Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo precisa de pasta térmica?


Posts recomendados

Senhores, estou pensando em trocar minha placa por uma gtx 1060 de 6 GB. Aí tenho duas dúvidas:

 

1) Placa de vídeo tem pasta térmica? Minha placa atual é gtx 1050 TI, ela veio com pasta térmica, como saber?

 

2) O procedimento para trocar a placa eu vou pegar em tutorial na net. Mas queria saber se eu precisarei passar pasta térmica? Pois na CPU sei que se faz isso, se deve trocar de pasta, uma vez por ano, segundo alguns recomendam. Na GPU eu teria que passar, ou é desnecessário?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Diogo HF disse:

Senhores, estou pensando em trocar minha placa por uma gtx 1060 de 6 GB. Aí tenho duas dúvidas:

 

1) Placa de vídeo tem pasta térmica? Minha placa atual é gtx 1050 TI, ela veio com pasta térmica, como saber?

 

2) O procedimento para trocar a placa eu vou pegar em tutorial na net. Mas queria saber se eu precisarei passar pasta térmica? Pois na CPU sei que se faz isso, se deve trocar de pasta, uma vez por ano, segundo alguns recomendam. Na GPU eu teria que passar, ou é desnecessário?

 

 

Elas tem pasta térmica sim, mas você NÃO precisa trocar a pastas para instalar e GPU.

A troca de pasta térmica nas GPUs geralmente faz você perder a garantia. 

Para trocar a GPU você só vai precisar espetar ela no PCIexpress e conectar a anergia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Diogo HF disse:

1) Placa de vídeo tem pasta térmica? Minha placa atual é gtx 1050 TI, ela veio com pasta térmica, como saber?
Sim, possui.

 

 

7 minutos atrás, Diogo HF disse:

2) O procedimento para trocar a placa eu vou pegar em tutorial na net. Mas queria saber se eu precisarei passar pasta térmica? Pois na CPU sei que se faz isso, se deve trocar de pasta, uma vez por ano, segundo alguns recomendam. Na GPU eu teria que passar, ou é desnecessário?

Existem varios tutorias ensinando como trocar, procure um especifico para sua VGA.
O período de troca é indicado quando perceber que a placa de video não tem mais a eficiencia termica que tinha antes

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipecardoso9

10 minutos atrás, X4R0P3 disse:

Elas tem pasta térmica sim, mas você NÃO precisa trocar a pastas para instalar e GPU.

A troca de pasta térmica nas GPUs geralmente faz você perder a garantia. 

Para trocar a GPU você só vai precisar espetar ela no PCIexpress e conectar a anergia.

@felipecardoso9 @X4R0P3

 

Obrigado a todos. Imaginei que seria apenas espetar. Mas queria ter certeza, vai que o tutorial não explique isso.

 

Para CPU é diferente né? Todos os tutoriais de troca de CPU dizem que se deve trocar também a pasta térmica, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Diogo HF disse:

1) Placa de vídeo tem pasta térmica? Minha placa atual é gtx 1050 TI, ela veio com pasta térmica, como saber?

Sim, toda as placas possuem basta térmica. Basta desparafusar o dissipador de calor (aquela peça metálica) e então remove-lo para expor a GPU e a pasta térmica, mas se você comprou a placa nova, ela veio sim com pasta térmica e só recomendo mexer nela quando a mesma começar a apresentar problemas relacionados a temperatura.

 

15 minutos atrás, Diogo HF disse:

2) O procedimento para trocar a placa eu vou pegar em tutorial na net. Mas queria saber se eu precisarei passar pasta térmica? Pois na CPU sei que se faz isso, se deve trocar de pasta, uma vez por ano, segundo alguns recomendam. Na GPU eu teria que passar, ou é desnecessário?

Não precisa trocar a pasta que virá de fábrica, como eu disse anteriormente, só troque-a daqui a um tempo quando a placa começar a esquentar mais que o normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Diogo HF disse:

@felipecardoso9

@felipecardoso9 @X4R0P3

 

Obrigado a todos. Imaginei que seria apenas espetar. Mas queria ter certeza, vai que o tutorial não explique isso.

 

Para CPU é diferente né? Todos os tutoriais de troca de CPU dizem que se deve trocar também a pasta térmica, correto?

Correto. No caso das CPUs tem que trocar a pasta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Diogo HF disse:

Imaginei que seria apenas espetar. Mas queria ter certeza, vai que o tutorial não explique isso.

você está dizendo do processo de trocar a pasta termica da placa de video ou trocar a placa de video no pc? me confundi rs

Se for trocar a placa de video, é só tirar uma e por a outra (desde que seu pc suporte) e conectar o cabo de alimentação extra.

Se for troca da pasta termica, é necessário desmontar a placa de video

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, felipecardoso9 disse:

você está dizendo do processo de trocar a pasta termica da placa de video ou trocar a placa de video no pc? me confundi rs

Se for trocar a placa de video, é só tirar uma e por a outra (desde que seu pc suporte) e conectar o cabo de alimentação extra.

Se for troca da pasta termica, é necessário desmontar a placa de video

 

Quero apenas trocar de GPU. É que quando se troca de CPU eu notei que se deve trocar a pasta térmica também. Ao menos os tutoriais falam isso. E os colegas confirmaram aí.

 

Entendi tudo. Quando for troca de GPU não precisa passar pasta térmica, pois isso vem de fábrica. Vou pegar a nova placa e espetar no lugar da outra, simples assim.

 

Valeu mesmo a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara a placa de vídeo tem exatamente o mesmo chip de processador, dissipador e fan, então ambos usam pasta por causa das passagens microscópicas que ficam vagas na superfície do processador, se passa somente 1 gota no centro do chip pois em processadores o calor se dissipa no meio, você só troca tanto do processador quanto em placa de vídeo quando já começa a ter ganho de temperaturas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, MarceloSouzaB1 disse:

 você só troca tanto do processador quanto em placa de vídeo quando já começa a ter ganho de temperaturas.

 

Sim, mas pelo que entendi dos tutoriais SEMPRE que você troca uma CPU você DEVE passar pasta térmica, senão tipo a CPU ficaria sem pasta alguma..... como você removeu a outra CPU, parte da pasta foi junto, digamos.

 

Já GPU pelo que entendi aqui é diferente. Nessa nova GPU que eu talvez compre vem junto já a pasta térmica, nela mesmo.

 

Tipo se eu compro uma CPU não vem junto nela a pasta, correto? Eu que tenho que aplicar. Assim que eu entendi...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo HF

 

Assim, uma placa de vídeo, se pensar bem, é um computador à parte que você pluga no seu PC, afinal, ele tem processador, RAM e controladores próprios.. Ele já vem montado e pronto pra usar.. Só plugar na placa-mãe e na fonte, se precisar..

 

E sim, usa-se pasta térmica numa placa de vídeo, mas é algo que já vem feito de fábrica.. O usuário não precisa fazer nada.. Só quando esta pasta perde sua eficiência, o que demora uns anos, dependendo..

 

No caso de CPU, vale a mesma coisa ou quando for necessário a retirada do cooler dele, seja pra limpeza ou troca de CPU..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, RS Faria disse:

 

uma placa de vídeo, se pensar bem, é um computador à parte que você pluga no seu PC, afinal, ele tem processador

 

No caso de CPU, vale a mesma coisa ou quando for necessário a retirada do cooler dele, seja pra limpeza ou troca de CPU..

 

Perfeito. Então sempre que se troca de CPU se deve trocar a pasta térmica, mesmo que você troque de CPU depois de 6 meses.

 

Já GPU não. você troca de GPU como quem troca de cueca e deu. Se a cueca está **********, aí tem que limpar (trocar pasta, o que seria após alguns 3 ou 4 anos, por aí).

 

Valeu pela informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Diogo HF disse:

 

Perfeito. Então sempre que se troca de CPU se deve trocar a pasta térmica, mesmo que você troque de CPU depois de 6 meses.

 

Já GPU não. você troca de GPU como quem troca de cueca e deu. Se a cueca está **********, aí tem que limpar (trocar pasta, o que seria após alguns 3 ou 4 anos, por aí).

 

Valeu pela informação.

Não se esqueça que vai precisar de conectar o PCIEx de 6 pinos para a 1060

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, X4R0P3 disse:

Sua fonte tem que ter a conexão. Qual é o modelo/marca da sua fonte

 

Minha fonte é Corsair CX 550.

 

550 w.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, X4R0P3 disse:

Sua fonte tem que ter a conexão. Qual é o modelo/marca da sua fonte

Minha fonte é esta aqui. Pelo que entendi, ela tem 6 pinos, correto?

 

https://www.kabum.com.br/produto/91022/fonte-corsair-550w-80-plus-bronze-cx550-cp-9020121?origem=52&gclid=CjwKCAiAtdDTBRArEiwAPT4y--AWH9b9eBfY9zfWkWPdbqv-vphMRS1-XZzsHgkGGxUGWaJLg0e6XBoCPpMQAvD_BwE

 

Vamos supor que a placa venha com 8 pinos, posso conectar os 6 e deixar dois fora, tranquilo? Pode ser qualquer um dos pinos, correto? Devem ser todos do mesmo formato e encaixe né?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Diogo HF disse:

 

Minha fonte é Corsair CX 550.

 

550 w.

adicionado 2 minutos depois

Minha fonte é esta aqui. Pelo que entendi, ela tem 6 pinos, correto?

 

https://www.kabum.com.br/produto/91022/fonte-corsair-550w-80-plus-bronze-cx550-cp-9020121?origem=52&gclid=CjwKCAiAtdDTBRArEiwAPT4y--AWH9b9eBfY9zfWkWPdbqv-vphMRS1-XZzsHgkGGxUGWaJLg0e6XBoCPpMQAvD_BwE

 

Vamos supor que a placa venha com 8 pinos, posso conectar os 6 e deixar dois fora, tranquilo? Pode ser qualquer um dos pinos, correto? Devem ser todos do mesmo formato e encaixe né?

 

 

Tem sim. Só vai precisar conecta a energia mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...