Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu HD sumiu da BIOS do nada.


Posts recomendados

você disse:

Eu tirei o jumper e troquei ambos os cabos,ele ainda não detectou nada apenas apenas o HD em branco apareceu em outra porta tava no SATA 2_2 e agr ta no 2_1,e o "PATA" aparentemente sumiu,o que acontece agr é que quando o "PATA" aparece,o slot do HD com problema aparece "Not Detected",e quando o "PATA" desaparece o slot do HD com problema fica em branco,eu ja cheguei a usar o pendrive bootavel do windows 10 porém não deu em nada

as ferramentas de reparação falharam e tentei fazer o fixmbr e fixboot,mas por algum motivo esses comandos não eram reconhecidos.

 

Mas quando o HD fica "em branco" você sente ele energizado, rodando? Se sim, voltamos ao gparted. Se o gparted reconhecer o HD e você não se importar de perder o conteúdo, formate e faça novas partições. Aliás, tenho impressão de que o gparted tem uma opção de tentar recuperar o HD.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

você disse:

Eu tirei o jumper e troquei ambos os cabos,ele ainda não detectou nada apenas apenas o HD em branco apareceu em outra porta tava no SATA 2_2 e agr ta no 2_1,e o "PATA" aparentemente sumiu,o que acontece agr é que quando o "PATA" aparece,o slot do HD com problema aparece "Not Detected",e quando o "PATA" desaparece o slot do HD com problema fica em branco,eu ja cheguei a usar o pendrive bootavel do windows 10 porém não deu em nada

as ferramentas de reparação falharam e tentei fazer o fixmbr e fixboot,mas por algum motivo esses comandos não eram reconhecidos.

 

Mas quando o HD fica "em branco" você sente ele energizado, rodando? Se sim, voltamos ao gparted. Se o gparted reconhecer o HD e você não se importar de perder o conteúdo, formate e faça novas partições. Aliás, tenho impressão de que o gparted tem uma opção de tentar recuperar o HD.

 

 

 

 

 

Então,ele não apresenta nenhum sinal de de energia,não sinto nenhuma tremedeira,nenhum barulho,nada mesmo quando o HD aparece em branco é isso que é estranho ele não dá nenhum sinal de energia mas essas anomalias na BIOS fica aparecendo sempre quando ele está conectado é como se fosse um HD fantasma algo do tipo.Acredito que no momento em que o computador reconhecer o HD talvez não seja difícil recuperar os dados mesmo se ele tiver em modo RAW mas mesmo assim pretendo recuperar eles,mas a prioridade agora é o computador reconhecer,o HD não teve nenhum dano físico nem nada simplesmente desapareceu depois do fixboot e fixmbr do disco de instalação do windows XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, é muito esquisito mesmo. Eu andei pesquisando e vi algumas situações como essas (poucas) e nenhuma solução, mas um monte de sugestões malucas. Eu acho que primeiro você deve ficar zen e se acostumar com a ideia de que o HD tenha morrido. O que você tinha nele era realmente muito essencial?

Com a resignação de que o HD pifou de vez, você pode começar a tentar as sugestões mais complicadas e esotéricas, sem estressar. Ou abandonar a empreitada de vez. você é quem sabe! Só faça um favor a você mesmo e tire o seu HD que está bom do pc enquanto você testa as sugestões mais complexas. Só pra não arriscar.

Coisas pra você ainda fazer (com pouquíssima esperança, mas vai que...):

1. testar esse HD em outro computador ou com uma case externa.

2. dar um reset de bios (clear cmos) e conectar só o HD, mais nada, e ver o que acontece.

3. baixar o hirens boot cd ou o ultimate bootcd ou o medicat dvd (ou outro que o valha) e tentar usar um programa que chama hdat ou o mhdd pra checar o HD, e o clonezilla ou o EaseUs Disk Copy pra tentar recuperar arquivos. O spinrite diziam que era muito bom, mas acho que só no medicat você acha.

Em nada acontecendo com o HD, você pode partir pra aquela dica do freezer, mas lembre que não pode ter nenhuma umidade no HD, ele tem que estar muito bem embrulhado, e se chegar a funcionar vai ser por pouco tempo. Então, se a ideia é recuperar arquivos, faça tudo antes: deixe esse HD descansando e escolha o programa que você vai usar, se vai tentar com um pendrive ou com seu HD bom (que não aconselho, sério), se for com o pendrive, prepare o pendrive, teste, brinque de recuperar algum arquivo no HD bom ou em algum CD para ver se você entendeu como funciona, enfim, faça um planejamento estratégico rsss!

Outra coisa que lembrei, mas não sei se vem ao caso, é conseguir uma placa lógica desse HD e trocar a dele. Não sei se é o caso, repito, e não sei o custo, embora seja mais barato que mandar pra profissionais de recuperação de HD.

Abrir para ver como está a agulha e essas coisas é a última coisa e também não sei se é o caso, porque o HD, até onde você nos contou, não estava fazendo barulhos horríveis. Mas, de novo, se você se resignou a que o bichinho morreu, pode ser válida a tentativa, até para aprender um pouco.

Tanto para trocar placa lógica como para abrir o HD volte ao "planejamento estratégico": assista vários vídeos de como fazer, estude e se prepare antes de começar.

É isso, sinto muito não conseguir ajudar mais! abs

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@Arutha

 

É que você não sabe o que um firmware corrompido de um HD pode fazer.

 

Mas pode ser algum componente eletrônico da placa com algum defeito também que acaba dando nisso.

 

Ele deveria testar o HD em outro PC já que seria outro circuito controlador do HD da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Arutha disse:

Puxa, é muito esquisito mesmo. Eu andei pesquisando e vi algumas situações como essas (poucas) e nenhuma solução, mas um monte de sugestões malucas. Eu acho que primeiro você deve ficar zen e se acostumar com a ideia de que o HD tenha morrido. O que você tinha nele era realmente muito essencial?

Com a resignação de que o HD pifou de vez, você pode começar a tentar as sugestões mais complicadas e esotéricas, sem estressar. Ou abandonar a empreitada de vez. você é quem sabe! Só faça um favor a você mesmo e tire o seu HD que está bom do pc enquanto você testa as sugestões mais complexas. Só pra não arriscar.

Coisas pra você ainda fazer (com pouquíssima esperança, mas vai que...):

1. testar esse HD em outro computador ou com uma case externa.

2. dar um reset de bios (clear cmos) e conectar só o HD, mais nada, e ver o que acontece.

3. baixar o hirens boot cd ou o ultimate bootcd ou o medicat dvd (ou outro que o valha) e tentar usar um programa que chama hdat ou o mhdd pra checar o HD, e o clonezilla ou o EaseUs Disk Copy pra tentar recuperar arquivos. O spinrite diziam que era muito bom, mas acho que só no medicat você acha.

Em nada acontecendo com o HD, você pode partir pra aquela dica do freezer, mas lembre que não pode ter nenhuma umidade no HD, ele tem que estar muito bem embrulhado, e se chegar a funcionar vai ser por pouco tempo. Então, se a ideia é recuperar arquivos, faça tudo antes: deixe esse HD descansando e escolha o programa que você vai usar, se vai tentar com um pendrive ou com seu HD bom (que não aconselho, sério), se for com o pendrive, prepare o pendrive, teste, brinque de recuperar algum arquivo no HD bom ou em algum CD para ver se você entendeu como funciona, enfim, faça um planejamento estratégico rsss!

Outra coisa que lembrei, mas não sei se vem ao caso, é conseguir uma placa lógica desse HD e trocar a dele. Não sei se é o caso, repito, e não sei o custo, embora seja mais barato que mandar pra profissionais de recuperação de HD.

Abrir para ver como está a agulha e essas coisas é a última coisa e também não sei se é o caso, porque o HD, até onde você nos contou, não estava fazendo barulhos horríveis. Mas, de novo, se você se resignou a que o bichinho morreu, pode ser válida a tentativa, até para aprender um pouco.

Tanto para trocar placa lógica como para abrir o HD volte ao "planejamento estratégico": assista vários vídeos de como fazer, estude e se prepare antes de começar.

É isso, sinto muito não conseguir ajudar mais! abs

 

 

 

 

Eu dei uma olhada nos programas que você escreveu peguei o Mhdd fiz o pendrive bootavel através do Yumi,aparentemente deu tudo certo,quando iniciei,ele pareceu ter detectado o HD mas daquela forma estranha com os dados em branco,eu percebi que a ordem de unidades dele é a mesma da BIOS então selecionei ele o HD 8 que estava no programa,antes eu tinha pesquisado como se usava esse programa achei uma pagina da tecmundo sobre como reparar e verificar as unidades etc,porém os comandos que eles falavam para usar falhavam pra mim pois ele acusava que meu HD ou não suportava o modo LBA.Você tem alguma noção melhor de como mexer nesse programa?

Sobre a placa lógica eu cheguei a pesquisar sobre isso e falavam até que pode funcionar porém não é nada garantido,mas para mim não tem como pois não tenho nenhum HD da mesma marca e comprar outro ta fora de questão pois não tem como arriscar estragar uma HD nova e perder a garantia,eu vou tentar arrumar com esse programa que você passou e se não funcionar vou tentar o ultimo recurso que é congelar ela já dei umas pesquisas já como to preparando os programas também para o caso ela volte,mas se não voltar,paciência,e fica tranquilo vocês fizeram o que podiam gostei das dicas de todo mundo e da atenção,pelo menos deu pra ser um aprendizado,mas valeu.20180307_205223.thumb.jpg.98de82d052611c222d930a410fc1e084.jpg

20180307_205046.thumb.jpg.e751f93f3b31ae7aa623686b21561e0d.jpg20180307_205223.thumb.jpg.56caf1637db92198ee5a9e095643b715.jpg20180307_205441.thumb.jpg.8eb50174f94173114d2bca06a9e1c3f0.jpg

adicionado 2 minutos depois
16 horas atrás, Henrique - RJ disse:


@Arutha

 

É que você não sabe o que um firmware corrompido de um HD pode fazer.

 

Mas pode ser algum componente eletrônico da placa com algum defeito também que acaba dando nisso.

 

Ele deveria testar o HD em outro PC já que seria outro circuito controlador do HD da placa-mãe.

Eu fico na duvida se pode ser problema fisico ja que ela parou após fazer aquelas coisas com windows xp,mas também pode ser ja que semanas antes os arquivos que estavam dentro dela ficavam travando,e eu ja testei em outro PC diversas vezes e nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@05205050

 

Essas imagens do MHDD me lembram bem defeito no firmware.

 

Tenta congelar só a placa eletrônica desse HD que é muito mais seguro que congelar ele todo devido não só ao risco de formação de umidade dentro dele como também emperrar as partes mecânicas internas.

 

O congelamento funciona como o aquecimento no forno tentando reativar alguma solda fria. No congelamento haveria contração e no forno expansão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando as imagens, duas coisas: desconecte o outro HD!!! Essas ferramentas são muito poderosas e se você se enganar de HD lá vai seu sistema pro buraco!!

A segunda é que ele está acusando erros de smart. Tenta ver todos os dados do smart pra ver se descobre alguma coisa!

 

Henrique eu tinha esquecido do firmware rssss. Valeu! você tem toda a razão de que isso tem cara de firmware corrompido. mas há como recuperar? Porque eu não sei fazer. E se for isso o congelamento não vai adiantar, vai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha

 

Pelo pouco que lidei com isso, parece que o chip ( acho que chamam de EPROM ), que tem a programação, começa a se deteriorar e assim falha em respostas aos comandos do BIOS o qual fica sem " entender " e apresenta esse tipo de situação.

 

Então, mesmo que se conseguia regravar esse chip, ele pode voltar a dar o mesmo problema em pouco tempo. Já passei por essa experiência mas só consegui manter o HD funcionando por poucas horas.

 

O congelamento tende a contrair todo o HD incluindo partes mecânicas e soldas o que pode fazer com que volte a funcionar por alguns momentos mas também pode causar dano ao ser ligado gelado por estar emperrado penso eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Já vivi isso, mas não sabia que podia ser firmware, na época que ainda estava começando a mexer em pcs  (há muuito tempo, quando eu resolvia boa parte dos problemas no chute rssss)

E é possível regravar em casa? Porque se não, realmente acho que o congelamento é a última saída....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha

 

Fiz essa experiência em dois HDs IDE e só em um consegui bom resultado mas logo se corrompeu novamente. Na época usei um programa profissional antigo que achei e um PC bem velho mas fiquei fazendo tentativas por mais de um mês ( ficava dias inteiros nessa ralação ) e pesquisando em sites gringos para tentar solucionar duvidas.

 

Hoje usam-se programas mais elaborados que são acompanhados por peças e placas compondo um kit que custa caro e em dólares.

 

Meu interesse era recuperar aqueles HDs pois ainda uso esse tipo de hardware antigo e também adquirir conhecimento e experiencia, é um hobby, não é para ganhar a vida com isso.

 

O congelamento seria mais uma tentativa que tem alguma chance de dar certo como parece ter dado com outras pessoas mas não se pode arriscar quando se tem dados importantes que se quer recuperar pois pode perder esses dados definitivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Arutha disse:

Olhando as imagens, duas coisas: desconecte o outro HD!!! Essas ferramentas são muito poderosas e se você se enganar de HD lá vai seu sistema pro buraco!!

A segunda é que ele está acusando erros de smart. Tenta ver todos os dados do smart pra ver se descobre alguma coisa!

 

Henrique eu tinha esquecido do firmware rssss. Valeu! você tem toda a razão de que isso tem cara de firmware corrompido. mas há como recuperar? Porque eu não sei fazer. E se for isso o congelamento não vai adiantar, vai?

Pois é então eu tava pra seguir essa dica que você tinha falado sobre desconectar o HD bom para que nada aconteça com ele,mas adivinha,O PC ligava mas não entrava na bios nem no sistema e nem em nada ele só dava energia mas não ligava teclado mouse e nem sinal no monitor.Eu tive que ligar ele novamente e tirar o pendrive com o programa dentro,ele só funcionava quando o HD bom estava ligado.Por isso que eu naveguei pelo programa com o HD bom ligado mas estou experto em não mexer nele.Você poderia explicar o que é esses dados de SMART e onde posso ver eles?Esse programa parece que pode dar em algo,mas caso não dê eu vou partir pro congelamento,os dados são importantes mas não tanto assim,não valeria a pena eu ter que pagar pra reviver eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o pc não liga sem o hd bom, veja se na bios não está marcado para iniciar pelo HD e não iniciar por outras midias...

 

Então, o MHDD é um pouco difícil de usar, já é uma ferramenta profissa ou semiprofissa. Se você entende de inglês, tem o manual no site do HDGURU, que aliás é um desses sites que o Henrique menciona de gente que sabe gravar Eprom e etc: http://hddguru.com/software/2005.10.02-MHDD/mhdd_manual.en.html

perguntas frequentes: http://forum.hddguru.com/viewtopic.php?t=5

 

Aqui no clube mesmo tem pessoal que diz que o Victoria é mais simples de usar, você também acha no HDguru

 

No MHDD, se você digitar man e enter ele te dá uma lista de comandos

O comando pra ver os dados de smart é SMART ATT ou pressionar F8.

 

Veja, estou te oferecendo um programa que eu mesmo não sei tudo dele. Uma das coisas mais importantes que sei dele é que se você pedir pra mapear o disco tem que ter cuidado com as opções para não apagar tudo!

 

Estou pesquisando lá no fórum do hdgru pra ver se acho um caso como o seu, mas acabou o gás rssss. Vou dar um tempo. Se seu inglês é razoável, passeie por lá!

 

abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei a placa lógica do HD no congelador apenas ela coloquei ela em um plástico bolha e depois em um saco,para proteger ela da umidade e então coloquei em um pote e pus no congelador por 2 horas e meia,tirei e encaixei no HD e liguei o PC não mudou nada a anomalia continua e nenhum sinal de energia e nem nada.Eu senti que a placa tava pouco gelada,então não sei se fiz errado e ela deveria gelar mais,eu tinha pesquisado antes e falavam que deveria deixar de 1 a 12 horas mas teve gente que deixou em 3 horas e deu certo mas enfim to pensando em colocar o HD todo dessa vez já que não há mais opções quero saber o que vocês acham e se der pra me falar algumas dicas sobre essa técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@05205050

 

É arriscado por o HD inteiro.

 

Não vale a pena.

Pois é mas num tenho mais opções,nenhum programa funciona,pagar pra consertar ou recuperar ta fora de questão,os dados são importantes pra mim,mas não tanto assim,eu talvez tente novamente apenas com a placa pois parece que ela não gelou muito nem o pote e nem os plásticos que estavam em volta dela.Mas eu vou pensar direitinho mas é o que falei acho que não tenho mais opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@05205050

 

Não lembro de mais nada que se possa tentar com ele.

Pois é,antes mesmo de entrar aqui eu já tinha tentado muitas coisas já,agora vou ver o que eu faço vou tentar alguns experimentos igual você falou,e se der certo ótimo,senão pelo menos valeu o conhecimento,já to com o quarto inteiro bagunçado ferramenta pra lá e peça pra cá e o PC aberto tudo pela HD então ta tenso kkkkkkkkkkkkkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei o HD inteiro no congelador por 4 horas,não deu em nada a anomalia continuou da mesma forma,fiquei surpreso que o HD não pifou e nem nada.Fui fazer uma pesquisa sobre problemas com firmware e realmente parece que eu to passando por isso,será que não tem mais algum experimento pra fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@05205050

 

Já procurou saber se o fabricante desse HD oferece garantia ?

 

Se não tiver mais garantia deixa ele encostado que pode ser que com o tempo apareça uma solução.

 

Talvez só trocando o chip EPROM por outro com o firmware já gravado nele se não for algum outro componente eletrônico que para descobrir só com esquema elétrico e conhecendo profundamente o seu funcionamento.

 

Outro modo seria por outra placa de mesmo modelo nele em bom estado mas mesmo assim não se tem certeza por que pode ter algo gravado no disco que tem que bater com o firmware.

 

Enfim, é trabalho para profissionais especializados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!