Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contador Digital up down com PIC


Posts recomendados

Olá, estou precisando desenvolver um trabalho de aula.

Se trata de um contador digital. Encontrei um modelo muito bom na internet, porém preciso com 5 dígitos.

Segue o modelo no anexo abaixo:

 

O que preciso é exatamente igual ao modelo da imagem, a única diferença é que necessito de mais um display.

OBS: Não pode ser com Arduíno!!!

 

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

 

Obrigado.

conta_voltas_UP_DOWN_628.GIF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários.. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Alex Daniel Prestes disse:

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.

 

Posso te ajudar no hardware e em todo o funcionamento da multiplexação do display, mas não na programação do Pic.

A teoria é a mesma, seja Pic, AVR, Arduino, etc ...

Poste as suas dúvidas, e vai ter respostas para que você mesmo possa concluir o seu trabalho ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Sim, só preciso da parte de hardware. A dúvida é na verdade se posso ligar o quinto display no pino 3 do PIC??

Seguindo a mesma multiplexação. Já que no projeto o pino 3 está vazio.

Caso não seja possível o procedimento acima, preciso saber outro método para conectar mais um display...

 

Muito obrigado pela ajuda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alex Daniel Prestes ,

 

Sim, pode usar o pino 3 também.

 

Mas na multiplicação vai ter de alterar a velocidade da multiplexação, pois antes você tinha de fazer 4 displays a um mínimo de 30 hertz ( embora eu recomende 40 ... ) o que dava uma velocidade de 120 Hertz, e agora com 5 displays tem de alterar para 150 Hz. Normalmente isso é feito em uma interrupção criada pelo Timer, tem de modificar esse tempo.

 

E claro, a lógica toda para tratar 5 dígitos em vez de 4 , tem de mexer numas coisinhas no código.

 

Importante é programar o pino 3 desse Pic com saída também.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um display de linhas I2C ficaria bem mais elegante, mas talvez o objetivo da aula seja ensinar a multiplexação. Não veja as coisas apenas como zero e um, a implantação te obriga a ler os detalhes analógicos para o bom funcionamento disso.

Achei estranho o uso de um transistor para amplificar o led, eu já colocaria ele direto na porta, com ou sem uso de resistor.

- Sem resistor: na implantação da entrada é possível selecionar entre flutuante e pull up de 10k. Caso esse fototransistor consiga chavear esse resistor para o nível de tensão < 0,8V... - evento na transição down

- Com resistor: entrada flutuante, fototransistor chaveando o um com resistor ao GND - evento na transição up.

No projeto que colou da net está utilizando a seleção decimal, isto é, um pino para cada seleção de display. Também há a possibilidade de se fazer seleção binária, isto é, com 2 pinos 4 seleções 00, 01, 10, 11. A seleção do método é simples: ter ou não o pino disponível para seleção decimal (implantação mais fácil, menor custo).

adicionado 5 minutos depois

E tem mais um detalhe analógico a ser conferido: na saída de 7 segmentos, no número 8 terás todos os 7 acesos (drenando corrente). Não basta a porta ter capacidade individual de corrente, também existe a capacidade máxima que o banco de portas suporta. Sei que é um saco ficar verificando tantos detalhes, bem vindo ao nosso mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei se o amigo percebe, mas tens que alterar semiradicalmente a programação do pic. Se não, perceba agora. Se sim, algo não bate... como consegues reprogramar o pic se tens esta dúvida simplista...

18 horas atrás, Alex Daniel Prestes disse:

se posso ligar o quinto display no pino 3 do PIC??

??

Publique a programação original (fonte c) que podemos te ajudar melhor. Sugiro consultar também o autor do projeto Claudio Larios (google te ajuda a achá-lo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...