Ir ao conteúdo

Fonte simétrica sem transformador de +-9V

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Hoje fiz (tentando) uma fonte simétrica sem transformador de +-9V
Só que ela está variando em 0.05 v. Tentei mexer pra ver se reduzo essa variação mas não tá dando certo.
O resistor de 6k mas está esqeuntando um bocado... uns 60° é daqueles para alta potencia. Não to confiando que possa deixar ligado por uma hora...
O capacitor de 7.7n é daqueles quadrados que tirei de uma fonte velha.

As vezes alguem dá uma ideia melhor de como configurar estes componentes. pretendo utilizar essa fonte para alimentação de um lm741, mas essa variação está me preocupando pois acho que o oamp não vai suportar.

Penso que seria interessante eu poder variar a corrente da saida. quem sabe uns 50mA... como eu poderia fazer isso sem mexer muito no circuito?

fontesimetrica9v.png

• Solução
Postado

Olá... Tome cuidado! Essas fontes são perigosas...

:tw_grimace:

Veja bem, em primeiro lugar, usaria um regulador de tensão, no mínimo com zener. Em segundo, removeria o resistor de 2K, e por fim, usaria a principal característica pelo qual se aplica um capacitor nesse tipo de fonte, chamada de reatância capacitiva, acho que não atentou para isso, esses valores ai são estranhos.

Nem tem muito mais o que falar, se quer saber mais detalhes, veja este artigo do grande sr. Newton C. Braga:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/376-projetando-e-montando-fontes-sem-transformador

Complementando, o valor do capacitor geralmente fica entre 0,470 até 1uF, e se quiser colocar o resistor em paralelo, entre uns 150 até 470Kohms em média. Corrente de saída entre 35 até 80mA no máximo.

Postado

Opa! Obrigado pelo feedback!
Eu tentei no primeiro momento usar um capacitor de 560n. por causa da reatância capacitiva. Só que tava dando uma tensão muito alta. 40V nas duas simetrias. mas depois de me dar a dica, eu vi que tinha escolhido bem mal os resistores de 4k. eu devia ter colocado de 800 a 1k. Valeu mesmo pela dica. eu também tava achando estranho. O lance do resistor de 6k em paralelo com o capacitor é porque eu queria que descarregasse bem rápido mesmo. hoje mesmo tomei um chocão gostoso assim que tirei da tomada. penso qeu um resistor ali bem baixinho o mais baixo possivel desde que não permita tanta carga passar por ele e mais pelo capacitor seria bom para descarregar mais rápido possivel. com 1M demora mais de 10 segundos pra descarregar.

A corrente que to tendo de saida agora é isso mesmo que falou. to pegando uns 40mA. Muito boa a dica.

O resistor de 2k eu não posso tirar porque eu quero colocar um potenciômetro ali, pra reduzir pra voltagens como para  5V 

Muito obrigado e sucesso pra você.

Postado

Tira esse resistor de 6k. Nem precisa dele na verdade, mas pra questão de descarga do capacitor se usa de 470k. 

O resistor de 2k também não precisa, coloca no lugar dele um diodo zener de 18V/1W, já que você quer +/-9V. 

O capacitor de 7n7 tá pouco, pode por de 1uF/400V.

• Membro VIP
Postado

Só por curiosidade I: que tipo de circuito seu precisa de +9-9 alimentado com fonte rabo quente?

Só por curiosidade II: mencionaste 5V e ajuste com pot num ponto sinistro. O que pretendes com os 5V?

Só por curiosidade III: existe a possibilidade de que, se caso eu recomende, você não monte esta fonte? Sério? Vai montar assim mesmo? E se eu te falar que se for pra baixa corrente, você consegue +9 e -9 a partir de um carregador de celular + um 555?

Tua teima tem um preço do qual já tiveste uma amostra...

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Mestre88 disse:

Tira esse resistor de 6k. Nem precisa dele na verdade, mas pra questão de descarga do capacitor se usa de 470k. 

O resistor de 2k também não precisa, coloca no lugar dele um diodo zener de 18V/1W, já que você quer +/-9V. 

O capacitor de 7n7 tá pouco, pode por de 1uF/400V.

Olá Sr. Mestre. Obrigado pela dica. Eu consegui fazer funcionar como o Daniel falou no primeiro post.
Eu coloquei um capacitor de 560n, amarelinho quadrado pra fonte.
Esses resistores acima de 100k fazer o capacitor descarregar muito lentamente.

Esse de 2k eu tirei, mas eu vou colocar no lugar dele um potenciômetro pra poder variar para 5V. As vezes preciso de baixa tensão.

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Só por curiosidade I: que tipo de circuito seu precisa de +9-9 alimentado com fonte rabo quente?

Só por curiosidade II: mencionaste 5V e ajuste com pot num ponto sinistro. O que pretendes com os 5V?

Só por curiosidade III: existe a possibilidade de que, se caso eu recomende, você não monte esta fonte? Sério? Vai montar assim mesmo? E se eu te falar que se for pra baixa corrente, você consegue +9 e -9 a partir de um carregador de celular + um 555?

Tua teima tem um preço do qual já tiveste uma amostra...

Olá Sra Isadora

1 - eu tava sem fonte de bancada. tava com uns equipamentos de som encontrados na rua e resolvi pegar pra sanar a falta. A sua pergunta 4: eu tava sem fonte de bancada, com material pra reciclar, e não tenho um carregador aqui nem um 555. Nem novo nem nos recicláveis.

2 - a pergunta 2 eu acho que respondi para o mestre: as vezes preciso só de 5v e como tava sem fonte de bancada...

3 - Não. não existe. eu já montei. Não é algo que pretendo usar definitivamente em meus projetos. é só para testes mesmo. casa de ferreiro espeto de pau...

eu curto mesmo meter as caras e de preferência na unha.  Hardcore cara! Exercício de sobrevivência. A filosofia Deadpool: quanto mais estresse mais rápido ativamos nossos genes-x. ;) Eu to acostumado com essas amostras de choque desde 9 anos de idade... Uma diliça! KKkkkkk... só minha mãe, coitada, pra contar os cagaços dela de quando eu era criança. É a vida. quem vive com medo não vive.

Postado
10 minutos atrás, codigo rápido disse:

Eu to acostumado com essas amostras de choque desde 9 anos de idade... Uma diliça! KKkkkkk... só minha mãe, coitada, pra contar os cagaços dela de quando eu era criança. É a vida. quem vive com medo não vive.

Tem louco pra tudo! Cuidado para não se transformar em estatística.

• Haha 1
Postado
9 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Tem louco pra tudo! Cuidado para não se transformar em estatística.

Hehehehe! Claro que todo cuidado é pouco... mas não é um choquinho que vai me fazer parar.

Eu duvido que tenha alguém que trabalhe com eletrônica a pelo menos 2 anos e não levou um choque. Se não levou, pode tratar de arrumar um jeito de ir tomar um pra pelo menos ver como é. Melhor levar um choque baixo e controlado do que ir de cara bricar com flybacks ou capacitores carregados... ai ta meu limite de loucura.

Postado
5 minutos atrás, codigo rápido disse:

Eu duvido que tenha alguém que trabalhe com eletrônica a pelo menos 2 anos e não levou um choque. Se não levou, pode tratar de arrumar um jeito de ir tomar um pra pelo menos ver como é. Melhor levar um choque baixo e controlado do que ir de cara bricar com flybacks ou capacitores carregados... ai ta meu limite de loucura.

Olha .... na faculdade, por uma besteira de um colega, acabei dividindo com ele 27 KV num teste de isolação, e foi um excelente tranco,,,,,, depois disso, em mais de 30 anos, nunca levei outro choque ...... 

220V é bem mais do que é necessário para te transformar em estatística, basta te pegar mal preparado, por exemplo com a mão úmida, ou descalço, ou a outra mão apoiada na parede e blau-blau, meu amigo !

Recomendo que não brinque com isso, e nem incentive ninguém a tomar choque, pois pode acabar sendo responsabilizado, já pensou ?

Paulo

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, codigo rápido disse:

Melhor levar um choque baixo e controlado do que ir de cara bricar com flybacks ou capacitores carregados.

Está enganado. 

O choque da tomada mata e o do fly back nem tanto. Aos meus 14 anos eu brincava com fly back, mas tinha medo do choque da tomada. Se bem que nessa época eu já fazia as fontes sem transformador desse jeito aí. 

Agora falando sério... 

Já que falou em sucata, seria muito melhor arranjar um transformador qualquer e fazer uma fonte decente que não dê pra tomar choques, como você falou em corrente baixa não terá problemas com aquecimento caso precise abaixar a tensão do trafo com transistores ou CIs. 

Fonte sem transformador é pra coisa fixa que fica trancada em uma caixa onde ninguém mexe. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, codigo rápido disse:

Hehehehe! Claro que todo cuidado é pouco... mas não é um choquinho que vai me fazer parar.

Esse choque pode não ser um choque tão baixo assim, e não será de 9 nem de 18 Volts mas sim de 220 Volts e muito provavelmente terá como caminho esses 220 Volts contra um aterramento bom ou ruim que possa se apresentar, como por exemplo os pés descalços sobre um piso de cimento ou qq outro piso frio. Absolutamente não se justifica fazer uso de uma fonte como essa sua.. Completamente fora de cogitação.

A isso tudo dai eu chamaria de limite de insanidade, debilidade mental, irresponsabilidade e nunca seria, com licença poética, um limite de loucura

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

Quanto aos choques, deve-se evitá-los. São perigosos e podem levar à morte.

Quando manusear circuitos deste tipo, que não tem isolação, procure usar EIPS de segurança:

Luvas que ofereçam algum tipo de isolação contra choques.

óculos de proteção contra fagulhas.

Dito isto, você pode trabalhar sim com sua fonte não isolada. 

Mas é preciso salientá-lo que na eletrônica as fontes não isoladas só são usadas em partes do circuito que não entram em contato com o ser humano.

Fora isso não há problema. 

Qual será a finalidade desta fonte? 

Ela entrará em contato direto com pessoas? Ou fará parte de um circuito protegido por gabinete?  

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Só por curiosidade IV: e agora? quando gente de verdade te recomendou a mesma coisa?

Fonte de bancada é muito genérico. Eu ia perguntar de novo em que tipo de circuito imagina que isso vai funcionar com sucesso mas acho que não estás muito a vontade em responder. Também acho que to tendo a curiosidade V de perguntar que tipo de sucatinha tens a disposição pra te propor alternativas mas não sei se devo me intrometer tanto assim ... Pois descobrir por si pode te provocar mais ...adrenalina.

Enfim.. escolhas... como tudo na vida...

A você, caro leitor do futuro, peço por gentileza que jamais monte esta fonte muitíssimo menos pra fins de bancada.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

Recomendo que não brinque com isso, e nem incentive ninguém a tomar choque, pois pode acabar sendo responsabilizado, já pensou ?

Eu responsabilizado por que? se esse fórum é pra criança? Ou tem alguma parte só para conteúdo adulto com corrente alternada e altas tensões? Eu não vi. Desculpa se tem isso. E pra ser sincero, acho que devia sim existir mesmo essa parte. fica a sugestão. Alguém aqui vai se responsabilizar quando alguma criança morrer ao tentar construir qualquer circuito que vocês tenham sugerido aqui? Oras faça-me o favor...  Tá zoando comigo... Me responsabilizar... só pode tá brincando.

A parte de incentivar alguém a criar sua forma de sentir o que é o choque é bem serio. Mas atentese bem carinha... Não to incentivando ninguém a ir meter o dedo na tomada. Mas saber como é e como mensurar os riscos. você entendeu o que eu quis dizer ou se fez de desentendido. 10mA pode matar. Uma pilha pode matar, dependendo da configuração dos componentes... Até engasgar com chiclete pode matar. A questão do transformador que tá todo mundo falando é porque o magnetismo cessa assim que é cortado a corrente, o que impede o fluxo de carga de volta do enrolamento secundário em diante assim que retirado da tomada. Só isso. Mais nada... Estando aberto e ligado na tomada, o risco é igual com ou sem transformador!

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Fonte sem transformador é pra coisa fixa que fica trancada em uma caixa onde ninguém mexe. 

Sim! Exatamente! Mas mesmo com transformador você não estaria livre de levar choque. Entendo os alertas, mas não o desespero.

2 horas atrás, faller disse:

A isso tudo dai eu chamaria de limite de insanidade, debilidade mental, irresponsabilidade e nunca seria, com licença poética, um limite de loucura

Desculpa, mas com licença poética, não sou ***** pra ficar com esse medo. Não sou do tipo de cara que vai ficar com medo e nem fico incentivando esses medos em ninguém. Nem pra fazer propaganda do meu peixe. Tão pouco não to afim de dar uma de mister M....  Alguém como eu não pararia por medo. O medo a gente domina.

2 horas atrás, albert_emule disse:

Ela entrará em contato direto com pessoas? Ou fará parte de um circuito protegido por gabinete? 

Eu fiz uma caixinha, só agora tá aberta porque to manuseando (Desligado viu galera! Sou doidão, mas não como coco nem rasgo dinheiro... )

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pois descobrir por si pode te provocar mais ...adrenalina.

Enfim.. escolhas... como tudo na vida...

Sim! Eu agradeço as sugestões. nesse post estou focado no esquema em si e não em qualquer outra solução. Para estudo e conhecimento mesmo... além de unir o útil ao agradável, tava precisando mesmo de algo rápido e barato para testes. E eu já falei sim. você que não leu. no primeiro post falei que pretendo alimentar um oamp. Nunca tinha trabalhado com oamp e estou começando a pouco tempo.

Postado

Só pra constar, mais uma sugestão... faz um tempão que perguntei onde fica esses botões de resolvido. hoje, passei pelo site. só vi agora ou foi feito hoje? Esses botões, deveriam ficar ao lado dos botões de responder, citar... tá quase que imperceptível. tive que ver que existia essa possibilidade quando vi um post com esse (respondido) marcado. Provavelmente um monte deve estar do mesmo jeito pelo mesmo motivo que o meu.

Então, eu devo um monte de desculpas pra um monte de gente ai atrás, mas não dá pra voltar atrás pra ir corrigindo essa falta. desculpa mesmo.

Postado
5 horas atrás, codigo rápido disse:

E eu já falei sim. você que não leu. no primeiro post falei que pretendo alimentar um oamp. Nunca tinha trabalhado com oamp e estou começando a pouco tempo.

O operacional não necessita de fonte simétrica para funcionar. Na imensa maioria das vezes é utilizado sem fonte simétrica. Já que o objetivo é ter intimidade com essa excelente ferramenta da eletrônica, o uso de uma fonte comum de 9V ou12V (com certeza deve ter uma sobrando por aí) já dá conta do recado.

Postado
7 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O operacional não necessita de fonte simétrica para funcionar. Na imensa maioria das vezes é utilizado sem fonte simétrica. Já que o objetivo é ter intimidade com essa excelente ferramenta da eletrônica, o uso de uma fonte comum de 9V ou12V (com certeza deve ter uma sobrando por aí) já dá conta do recado.

Opa! Obrigado pela dica! vou pesquisar sobre isso. Mas se você puder indicar um, vai me facilitar...

Postado
3 horas atrás, codigo rápido disse:

Opa! Obrigado pela dica! vou pesquisar sobre isso. Mas se você puder indicar um, vai me facilitar...

Fale mais sobre o que esse operacional faz, quando ele não precisa de fonte simétrica ele pode precisar de tensão de referência, aí aqueles resistores que você mencionou antes não servem precisa ser diodo zener, como eu disse acima. 

12 horas atrás, codigo rápido disse:

A questão do transformador que tá todo mundo falando é porque o magnetismo cessa assim que é cortado a corrente, o que impede o fluxo de carga de volta do enrolamento secundário em diante assim que retirado da tomada. Só isso. Mais nada...

Desculpe, mas isso aí que você disse de magnetismo não tem nada a ver.

A questão é que o enrolamento secundário é isolado do enrolamento primário, e outro fio não faz contato elétrico. 

Logo se você tem um trafo de baixa tensão, sempre terá baixa tensão não importando se o contato é com a terra ou o próprio enrolamento. Coisa que não acontece com a fonte sem transformador. 

Postado

Como foi dito antes, na maioria das vezes não precisamos de fonte simétrica, mas existe a minoria onde o uso de uma simétrica facilita e muito as coisas. Caso a corrente prevista para circular no GND seja baixa, com o uso do operacional conseguimos simular uma fonte simétrica a partir de uma simples. No exemplo abaixo, temos uma fonte de 12V sendo usada para se ter +6V - 0 - -6V. A corrente de saída de um operacional costuma ser baixa, algo em torno de 10mA, depende do modelo. Por conta disso a corrente prevista para circular no GND virtual não poderá ultrapassar os 10mA.

Para começar seus estudos, o modelo LM358, LM2901 são uma boa escolha. São baratos, fáceis de se encontrar e vem com 4 operacionais em cada pastilha. Sobre a fonte a ser utilizada, o modelo LM2901 trabalha de 2V a 36V de tensão de fonte ou +-1V a +-18V caso use uma simétrica.

Sem título.png

Postado

Desculpa mestre, eu ainda penso que a enrolamento secundário isolada do primário é algo importante Não sei se é por falta de termos técnicos meus, mas tem hora que eu sinto que tenho que provar que sei alguma coisinha... então: Assim que se retira da tomada, cessasse a variação do magnetismo que transfere a energia do primário para o enrolamento secundário. E se não existe nenhuma corrente alternada do circuito para o secundário (o que deve ser lógico pois foi retificado)... não existe retorno de corrente pelo plug da tomada. Isso é uma vantagem principalmente por causa da eficiência da transferência da potencia e para a segurança. Só citei isso acima por causa da preocupação que ache exagerada e para demonstrar que conheço os riscos.

Eu tenho 100 x LM741 pra brincar e não pretendo usar baterias. Isso da bateria é definitivo agora, no momento de acordo com o projeto que estou elaborando. É só pra consumo pessoal.

Olha só pessoal... tem umas coisinhas que tem me deixado preocupado com sites como esses e vou jogar a real....

1 - Não sei porque um moderador ousou editar meu post sendo que não ofendi ninguém e não pedi pra ver outras soluções. Não faça isso comigo, amiguinho. Certezas a gente só tem do que acha que sabe e do que temos em casa. Os limites das certezas morrem aqui.

2 - Eu já tenho um projeto a ser executado e só estava com duvida nas medidas de alguns componentes de uma fonte simétrica sem transformador e o quanto a variação de tensão na alimentação que é de 0.05V possa ser perigosa para o funcionamento e eficiência do componente. Era só isso.. pergunta de leigo mesmo, mas bem focada. E vem post atrás do outro... por que isso? Eu gosto de caminhar com minhas próprias pernas dentro do meu nível evolutivo.

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Como foi dito antes, na maioria das vezes não precisamos de fonte simétrica, mas existe a minoria onde o uso de uma simétrica facilita e muito as coisas. Caso a corrente prevista para circular no GND seja baixa, com o uso do operacional conseguimos simular uma fonte simétrica a partir de uma simples. No exemplo abaixo, temos uma fonte de 12V sendo usada para se ter +6V - 0 - -6V. A corrente de saída de um operacional costuma ser baixa, algo em torno de 10mA, depende do modelo. Por conta disso a corrente prevista para circular no GND virtual não poderá ultrapassar os 10mA.

Para começar seus estudos, o modelo LM358, LM2901 são uma boa escolha. São baratos, fáceis de se encontrar e vem com 4 operacionais em cada pastilha. Sobre a fonte a ser utilizada, o modelo LM2901 trabalha de 2V a 36V de tensão de fonte ou +-1V a +-18V caso use uma simétrica.

Sem título.png

Opa... obrigado sr Sergio Lembo. é para comparadores mesmo qeu estou estudando os oamps.
Agradeço a intenção de mostrar estes esquemas e sugerir estes oamps. Adorei a sugestão do LM2901

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!