Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Refrigeração Processador i7 8700k


Posts recomendados

Pessoal pretendo comprar um i7 8700k, mas estou em duvida sobre o que pegar para sua refrigeração, tive muitas indicações de watercoolers e poucas de air coolers e essa é minha real duvida, é realmente necessário um water cooler ?

 

- Me indiquem air coolers e watercoolers

- Tenho um gabinete Thermaltake Versa C22 RGB Snow (Quais os modelos de watercoolers que posso estar utilizando com esse gabinete)

 

Obs: Não pretendo fazer overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Imakuni disse:

A atual. E já aproveite e diga também quanto você pode investir e para que vai usar.

Atual:

Placa de video: EVGA GEFORCE GTX 1070 TI 8GB

Processador: i7 4770k

Cooler: Dark Knight 2

placa-mãe: MAXIMUS VII FORMULA

HD: HD Seagate BarraCuda 1TB

SSD: SSD Kingston 120GB

Memoria: HyperX Savage 16GB (2x8) DDR3 2133MHz

Fonte: EVGA 750W

 

A que estou terminando de montar:

Placa de video: EVGA GEFORCE GTX 1070 TI 8GB (Mantive)

Processador: i7 8700k

Cooler: ?????????????

placa-mãe: Placa-Mãe GIGABYTE mATX Z370M AORUS GAMING

HD: HD Seagate BarraCuda 1TB (Mantive)

SSD: SSD Kingston 120GB (Mantive)

Memoria: CORSAIR VENGEANCE 16GB (2x8) DDR4 3200MHz

Fonte: EVGA 750W (Mantive)

 

Objetivo: Jogos.

 

Obs: Não pretendo gastar mais de 500 ou 600 reais em air cooler ou watercooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Ah, hmm..... Na real, eu me pergunto porquê você quer esse up. Seu monitor é qual?

 

Mano eu só quero saber qual método de resfriamento usar de acordo com meu gabinete, agora o motivo pelo qual eu quero dar um "up" no meu pc não vem ao caso. Agora se você quiser colaborar eu agradeceria :)

 

Obs: Monitor Alienware 240hz e Benq XL2411Z 144hz só pra não repetir a pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, kstbrah disse:

Mano eu só quero saber qual método de resfriamento usar de acordo com meu gabinete, agora o motivo pelo qual eu quero dar um "up" no meu pc não vem ao caso. Agora se você quiser colaborar eu agradeceria :)

 

Obs: Monitor Alienware 240hz e Benq XL2411Z 144hz só pra não repetir a pergunta.

Há poucas situações em que um upgrade desses é justificado, por isso que eu não dei uma resposta logo de cara. Era bem provável que fosse melhor investir em alguma outra coisa, e embora eu ainda ache desncessário, pelo menos tem certo sentido de você querer.

 

Mas enfim. O máximo que seu gabinete suporta é uma WC de 240mm. Como o @RS Faria falou, o Maelstrom 240 tem bom custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, RS Faria disse:

Maelstrom 240 tem um ótimo custo/benefício..

 

20 horas atrás, Imakuni disse:

Mas enfim. O máximo que seu gabinete suporta é uma WC de 240mm. Como o @RS Faria falou, o Maelstrom 240 tem bom custo/benefício.

 

@RS Faria @Imakuni Teria outras opções de WC ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, RS Faria disse:

Nesse faixa de Preço x Performance, não..

 

Depois teria alguns da Corsair, Thermaltake ou modelos mais caros da própria Deepcool..

@RS Faria  Achei esse por menos de 500 na pichau, segue o link:

 

https://www.pichau.com.br/water-cooler-corsair-hydro-h100i-v2-cw-9060025-ww?gclid=Cj0KCQiAkZHTBRCBARIsAMbXLhHAPwXB5_uBPQbCRGzR2JIJLUXSb3e8f0BzkyBSIy9gbL3w0sSW80QaAqR-EALw_wcB

 

Agora eu tenho algumas duvidas:

- Cabe no gabinete? Como ja mencionei é o Thermaltake Versa C22 RGB 

Link: https://www.kabum.com.br/produto/88790/gabinete-thermaltake-versa-c22-rgb-snow-full-window-ca-1g9-00m6wn-00

 

- Teria que instalar em cima ou na frente ?

- Como funciona o fluxo de ar ? Teria que instalar (Gabinete - Radiador - Fan) ou (Gabinete - Fan - Radiador) ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kstbrah

 

Teria de instalar no teto.. Não sei se as mangueiras chegam até a frente.. No teto é certeza..

 

Gabinete - Radiador - Fans, com as fans soprando ar de dentro pra fora.. As da frente, puxando ar de fora, pra dentro.. Em teoria, na prática, você pode ter de fazer alguns testes, pra ver o que é melhor..

 

O @Contiusa tem ideia melhor disso mas, vendo alguns testes, o 240T que citamos antes, não perderia muita coisa pra esse H100i e custaria quase metade do preço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, RS Faria disse:

Teria de instalar no teto.. Não sei se as mangueiras chegam até a frente.. No teto é certeza..

 

Gabinete - Radiador - Fans, com as fans soprando ar de dentro pra fora.. As da frente, puxando ar de fora, pra dentro.. Em teoria, na prática, você pode ter de fazer alguns testes, pra ver o que é melhor..

 

O @Contiusa tem ideia melhor disso mas, vendo alguns testes, o 240T que citamos antes, não perderia muita coisa pra esse H100i e custaria quase metade do preço..

 

Obrigado pela ajuda @RS Faria !

 

@Contiusa queria que ele desse um help também nessa parte também, mas ele não se pronunciou até agora :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kstbrah é, o @RS Faria está certo. O Maelstrom 240T não vai ser muito diferente e custa bem mais barato. Você pode até comprar uma pasta térmica boa. O Corsair vem apenas com a pasta pré-aplicada. Mas o Corsair tem o software Corsair Link e tem o nome. Se você gosta de mexer em aplicativo de water cooler, vai de Corsair, porque o 240T é só o hardware.

 

Eu colocaria na frente soprando para dentro. Mas, para fazer isso, tem que colocar dois fans no teto soprando para fora. Assim dá conta do ar quente que está entrando do water cooler. Em cima eu acho pior porque ele vai pegar o ar quente da placa de vídeo. Pode instalar o radiador primeiro e depois os fans. Assim você pode tirar a frente e limpar o radiador com um aspirador, pois a poeira vai acumular na frente. Só tome cuidado, pois as aletas de alumínio entortam que nem manteiga. Precisa fazer de leve.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Contiusa disse:

@kstbrah é, o @RS Faria está certo. O Maelstrom 240T não vai ser muito diferente e custa bem mais barato. Você pode até comprar uma pasta térmica boa. O Corsair vem apenas com a pasta pré-aplicada. Mas o Corsair tem o software Corsair Link e tem o nome. Se você gosta de mexer em aplicativo de water cooler, vai de Corsair, porque o 240T é só o hardware.

 

Eu colocaria na frente soprando para dentro. Mas, para fazer isso, tem que colocar dois fans no teto soprando para fora. Assim dá conta do ar quente que está entrando do water cooler. Em cima eu acho pior porque ele vai pegar o ar quente da placa de vídeo. Pode instalar o radiador primeiro e depois os fans. Assim você pode tirar a frente e limpar o radiador com um aspirador, pois a poeira vai acumular na frente. Só tome cuidado, pois as aletas de alumínio entortam que nem manteiga. Precisa fazer de leve.

 

@Contiusa e @RS Faria obrigado pela ajuda pessoal :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

@kstbrah Gostei dos questionamentos. Estou bastante reticente com relação a qualquer water cooler com sistema fechado porque me procupo com a durabilidade. Vi que é de média uns 3 a 5 anos em alguns vídeos. Se opatar pelo WC mesmo, eu iria com o maelstron com 2 fans. Agora estou cogitando pegar um bom AIRCOOLER da NOCTUA (

AIRCOOLER Noctua - Nh-D15S

R$ 538,00 WAZ ( https://www.waz.com.br/cooler-p-processador-cpu-noctua-nh-d15s-html/p ).

Vi um video de um gringo que nao achou diferença NENHUMA com relação ao air e o watercooler, mesmo instalando o WC na posição frontal (pegando ar frio de fora).

 

Poderia nos atualizar qual foi sua experiência? Deu certo?

adicionado 30 minutos depois
30 minutos atrás, VICTORENR1 disse:

@kstbrah Gostei dos questionamentos. Estou bastante reticente com relação a qualquer water cooler com sistema fechado porque me procupo com a durabilidade. Vi que é de média uns 3 a 5 anos em alguns vídeos. Se opatar pelo WC mesmo, eu iria com o maelstron com 2 fans. Agora estou cogitando pegar um bom AIRCOOLER da NOCTUA (

AIRCOOLER Noctua - Nh-D15S

R$ 538,00 WAZ ( https://www.waz.com.br/cooler-p-processador-cpu-noctua-nh-d15s-html/p ).

Vi um video de um gringo que nao achou diferença NENHUMA com relação ao air e o watercooler, mesmo instalando o WC na posição frontal (pegando ar frio de fora).

 

Poderia nos atualizar qual foi sua experiência? Deu certo?

TESTE DA GRINGA: https://www.youtube.com/watch?v=vw4HONEkj4s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Contiusa Estou pesquisando no fórum sobre refrigeração e vi que você comenta na maioria dos tópicos, talvez possa me dar uma mão em uma questão que está me incomodando um pouco.
Acabei de fazer um upgrade geral no meu pc, troquei tudo, inclusive o gabinete.
Uma das questões é que antes o meu gabinete antigo possuía grades de metal com filtro de poeira na frente, onde eu colocava 2 coolers de 140mm empurrando ar frio pra dentro do gabinete, e o novo gabinete possui frente de vidro temperado, ocasião em que logo atrás do vidro são 3 coolers de 120mm (na minha opinião vagabundos em questão de fluxo de ar). (O gabinete é o Sharkoon TG5 RGB).
Neste gabinete novo, a minha configuração ficou assim:

 

- Na frente: os 3 cooler 120mm stock que vieram no gabinete, sendo os únicos que empurram ar frio pra dentro (ao meu ver, fraquinhos de fluxo)

- Em cima: 2 cooler de 140mm akasa viper fluxo 83CFM como exaustor, empurrando o ar pra fora do gabinete;

- Atrás: Water Cooler Maelstrom 120t, também como exaustor;

 

Estou notando que ao reproduzir videos em 4k, ou jogos mais pesados o processador está esquentando demasiadamente, bem como a temperatura interna do gabinete num geral.
Eu acredito que falta fazer algum tipo de cálculo, pra saber exatamente a quantidade de ar que está entrando e a quantidade de ar que está saindo, até que eu consiga chegar num meio termo, porque acho que está desequilibrado desta forma que instalei.
Ontem ao assistir um filme o pc travou geral e eu tive que meter o dedo no power, acredito que por superaquecimento do processador, que está ligado ao water cooler Maelstrom.

Se alguem puder me ajudar, agradeço muito.
O que mudou da configuração anterior foram os coolers frontais que jogavam muito mais ar pra dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Thiago Zancan disse:

@Contiusa Estou pesquisando no fórum sobre refrigeração e vi que você comenta na maioria dos tópicos, talvez possa me dar uma mão em uma questão que está me incomodando um pouco.
Acabei de fazer um upgrade geral no meu pc, troquei tudo, inclusive o gabinete.
Uma das questões é que antes o meu gabinete antigo possuía grades de metal com filtro de poeira na frente, onde eu colocava 2 coolers de 140mm empurrando ar frio pra dentro do gabinete, e o novo gabinete possui frente de vidro temperado, ocasião em que logo atrás do vidro são 3 coolers de 120mm (na minha opinião vagabundos em questão de fluxo de ar). (O gabinete é o Sharkoon TG5 RGB).
Neste gabinete novo, a minha configuração ficou assim:

 

- Na frente: os 3 cooler 120mm stock que vieram no gabinete, sendo os únicos que empurram ar frio pra dentro (ao meu ver, fraquinhos de fluxo)

- Em cima: 2 cooler de 140mm akasa viper fluxo 83CFM como exaustor, empurrando o ar pra fora do gabinete;

- Atrás: Water Cooler Maelstrom 120t, também como exaustor;

 

Estou notando que ao reproduzir videos em 4k, ou jogos mais pesados o processador está esquentando demasiadamente, bem como a temperatura interna do gabinete num geral.
Eu acredito que falta fazer algum tipo de cálculo, pra saber exatamente a quantidade de ar que está entrando e a quantidade de ar que está saindo, até que eu consiga chegar num meio termo, porque acho que está desequilibrado desta forma que instalei.
Ontem ao assistir um filme o pc travou geral e eu tive que meter o dedo no power, acredito que por superaquecimento do processador, que está ligado ao water cooler Maelstrom.

Se alguem puder me ajudar, agradeço muito.
O que mudou da configuração anterior foram os coolers frontais que jogavam muito mais ar pra dentro.

wc de 120m não são muitos bons, tem muito air cooler mediano que tem a mesma eficiencia ou é até melhor. Se tiver disposto a comprar o noctua mesmo, vai ser só felicidade. É o monstro dos air coolers.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, y4g0 disse:

wc de 120m não são muitos bons, tem muito air cooler mediano que tem a mesma eficiencia ou é até melhor. Se tiver disposto a comprar o noctua mesmo, vai ser só felicidade. É o monstro dos air coolers.

@y4g0 https://www.kabum.com.br/produto/100112/cooler-fan-cooler-master-masterair-ma410m-tuf-gaming-rgb-12cm-mam-t4pn-afnpc-r1

 

e esse?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Thiago Zancan disse:

Não conheço, mas po se for pagar 442 nesse, acrescenta  pro Noctua. Esse que você mandou tem que pesquisar a respeito, reviews etc. Seu quarto é boa a ventilação, é quente, abafado?

Se não quiser ir de Air Cooler, vai no custo beneficio maeltrom 240t como ja indicaram. Ou se quiser um chute certo vai de Noctua

https://www.waz.com.br/cooler-cpu-noctua-nh-d15-html/p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, y4g0 disse:

Não conheço, mas po se for pagar 442 nesse, acrescenta  pro Noctua. Esse que você mandou tem que pesquisar a respeito, reviews etc. Seu quarto é boa a ventilação, é quente, abafado?

Se não quiser ir de Air Cooler, vai no custo beneficio maeltrom 240t como ja indicaram. Ou se quiser um chute certo vai de Noctua

https://www.waz.com.br/cooler-cpu-noctua-nh-d15-html/p

@y4g0 Eu ja havia lido há alguns meses um review dele na gringa, quando saiu.
Ele está disponível no Brasil há poucos dias.

 

https://www.tomshardware.com/reviews/cooler-master-masterair-ma410m-tuf-gaming-edition,5686.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Thiago Zancan disse:

@y4g0 Eu ja havia lido há alguns meses um review dele na gringa, quando saiu.
Ele está disponível no Brasil há poucos dias.

 

https://www.tomshardware.com/reviews/cooler-master-masterair-ma410m-tuf-gaming-edition,5686.html

Bateu 74°  etc.. mas tem que lembrar que esses testes são feitos em um ambiente climatizado. Aqui no Brasil o bicho pega, da para fritar ovo na sombra dependendo da região 😿

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, atualizando minha experiência. Acabei que comprei o NOCTUA mesmo, não tava a fim de me preocupar tão cedo com WATERCOOLER. Noctua, estragou as fans? Basta trocar. WC estragou qualquer peça, inclusive a bomba? Compra um novo...

Peguei um I5 9600K, se pá ele nem precisava de um aircooler tão bom, mas prefiro pegar pelo excesso do que pela falta. Não arrependi. Realmente ele nao fica tão bonito no gabinete, mas não quero beleza. Quero um processador frio e, pra isso, tem que ter uma boa ventilação no gabinete E COM FONTE NA PARTE INFERIOR!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!