem a necessidade de outro Arduíno ou circuito adicional? O transmissor e receptor é de 433 Hz usado normalmente com arduino.

Postado

@gui_stenico Dependendo do que for fazer, não precisa do arduino pra nenhum dos casos. É queimar CI e MCU à toa. Bom, o transmissor não precisa do Arduino para enviar os dados... você pode montar o circuito somente com o Arduino no receptor se for apenas para capturar o interruptor e disparar o sinal...

Se estiver usando aqueles ht12e e ht12d, no transmissor, você pode apenas aterrar a o botão de transmissão quando apertarem o interruptor...

FXAFQHWIWE4L5MG.MEDIUM.jpg

O Pino 14 ali, ao aterrar ele faz a transmissão dos AD8-13. Você pode usar um transistor para fazer o aterramento. PULL-UP + transistor (um bc548 já serve) um coletor no pino 14, emissor no 0V

image.png.e6aa241056734616a2e825c264bcfeaf.png

TP ali seria seu pino 14 pro ht12e não sei se é necessário o pull-up, mas é +- isso ai

image.png.65b0b88b281080e5d948cbbf3a4eca4c.png

adicionado 8 minutos depois

Aquele SWITCH ali é seu botão... Quando o pino 14 vai a 0V, o ht12e transmite as informações pela antena...

Se você deixar direitinho o receptor (ht12d) com o endereço que o transmissor (ht12e) vai enviar, ele funciona perfeitamente dessa forma ai... a menos que você queira registrar as informações e etc... mas se for apenas pra disparar uma campainha com isso, você não precisa do arduino... só do circuito +- dessa forma ai...

A menos que você queira controlar (de forma configurável) os canais (endereços) pelo arduino e etc...

Postado
  Em 11/01/2018 às 16:39, gui_stenico disse:

Estou fazendo um campainha usando Arduino. Para isso um botão será apertado e o Arduíno enviará um sinal de um transmissor para o receptor. Assim, é necessário um Arduíno no receptor também? 

Expandir  

Sim. 

Em 11/01/2018 às 16:39, gui_stenico disse:

É possível ele acender um led ou acionar um buzzer sem a necessidade de outro Arduíno ou circuito adicional? O transmissor e receptor é de 433 Hz usado normalmente com arduino.

Expandir  

Sim, é possível. Só que vai ter um problema, a sua campainha será acionada por qualquer outro controle remoto de 433mhz que tiver nas proximidades. 

O objetivo do arduino é "filtrar" os sinais de outros transmissores deixando funcionar somente o seu. 

Eu não usaria Arduíno pra fazer isso, tem alternativas simples e mais baratas como os CIs sugeridos pelo @Carlos Zanon , ou então pode usar PICs que pelo menos é mais barato do que um Arduíno. 

• Curtir 1
Postado
  Em 12/01/2018 às 12:47, Mestre88 disse:

Eu não usaria Arduíno pra fazer isso, tem alternativas simples e mais baratas como os CIs sugeridos pelo @Carlos Zanon , ou então pode usar PICs que pelo menos é mais barato do que um Arduíno. 

Expandir  

A opção mais barata , fácil e de implementação bem rápida é utilizar um pequeno Atmega ou Attiny... pode ser um Atmega 168 ou Atmega328 ou Attiny85 e podem rodar os programas compilados para o Arduíno, sem ter de re-inventar a roda para os Pics ....

Lembro aqui que 99,999% de tudo que roda num Arduíno Uno pode rodar em um simples Atmega328 com um cristal de 16 Mhz e dois capacitores no oscilador, exceto quando precisar fazer comunicação via USB.

Paulo

• Curtir 1
Postado
  Em 12/01/2018 às 14:30, aphawk disse:

A opção mais barata , fácil e de implementação bem rápida é utilizar um pequeno Atmega ou Attiny... pode ser um Atmega 168 ou Atmega328 ou Attiny85 e podem rodar os programas compilados para o Arduíno, sem ter de re-inventar a roda para os Pics ....

Paulo

Expandir  

Tem razão. 

No caso foi só a minha opinião, onde eu já fiz algo parecido (ou se não idêntico) ao que o @gui_stenico pretende fazer. 

Usei um Pic16F629 no transmissor e um receptor comercial para acionar uma campainha convencional sem fios. 

Em outra situação fiz ao contrário, usei um controle comprado e um receptor feito com o mesmo pic. 

No caso o tipo de codificação é sempre o mesmo. 

Por isso não precisamos inventar a roda, se for interessante posso disponibilizar os códigos. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...