Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, boa tarde.

Tenho uma saída DC12v 150mah que precisa ativar 2 reles pra fechar um circuito AC127v.

Tenho uma placa de 2 reles pra arduino encostado, queria fazer funcionar sem o arduino.

Ao alimentar os 12v preciso q ligue a placa de rele e ative os reles, ou seja, pretendo jumpear o 5v pros pinos IN.

Só estou preocupado com a queda de 12v para 5v, pensei em usar um circuito "sobrando" de carregador veicular mas os 150mah me preocupam, se o carregador for pouquíssimo eficiente vai desperdiçar tudo em calor, seria melhor utilizar um LM7805, talvez nao precisasse nem de dissipador, certo?

• Membro VIP
Postado

Se bobinas do relé for 5V sua preocupação tem sentido. Pense num regulador chaveado meia boca 555/bc327/diodo/indutor.

Ah tem carregador usb veicular que é chaveado... o meu é... Desmonte e veja se o seu é....

Postado

Obrigado pelo retorno. 

A bobina desses modulos é 5v sim, pelo menos o que tenho, é.

No caso do carregador usb veicular ser chaveado, nao precisaria me preocupar? 150mah dao conta?

• Membro VIP
Postado

Teoricamente num regulador chaveado se você tem 150mA disponível na entrada 12V => 1.8W. Ao levar isso pra saída 5V você vai ter 360mA. Meça a R da bobina do relé e verifique ser R de duas em paralelo não ultrapasse 0.360A ao aplicar 5V.

Na prática há outra teoria.

Postado
59 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Esse step down custa uns 4,00 e resolve seu problema com a vantagem de economizar energia.

sensores-D_Q_NP_754791-MLB26500478024_12

Obrigado pela ajuda Sérgio. 

Como acabei pedindo os componentes antes da sua resposta, vou tentar com o carregador veicular mesmo. Se não funcionar parto pra essa opção.P_20180306_204438.thumb.jpg.97bf4485d9582c14534d75d4d837d429.jpg

Postado
3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Poste mais fotos desse seu módulo relé. ..Esses módulos chineses tem acionamento com nível lógico alto e outros com nível lógico baixo...

Valeu a ajuda Jaime, resolvi o problema ligando o +5v direto na bobina do relé, assim ao ser alimentado já passa pro NF, que é o que eu queria. Muito obrigado!!

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...