Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componentes faltando Saída de Fontes


Posts recomendados

Tenho essas fontes chinesas com saída de 29V e corrente 2A ( não sei se entrega essa corrente ainda não testei )

Na saída falta uns componentes como podem ver nase fotos, seria um capacitor, e 2 diodos...

 

Pergunto:

 

O que aconteceria se eu colocar esses componentes? 

E se colocar só o capacitor (1000ufx50v)?

E que tipo de diodo seria esse que vai ao dissipador?(2°foto)

IMG_20180220_193405802.jpg

IMG_20180220_193431996.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos @Mestre88  e @Sérgio Lembo o que gostaria  saber é o que acontece se eu colocar esses componentes faltantes?

Terei maior corrente? Ou próxima da prometida. 

Maior tensão?

Pois o diodo é em paralelo ao outro bem como ao capacitor,  nas fotos circulado em vermelho é o que falta em amarelo é o que tem em azul onde vai um diodo q penso ser Zener para tem outra tensão já que tem 2 saídas positiva e só uma é usada.

14 horas atrás, Phantom Bullet disse:

 

 

obs. nunca compre coisas assim!

Não ,eu não compro,essas fontes tenho no trabalho, são usada para acionar atuadores que movimentam sofás elétrico (foto).

As que apresentam problemas são descartadas, (por serem chinesa)e eu as levo pra casa e consigo recuperar algumas.

downloada3b7166_rage_2femulated_2f0_2fDCIM_2fCamera_2fIMG_20180221_081832009_2.png

IMG_20180221_081832009.jpg

IMG_20180221_075620541.jpg

IMG_20180221_103323908.jpg

IMG_20180221_103323908.jpg

IMG_20180221_103349081.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre um modelo e outro dá para acontecer um monte de coisas: tensão diferente, corrente diferente, tensão extra, etc. E nesses casos não é apenas adição de componentes, muda os valores deles tb. Falar qq coisa só com base em fotos, sem um levantamento do circuito, sem chance.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Amigos @Mestre88  e @Sérgio Lembo o que gostaria  saber é o que acontece se eu colocar esses componentes faltantes?

Se perguntasse pra mim que te propus publicar as fotos de baixo, ia te dizer que as peças faltantes podem sim dar maior corrente à fonte. Percebo o capacitor e diodo a+. Mas só eles não bastam. Provavelmente são pra outro modelo de fonte cujos componentes - trafo, mosfets -  são mais parrudos. Ou até mesmo pra um de menor potência.

Também o projetista pode ter especificado 2 diodos mas o diretor financeiro mandou colocar 1 só. ou algo do gênero...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se perguntasse pra mim que te propus publicar as fotos de baixo, 

@Isadora Ferraz  faz assim não.... coloquei as fotos justamente porque você pediu...

Falando sério vou tirar de uma q não funciona e colocar os componentes faltantes e ver no que dá...

Algo de bom deverá acontecer ...espero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Amigos @Mestre88  e @Sérgio Lembo o que gostaria  saber é o que acontece se eu colocar esses componentes faltantes?

Terei maior corrente? Ou próxima da prometida. 

Maior tensão?

Pois o diodo é em paralelo ao outro bem como ao capacitor

Olhando pelo fato de estão em paralelo ao colocar estes componentes não vai acontecer nada. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os farads do estágio de saída são proporcionais a 2 itens: corrente de saída e riple máximo admitido. Falou de um diodo extra, talvez (lá vai o chute torto) uma proteção contra cargas indutivas, o tal diodo antiparalelo. Se pensarmos num modelo básico de fonte para várias tensões e potência num range estreito, o que muda? o secundário do trafo que, se ganhar espiras perde bitola e vice-versa. Por ocupar o mesmo volume no carretel e ter a mesma densidade tem-se o mesmo núcleo para a família de produtos. Mas ao se ter na mesma família de 12W um modelo de 12V x 1A e 6V x 2A, o de 6V necessitará do dobro de uF na saída.

adicionado 5 minutos depois

Com um aumento da corrente, dependendo do quanto aumentar, das 2 uma: um diodo mais forte no secundário do flyback ou 2 diodos iguais em paralelo para não se ter mais um item de estoque (coisas do financeiro).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então fiz as alterações. ..em baixo da placa tinha espaço pra um resistor smd chutei 10k...

 

Não ouve alterações na tensão e na corrente não consegui resultados conclusivos. 

 

Essas fontes prometem entregar 2A mas no teste com resistência consegui 4A com queda de apenas 1,1V

 

Tá certo isso?

 

Amanhã farei testes com voltímetro e amperímetro ligados juntos na fonte normal e na alterada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

espaço pra um resistor smd chutei 10k

não tem sentido. Não faça isso e muito menos isso:

55 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

prometem entregar 2A mas no teste com resistência consegui 4A

 

55 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Tá certo isso?

não tem resposta 'sim' e 'não' simples. A complexa é complexa pro momento

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha meu amigo, nem li todos os comentários, mas veja bem...

 

Os componentes não estão faltando na placa, como nossos colegas mencionaram existem outras finalidades para ele de acordo com as necessidades do fabricante. As vezes pelo simples fato de conseguir comprar em quantidade um tipo de encapsulamento mais em conta do que outro, nesse caso podemos ter duas opções na pcb. Alguns casos alguma proteção, OVP, OTP, etc ou algum recurso adicional por exemplo.

 

Até onde sei, de fato o que deveria estar nas fontes que geralmente não estão, são os filtros de EMI da entrada. Diferente dos países mais desenvolvidos (Europa), aqui não temos regulamentação para esse tipo de coisa, no âmbito "doméstico" o que torna a fonte mais em conta.

 

Certamente a sua fonte não foi projeta para operar neste modo de condução, ou seja, para fazer start em um motor DC com carga no eixo.Talvez aumentar a capacitância de saída, ajudará a não absorver tanto a vitalidade da fonte, mas por recomendação usaria uma fonte "super dimensionada" para esta aplicação, assim não dar gargalo no controle do motor, outra opção seria contratar uma empresa especializada para projetar uma fonte adequada para tal, no entanto, como isso irá agregar valor e logo, a "maioria" briga por ele, a tendência é mandar "assim mesmo" vulgarmente falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

29V x 2A = 58W (potencia nominal)

27,9V x 4A = 111,6W

Tens uma excelente fonte, parabéns. Se pretender continuar arrancando 100W dela, verifique o aquecimento dos componentes. Talvez o ripple esteja elevado (dobre os uF na saída).

 

Amanhã farei testes mais preciso e volto com um feedback

 

Valeu pela dica de dobrar os uF de saida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então fiz testes com as duas fontes, não houve alterações nem de tensão nem de corrente, 

 

A única diferença q percebi foi que a fonte sem alterações esquenta muito mais rápido do que na "mexida."

 

Nas duas consegui 4.4A com muito pouca queda de tensão,  4.4A foi o Max que consegui de corrente, com 4.5  a fonte entra em proteção. 

 

Seguem algumas fotos...

IMG_20180222_191149931.jpg

IMG_20180222_192745060.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi dito, a fonte mesmo sendo Xing ling é excelente. 

Quanto ao aquecimento se deve a ter um diodo que suporta a corrente no limite, quando coloca dois fica mais folgado. 

Logo no projeto original deveria ter dois mas colocaram um só pra baratear, já que esquenta mas não afeta o desempenho. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!